Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Não acredito minimamente que o BES tenha taxas de 6,5% TANB para depósitos a um ano.

Mas se é realmente verdade Sr. Presidente da Junta, leve-me consigo a esse bendito balcão, por favor. Tenho de fazer um DP a curto-prazo.

E eu que nem gosto ou melhor nunca gostei do BES também vou... ;)

Como referi noutro tópico no Popular este mês para 15M€ ofereceram 4,6% e foi bem puxado devido à carteira de cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

E eu que nem gosto ou melhor nunca gostei do BES também vou... ;)

Como referi noutro tópico no Popular este mês para 15M€ ofereceram 4,6% e foi bem puxado devido à carteira de cliente.

Atenção às unidades, deves queres dizer 15K€, 15M€ são 15 milhões de €.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Risco e retorno andam de mãos dadas, meu caro.

Rentabilidades com o dobro de DPs tem muitos mais riscos.

São um tipo de produtos que têm a sua importância, e que aliás também são discutidos neste fórum. Agora não são substitutos dos depósitos a prazo. Podem (e devem) fazer parte de uma estratégia de investimentos diversificada, mas os DP também têm o seu lugar, tanto pela segurança, como pela liquidez que possuem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banco Finantia oferece 6% a um ano.

O problema é  só ter balcões em Lisboa e Porto e eu vivo no centro.

Brevemente irei ter 50000 disponivéis e não sei onde os colocar, os bancos tradicionais estão a pagar juros a baixo do nível da inflação.

Se soubesse onde fica esse balcão do BES que oferece 6,5% ao ano...?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como já foi esclarecido aqui no fórum, esse 6,5% do BES nao é um depósito a prazo, mas sim um produto complexo.

Se quer depósitos a prazo, o Finantia a 1 ano é neste momento imbatível (e com a garantia inerente).

Agora se quer rentabilidades consideravelmente maiores e sem uma exposição de risco por aí além, há (ainda) umas Obrigações interessantes no mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah, ok, não tinha visto, obrigado.

Vi com agrado os 6% do Finantia, mas acho que os contras são alguns, nomeadamente os custos para depois tirar de lá o dinheiro:

- a localização dos balcoes, como foi referido;

- cheque só aos 15 de cada vez com custo de 15 e tal €;

- transferências só ao balcão e por 10 €.

É óbvio que num depósito 50,000€ os 6% quando comparados com uns normais 4,5€ dá um diferença liquida de 500 e tal euros que cobre estas despesas adicionais todas.

Para mim, acho que o grande senão é mesmo a quantidade e localização dos balções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem mora no interior é complicado trabalhar com estes bancos, porque apesar da internet há sempre uma ocasião em que se tem que ir ao balcão e ter que fazer 400 km.

Vou ter que negociar aqui na zona a melhor taxa, mas parece-me que a coisa está baixa por imposição do Banco de Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem mora no interior é complicado trabalhar com estes bancos, porque apesar da internet há sempre uma ocasião em que se tem que ir ao balcão e ter que fazer 400 km.

Vou ter que negociar aqui na zona a melhor taxa, mas parece-me que a coisa está baixa por imposição do Banco de Portugal.

Até agora nunca precisei de ir a um balcão de um banco online.

Nas vezes em que fui foi simplesmente porque ficavam em caminho.

Assim à primeira custa-me a ver alguma coisa que implique mesmo ir ao balcão.... mas se calhar está-me apenas a escapar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A melhor técnica é: abrir conta ,fazer deposito a praso com juros á ordem eeeeeeeeeeeeee o mesmo deposito á ordem no final do praso (1 ano) ,pedir logo livro de cheques para no fim do praso passar cheque do deposito a praso e juros e se não interessar Chau................ Há e não esqueça que deve dar baixa da conta com documento escrito por causa dos custos de manutenção que depois engordam

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[table][tr] [td][/td][td]

[/td][/tr] [tr] [td][/td][td]Banco de Portugal volta a penalizar depósitos

30 Março 2012 | 00:01

Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt

Regulador impõe limites mais baixos nos juros e penaliza mais o capital

O Banco de Portugal vai apertar os limites aos juros dos depósitos a prazo, o que deverá levar os bancos a baixar a remuneração. A partir da próxima semana desce o "prémio" que a banca pode oferecer nestas aplicações sem penalizar o seu capital. A "multa" aplicada às instituições duplica.

Desde Novembro que as taxas dos depósitos têm estado sob escrutínio do Banco de Portugal, que está preocupado com a rentabilidade dos bancos. E já a partir de 2 de Abril as regras vão ser mais apertadas. Até agora, os bancos que pagassem um "prémio" de 300 pontos-base face à taxa de mercado eram castigados no capital. O limite vai agora descer, especialmente nas aplicações de mais curto prazo.

De acordo com a Instrução publicada ontem, nos depósitos com um prazo até 91 dias, ou seja, três meses, os bancos que praticarem um "spread" superior a 225 pontos-base serão penalizados. Nas aplicações entre três e seis meses, o "prémio" máximo será de 250 pontos, subindo para 275 pontos acima da taxa do mercado, nos depósitos com mais de seis e até nove meses.

Os indexantes de mercado até aos nove meses são as Euribor, que estão em mínimos de 2010. Considerando a taxa a três meses, que está nos 0,783%, adicionada do "prémio" máximo, os bancos não devem oferecer juros acima de 3,03%. Uma breve pesquisa mostra que há vários bancos a fazê-lo. O BEST e o BIG, por exemplo, dão uma taxa de 5,5%, a 90 dias.

Quem superar este "limite" será penalizado, sendo que o factor que é aplicado no cálculo da penalização nos rácios de capital dos bancos duplica. Até agora, os bancos eram tinham de abater aos capitais próprios 0,5% do montante captado acima da taxa "máxima". O factor sobe agora para 1%.

Nos depósitos do BEST e do BIG, supondo uma aplicação de 100 mil euros, tendo em conta já o novo "prémio" máximo, mas a penalização anterior (de 0,5%), os bancos teriam de abater 2.248 euros aos rácios. Nas aplicações feitas a partir de 2 de Abril, terão de abater 4.495 euros.

Depósitos mais longos pagam mais

O Banco de Portugal pretende com esta revisão da limitação aos juros dos depósitos penalizar mais as aplicações de muito curto prazo. É nestas que é mais comum surgirem ofertas promocionais com taxas elevadas, que visam a conquista de novos clientes por parte dos bancos.

Baixando os juros nestes, os portugueses poderão ser atraídos para poupanças de mais longo prazo. Nas aplicações a um ano, e por prazos ainda mais alargados (3,4 e 5 anos), o "prémio" máximo mantém-se como até aqui nos 300 pontos-base.

Nos depósitos a 12 meses, a Instrução prevê que a taxa de referência do mercado seja a Euribor a 12 meses ou a curva entre as taxas "swap" e a Euribor a 6 meses, fixada diariamente pela Internacional Swaps Derivatives Association (ISDA). A Euribor está mais elevada, nos 1,42%, pelo que o "limite" será de 4,42%. Numa aplicação a cinco anos, a taxa da ISDA é superior (1,579%), pelo que os bancos podem pagar até 4,579%.

AS NOVAS REGRAS

Depósitos à ordem abrangidos pelas novas regras

Até aqui, só os depósitos a prazo estavam ao abrigo da limitação de juros determinada pelo Banco de Portugal. A partir de 2 de Abril, segundo a Instrução divulgada ontem, passa a abranger "os depósitos e operações equiparadas de captação de fundos de clientes, incluindo certificados de depósito". Além disso, as contas de depósito à ordem também passam a estar abrangidas pelos "limites" do regulador.

Penalização aos bancos estendida aos reforços e renovações

"Os reforços de depósitos já contratados, as renovações ou a manutenção de operações para além do prazo inicialmente contratado, devem ser tratados como se novos depósitos se tratassem", diz o Banco de Portugal. Ou seja, tanto num caso como noutro, o banco pode ser penalizado caso pratique juros com "prémios" superiores à taxa de referência do mercado.

"Prémios" mais baixos para aplicações com prazos mais curtos

De acordo com a Instrução publicada ontem, nos depósitos a prazo com um prazo até 91 dias, ou seja, três meses, os bancos que praticarem um "spread" superior a 225 pontos-base serão penalizados. Nas aplicações entre três e seis meses, o "prémio" máximo será de 250 pontos, subindo para 275 pontos acima da taxa do mercado, nos depósitos com mais de seis e até nove meses. A partir daqui, o "prémio" máximo mantém-se em 300 pontos-base.

Penalizações mais pesadas nos rácios de quem não cumprir limites

Até agora, os bancos eram penalizados em 0,5% do montante captado acima da taxa "máxima", mas a penalização vai subir. De acordo com a Instrução divulgada ontem, o factor passa para 0,01. Ou seja, a penalização será de 1%, sendo que os bancos terão de descontar o valor correspondente aos seus rácios de capital.[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E para abrir conta não tem que ir ao banco para assinar, e depois quando quiser acabar com a conta não terá que lá voltar?

Desculpe a minha ignorância mas não tenho experiência nos serviços online dos bancos.

Pode-se abrir conta online e enviar tudo pelo correio gratuitamente (pelo menos o Best, o Invest, o Big e o Finantia têm acordo com os CTT para que o cliente não suporte esse tipo de encargos).

Para além disso, em alternativa, é frequente combinarem com o interessado um encontro e fazer entrega em mão da documentação (o Best já fez isso comigo há 10 anos atrás e o Finantia fê-lo em setembro passado).

O encerramento de conta não oferece qualquer problema, faz-se do mesmo modo; mas até pode nem se justificar, uma vez que não existe qualquer encargo com a sua manutenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como o Be Cool disse.

Todos os bancos online (Big, BEST, Activo e Invest) não cobram despesas de manutenção.

Com o PrivatBank (embora não seja propriamente online, mas também tem poucos balcões) passa-se o mesmo.

Felizmente são os bancos com melhores taxas  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banco Finantia oferece 6% a um ano.

O problema é  só ter balcões em Lisboa e Porto e eu vivo no centro.

Brevemente irei ter 50000 disponivéis e não sei onde os colocar, os bancos tradicionais estão a pagar juros a baixo do nível da inflação.

Se soubesse onde fica esse balcão do BES que oferece 6,5% ao ano...?!

Esses 6,5 (que agora são 6,75) é uma aplicação em obrigações.

Pelo que se comprares tu as obrigações directamente poderás ter uma rentabilidade maior (dependendo do tipo de obrigações que queiras comprar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MiguelPD

Bem, o BES tem aqui tido uma publicidade à custa desse suposto "depósito" a 3 anos com taxa 6,75%..... Trata-se sim de produtos complexo(sem fundo de garantia), mais propriamente obrigações com maturidade a 3 anos e não de depósito a prazo como alguns pensam por engano, portanto é bom que não vão ao engano.

Informo que a CGD tem actualmente um produto idêntico a 8% (ou 8,25%) TANB com maturidade em 2015 e a EDP também tem obrigações a 6%(e tal). Enfim....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, o BES tem aqui tido uma publicidade à custa desse suposto "depósito" a 3 anos com taxa 6,75%..... Trata-se sim de produtos complexo(sem fundo de garantia), mais propriamente obrigações com maturidade a 3 anos e não de depósito a prazo como alguns pensam por engano, portanto é bom que não vão ao engano.

Informo que a CGD tem actualmente um produto idêntico a 8% (ou 8,25%) TANB com maturidade em 2015 e a EDP também tem obrigações a 6%(e tal). Enfim....

Sabe-me dizer qual é o nome desse produto na CGD?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MiguelPD

CAIXA GERAL DE DEPOSITOS SA

CXGD 8.000 09/28/15

ask yield to maturity: 9,23%

data de maturidade:28-09-2015.

Há dúvidas que este produto da CGD é bem mais rentável e tão ou mais "seguro" que esse produto do BES que tem aqui sido tão "publicitado" como um "depósito"(que não é um depósito como já aqui foi esclarecido por alguns membros do forúm) ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CAIXA GERAL DE DEPOSITOS SA

CXGD 8.000 09/28/15

ask yield to maturity: 9,23%

data de maturidade:28-09-2015.

Há dúvidas que este produto da CGD é bem mais rentável e tão ou mais "seguro" que esse produto do BES que tem aqui sido tão "publicitado" como um "depósito"(que não é um depósito como já aqui foi esclarecido por alguns membros do forúm) ??

Atenção que isso aí não é nenhum produto da CGD, são sim obrigações CGD, que estão disponíveis na maioria dos bancos para quem estiver interessado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MiguelPD

Atenção que isso aí não é nenhum produto da CGD, são sim obrigações CGD, que estão disponíveis na maioria dos bancos para quem estiver interessado.

Exactamente, são obrigações emitidas pela CGD! Não quero suscitar aqui enganos!

Assim como o que aqui tem sido publicitado como um suposto "depósito" do BES a 3 anos com taxa superior a 6% também se tratam de obrigações!Atenção!

Foi, unica e somente, nesse sentido que aqui dei conta dessas obrigações da CGD emitidas  recentemente com taxa de 8%(ou superior). Para poder fazer um paralelo: se sugerem essas obrigações do BES a 6 e tal % então também convém informarem que existem obrigações tão ou mais "seguras"(embora isto de "segurança" seja tudo relativo porque recordo que não existe FGD para as obrigações) e inquestionavelmente mais rentáveis que as quem têm aqui sido tão referidas neste fórum. Obrigado. Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites