Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Custa-me falar desse assunto, mas eu infelizmente não tenho um horizonte de vida que me permita pensar a 5 anos...

Aliás, nem pretendo que os meus descendentes, 2 deles a viver no estrangeiro, venham a ter qualquer problema burocrático no momento em que for "dar uma volta". (e muito menos que o Estado venha comer sofregamente impostos e mais impostos com os meu "esfriamento")

Portanto, estou mais numa política "Carpe diem" e a navegar à vista, no curto prazo.

Enquanto mantiver a lucidez e a mobilidade, vou tratando das minhas coisas e também - por que não? - gozando os escassos momentos de saúde (sem dores) que a vida (ainda) me vai dando. Mas tenho consciência que o meu "prazo de validade" está a aproximar-se inexoravelmente do fim e que projetos a longos prazo são, de todo, inadequados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Resposta ao Navyseal: Que coincidência, eu também me estava a referir aos folhetos  ;D

http://www.privatbank.lv/PORTUGALE/download/Documentos/ficha-de-informacao-normalizada-para-depositos/e-moneybox_12mon-pt.pdf

Para mim o folheto oficial e válido em 2013 é este: http://www.privatbank.lv/PORTUGALE/download/Documentos/precario/AS_PrivatBank_PRE-FT-201301.pdf . Sei que há um depósito para o montante de 5.450% de 12 meses, mas tem lá muitas outras ofertas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Custa-me falar desse assunto, mas eu infelizmente não tenho um horizonte de vida que me permita pensar a 5 anos...

Aliás, nem pretendo que os meus descendentes, 2 deles a viver no estrangeiro, venham a ter qualquer problema burocrático no momento em que for "dar uma volta". (e muito menos que o Estado venha comer sofregamente impostos e mais impostos com os meu "esfriamento")

Portanto, estou mais numa política "Carpe diem" e a navegar à vista, no curto prazo.

Enquanto mantiver a lucidez e a mobilidade, vou tratando das minhas coisas e também - por que não? - gozando os escassos momentos de saúde (sem dores) que a vida (ainda) me vai dando. Mas tenho consciência que o meu "prazo de validade" está a aproximar-se inexoravelmente do fim e que projetos a longos prazo são, de todo, inadequados.

Sr. Ramiro,

Eu se estivesse no seu lugar e perante a situação descrita, procurava simplificar a vida no que diz respeito aos investimentos. Infelizmente as taxas os depósitos estão em queda este ano e porventura em 2014. Se o seu objectivo é reforçar a fatia dos depósitos, muito honestamente, eu escolheria dentro dos bancos em que tenha conta aberta aquele ou aqueles que apresentassem a melhor taxa, com a possibilidade de resgatar a qualquer momento e pelo período máximo de um ano, ou mais, se pagar juros periodicamente para ir tendo alguma liquidez.

O Banco de Portugal é que regula o tecto máximo para as taxas oferecidas pelos bancos portugueses, o que pouco ou nada influenciará ter muito ou pouco capital para negociar. Se juntarmos a crescente taxa liberatória que não ficará pelos 28%, avizinha-se um futuro parco em rendimentos mesmo para um simples mealheiro ou pé-de-meia.

Respeito muito a sua situação dando-lhe ânimo e apoio para ver as coisas positivas, ou pelo menos não ver as coisas negativas.  :)  No fundo, é como alguém dizia: Parecendo difícil, não é nada fácil.

Uma taxa de 4% TANB para 6 meses como o Sr. Ramiro referiu no exemplo do Banif, penso que deverá estar muito perto limite do possível a oferecer por parte de muitos bancos e em condições especiais. Se as taxas oferecidas a 1 ano são inferiores às de, por exemplo a 3 ou 6 meses, é sinal que há desconfiança nos mercados e que as mesmas vão continuar a baixar. O importante é o dinheiro não ficar parado e que não se torne fonte de maiores preocupações do que a saúde.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado, macase, pelas suas palavras de ânimo e incentivo.

Eu não gosto (custa-me, até) trazer para aqui a minha situação pessoal de saúde, mas se o faço/fiz é mais para justificar as minhas atuais decisões de investimento/aplicação das minhas poupanças e o facto de não optar tanto por produtos de médio/longo prazo.

Relativamente à situação que me trouxe aqui, estive ontem ao telefone com a minha gestora do Banif e acertámos efetuar o tal depósito a prazo a 183 dias e à taxa de 4,00% (TANB). Reconheço que talvez não seja a melhor taxa que o mercado atualmente oferece para DP (poderia encontrar melhor, creio eu, no Privat ou no Invest), contudo, como não tenho conta nesses bancos, isso obrigaria a ter de me deslocar lá, com a minha mulher, às suas dependências e, muito sinceramente, isso, no meu atual estado de saúde, é um transtorno grande.

Portanto, o que eu fiz, foi precisamente o que o amigo "macase" aconselhou: contactei todos os bancos onde tinha conta (e são vários) e obtei por aquele que me "ofereceu" (vai com aspas porque os bancos não "oferecem" nada a ninguém!!) a melhor taxa.

Sei que há uma certa ironia nisto tudo (eu que ela para tirar o meu dinheiro do Banif, afinal, deixei o dinheiro lá ficar...) mas, quis o destino que fosse o próprio Banif a oferecer a melhor taxa. Coisa...

Sei que estes 4% brutos (2,88% líquidos) não são nada de especial, mas, pelo menos, têm a vantagem de eu poder estar descansado estes 6 meses quanto ao dinheiro e, de certa forma, protegê-lo (não muito, eu sei) da inflação neste período.

Resta-me agradecer a todos os que me ajudaram, com ideias e sugestões, neste debate. Todos vocês estão no meu coração.

Obrigado e...

Bem hajam!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só um pequeno reparo. Abrir conta no Invest não implica ter de se deslocar lá pessoalmente. Eles permitem a abertura de conta à distância, em protocolo com os CTT.

Pelo menos que fique aqui esta dica para quando o seu próximo depósito acabar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante01

Boas, novamente

Em relação ao produto do Montepio Capital Certo, efectivamente o nome mudou (passou mais um ano :) ) mas eles todos os meses abrem novas subscrições, embora com taxas progressivamente menores.... mas do que vejo nas páginas deste fórum é uma boa opção comparado com os outros produtos da banca mais "famosa" (privat, invest, bes, etc...)

tem também uma opção interessante, de o reembolso ser feito numa espécie de renda "vitalícia"  para o titular ou seus descendentes (na ausência do mesmo) - como em vários (todos ?) os planos mutualistas do Montepio

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A nível de taxas tabeladas, o BIC tem uma oferta melhor a 6 meses, de 4%. No Banif é preciso negociar para chegar perto deste valor, tendo alguns utilizadores conseguido entre 3,75% e 4%.

Dos restantes não tenho ouvido nada de jeito, mas é uma questão de experimentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confirmo o que foi dito aqui.

Na semana passada fiz o escrutínio a diversos bancos e só o Privat e o Invest superaram a taxa do Banif.

No meu caso, como não estava na disposição de abrir uma nova conta (nunca trabalhei com aqueles 2 primeiros bancos), resolvi optar pelo Banif onde já sou cliente. Contudo, para chegar aos 4% TANB a 183 dias, tive de "negociar" essa taxa (primeiro apresentaram-me 3,75% e eu não aceitei) e o montante em causa ultrapassava largamente aquele que o amigo "mecp" refere.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite,

Obrgº pela V/ resposta, mas como no banif desde 6ª feira ainda não me deram resposta,paras melhoria de taxa,

dizem-me os funcionarios que o director tem estado em reuniões, resolvi fazer o dep prazo no bic a 6 m com

a taxa de 4%. Não é o dp promocional que eles tem, pois esse ja eu tinha utilizado noutro dp.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Há um ano atrás as taxas do finantia para novos clientes até conseguiam superar as do Privat. Nos últimos meses já não. Agora em Fevereiro não sei. O que sei era que os restantes depósitos eram fracos.

Ah, claro, e o facto de se precisar de 50000€.

Se eu tivesse esse dinheiro tinha feito o DP a 3 anos que eles tiveram (6%). Hoje já não sei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se for para fazer no Privat é melhor que seja hoje.

Segue o que está escrito no site deles :

AS "PrivatBank" Sucursal em Portugal informa que em 1 Fevereiro de 2013 entrarão em vigor as novas taxas de juro em todos nossos depósitos para particulares e empresas.

As nossas taxas de juro mantêm a competitividade que as carateriza no mercado, como por exemplo para os E-Depósitos a Longo Prazo (60 meses) a taxa será de 4,7%.

Poderá sempre solicitar a constituição de qualquer depósito na sua agência mais próxima ou através do Internet Bank Privat24.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe uma altura específica para os bancos renovarem as propostas dos depósitos a prazo?

Pergunto isto porque ontem andei a ver uns depósitos a prazo no CGD caixa direta online e hoje alguns desses DP já não aparecem... será que vão lançar novas propostas em breve?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites