Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

E agora uma pergunta dificil....  será que os juros vão continuar a subir ???

O que é preferível: fazer um depósito a prazo a 6,25% a 1 ano ou fazer 6% a 181 dias.

Se os juros continuarem a subir é melhor os 181 dias e depois fazer um novo a 6,5% ou 7%.

Mas e se descerem e daqui a 181 só houver taxas por ex. a 4%

O petróleo está a descer, vai haver eleições nos EUA e o B.Obama se ganhar diz que quer mexer nas reservas de petróleo para descer ainda mais.

Isso não quer dizer que os juros também descem  :o :o

Desculpem se estou a dizer alguma barbaridade... mas eu vejo uma ligação directa entre o preço do petróleo e as taxas de juro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Desculpem se estou a dizer alguma barbaridade... mas eu vejo uma ligação directa entre o preço do petróleo e as taxas de juro

Há anos que o petróleo andava a subir e as taxas de juro andaram muito tempo em valores historicamente baixos. Não há uma relação directa.

O preço do petróleo afecta a inflação. E esta sim é um dos factores que influencia as taxas. Mas não são os únicos factores, por isso é difícil estabelecer uma relação directa entre as duas coisas.

A minha opinião pessoal (que vale pouco mais do que nada) é que optes pelos 6,25%. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Quem investe em depósitos a prazo não gosta muito de correr riscos e portanto é preferível fazer as contas com o conhecido que com o desconhecido. Além de que só te voltas a preocupar com o dinheiro daqui por um ano...

Se começas com esse tipo de análise da economia mundial e afins, daqui a nada estás a jogar na bolsa... o que não é necessariamente mau ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    scorpion_knight

concordo contigo paulo

mas no meu caso prefiro ter um deposito onde posso reforçar.

daí se calhar eu optar pelo 100% cool, que é de 91 dias a 5,25%

do que DP Interactivo a 365 dias a 6%

sei que a taxa do 100% cool pode descer, mas a taxa é aplicada ao saldo médio, enquanto que no interactivo e só o saldo inicial, visto que não pode ser aumentado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos

Ando neste mundo da caça ao melhor DP há algum tempo e fiquei muito satisfeito ao encontrar este fórum.

PauloAguia, excelente trabalho na compilação dos DPs.

Alguns dados da minha experiência, que poderão ser úteis para mais alguém

1) O meu banco "clássico" é o BPI, onde tenho a conta-ordenado, pago as despesas, etc. Até agora não era um "jogador" a considerar nesta guerra dos DPs, mas de facto recentemente começou a oferecer algumas coisas. Para mim, tem a vantagem de não pagar despesas nem transferências (feitas via internet).

2) Trabalho há bastante tempo com o BPN. Nunca me cobraram quaisquer despesas e não tenho cheques, cartões, domiciliações ou outras complicações ;) . Estou bastante satisfeito com o serviço, EXCEPTO quando envolveu produtos da "irmã" Real Seguros (Seguros de capitalização, PPRs). Aí, meus amigos, é de fugir >:( , fiquem pelos produtos bancários. Para quem tiver mais de 50k para investir (BPN Curto Prazo), peçam as taxas ao balcão (ou ao vosso gestor), pois frequentemente dão mais do que o anunciado no site.

3) Já fui cliente do Banco Popular (Netprazo). Deixei de o ser quando começaram a querer cobrar a mensalidade >:( . Saí de lá "a mal", ainda fiquei a "dever" algumas supostas despesas, mas apresentei o caso ao Banco de Portugal e alguns meses depois fiquei "ilibado". Para mim, esse banco acabou.

4) Tenho algum dinheiro no Privat Bank, que de facto oferece taxas excelentes. É uma alternativa pouco acessível (geográficamente), pois tem um único balcão em Lisboa, mas quem tiver possibilidade e paciência, não encontram taxas assim noutros DPs (se eu estiver errado, por favor corrijam-me ;) ).

5) O meu mais recente investimento foi algo um pouco diferente, obrigações. O Sporting lançou títulos com 7,30% de juros, a 3 anos, com os juros pagos semestralmente. Achei interessante e vou andar atento a futuras oportunidades deste género. No processo, tive que abrir conta no Banco Best (abertura essa que por sinal não foi das mais fáceis), o que me dá 3 meses para beneficiar do DP promocional 6,25%.

Para já é tudo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

daí se calhar eu optar pelo 100% cool, que é de 91 dias a 5,25% do que DP Interactivo a 365 dias a 6%

scorpion_knight, também podes optar por um meio termo.

Fazes 3 DPs Interactivo a 3 meses (actualmente 6%), com 1 mês de diferença entre cada um. Por exemplo, assumindo que tens neste momento 5000 e cada mês poupas 500, fazias 3 DPs de 2000 cada. Passados os primeiros 3, tens todos os meses dinheiro a ficar disponível para renovação, reforçado com o novo dinheiro entretanto poupado, à taxa actual (possivelmente mais elevada). Creio que os bancários chamam a isto um "carrossel" :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e o que é que me dizem quem sabe sobre segurança sobre estes bancos (BPN),(Privat), dado que a esmola quando é grande o santo desconfia.

Até 25.000 por titular de conta estão seguros, no BPN (e restantes bancos portugueses) pelo Fundo de Garantia de Depósitos de Portugal, no Privat os primeiros 20.000 pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia e os restantes 5.000 pelo de Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é preferível: fazer um depósito a prazo a 6,25% a 1 ano ou fazer 6% a 181 dias.

Isto vale o que vale (muito pouco :)), mas o que eu tenho feito ultimamente é

1) Começar por olhar para 3 meses, pois menos que isso geralmente dá juros baixos.

2) Considerar prazos acima se a taxa fôr pelo menos +0,25% por cada 3 meses extra de duração. Por exemplo, se um DP 3 meses der 6%, penso em 6 meses se der pelo menos 6,25% (6% + (1 x 0,25%)), em 1 ano se der pelo menos 6,75% (6% + (3 x 0,25%)).

Notem que isto não tem qualquer base científica!!! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

scorpion_knight, também podes optar por um meio termo.

Fazes 3 DPs Interactivo a 3 meses (actualmente 6%), com 1 mês de diferença entre cada um. Por exemplo, assumindo que tens neste momento 5000 e cada mês poupas 500, fazias 3 DPs de 2000 cada. Passados os primeiros 3, tens todos os meses dinheiro a ficar disponível para renovação, reforçado com o novo dinheiro entretanto poupado, à taxa actual (possivelmente mais elevada). Creio que os bancários chamam a isto um "carrossel" :)

É mais ou menos o que eu faço. Claro que esse sistema requer um bocado mais de dinheiro...

Isto vale o que vale (muito pouco :)), mas o que eu tenho feito ultimamente é

1) Começar por olhar para 3 meses, pois menos que isso geralmente dá juros baixos.

2) Considerar prazos acima se a taxa fôr pelo menos +0,25% por cada 3 meses extra de duração. Por exemplo, se um DP 3 meses der 6%, penso em 6 meses se der pelo menos 6,25% (6% + (1 x 0,25%)), em 1 ano se der pelo menos 6,75% (6% + (3 x 0,25%)).

Notem que isto não tem qualquer base científica!!! :D

Mais importante do que a taxa é a altura em que vamos precisar do dinheiro. Se achas que corres o risco de precisar do dinheiro passado 3 meses ou 6, não vale a pena investir o dinheiro a 1 ano nem que fosse a 7% ou mesmo 8% a menos que as penalizações por mobilização antecipada não fossem tão altas como costumam ser para essas taxas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se começas com esse tipo de análise da economia mundial e afins, daqui a nada estás a jogar na bolsa... o que não é necessariamente mau ;)

Obrigada pela tua opinião  :)

Para arriscar a jogar na bolsa tinha que ter muuuuiiiittttoooo mais capital  ;D ;D ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pela tua opinião  :)

Para arriscar a jogar na bolsa tinha que ter muuuuiiiittttoooo mais capital  ;D ;D ;)

Não necessariamente. Investir na bolsa depende mais do tipo de investidor que somos do que capital que temos. E é necessário ter conhecimentos. Se não se tem, não vale a pena. Pode parecer muito atractivo, mas se corre mal pode marcar-te.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais importante do que a taxa é a altura em que vamos precisar do dinheiro. Se achas que corres o risco de precisar do dinheiro passado 3 meses ou 6, não vale a pena investir o dinheiro a 1 ano nem que fosse a 7% ou mesmo 8% a menos que as penalizações por mobilização antecipada não fossem tão altas como costumam ser para essas taxas...

Sem dúvida. Se é algo provável vir a precisar do dinheiro nos próximos X meses, mais vale ficar quieto que investí-lo num prazo superior. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hpje comecei a pensar e fazer umas contas simples. O depósito mais alto do mercado a 1 ano oferece algo como 4,8 liq (6% bpn). Mais de metade é comido pela taxa de inflacção. É pouco.

Tive dificuldade em encontrar produtos a médio prazo com juro de jeito e garantido. No entanto, encontrei algumas obrigações interessantes com juro garantido que remuneram com base na Euribor + x, mas têm prazos demasiados longos.

Obrigações BEShttp://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=5BB3378A-2E8C-4FE1-9CE3-F9AFC6B14786

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hpje comecei a pensar e fazer umas contas simples. O depósito mais alto do mercado a 1 ano oferece algo como 4,8 liq (6% bpn). Mais de metade é comido pela taxa de inflacção. É pouco.

Tive dificuldade em encontrar produtos a médio prazo com juro de jeito e garantido. No entanto, encontrei algumas obrigações interessantes com juro garantido que remuneram com base na Euribor + x, mas têm prazos demasiados longos.

Obrigações BEShttp://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=5BB3378A-2E8C-4FE1-9CE3-F9AFC6B14786

Em termos de DP a 1 ano, consegues 7,20% (ou 7,60% se for o teu primeiro DP) no Privat Bank.

As Obrigações BES que mencionas não me parecem uma grande opção. A taxa inicial (6,125%) é fraca para o tipo de produto e o prazo é realmente muito longo. As obrigações do Sporting recentemente emitidas eram bem melhores: 7,30% garantidos a 3 anos, com os juros recebidos semestralmente. Espero que volte a aparecer algo semelhante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até 25.000 por titular de conta estão seguros, no BPN (e restantes bancos portugueses) pelo Fundo de Garantia de Depósitos de Portugal, no Privat os primeiros 20.000 pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia e os restantes 5.000 pelo de Portugal.

Viva jr jordao!

Já venho "estudando" o Privat há uns tempos, mas só terei dinheiro disponível no final do ano....

coloco ainda algumas questões relativamente ao Privat:

1 - O dep. a prazo/conta tem custos de manutenção?

2 - Nos depósitos a prazo com vencimento de juros mensais, podemos colocar esses juros a "cairem" numa conta de outro banco? Qual o custo?

3 - Se quiser levantar todo o dinheiro após 1 ano, quais os custos?

4- E quais os custos de transferências interbancárias do Privat para outros bancos

NOTA: Não resido em Lisboa

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As Obrigações BES que mencionas não me parecem uma grande opção. A taxa inicial (6,125%) é fraca para o tipo de produto e o prazo é realmente muito longo. As obrigações do Sporting recentemente emitidas eram bem melhores: 7,30% garantidos a 3 anos, com os juros recebidos semestralmente. Espero que volte a aparecer algo semelhante.

Mas as obrigações não são tão seguras como se pensa. Em caso de falência da empresa, o capital não é garantido. E investir em clubes de futebol...

Eu cá fico-me pelos depósitos a prazo na banca tradicional, que não tarda nada estão a rondar os 5% líquidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiveres 10 depósitos em 10 bancos diferentes, todos eles abaixo dos 25 mil euros, o Fundo de Garantia segura todas essas contas? Desculpa mas não entendi...  ???

Por acaso tenho a ideia exactamente contrária. O BCE deve subir novamente as taxas. Não se esqueçam que o objectivo do BCE é controlar a inflação e aí os sinais são péssimos. A inflação está a subir por quase todos os países da zona euro.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiveres 10 depósitos em 10 bancos diferentes, todos eles abaixo dos 25 mil euros, o Fundo de Garantia segura todas essas contas? Desculpa mas não entendi...  ???

Sim, é isso. Podes ler mais aqui: http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/FGD/FGD_garante.htm (página do Portal do cliente bancário)

Por acaso tenho a ideia exactamente contrária. O BCE deve subir novamente as taxas. Não se esqueçam que o objectivo do BCE é controlar a inflação e aí os sinais são péssimos. A inflação está a subir por quase todos os países da zona euro.  :)

Eu acho que há sinais nas duas direcções. Por um lado há essa necessidade de controlar a inflação. Mas o próprio BCE já reconheceu que se sobe demasiado as taxas, para além de dificultar a vida em tempo de crise, isso vai-se começar a reflectir num aumento drástico dos salários - o que também pode contribuir para aumentar a inflação.

Portanto, vamos indo e vamos vendo,acho que neste momento qualquer palpite num ou noutro sentido é pura especulação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BCE aumentou a taxa de 4.00 para 4.25 mas nem se reflectiu de forma significativa nas taxas, e a inflação está alta devido em boa parte á especulação existente nas matérias-primas, mas acabará por acontecer o que vai acontecendo ao petróleo, as arvores não podem crescer até ao céu, quando se acabar com todo este "negócio" da matéria-prima a inflação irá baixar, assim como os juros, mas o BCE podia desde ha muito tempo ter dado sinais claros ao mercado que esta situação não podia continuar, assim como fez  o FED, que baixou a taxa significativamente, e os sinais de melhoria da economia americana irão aparecer, o que até já acontece com a valorização do dólar, estou com esperanças de que daqui a 1 ano estaremos a falar em taxas de euribor a rondar os 3.50/4.00  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas as obrigações não são tão seguras como se pensa. Em caso de falência da empresa, o capital não é garantido. E investir em clubes de futebol...

O dinheiro investido em obrigações está protegido pelo Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) da CMVM, até 25.000 euros por investidor, sendo por isso semelhante ao que acontece com os depósitos a prazo.

http://www.cmvm.pt/NR/exeres/F65C4748-9798-42AE-B24E-5968065FE151.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva jr jordao!

1 - O dep. a prazo/conta tem custos de manutenção?

2 - Nos depósitos a prazo com vencimento de juros mensais, podemos colocar esses juros a "cairem" numa conta de outro banco? Qual o custo?

3 - Se quiser levantar todo o dinheiro após 1 ano, quais os custos?

4- E quais os custos de transferências interbancárias do Privat para outros bancos

NOTA: Não resido em Lisboa

Olá! É "jrjordao" sem espaço, não sou "júnior" ;)

Segundo o site, são cobrados 5 euros por mês quando a conta não tem movimentos há mais de 6 meses. No entanto, quando coloquei essa questão, foi-me dito que com o DP que estava a fazer, não me teria que preocupar com isso. Não sei se tinha a ver com o montante em questão, ou simplesmente pelo facto de estar a constituir um DP.

Aderindo (gratuitamente) ao sistema de "home banking", podem-se transferir até 2.000 euros por dia sem custo. Ao balcão, pode-se transferir qualquer montante com um custo de 3,5 euros.

Para estas e outras questões, sugiro que ligues para o 213595130. Sempre que o fiz foram bastante simpáticos e prestativos, e mesmo com o sotaque percebem-se bastante bem ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Toda a gente quer grandes remunerações sem arriscar. Uma das regras financeiras elementares é que quanto maior o risco que se corre maior o retorno possível. Quem não corre risco nenhum tem taxas líquidas pouco superiores ao valor da inflação na zona euro. Para se obter retorno médios anuais entre os 10 e os 15%, não é muito difícil, basta diversificar a carteira de investimento por diversos activos e não alocar todo o montante em depósitos a prazo. Fundos de investimento, produtos estruturados, obrigações, certificados, acções, etf´s,etc. Não é difícil, se não temos tempo ou conhecimentos para fazer essa gestão, é preciso apenas rodearmo-nos das pessoas certas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem recebi um prospeto da CCA (Caixa de Crédito Agrícola) de um depósito a prazo durante 3 anos, juros semestrais com uma taxa crescente até 8%. À medida que o dinheiro vai ficando mais um semestre, vai aumentando a taxa. Em, média a TANB ronda os 4%, o que dará uma taxa efectiva perto dos 3.40%.

Este depósito a prazo pode ser levantado a qualquer momento, no final do semestre.O capital e os juros sã garantidos. O que lhes parece? Eu não me parece grande coisa, aliás penso que há por aí ofertas de depósitos a prazos melhores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites