Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Como já foi mencionado mais atrás, as taxas mais elevadas a longo prazo são no PrivatBank. Se puder esperar até ao final do ano, eles devem ter o sistema de constituição de depósitos online a funcionar, onde pode fazer 5 anos a 6%, 4 anos a 5.7% ... até a 1 ano a 5.45%

Até lá, continua a ter as melhores taxas de longo prazo, embora 0.2% inferiores.

http://www.privatbank.pt/pt/tariffs/private-client/depositos-/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo aqui apenas um comentário para reflectirmos e para quem quiser comentar, no que toca ás taxas praticadas pelos Bancos online. Se consultarmos, estes bancos apresentam Tier1 superiores aos actuais 9% exigidos pelo BdP, assim como se consultarmos também os rácios de transformação (crédito/recursos) são relativamente baixos face aos da banca comercial. Ora, se tem a meta do rácio atingida/controlada, se tem menos exposição ao crédito que a banca comercial, porquê taxas tão elevadas?

Talvez porque foi justamente essa a estratégia que lhes deu rácios tão altos em primeiro lugar ;)

E porque não têm custos com pessoal e redes de agências tão elevados como tem a banca tradicional - por isso conseguem canalizar parte dos lucros para oferecer melhores produtos aos seus clientes em vez de irem para pagar essas despesas todas, e para pagar dividendos aos seus acionistas...

Convido-vos a irem aos relatórios desses bancos consultar a carteira de activos do balanço. Eu fiz isso, mas não encontrei. Pois!! Aqui está o problema, a banca comercial demonstra a sua carteira, o BCP, BES, e o BPI fizeram-no na apresentação de resultados. Só o BPI em divida de periféricos (portugal, grécia, irlanda, itália) aplicou já um haircut de 21%, que dá uma perda de 1.711 Mil Milhões de Euros!! Ah pois é!!!! É muita massa, por isso vão recorrer à linha da Troika para os Bancos!!

O facto de não encontrares não quer dizer que a situação sejá má. Os bancos que referiste estão obrigados a prestar informação pelo facto de estarem cotados em bolsa. Os outros julgo que não têm um dever de informação tão grande...

Mas, por exemplo, o Relatório e Contas do BIG é público: https://www.bigonline.pt/BancoBigEU/pt/relatorios.asp Não sei se encontras lá o item particular que procuras, mas a situação financeira do banco está lá espelhada...

Imagino que a maior parte dos outros bancos façam o mesmo...

Quem paga taxas de 5% e 6% já só respira pelo nariz!!! Não sejamos cegos, a Euribor a 12M está perto do 2,10%, e o BCE empresta aos Bancos a 1,25%!! Acordem!!!

É preciso não esquecer que os bancos têm outros produtos - por exemplo, cobram taxas de juro por um crédito pessoal que facilmente sobem acima dos 10%. E comissões por isto e por aquilo...

Mas concordo - como em tudo o resto, quando a esmola é de mais o pobre desconfia - se as taxas são boas, não custa nada confirmar qual é a situação financeira do banco, para perceber se é um ato de desespero ou um valor que o banco conseguirá confortavelmente cumprir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Quem paga taxas de 5% e 6% já só respira pelo nariz!!! Não sejamos cegos, a Euribor a 12M está perto do 2,10%, e o BCE empresta aos Bancos a 1,25%!! Acordem!!!

O teu raciocinio parte de premissas incorrectas, isto é, que para um banco comercial as 3 opções são possiveis e só conta a taxa de juro. O que não é o caso:

a) o mercado interbancario está fechado ao bancos portugueses há longos meses, logo essa euribor a 2,10% é uma não opção.

B) os emprestimos do BCE são de curto prazo (inferiores a 7 dias creio) pelo que obrigam a roll overs constantes. com a agravante que a taxa de juro é imposta pelo BCE e os bancos têm pouca/nenhuma capacidade para a negociarem. Se, no futuro, o BCE impuser taxas de juro a 2%, 3% ou mais, os bancos que estejam dependentes desse financiamento ficam com um problema grave em mãos, com a subida rápida dos encargos desses empréstimos.

Neste cenário o que sobra? aumentos de capital, emissão de obrigações e captação de depósitos.

Aumentos de capital e emissões de divida da banca portuguesa já houve várias nos últimos anos. Na actual conjuntura sofrem do mesmo mal que o mercado interbancario (anda tudo com medo).

Portanto, o caminho onde a banca tem apostado nos ultimos meses, foram os depositos a prazo de particulares, preferencialmente de prazos longos, que permitem uma maior margem de manobra.

Em conclusão, na actual conjuntura para um banco português, a melhor opção de financiamento pode não ser a que apresenta a taxa de juro mais baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas andei a negociar nos seguintes bancos um depósito a prazo de 25000€ a 1 ano, como é lógico as taxas estão mais baixas:

BES: 4%, bom atendimento

TOTTA: entre 4% a 4.75%, não cheguei a saber a taxa exacta, demora sempre tudo muito tempo, o atendimento da agencia na minha zona é péssimo, seja por telefone, e-mail ou presencial.

CGD: 4.25%

Montepio: 4.75%, optei por este, apesar de só agora ser cliente, fui sempre bem atendido neste banco quando questionei as melhores taxas.

Existem taxas melhores no mercado, mas neste momento apenas queria depositar num destes bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dentro da banca tradicional suponho que mais era difícil de esperar, tendo em conta as recentes medidas do BdP.

De qualquer forma, para uma taxa negociada, não chega aos calcanhares do "campeão" dos DPs a 1 ano, o Invest (6%), que funciona para novos capitais face a Setembro, salvo erro.

Se calhar, 25000 já não bastam para conseguir algo jeito. Talvez pelos 50000 já dê mais qualquer coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

E já agora a partir de que valores vocês acham que podemos tentar negociar com a CGD uma melhor taxa de juros?

Apesar de eu ter ficado bastante tentado com a ideia do Salvador_ sobre a sua proposta de carteira de investimentos a longo prazo mas neste momento estou com muito medo dos mercados....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E já agora a partir de que valores vocês acham que podemos tentar negociar com a CGD uma melhor taxa de juros?

Apesar de eu ter ficado bastante tentado com a ideia do Salvador_ sobre a sua proposta de carteira de investimentos a longo prazo mas neste momento estou com muito medo dos mercados....

A partir de 25000 euros(capital novo) já se consegue negociar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham desta oferta do BCP? Foi-me enviado por email:

"

Depósito Já,

Pagamos os juros antecipadamente.

Agora não tem que esperar pelo final do prazo para receber os juros do seu depósito. Ao constituir o Depósito Já recebe logo o valor dos juros, no dia útil seguinte à data-valor de constituição.

Com este valor disponível na sua conta, pode:

Fazer novos investimentos;

Começar a fazer as compras de Natal;

Aplicá-lo como entender.

Características do Depósito Já:

Prazo: 90, 180, 360, 720 ou 1080 dias;

Pagamento de Juros: no dia útil seguinte à data-valor de constituição;

Montante de Constituição: Mínimo 1.000 € / Máximo 100.000 €;

Taxa de Juro (TANB): 4,00% para 90 dias, 4,25% para 180, 4,50% para 360, 4,75% para 720 e 5% para 1080.

Sem possibilidade de mobilização antecipada.

Não perca esta oportunidade, aceda a millenniumbcp.pt, informe-se e constitua o Depósito Já!  "

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham desta oferta do BCP? Foi-me enviado por email:

"

Depósito Já,

Pagamos os juros antecipadamente.

Agora não tem que esperar pelo final do prazo para receber os juros do seu depósito. Ao constituir o Depósito Já recebe logo o valor dos juros, no dia útil seguinte à data-valor de constituição.

Com este valor disponível na sua conta, pode:

Fazer novos investimentos;

Começar a fazer as compras de Natal;

Aplicá-lo como entender.

Características do Depósito Já:

Prazo: 90, 180, 360, 720 ou 1080 dias;

Pagamento de Juros: no dia útil seguinte à data-valor de constituição;

Montante de Constituição: Mínimo 1.000 € / Máximo 100.000 €;

Taxa de Juro (TANB): 4,00% para 90 dias, 4,25% para 180, 4,50% para 360, 4,75% para 720 e 5% para 1080.

Sem possibilidade de mobilização antecipada.

Não perca esta oportunidade, aceda a millenniumbcp.pt, informe-se e constitua o Depósito Já!  "

Não encontro nada no site mas parece-me muito bem pelo menos para mim, já que só vou precisar o dinheiro daqui a 3 anos e é uma boa opção para ficar ai parado e se se recebe logo os juros posso logo fazer investimentos durante esses 3 anos. Amanhã tenho de ir a um balcão para saber mais informações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não encontro nada no site mas parece-me muito bem pelo menos para mim, já que só vou precisar o dinheiro daqui a 3 anos e é uma boa opção para ficar ai parado e se se recebe logo os juros posso logo fazer investimentos durante esses 3 anos. Amanhã tenho de ir a um balcão para saber mais informações.

O que não me parece boa opção é ter o dinheiro cativo durante 3 anos, quando se consegue a mesma taxa a 1 ano. Ao ter o dinheiro retido 3 anos pode perder oportunidades melhores e caso ocorra alguma emergência vai ver-se à rasca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bons dias se eu investir 25k recebo logo os juros correspontes dos 3 anos ?quanto receberia entao?a tributaçao seria 21,5% ou os tao falados 25%?

Julgo que receberias cerca de 2944€ no dia seguinte à constituição do depósito e a taxa aplicada seria de 21,5%. Assim que for publicada a FIN fica-se a saber alguns pormenores.

Atenção que é um depósito não mobilizável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso não estão disponíveis no site...

Eu que já nem sou cliente recebi esse e-mail e a minha esposa que ainda é não recebeu...

Finalmente o Millennium oferece taxas ao nível do que é oferecido pela concorrência! Já o Special One era como deve ser, pena que com prazos muito elevados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma vantagem deste depósito poderá ser o facto de receber já o juro liquido, com uma taxa de IRS de 21,5% em vez de 25% (que vai ser aplicado aos DP que pagam juro no fim do prazo).

Mas quanto vale esta "vantagem" fiscal?

Se considerarmos 10.000 €, como referência, obtemos:

Para    90 dias -> recebe 78,5 contra 75, ou seja +3,5€

Para  180 dias -> recebe 166,81 contra 159,38, ou seja +7,44€

Para  360 dias -> recebe 353,25 contra 337,5, ou seja +15,75€

Para  720 dias -> recebe 745,75 contra 712,50, ou seja +33,25€

Para 1080 dias -> recebe 1177,5 contra 1.125, ou seja +52,5€

Se não me enganei nas contas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma vantagem deste depósito poderá ser o facto de receber já o juro liquido, com uma taxa de IRS de 21,5% em vez de 25% (que vai ser aplicado aos DP que pagam juro no fim do prazo).

Mas quanto vale esta "vantagem" fiscal?

Se considerarmos 10.000 €, como referência, obtemos:

Para    90 dias -> recebe 78,5 contra 75, ou seja +3,5€

Para  180 dias -> recebe 166,81 contra 159,38, ou seja +7,44€

Para  360 dias -> recebe 353,25 contra 337,5, ou seja +15,75€

Para  720 dias -> recebe 745,75 contra 712,50, ou seja +33,25€

Para 1080 dias -> recebe 1177,5 contra 1.125, ou seja +52,5€

Se não me enganei nas contas...

Julgo que estão correctas.

Por acaso sou capaz de aproveitar. Sei que é um risco ficar com o montante indisponível durante o período pretendido, mas desta forma aproveito os juros para aplicar novamente num novo depósito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal tenham calma com os tempos que se adivinham. Capital não mobilizável??? e  se depois necessitarem dos euros por algum motivo em particular??? R: Basicamente ficam agarrados ao "juro" - que até parecia um grande negocio mas afinal não foi. Tempo é dinheiro, logo tempo temos nós muito, dinheiro é que não "falo por mim". Recomendação em geral não aplicavel a nenhum dos comentadores em questão.

Contudo quem tiver "absolutas" certezas que não precisará de mobilizar os capitais antes do tempo predefinido, aproveitem porque a falta e a necessidade de liquidez da banca, propicia valores de Juros muito bons.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites