Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Nuno,

Apenas conheço as contas do BIG ONLINE, que considero interessantes e de confiança. Já no que toca ao PrivatBank, eles apenas tem no site os resultados de 2010, e levanto uma serie de questões:

Estão a captar depósitos para emprestar na Letónia a taxas muito mais elevadas.

1- Porquê um aumento do capital social para o dobro!!

2- Se Portugal é dos paises com taxas mais altas nos depósitos na zona euro, porquê não escolher outro pais?

3- Porque um Banco da Letónia quer captar depósitos em portugal? Será para ter no balança dp em €?

4- Demasiadas imparidades no balanço...

Enfim, foi só um alerta...deixo ao critério de cada um onde investir o seu dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

O que diz é uma verdade. Contudo, não pode discordar totalmente, até porque o argumento que dá é precisamente o contrário, se tenho menos custos (balcões, pessoal, etc) também preciso menos de captação de recursos! Mas depois a realidade é bem diferente, como sabemos.

Discordo consigo no ponto sublinhado, uma coisa não tem a ver com a outra, o banco continua a necessitar de grandes valores para a concessão de créditos e afins.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão a captar depósitos para emprestar na Letónia a taxas muito mais elevadas.

Exactamente! Confesso que  apesar de não conhecer os resultados do PrivatBank e de ser um banco completamente desconhecido da maioria poderá ser considerado de segurança duvidosa. Contudo, temos de admitir que o facto de não fazer publicidade, menos balcões permite-lhe oferecer condições mais vantajosas comparativamente a outros bancos.

Por outro lado, concordo com o RuiMCosta quando diz que se temos segurança não podemos ter taxas de juro  elevadas. O facto do banco precisar de atrair capital está intrinsecamente ligado ao facto das taxas de juro serem altas o que se traduz em maior risco.(Basta ver algumas taxas de juro oferecidas por países dentro da União Europeia)

Se pensarmos que as obrigações alemães chegaram a render taxas negativas, e países como a holanda etc oferecem taxas de juro baixíssimas dá que pensar que a segurança e taxas elevadas não estão em igualdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ou seja, acham que este tipo de taxas não nos devem "iludir"? não é propriamente seguro?

Não é necessariamente isso. Se tivermos em conta o FGD (100.000€) devemos é aproveitar as taxas que estão a oferecer neste momento. Apenas foi feita uma "ressalva" para o facto de taxas elevadas e segurança não estarem ao mesmo nível, ou seja, se alguém arriscar mais de 100.000,00€ num banco deve estar ciente do seu risco. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

correcto, no entanto se de uma dia para o outro se lembrarem de fechar os 4 balcões que têm em portugal ficamos agarrados a quê? :o  esse é o meu receio...não se fecham 50 balcões assim sem niguém saber,já 4.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe também (eventualmente) outra razão em alguns bancos.

Existindo taxas elevadas em investimentos obrigacionistas, directamente a países ou via BCE os Bancos podem estar a captar DP para dp empestarem dinheiro a uma taxa muito mais elevada do que a aquela que nos oferecem. O risco é um, é de que eles nos tem que renumerar a 6 meses, um ano, etc, enquanto que as obrigações são a 3, 5 o 10 anos. Esse é o risco...tem que estar sempre a captar capital. Isto, associado a pouca estrutura poderá permitir aumentar as taxas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

correcto, no entanto se de uma dia para o outro se lembrarem de fechar os 4 balcões que têm em portugal ficamos agarrados a quê? :o  esse é o meu receio...não se fecham 50 balcões assim sem niguém saber,já 4.....

Fiz exactamente essa pergunta no tópico "Bancos" a ideia com que fiquei é que os clientes seriam ressarcidos até 100.000€ por titular. Quem tivesse uma conta com 2 titulares, o reembolso podia chegar até 200.000€.

O Privatbank tem tido um bom crescimento em portugal. Conforme a notícia (http://economico.sapo.pt/noticias/o-banco-letao-onde-98-dos-clientes-sao-portugueses_104243.html)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por outro lado, concordo com o RuiMCosta quando diz que se temos segurança não podemos ter taxas de juro  elevadas. O facto do banco precisar de atrair capital está intrinsecamente ligado ao facto das taxas de juro serem altas o que se traduz em maior risco.(Basta ver algumas taxas de juro oferecidas por países dentro da União Europeia)

De novo digo que não creio que corresponda à verdade, uma coisa não tem que implicar diretamente a outra ainda que possa ser um indicador. Para isso creio que é mais fidedigno verificar índices como o rácio de solvabilidade e liquidez.

Para mim as melhores taxas que apareceram nos últimos tempos refletem sim as dificuldades dos bancos mas também o 'acordar' dos Portugueses para estas matérias e a melhor qualidade de informação acessível a todos. Hoje mais que nunca se abre uma conta no banco X ou Y que tenha uma melhor taxa e a fidelização é coisa do passado e aqui começam a entrar as regras da concorrência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De novo digo que não creio que corresponda à verdade, uma coisa não tem que implicar diretamente a outra ainda que possa ser um indicador. Para isso creio que é mais fidedigno verificar índices como o rácio de solvabilidade e liquidez.

Para mim as melhores taxas que apareceram nos últimos tempos refletem sim as dificuldades dos bancos mas também o 'acordar' dos Portugueses para estas matérias e a melhor qualidade de informação acessível a todos. Hoje mais que nunca se abre uma conta no banco X ou Y que tenha uma melhor taxa e a fidelização é coisa do passado e aqui começam a entrar as regras da concorrência.

Concordo que os rácios de solvabilidade e liquidez podem ser mais fidedignos. No entanto, não poderá discordar que bancos como alemães e outros na Europa estejam muito sólidos e não ofereçam nem metade das taxas praticadas em Portugal.

Não acredito que isso tenha a ver pelo facto dos Portugueses estarem mais "abertos" a estas matérias nem pela informação/concorrência ser maior. Aliás ainda há pouco tempo foi efectuado um estudo em que 90%(não sei ao certo a %) da população não conhecia o significado de Spread e Euribor, por exemplo. Muitos poderão nem sequer saber o que é a TANB...

As taxas praticadas neste momento em Portugal deve-se ao facto das torneiras do exterior estarem fechadas, como tal, os bancos estão "ávidos" por captar novos recursos e cumprirem indicadores.

PS- Não estou a dizer que a sua opinião esteja incorrecta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, como muitos de vós tb tenho algum pa aplicar.

Nao é muito mas parado é que ele nao rende.

O meu perfil de investimentos seguros e com prazos curtos. Pois tenho compromissos que caso não tenha liquidez possa levantar mesmo perdendo alguns juros.

Pelo que pesquisei encontrei dois depositos a prazo que me agradaram.

-Barclays a 1 ano a TANB de 5%.

-Banco Best a 6 meses 5.25%.

Perante o que mencionei qual acham o melhor para mim, em termos de segurança do banco?

No banco best nao havia uma promoção qualquer para quem aconcelha-se familiares ou amigos?

É que eu não possuo conta nem no barclays nem no best.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uiiii... Isso nao era o problema porque estamnos a falar de nem 10k...lol

queria saber qual teria mais vantagens pa mim.

Porque pelo que li os dois sao fiaveis, correto?

Tens que ver é depois os custos associados. É que não serve de nada darem 5% TANB, quando depois cobram comissões trimestrais, transferências, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, como muitos de vós tb tenho algum pa aplicar.

Nao é muito mas parado é que ele nao rende.

O meu perfil de investimentos seguros e com prazos curtos. Pois tenho compromissos que caso não tenha liquidez possa levantar mesmo perdendo alguns juros.

Pelo que pesquisei encontrei dois depositos a prazo que me agradaram.

-Barclays a 1 ano a TANB de 5%.

-Banco Best a 6 meses 5.25%.

Perante o que mencionei qual acham o melhor para mim, em termos de segurança do banco?

No banco best nao havia uma promoção qualquer para quem aconcelha-se familiares ou amigos?

É que eu não possuo conta nem no barclays nem no best.

Abraço

O do Best não é mobilizável portanto não parece indicado para ti.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que o do best nao e mobilizavel.

Mas 6 meses nao me afeta. Agr 1 ano ou mais isso sim.

O best cobra comissoes? Recebo algo extra se o meu irmao me aconcelhar como cliente.

Parece que li algures que chegaram a dar.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que o do best nao e mobilizavel.

Mas 6 meses nao me afeta. Agr 1 ano ou mais isso sim.

O best cobra comissoes? Recebo algo extra se o meu irmao me aconcelhar como cliente.

Parece que li algures que chegaram a dar.

Abraço

Sim, eventualmente serão 100 € em cheques-fnac, mas não sei se a campanha ainda decorre...

em todo o caso, esse benefício não é acumulável com o depósito especial para novos clientes....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha que o depósito do best é a três meses..

É verdade! Abri lá conta, em nome do meu filho e confirma-se:

São 90 dias. Qualquer dúvida https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=PROM03

`

O único problema é colocarem valores (minimos e máximos) para a aplicação.

Continuação de Bons Investimentos,

José Gonzalez

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites