Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Não tenho grande, experiência, tenho apenas lá um depósito que fiz há meses e até agora tudo ok

apensa confirmei antes que faz parte dos bancos abrangidos pelo fundo de garantia de depósitos (até 100.000€) e o depósito que constitui insere-se nesse tipo de produto

larekiku

Falei agora com um gestor de conta do Invest, que me garantiu que, dadas as novas regras do BP não afectarem em quase nada o balanço do Banco, eles não tencionam mexer nas taxas dos DP para já...por isso sobram mais uns dias ou quiçá semanas para quem pretenda aproveitar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Não é qualquer pessoa que mete as suas poupanças no estrangeiro.

Só o tempo o dirá, li recentemente mas não me lembro da fonte e em que dizia que Portugal estava a conseguir manter as poupancas cá ao contrário do que estava a acontecer com Grécia e Irlanda, se esta medida tiver este impacto negativo, vai ser muito mau.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos no ActivoBank diz que é até dia 4 de Novembro.

Uau, pois é. Afinal ainda consigo aproveitar.

A funcionária do balcão deu-me a entender que já era tarde demais, mas pelos vistos não estava correcta.

Ainda bem que fiquei alertado para isto. Obrigado, Lvsitano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje o jornal Económico e também o Negócios trazem notícias sobre a matéria.

Eis o que diz um deles:

A penalização dos bancos que remuneram os depósitos com juros muito elevados poderá atingir Montepio, Banif, Popular, Best, BiG e ActivoBank.

O Banco de Portugal aprovou um conjunto de medidas que poderá obrigar os bancos nacionais a recuar na sua política de remuneração dos depósitos a prazo. Numa instrução publicada na quinta-feira, o Banco de Portugal veio impor penalizações às instituições financeiras que remunerem aplicações a prazo acima de um determinado patamar. Antecipa-se que esta instrução tenha impacto sobretudo nos bancos de menor dimensão…

………

De qualquer forma, quem já investiu nestes depósitos não verá a sua remuneração alterar quanto ao dinheiro já colocado. Isto porque as novas regras do BdP entram em vigor a 1 de Novembro

Mais esclarecimentos aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/bancos-pequenos-sao-os-mais-afectados-pelas-novas-regras-dos-depositos_130047.html

e aqui:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=516281

Lá se foi a minha oportunidade!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falei agora com um gestor de conta do Invest, que me garantiu que, dadas as novas regras do BP não afectarem em quase nada o balanço do Banco, eles não tencionam mexer nas taxas dos DP para já...por isso sobram mais uns dias ou quiçá semanas para quem pretenda aproveitar...

Bem, se assim for vai ser mesmo agora que vou abrir conta no Invest.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

TEnho as minhas poupanças na CGD, mas estou a pensar em mudar, muito embora seja cliente há décadas

O que acham da proposta do Santander "Poupança Garantida", para um depósito de 40000 euros?

http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,701_34861_1_1_675_11_0,00.html?HPDireita

Pensei inclusivamente em fazer o depósito em Espanha. Valerá a pena?

muito obrigada pelos comentários

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

já venceu. hoje tenho o dinheiro "livre", amanhã mesmo vou a um dos bancos

Se moras em Lisboa, vai ao Invest.

Senão,podes optar pelo depósito promocional do Banif.

Com esse nível de investimento, não tens problemas com as despesas de manutenção,ficas isento.

A conta poupança do santander é boa, mas só compensa para quem tenha pouco dinheiro para investir, o que não é o teu caso (e ainda bem p ti!) 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vivo na província. Já tenho tudo pago (casa, carro) o meu problema agora são as minhas poupanças  ....

Gosto de um banco onde possa ter um funcionário para falar (os bancos na internet não são por isso muito simpaticos, muito embora possam ser práticos...nunca experimentei )O BANIF também me pareceu bem, está apelativo... mas o Santander é mais seguro... :)

O que me chamou a atenção foi que o Santander paga para depósitos de 40001 euros, TANB 6,5% durante 4 anos... com possibilidade de mobilização. pareceu-me muito competitivo!

Escalões TANB TANL (*) TAEL

> 40.000 € ≤

50.000 €

6,500% 5,103% 5,751%

(*) – considerando a taxa de retenção na fonte de 21,5%

Estou muito hesitante. não sei se não vá a Espanha (um bocado mais longe que Lx, mas quem sabe se não vale a pena)... no entretanto acho que vou levantar os meus PPR -algi«uns de muitos anos já (antecipadamente) e um deles até paga 4%) e fazer vários bolos em vários bancos... estou preocupada com a situação actual... e quanto mais leio, mais fico. :-\

pensei no Santander (como já disse) e no Barclays, o que acham em termos de segurança?? :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu conselho é ires novamente à caixa e perguntar como podes aplicar.

Eu só tenho conta em 2 bancos, e vejo sempre muitas opiniões de este banco aquele banco etc. Na minha opinião devemos ver primeiro nos bancos onde temos conta, e se depois é rentável ( isenção serviço, etc) abrir conta noutro banco. Estar a abrir conta num banco 6 meses para beneficiar de uma taxa, para mim, não em compensa. A taxa é durante 6 meses (mais ou menos) enquanto que um depósito a 3 ou 4 anos acabar por dar essa rentabilidade ou lá perto, sem os transtornos de andar a abrir contas. Mas há quem tenha paciência para essas coisas.

Com esse valor pode ser que consigas negociar uma taxa melhor. De facto essa do Totta a 6,5TANB é bastante boa mas não percebo porque dizem TANB entre 3,25 e 4,05 a 4 anos. Será que os 6,5TANB são apenas no 1º ano? No mínimo é duvidosa essa taxa. Podes sempre aplicar uma parte em certificados do tesouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje o jornal Económico e também o Negócios trazem notícias sobre a matéria.

Eis o que diz um deles:

………

De qualquer forma, quem já investiu nestes depósitos não verá a sua remuneração alterar quanto ao dinheiro já colocado. Isto porque as novas regras do BdP entram em vigor a 1 de Novembro

Mais esclarecimentos aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/bancos-pequenos-sao-os-mais-afectados-pelas-novas-regras-dos-depositos_130047.html

e aqui:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=516281

Lá se foi a minha oportunidade!!!

m.elis, também tenho conta no Montepio, falei com eles também ontem aqui no balcão da minha zona. Talvez seja possível que continua a dar 5% mas como TANB media de dep.a 3 ou 4 anos, se eventualmente não pensares em desmobilizar durante esse prazo, também é uma boa aposta! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse do Santander parece mesmo um bom produto, muito apropriado para o valor que tem disponível.

Não parece haver detalhes enganadores, logo se fosse eu, esses 6.5% era logo a aviar.

Na actual conjuntura uma prazo de 4 anos parece-me jeitoso, já que não estou a ver uma subida de taxas nos próximos tempos de fraco crescimento económico.

Já agora, porquê abrir em Espanha. O Santander em Espanha tem um produto melhor do que cá?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse do Santander parece mesmo um bom produto, muito apropriado para o valor que tem disponível.

Não parece haver detalhes enganadores, logo se fosse eu, esses 6.5% era logo a aviar.

Na actual conjuntura uma prazo de 4 anos parece-me jeitoso, já que não estou a ver uma subida de taxas nos próximos tempos de fraco crescimento económico.

Já agora, porquê abrir em Espanha. O Santander em Espanha tem um produto melhor do que cá?

Espanha... é só uma dúvida. Não faço a minima ideia das taxas ainda teria de ir ver isso. Mas, no contexto actual, fará sentido, colocar o dinheiro fisicamente longe do nosso (des)"governo"??? é que agora até decidiram "marrar" com as taxas de juro... como se a poupança não fosse de proteger!!

Enfim... governo que um pais que -como disse alguém-, não se governa nem deixa governar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma outra dúvida, caso alguém me possa esclarecer:

Faz sentido cambiar os euros das nossas poupanças e fazer depósito noutras moedas (prevenindo eventuais saidas do Euro)?

É que tenho a impressão que o euro vai descer por ai abaixo. Será que esta impressão (eu não sou economista) reflecte alguma realidade ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto ainda não tinha reparado com atenção nesta poupança do Santander, mas parece-me haver ali uma contradição...

senão vejamos, na FIN diz claramente que p saldos > 40 000 € equivale uma TANB de 6,05%

https://www.particulares.santandertotta.pt/ficheros/FINCRPPoupancaGarantida.pdf

mas no site o spot com a promoção refere que TANB até 6,5%, mas com tanb média entre 3,25 % a 4,05%, o que me dava a entender que no máximo, em média para os 4 anos, o depósito renderia os 4,05% ao ano (embora num dos anos pudesse render os tais 6,5%), sendo assim crescente em função do saldo e do prazo, como é habitual nestas poupanças.

ainda p cima,esta poupança é para qualquer tipo de recursos (novos clientes ou montantes já existentes) o depósito é mobilizável a todo o tempo e sem perda de juros, se resgastado trimestralmente, aquando do vencimento de juros!

ora se assim for, isso quereria dizer que este depósito ou conta-poupança, como lhe queiram chamar, bate claramente toda a concorrência, em toda a linha, o que seria, no mínimo, muito estranho para um banco com o melhor rating em Portugal!

entretanto, já contactei a Superlinha e também não sabe mais do que vem na FIN, como de costume! ficaram de me contactar amanhã já com todos os esclarecimentos..a ver vamos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eureka! Já percebi.

A questão está nos "escalões" e no "aplicados marginalmente". A remuneração funciona um bocado como os escalões do IRS, que são progressivos. Ou seja, em 50000, os primeiros 25000 são remunerados a 3.25%, os seguintes 15000 são remunerados a 3.75% e os restantes 10000 são remunerados a 6.5%, o que vai dar a tal remuneração média entre 3.25 e 4.05%.

Bem, os gajos estão a ficar espertos. Lembram-se de cada uma para apanhar pessoal.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma outra dúvida, caso alguém me possa esclarecer:

Faz sentido cambiar os euros das nossas poupanças e fazer depósito noutras moedas (prevenindo eventuais saidas do Euro)?

É que tenho a impressão que o euro vai descer por ai abaixo. Será que esta impressão (eu não sou economista) reflecte alguma realidade ?

Não te compensar ires a Espanha fazer o depósito, assim como também não compensa depósitos noutras moedas (dólares,libras ou outras...), já que as taxas oferecidas são bastante abaixo do euro..

Se queres uma opção de investimento segura, numa eventual saída de Portugal do euro, tens o imobiliário. Não se isso vai de encontro aos teus interesses, mas há neste momento muitas vendas de apartamentos, moradias, terrenos bem abaixo do seu valor real, numa situação de recuperação da economia, situação que só tem tendência a aumentar com o crédito malparado aos bancos e afins...

De qualquer maneira, se saírmos da zona euro não será já amanhã e muito provavelmente haverá sinais prévios que darão a percepção para quem poupanças possa decidir uma solução dessas, radical, a tempo de não perder dinheiro..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eureka! Já percebi.

A questão está nos "escalões" e no "aplicados marginalmente". A remuneração funciona um bocado como os escalões do IRS, que são progressivos. Ou seja, em 50000, os primeiros 25000 são remunerados a 3.25%, os seguintes 15000 são remunerados a 3.75% e os restantes 10000 são remunerados a 6.5%, o que vai dar a tal remuneração média entre 3.25 e 4.05%.

Bem, os gajos estão a ficar espertos. Lembram-se de cada uma para apanhar pessoal.  ;)

Bem, e eu que nunca tive muito jeito para matemática, apesar de ter frequentado economia, é preciso uma engenharia financeira rebuscada para chegar a essa lógica! Bem me parecia que era fruta a mais, ou seja, esse depósito fica, afinal, bem aquém da concorrência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eureka! Já percebi.

ORA BOLAS!!

>:( >:(

Muito obrigada pela descodificação...  sem esta dica, amanhã estava lá caída.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eureka! Já percebi.

Faz-me lembrar os fundos de investimento. Cada acção lá pode valorizar mais ou menos sobre o montante aplicado... Será que eles se atrevem a dizer que este DP é diversificado?  ;D

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites