Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Ainda não tenho uma resposta do Banif.

A senhora responsável pela minha conta, embora se tivesse comprometido comigo a apresentar-me hoje uma taxa "que se visse" para o DP, telefonou-me há pouco a justificar-se que só amanhã terá uma resposta "da administração" para me dar.

Portanto, terei mesmo que esperar até amanhã, quarta, por uma resposta concreta do Banif.

Entretanto, hoje tive oportunidade de telefonar para TODOS os bancos em que tenho contas (e olhem que não são poucos...) e verifiquei que NENHUM (repito, nenhum!) dos meus gestores de conta se mostraram interessados em "negociar" as taxas. Alguns até - e eu notei bem isso - se mostraram constrangidos (cado do BPI) em divulgar a taxa que me podiam oferecer... uns ridículos 1, qualquer coisa por cento! Até me ri sozinho!... Nem Big's, nem Best's, nem Activo'sBank, (nada!) querem ouvir falar em DP...

Neste contexto, das duas uma... ou o Banif me dá uma taxa minimamente "digna" (4% brutos já será bom para mim?) ou então terei que pôr as minhas noutro tipo de produtos (por exemplo, um dos bancos recomendou-me o Fundo Pimco Total Return Bond como sendo um fundo seguro (de obrigações).

Que acham disto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Investimentos a um ano

PrivatBank - 5.450%

Banco Popular - 5% (apenas para domiciliação do ordenado)

Finantia - 1 ano - 4.5%

Banco Invest - 1 ano - 4.0%

ActivoBank  - 3.75%

BIC - 3.75%

Lol, parece que mesmo com a minha edição no post anterior não reparou. O privat dá sempre mais 0,2% se o depósito for constituído on-line. Logo é essa a melhor oferta desse banco, não a offline.

Quanto a ir para fundos, antes o melhor é ler o tópico TOP Fundos de Investimento. A meu ver a PIMCO tem muito bons fundos. É uma das conclusões principais do tópico ao comprar as rentabilidades de várias carteiras durante o ano decorrido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lol, parece que mesmo com a minha edição no post anterior não reparou. O privat dá sempre mais 0,2% se o depósito for constituído on-line. Logo é essa a melhor oferta desse banco, não a offline.

Quanto a ir para fundos, antes o melhor é ler o tópico TOP Fundos de Investimento. A meu ver a PIMCO tem muito bons fundos. É uma das conclusões principais do tópico ao comprar as rentabilidades de várias carteiras durante o ano decorrido.

Sim, mas também parece que não reparou eu ter dito que tenho "anticorpos" relativamente a pôr as minhas poupanças num banco que mal conheço, sediado na longuiiiinqua cidade de Riga (sei que é um mero preconceito meu, mas... também me guio por esses sentimentos). Portanto, desculpe, mas o meu dinheiro no Privat está fora de questão!...

Relativamente ao Fundos (Pimco ou outros) a questão que se coloca é se têm a mesma segurança e liquidez de que um DP. É que eu já tenho uma apreciável carteira de Fundos Internacionais (no Best, Activo e no Big) e estar agora a reforçar essas possições, com dinheiro que vem de DP vencidos,  em MAIS fundos... não me parece uma ideia inteligente. Sempre ouvi falar em "ovos" e "cestos"... Estar a pôr todas as minhas economias em Fundos Internacionais não será denasiado temerário da minha parte e um atentado à (sempre recomendável) diversificação?

O que me aconselham a fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A bem dizer da verdade, quando se tem uma apreciável carteira de fundos e volta-se a investir capitais oriundos de depósitos aumentando a diversidade de mais fundos, não me parece mau de todo.  ???

Por exemplo, se todo o património financeiro (excluindo o dia-a-dia) estiver aplicado só em fundos numa grande variedade e com "bons" capitais, será mau? Sabendo à partida, que se algo correr mal será atingida uma pequena porção e não um todo do património. Isto faz algum sentido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que posso também diversificar em Fundos Internacionais (embora não possa pretender que todos tenham, simultaneamente, rendibilidades apreciáveis), contudo custa-me um bocado ficar "preso" só a Fundos...

Atualmente, tenho já cerca de 50% das minhas poupanças em carteiras de Fundos (geridas pelos 3 principais bancos "on line" portugueses). Estar agora a "carregar" mais a carteira, com poupanças oriundas de DP, irá fazer com que eu fique, praticamente, "prisioneiro" dos Fundos... Ficaria com uma exposição a Fundo de cerca de 80 / 85% de todo o meu dinheiro. O restante está em acções portuguesas e obrigações.

Não será arriscado? Praticamente, ficaria sem liquidez imediata e "nas mãos" do que possa acontecer na cena internacional. Não sei mas parece-me muito arriscado meter os "ovos no mesmo cesto", mesmo considerando que os Fundos Internacionais em que investisse fossem de áreas diversificadas.

Tem bastante receio... Que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje esive no Banif. O meu gestor de conta disse-me que talvez conseguisse 3,9 a um ano para um deposito que tenho a vencer.

Ficou de me dar a taxa exacta. Assim que tiver noticias divulgo

O meu, pelo Natal, "ofereceu-me" 3,75% e eu não aceitei. Entretanto, coloquei o montante no fundo de tesouraria onde - até fiquei surpreendido - está a render uns 5,5% brutos (taxa anualizada). Mas como é uma aplicação incerta, já voltei à carga...

Estou a contar que me apresentem uma taxa nunca inferior a 4%. Se for menos, tiro de lá o dinheiro!

Já agora, qual é o montante que vai aplicar? O meu é apreciável, daí eu pretender uma taxa atrativa...

Amanhã terei notícias e divulgo aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas também parece que não reparou eu ter dito que tenho "anticorpos" relativamente a pôr as minhas poupanças num banco que mal conheço, sediado na longuiiiinqua cidade de Riga (sei que é um mero preconceito meu, mas... também me guio por esses sentimentos). Portanto, desculpe, mas o meu dinheiro no Privat está fora de questão!...

Isto não era dirigido a si. Estava apenas a emendar o Navyseal, que por duas vezes colocou as taxas equivocadas. Já desisti de lhe falar do Privat, pois sei que está fechado a estes assuntos. Mas como este tópico não é exclusivo das dúvidas do Sr. Ramiro, achei importante fornecer os dados correctos para todos os utilizadores que passam por este tópico saberem quais as melhores taxas do momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo RuiCarlov. Peço desculpa se dei a aparência de pretender monopolizar a atenção. Longe de mim essa ideia. Apenas coloco aqui as minhas dúvidas, as minhas inquietações, e os amigos deste forum têm sido inexcedíveis nos esclarecimentos e na livre troca de opiniões.

Não quero que fique qualquer mal entendido, daí o meu pedido de desculpas se, inconscientemente, procedi de forma incorreta.

Relativamente às taxas dos DP, também verifiquei que os valores que me indicaram nos bancos não coincidem com as taxas que alguns colegas deste forum aqui colocaram. Até senti não existir qualquer interesse especial, por parte dos bancos "major", em angariarem esses depósitos, de tal maneira baixas são as taxas que nos propõem e sem admitirem qualquer negociação.

Até parecem que não querem o nosso dinheiro lá... (pelo menos em DP). Eu ponho-me a pensar: por que será??... Possivelmente vão buscá-lo ao BCE a taxas muito reduzidas. Será isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu referia-me apenas ao que é oficial e consta nos folhetos dos bancos, já se sabe que ao balcão em todos eles oferecem propostas que podem variar do oficial, muito dependente sempre do montante em questão. Portanto não estava a enganar ninguém, mas sim a representar valores que constam efectivamente no FIN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por amor de Deus, Navyseal, eu não estava a insinuar que o amigo estava a "enganar" seja quem for. Claro que há diferença entre as taxas "ao balcão" e aquelas que se poderão obter após negociação, dependendo dos prazos e montantes.

Por exemplo, no meu caso, após muito marralhar junto do Banif, a melhor taxa que consegui foram 4% (TANB) a 6 meses. Ainda vou pensar se vou avançar ou não com o DP. Decidirei amanhã depois de, mais logo, consultar o travesseiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok. Desculpe Navyseal.

Já agora, que acha dos 4% brutos do Banif a 6 meses? Nem sei o que lhes deva responder amanhã...

Se por em lado, se calhar, obteria uma (muito) melhor remuneração noutro tipo de produtos (como nos fundos estrangeiros), por outro, neste momento de incerteza, talvez seja conveniente tem algum em DP, mais seguros, mesmo tendo em conta ser o Banif, que anda muito "tremidinho"...

Estou num dilema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok. Desculpe Navyseal.

Já agora, que acha dos 4% brutos do Banif a 6 meses? Nem sei o que lhes deva responder amanhã...

Se por em lado, se calhar, obteria uma (muito) melhor remuneração noutro tipo de produtos (como nos fundos estrangeiros), por outro, neste momento de incerteza, talvez seja conveniente tem algum em DP, mais seguros, mesmo tendo em conta ser o Banif, que anda muito "tremidinho"...

Estou num dilema.

Qual é a proposta deles a um ano?

Antes de reinvestir no Banif sugeria que entrasse em contacto com alguns dos bancos que frisei e visse quanto oferecem para o seu montante. Relativamente ao investimento em si, é uma questão pessoal, decidir se está disposto a correr algum risco ou não. Os fundos podem ser mais lucrativos, mas há que estar ciente que a longo prazo o risco compensa.

Talvez isto ajude um pouco: http://www.deco.proteste.pt/investe/onde-investir/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão que também pesa é o facto de eu, presentemente, ter já 3 carteiras de fundos em outros tantos bancos. Estar a reforçar essa posição en fundos em detrimento dos DP, iria desequilibrar bastante a ponderação das minhas aplicações. Ficaria quase com 85% dos meus ativos en fundos internacionais.

Assim, mantendo-me nos DP, embora saiba que renda pouco, pelo menos diversifico e diminuo o risco. Mas são decisões sempre dificeis.

Cheguei a pensar nos Certificados de Aforro... Serão competitivos relativamente a estes 4% brutod do Banif?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante01

Caro Ramiro

correndo o risco de opiniões contrárias (contra o produto e/ou instituição), experimente o Capital Certo 2012-2017 do Montepio. Sem negociação tem taxas superiores a alguns desses DP que teve "acesso", e permite levar o capital até uma época com melhores taxas....

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ver a ficha técnica na página do Montepio e tem esta frase que me deixa muita duvidas.

[table] [tr][td]  A Série terá no mínimo 75% do seu valor líquido global investido, direta ou indiretamente, em títulos de dívida ou depósitos. [/td] [/tr] [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou cliente Banif  a Pelo menos 8 anos e tenho investido sempre lá.

Com o aumento de capital é provável que venha obrigacoes para os clientes ( pra quem quiser comprar) e as taxas normalmente andam nos 6,5% e nao tem comissao de gestao.

Sobre DPs creio que podem negociar lá dependendo os valores. Menos de 20k nao acredito que sejam negociados.

Creio que poderiam falar a vontade dos valores em questão. Assim tínhamos mais ideia das coisas.

O objectivo é partilhar e crescermos todos juntos.

Cmpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu referia-me apenas ao que é oficial e consta nos folhetos dos bancos (...) valores que constam efectivamente no FIN.

Resposta ao Navyseal: Que coincidência, eu também me estava a referir aos folhetos  ;D

http://www.privatbank.lv/PORTUGALE/download/Documentos/ficha-de-informacao-normalizada-para-depositos/e-moneybox_12mon-pt.pdf

Resposta ao Ramiro: O visitante01 levantou uma opção interessante da qual eu me tinha esquecido completamente. O capital certo 2012-2017 já acabou, mas agora há o Capital Certo 2013-2018. Tem umas taxas interessantes, de 4% no 1º ano até 5% no 5º ano, podendo ainda haver atribuição de benefícios no final do prazo.

Bem sem que não é exactamente um depósito a prazo, mas sim uma poupança mutualista. Mas o risco não andará muito longe. Pense nisto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não sei qual é o montante que dispõe mas os meus pais ontem colocaram no Montepio a 1 ano cerca de 50000€ e ofereceram-lhe 4% ou 4.5%.

Mal tenha a FIN na minha mão, informo exactamente o produto em questão.

Ruicarlov: A taxa no montepio do capital certo (neste caso o mais recente de 4% no 1º ano até 5% no 5º ano, podendo ainda haver atribuição de benefícios no final do prazo.) não é um valor certo? Isto relativamente à observação do Sam "Fui ver a ficha técnica na página do Montepio e tem esta frase que me deixa muita duvidas.

[table]  [tr] [td]A Série terá no mínimo 75% do seu valor líquido global investido, direta ou indiretamente, em títulos de dívida ou depósitos."[/td][/tr][/table] [table]  [tr] [td]

1º Ano

[/td] [td]

2º Ano

[/td] [td]

3º Ano

[/td] [td]

4º Ano

[/td] [td]

5º Ano

[/td][/tr] [tr] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,10%

[/td] [td]

4,25%

[/td] [td]

5,00%*

[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não sei qual é o montante que dispõe mas os meus pais ontem colocaram no Montepio a 1 ano cerca de 50000€ e ofereceram-lhe 4% ou 4.5%.

Mal tenha a FIN na minha mão, informo exactamente o produto em questão.

Ruicarlov: A taxa no montepio do capital certo (neste caso o mais recente de 4% no 1º ano até 5% no 5º ano, podendo ainda haver atribuição de benefícios no final do prazo.) não é um valor certo? Isto relativamente à observação do Sam "Fui ver a ficha técnica na página do Montepio e tem esta frase que me deixa muita duvidas.

[table]  [tr] [td]A Série terá no mínimo 75% do seu valor líquido global investido, direta ou indiretamente, em títulos de dívida ou depósitos."[/td][/tr][/table] [table]  [tr] [td]

1º Ano

[/td] [td]

2º Ano

[/td] [td]

3º Ano

[/td] [td]

4º Ano

[/td] [td]

5º Ano

[/td][/tr] [tr] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,10%

[/td] [td]

4,25%

[/td] [td]

5,00%*

[/td][/tr][/table]

Muito boa essa taxa do Montepio, pois à cerca de 8 meses atrás essa era aproximadamente a taxa para valores muito superiores a 50.000€ no Monepio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1º Ano

[/td] [td]

2º Ano

[/td] [td]

3º Ano

[/td] [td]

4º Ano

[/td] [td]

5º Ano

[/td][/tr] [tr] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,00%

[/td] [td]

4,10%

[/td] [td]

4,25%

[/td] [td]

5,00%*

[/td][/tr][/table]

É um valor mínimo certo. A frase do Sam, se diz realmente respeito ao produto em questão, indica apenas onde o produto investe o dinheiro. Ou seja depósitos e títulos de dívida. Mas o rendimento garantido são essas taxas indicadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites