Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

De fundos não sou muito entendido, mas assisti a uma discussão de fundos de investimento por pessoas mais "sabidas" do assunto. Uma vez que está limitado ao BPI, o BPI alto rendimento é bom.

É pálido em comparação com fundos da mesma categoria geridos por outras entidades como a Pimco, mas avaliado por si só é jeitoso. Pelo menos espera-se uma rentabilidade bastante razoável e o risco não é muito elevado.

Obrigado pela resposta, ruicalov. Porém não encontrei disponível esta aplicação "BPI alto rendimento".

Será que está sob novo nome? Ou você se refere justamente à aplicação que eu perguntei?

Alguma outra sugestão de investimento no BPI?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Eu diria que os números falam por si.

http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/QuadroRentabilidades.asp

Não são muitos os fundos com rentabilidades positivas em todos os prazos (do BPI). Obviamente que rentabilidades passadas não implicam rentabilidades futuras, mas a discussão que li era que o fundo tinha levado um safanão em 2008, mas que estava a recuperar. A opinião era que de um modo geral, obrigações High Yield seriam um bom investimento nesta altura do campeonato, embora tenham alguma volatilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria que os números falam por si.

http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/QuadroRentabilidades.asp

Não são muitos os fundos com rentabilidades positivas em todos os prazos (do BPI). Obviamente que rentabilidades passadas não implicam rentabilidades futuras, mas a discussão que li era que o fundo tinha levado um safanão em 2008, mas que estava a recuperar. A opinião era que de um modo geral, obrigações High Yield seriam um bom investimento nesta altura do campeonato, embora tenham alguma volatilidade.

Mas porquê não investir antes directamente em obrigações (diversificadas)? As rentabilidades são muito superiores. Acham que o fundo é mais seguro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, de certa forma sim.

Para conseguir diversificar por obrigações é preciso uma pipa de massa, já que os mínimos de investimento são pelo menos 3000 por obrigação, e as comissões levadas nesses casos comem parte da rentabilidade. E investindo numas poucas obrigações, se algum dos emitentes entra em default, é uma perda pesada para o investidor.

A vantagem dos fundos de investimento é que com relativamente pouco capital se diversifica através de muitas obrigações. Assume-se que quem está ao "leme" sabe o que faz e gere a compra/venda de obrigações de modo a tentar adequar o retorno ao risco que caracteriza o fundo.

Resumindo, fundos de obrigações têm uma segurança maior, graças à diversificação.

Investir directamente em obrigações pode ter rentabilidades maiores, se forem de entidades consideradas de risco elevado (Viva Portugal :P). Se formos para as alemãs, ou as filandesas, a história é outra: risco mínimo, rentabilidade baixa.

Regra geral, obrigações de estado têm menor risco que empresas, pois em casos de incumprimento, o montante nominal que se pode perder deve ser 40% a 50% inferior, senão menos.

A minha opinião: investir em obrigações portuguesas até 2012/2013 ou pôr em fundos? Acho que dadas as circunstâncias, é mais rentável ir para OTs portuguesas, sem o risco ser elevado demais para o meu gosto.  Mas não há nada como diversificar, e pode-se sempre por um bocado de parte para fundos (eu pus algum no PIMCO total return Eur Hdg, que é dos melhores que aí há.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por mim prefiro diversificar directamente em obrigações. Na Grécia não me meto, mas além de Portugal, também a Irlanda e agora o Chipre dão acima de 10%. Tem também a vantagem de se saber exactamente quanto se vai ganhar até à maturidade (salvo bronca).

Mesmo os Certificados de Tesouro (a 5 ou mais anos) dão mais que esses fundos, também em taxas conhecidas à partida.

Sinceramente, estes fundos não me parecem um bom investimento. As taxas desde o lançamento são pouco impressionantes e a maioria ultimamente tem dado prejuízo. Por exemplo, quem tenha investido no "Alto Rendimento Alto Risco" desde 1999 teve uma rentabilidade média de 4,06%. Ora em diversos desses anos se conseguiu mais até em Depósitos a Prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que no BPI Investimentos não tens obrigações. Mas não te deixes limitar pelo que o teu banco actual te oferece.

Podes abrir conta nos bancos online Best e BiG enviando a documentação por correio. Em nenhum deles terás custos de abertura ou manutenção de conta. Via internet, poderás consultar os preços e efectuar pedidos de compras de obrigações. Além disso, têm depósitos a prazo promocionais para novos clientes com taxas interessantes.

Eu também resido no estrangeiro, já agora. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@radical

Existem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro.

Eu estou no escritório do Porto que fica na Mota Galiza mas tenho clientes em Lisboa.

É como preferir, se quizer posso dar-lhe o contacto de um assessor em Lisboa.

;)

como é que um cliente que resida em Lisboa pode fazer para abrir conta nesta seguradora? existe alguma sucursal/representação em Portugal?

obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim.

Peça para falar com o assessor Carlos Ferreira. Mas ele está de férias até ao dia 19 de Agosto 8)

Salvo erro, o escritório em Lisboa é na Avenida João XXI, em frente à sede da CGD.

A mim dá-me bastante jeito, pois é um pulinho de onde trabalho até lá.  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...