Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Também me parece um seguro de capitalização.

Quanto a serem raros, praticamente qualquer companhia de seguros ou banco os disponibiliza. O que é raro é serem bons :D. Os custos de entrega e gestão costumam "comer" grande parte da rentabilidade. Já vi casos de produtos em que todos os anos tiram 1% do montante total como comissão de gestão! Pagar menos imposto ao estado para alimentar seguradoras, enfim...

Esse teu seguro tem dado quanto (TANB), se não for indiscrição? E quanto pagas por entrega e gestão? É de 8 anos e 1 dia?

Tens toda a razão  ;D

O que eu tenho é isto:

Jovem Aforro +

Seguro de capitalização pelo prazo mínimo de 8 anos, com:

Entregas mínimas programadas:

Mensais: 25 EUR;

Trimestrais: 75 EUR;

Semestrais: 150 EUR;

Anuais 300 EUR;

Extraordinárias 100 EUR;

Únicas 500 EUR

TANB mínima garantida de 2,40% ao ano durante todo o prazo do contrato + participação anual nos resultados do Fundo (equivalente a pelo menos 90% da diferença, se positiva, entre a taxa de rendimento do Fundo, líquida da comissão de gestão financeira, e a taxa garantida);

Possibilidade de dedução de parte do capital no IRS;

Levantamento antecipado: Sem penalização se destinado a: Erasmus, Estudos Universitários e compra de 1º carro ou casa. Para outras situações: penalização máxima de 3% no 1º ano. A partir do 4º ano não há penalização;

Cobertura associada de Acidentes Pessoais, sem custos adicionais.

Pode ser subscrito pelos pais, sendo o jovem a pessoa segura.

Na altura este até era bom, o unico problema é 1% do que entregamos fica para o BCP. Posso dizer que para ter lucro precisei de aguardar 8 meses. Agora é deixar andar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

O privatbank neste momento é o que ofereçe taxas não promocionais mais elevadas.

Infelizmente neste momento tenho mais confiança na Letónia do que em Portugal, pelo que abrir conta neste banco é uma hipotese a considerar.

http://www.privatbank.pt/pt/tariffs/private-client/depositos-/

[PUB] :D

Posso (voltar a) dizer que sou cliente do PrivatBank desde 2008 e estou muito satisfeito. Só tenho pena que as taxas, embora boas, já não sejam como foram (chegaram a 7,50%!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[PUB] :D

Posso (voltar a) dizer que sou cliente do PrivatBank desde 2008 e estou muito satisfeito. Só tenho pena que as taxas, embora boas, já não sejam como foram (chegaram a 7,50%!)

por este andar vão lá voltar, é uma questão de meses

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah, então não querias realmente dizer que eram "bons e raros"!

Ou pensavas que o teu era bom, até este momento? (sorry! :o)

Bom, tudo depende da "participação anual nos resultados do Fundo"...

São bons e raros disse eu no geral  ;D

Bons porque quanto mais tempo tivermos com o produto, menos pagamos de imposto ao estado e são raros porque quase nenhum banco o tem (onde eu vi foi no grupama seguros e uma companhia de seguro do Montepio há coisa de 4 meses). O BCP (que eu saiba) não tem nenhum agora assim como o BES e o Activo bank.

O meu não era mau na altura, agora é que com as obrigações do tesouro estão bastante apetecíveis  :D

Nunca recebi nada do fundo (que eu saiba)  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por este andar vão lá voltar, é uma questão de meses

De 5% para 7,50%... acho que ainda vai demorar um bocado... ainda mais porque agora o Banco de Portugal exige garantias de viabilidade financeira (o que não deixa de fazer sentido)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O INVES da PSN não tem comissão de gestão durante todo o periodo do contrato e a comissão de entrega é de 1% com tem uma taxa de 5% TANL o primeiro ano rende 4% e os restantes 5%, no caso de Invalidez ou falecimento é pago 115% do capital investido aos beneficiários, a duração depende das caracteristicas anuais do produto. A protecção da garantia de fundo é maior que a dos bancos, uma vez que a banca por cliente garante 25.000€ e o restante é garantido pelo estado se considerar a aplicação um depósito. Enquanto que as seguradoras são obrigadas a ter uma reserva matemática que cubra a totalidade das aplicações dos seus clientes caso contrário não podem operar ou não podem lançar mais produtos financeiros. As condições que as seguradoras dão ao cliente aplicam-se a todo o perodo de vigência de um contrato independentemente do que se passe no "mercado".

Quanto à questão de alimentar as companhias ;D sempre que compramos algo estamos a alimentar a empresa a quem comprámos ;D, é o negócio

Também me parece um seguro de capitalização.

Quanto a serem raros, praticamente qualquer companhia de seguros ou banco os disponibiliza. O que é raro é serem bons :D. Os custos de entrega e gestão costumam "comer" grande parte da rentabilidade. Já vi casos de produtos em que todos os anos tiram 1% do montante total como comissão de gestão! Pagar menos imposto ao estado para alimentar seguradoras, enfim...

Estes seguros não estão protegidos por um fundo de garantia como os depósitos a prazo. A garantia é dada pela entidade emissora, aproximando-se assim mais de produtos como as obrigações.

Esse teu seguro tem dado quanto (TANB), se não for indiscrição? E quanto pagas por entrega e gestão? É de 8 anos e 1 dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela informacao.

Sei que e' a pratica corrente nos seguros, mas como consumidor preferia que os custos fossem contabilizados internamente e apenas a TANB (minima ou fixa) fosse indicada. Tornaria a comparacao mais facil com os Depositos a Prazo e outros produtos.

Portanto neste caso temos (TANL)

- ano 1: 4%

- anos 2 a 3/5 (pode ser a 3 ou 5 anos, certo?): 5%

O que da' uma TANL media de 4,67% a 3 anos ou 4,80% a 5 anos. Ou, em linguagem mais universal, uma TANB media de 5,95% a 3 anos ou 6,11% a 5 anos.

Fiz bem as contas?

Se fiz, sao taxas interessantes. Para o prazo de 5 anos, provavelmente um pouco melhor que o que se consegue em Depositos a Prazo, mas abaixo dos Certificados de Tesouro por exemplo. Nesta comparacao estou a ter em conta apenas a rentabilidade e nao outros factores como por exemplo a desmobilizacao antecipada ou possibilidade de reforcos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, vamos lá tentar por isto tudo bem organizado, que já me estou a perder na terminologia.

Confirmem se entendi bem:

1 - INVES - Espécie de "Depósito a prazo" com TANL 4% 1º ano e 5% nos anos seguintes

Lançado todos os anos por altura de Março

2 - PSN M.A.S - Seguro de capitalização. Juro garantido de 4%, com participação de benefícios.

Rentabilidade em 2010 foi de 5,08%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Já tenho há alguns anos investimento no Banco BPI, "BPI BRASIL", que me trouxe bons resultados nos últimos 4 anos (apesar do último ano estar no negativo). Porém não quero mais "sustos" ao deixar meu dinheiro investido em acções, mesmo em um país mais sólido actualmente, que é o Brasil. Já efectuei outros investimentos em fundos fixos, e agora tenho 17 mil Euros no BPI. Tenho que deixar no BPI porque tenho financiamento de um imóvel neste banco.

Qual o fundo que me recomendam actualmente no BPI? "BPI Obrigações de alto rendimento alto risco" possui bons resultados nos últimos anos (menos que BPI Brasil, mas risco mais baixo também). Este é um bom fundo? Ou é um risco muito grande devido à actual situação de Portugal e da Europa, com risco de moratória e alta dos juros?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De fundos não sou muito entendido, mas assisti a uma discussão de fundos de investimento por pessoas mais "sabidas" do assunto. Uma vez que está limitado ao BPI, o BPI alto rendimento é bom.

É pálido em comparação com fundos da mesma categoria geridos por outras entidades como a Pimco, mas avaliado por si só é jeitoso. Pelo menos espera-se uma rentabilidade bastante razoável e o risco não é muito elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ruicarlov

;DMuito bem só tenho acrescentar 2 pormenores por uma questão de trnasparência:

1 - INVES - É lançado normalmente em Março e a sua subscrição só está disponivél durante 22 dias. Não tem participação nos resultados, não tem comissão de gestão e a comissão de subscrição é de 1%.

2- Seguro de capitalização. Juro garantido 2,60% foi 4% para os clientes que subscreveram em 2010.  :-\ No site ainda não está actualizado, pois a informática está a rever todo o conteúdo do site que esperemos que seja lançado em breve ::) Participação nos resultados em 2010 5,08%

Ok, vamos lá tentar por isto tudo bem organizado, que já me estou a perder na terminologia.

Confirmem se entendi bem:

1 - INVES - Espécie de "Depósito a prazo" com TANL 4% 1º ano e 5% nos anos seguintes

Lançado todos os anos por altura de Março

2 - PSN M.A.S - Seguro de capitalização. Juro garantido de 4%, com participação de benefícios.

Rentabilidade em 2010 foi de 5,08%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perfeito ;D

Obrigado pela informacao.

Sei que e' a pratica corrente nos seguros, mas como consumidor preferia que os custos fossem contabilizados internamente e apenas a TANB (minima ou fixa) fosse indicada. Tornaria a comparacao mais facil com os Depositos a Prazo e outros produtos.

Portanto neste caso temos (TANL)

- ano 1: 4%

- anos 2 a 3/5 (pode ser a 3 ou 5 anos, certo?): 5%

O que da' uma TANL media de 4,67% a 3 anos ou 4,80% a 5 anos. Ou, em linguagem mais universal, uma TANB media de 5,95% a 3 anos ou 6,11% a 5 anos.

Fiz bem as contas?

Se fiz, sao taxas interessantes. Para o prazo de 5 anos, provavelmente um pouco melhor que o que se consegue em Depositos a Prazo, mas abaixo dos Certificados de Tesouro por exemplo. Nesta comparacao estou a ter em conta apenas a rentabilidade e nao outros factores como por exemplo a desmobilizacao antecipada ou possibilidade de reforcos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o INVES tem comissão de subscrição de 1%, então a rentabilidade líquida no 1.º ano acaba por ser de apenas 3%. Correcto?

Vou arriscar responder, pois parece que ja' estou um perito ;)

No primeiro ano e' 5% - 1% entrega = 4%

Nos seguintes da' 5%, nao tenho a certeza se por a taxa inicial ser 6% ou por haver isencao da comissao de entrega (mas o resultado acaba por ser o mesmo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse Privat Bank é de confiança?

Eu queria colocar cerca de 5000 euros a prazo, estou mais inclinado para o BPN visto que é renovável.

Não tenho razão de queixa dele, e abri lá conta em parte por opinião de outros clientes mais antigos que também nunca tiveram nada de mal a dizer. O PrivatBank é o maior banco privado da Letónia. Pode não ser um país conhecido pela sua estabilidade financeira, mas Portugal de momento está pior.  :'(

Agora BPN? Aí está um banco onde não punha o meu dinheiro. Como se esta algazarra toda não fosse suficientemente dissuasora...

@JRJordao - Só para esclarecer nos anos seguintes a taxa é 5% pois não há entregas: Depósito a prazo = 1 entrega única no início.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou arriscar responder, pois parece que ja' estou um perito ;)

No primeiro ano e' 5% - 1% entrega = 4%

Nos seguintes da' 5%, nao tenho a certeza se por a taxa inicial ser 6% ou por haver isencao da comissao de entrega (mas o resultado acaba por ser o mesmo).

Ok, obrigado. Talvez eu não tenha lido tudo o que está para trás com a devida atenção...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse Privat Bank é de confiança?

Eu queria colocar cerca de 5000 euros a prazo, estou mais inclinado para o BPN visto que é renovável.

Pois, em 2008 este colega (e muitos outros) estava convencido que o BPN era uma opção mais segura ;D  

Na realidade, tive depósitos nos 2 e em nenhum tive problemas. E fui dormindo descansado como um cliente da CGD :D

Mas o BPN precisou de intervenção e o PrivatBank não!

@JRJordao - Só para esclarecer nos anos seguintes a taxa é 5% pois não há entregas: Depósito a prazo = 1 entrega única no início.

Claro! Deixei-me baralhar pela conversa anterior sobre um seguro da capitalização. Obrigado pelo esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Surgiu-me entretanto a dúvida: se o INVES não é seguro de capitalização nem PPR, mas sim um depósito a prazo, como é com o IRS?

Queres dizer taxa liberatória? Os juros anuais são sujeitos aos habituais 21,5%. Mas a Sandra já nos indicou as TANL, que são os valores líquidos após esse imposto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Queres dizer taxa liberatória? Os juros anuais são sujeitos aos habituais 21,5%. Mas a Sandra já nos indicou as TANL, que são os valores líquidos após esse imposto.

Sim, referia-me à taxa liberatória. Obrigado.

É curioso, porque isso implica que a TANB do 2.º e seguintes anos terá de ser um número estapafúrdio, qualquer coisa como 6,3694267515923566878980891719745%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites