Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Visitante Mário Cruz

Um aspecto que creio ser pertinente. O banco Letão não está a operar em Portugal. Tem um escritório que o representa para captar depósitos. Certo? Logo o dinheiro que é "transferido" para a Letónia e ai depositado não está abrangido pelo fundo de garantia do Estado Português, po que o banco não tem actividade em Portugal. No caso de acontecer algo ao banco Letão será o Direito bancário da Letónia e as suas autoridades a sede para resolver problemas. E se na Letónia não houver fundo de garantia ou este descriminar os depositantes estrangeiros pode haver problemas. vejam o que se passou com a Islândia e os depositantes Holandeses e Ingleses no Icsave, salvo o erro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Um aspecto que creio ser pertinente. O banco Letão não está a operar em Portugal. Tem um escritório que o representa para captar depósitos. Certo? Logo o dinheiro que é "transferido" para a Letónia e ai depositado não está abrangido pelo fundo de garantia do Estado Português, po que o banco não tem actividade em Portugal. No caso de acontecer algo ao banco Letão será o Direito bancário da Letónia e as suas autoridades a sede para resolver problemas. E se na Letónia não houver fundo de garantia ou este descriminar os depositantes estrangeiros pode haver problemas. vejam o que se passou com a Islândia e os depositantes Holandeses e Ingleses no Icsave, salvo o erro.

Há uma diferença - a Islândia não pertence à UE, a Letónia sim.

E na UE, as regras dizem que qualquer banco pode contribuir para o Funde de Garantia de Depósitos no país de origem ou no país em que opera (tem é que cumprir os montantes legalmente exigidos pelo país em que os depósitos são feitos).

Para além disso, devido à livre circulação, um depósito feito por um cidadão do próprio país não é diferente para este efeito do que é feito por um cidadão de qualquer outro país da UE.

Não conheço os detalhes todos do caso islandês. Mas encontrei um artigo da altura que explica que havia algumas diferenças: http://www.ionline.pt/conteudo/41081-a-islandia-portugal-e-os-agiotas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se na Letónia não houver fundo de garantia ou este descriminar os depositantes estrangeiros pode haver problemas.

retirado do site do privatbank (link)

Os depósitos constituídos no AS “PRIVATBANK” Sucursal em Portugal beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia complementado pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República Portuguesa, sempre que se verifique uma situação de indisponibilidade dos depósitos por razões directamente relacionadas com a situação financeira do Banco.

O Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia garante o reembolso até ao valor máximo de 50.000,00 Euros por cada depositante, complementado pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português pelo montante correspondente à diferença entre aquele limite e o limite da garantia estipulado na legislação portuguesa que actualmente (até 31 de Dezembro de 2011) está fixado nos 100.000,00 Euros, sejam os depositantes residentes ou não em Portugal e sejam ou não os depósitos expressos em moeda nacional ou estrangeira.

No cálculo do valor dos depósitos de cada depositante, considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a situação de indisponibilidade de pagamento por parte da instituição, incluindo os juros; o saldo dos depósitos em moeda estrangeira é, para o efeito, convertido em Lats/Euros, consoante o respectivo montante seja igual ou superior a 50.000,00 Euros, nos termos definidos nos parágrafos anteriores, ao câmbio vigente na referida data definido por Lei da República da Letónia ou com base na taxa de referência publicada pelo Banco Central Europeu, consoante se reporte ao Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia ou ao Fundo correspondente da República Portuguesa.

O reembolso pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia deverá ter lugar no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data em que os depósitos se tornem indisponíveis, prorrogável por mais 10 dias úteis nos termos da legislação vigente.

O reembolso pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português deverá ter lugar dentro dos seguintes prazos: a) Uma parcela até €10.000,00 de todos os depósitos abrangidos, no prazo máximo de sete dias; B) O remanescente até ao limite de €100.000,00, no prazo máximo de 20 dias úteis. Os prazos referidos contam-se desde a data em que os depósitos se tenham tornado indisponíveis podendo o Fundo, em circunstâncias absolutamente excepcionais e relativamente a casos individuais, solicitar ao Banco de Portugal uma prorrogação daquele prazo, por período não superior a 10 dias úteis, nos termos da legislação vigente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Mário Cruz

ver a resposta em http://economiafinancas.com/2010/05/que-garantia-tem-os-depositos-do-privat-bank/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Plano Poupança Triunfo

é um PPR que está a render 4% (TANB)

mínimo de 25eur com possibilidade de:

entregas periódicas - 25 a 100.000eur todos os meses

entregas extraordinárias - 25 a 100.000eur ocasionais

Sendo um PPR dá os benefícios fiscais, no entanto se o objectivo é retirar o dinheiro antes dos 65 anos (como é o meu caso) aproveita-se apenas a taxa de juro.

https://www.particulares.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,701_33702_1_1_675_4_0,00.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Bom Dia a todos,

Quem tem conta na CGD,é cliente Caixazul e tem Caixa directa online  existe um depósito a prazo:

Caixaazul Netpr@zo 3,10%a 12 meses

Também reparei pois sou cliente Caixa Azul. Esse juro é bem mais expressivo do que os cerca de 2% que davam há 1 mês atrás.

A CGD está a acusar pressão dos Certificados do Tesouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei por fazer o deposito Ídolos a 4% (TANB)

Apesar de ter ficado com a pulga atrás da orelha porque a funcionaria do balcao referiu que o plano poupança triunfo tem NO MÍNIMO um rendimento de 4%, ou seja pode ser mais, e que a seguradora responsável pelo plano distribui dividendos, na verdade não sei exactamente o q é isso mas penso que seja se a empresa tem lucros distribui esses lucros pelos clientes de certos produtos, certo?

Boa caça!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

.. o plano poupança triunfo tem NO MÍNIMO um rendimento de 4%, ou seja pode ser mais, e que a seguradora responsável pelo plano distribui dividendos, na verdade não sei exactamente o q é isso mas penso que seja se a empresa tem lucros distribui esses lucros pelos clientes de certos produtos, certo?

4% são garantidos. Se no final houver dividendos eles serão repartidos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Apesar de ter ficado com a pulga atrás da orelha porque a funcionaria do balcao referiu que o plano poupança triunfo tem NO MÍNIMO um rendimento de 4%

Fui ver a publicidade referente ao Plano Poupança Triunfo e reparo que é conotado com sendo um PPR. Mas afinal do que se trata? Estamos a falar do mesmo produto?

Este PPR garante uma rendibilidade mínima de 4% (TANB) até 31 de Dezembro de 2011 sobre as entregas efectuadas até 31 de Março de 2011 e sobre as entregas periódicas efectuadas durante 2011, desde que o plano de entregas tenha sido constituído até 31 de Março de 2011. Anualmente no extracto bancário de Novembro (a partir de 2011) os Clientes serão informados da taxa de rendibilidade mínima que vigorará no ano civil seguinte.

O PPR Triunfo é a solução ideal para si que pretende aproveitar ao máximo a poupança fiscal e construir uma reforma segura e tranquila.

De acordo com o que neste momento se encontra previsto no artigo 21.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, 20% das entregas efectuadas em PPR são dedutíveis à colecta de IRS, por cada sujeito passivo, desde que o valor de cada entrega permaneça investido por um mínimo de 5 anos (excepto em caso de morte). Os limites referentes a estas deduções, serão fixados aquando da aprovação da Lei do Orçamento de Estado para 2011.

Não me parece que haja negligência em confundir siglas, PPT com PPR!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi esta campanha via mail, uma vez que tenho conta no Santander.

Não sei se está no site deles ou apenas é válida ao Balcão.

Tipo de Produto: Depósito a Prazo

Taxa: 4.25% TANB

Prazo: 1 ano

Mínimo de Constituição: 50.000€

Condições de Mobilização: Possibilidade de liquidação parcial ou total, com penalização total de juros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O deposito idolos pode ser feito pela net-banco, ou só pode ser feito ao balcão?

É que eu no site depois de entrar no net banco não encontro esse deposito?

spIdolos03.jpg

http://www.santandertotta.pt/pagina/content/0,1564,698_34063_1_1_683_5_0,00.html

O depósito "Idolos" do Santander Totta, oferece 4%/ano, permite reforços mensais e paga juro mensalmente(capitalizável), só pode ser subscrito ao balcão mas pode ser movimentado através do Netbanco, para mim, é uma das melhores ofertas do mercado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio que houve uma pequena actualizacao no inicio do ano da oferta do PrivatBank.

Aqui ficam os que me parecem mais interessantes (todas as taxas indicadas sao TANB):

- Deposito a prazo 3 meses: 4,50%

- Deposito a prazo 12 meses: 4,25%

- Deposito a prazo em USD 12 meses: 4,25%

- "Pe' de meia" (permite reforcos) 12 meses: 4,25%

- Deposito plus (pagamento mensal de juros) 12 meses: 4,05%

- Conta corrente (permite reforcos e levantamentos, sem prazo): 3,00%

Informacao normalizada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Sim é um DP "normal" a 1 ano.

Posso levantar o €€€€ com perda de juros (como é normal nos DPs)

O montante acordado foram 60K€

Hoje negociei com o Banif 5% TANB  para um DP a 1 ano

Somente umas perguntas:

São capitais novos no banco?

ou seja, o banif está a dar essa taxa de juro por serem capitais novos provenientes doutras instituições?

ou são capitais que já estavam no banco, mas o banco está a fazer essa taxa porque o montante é elevado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Somente umas perguntas:

São capitais novos no banco?

ou seja, o banif está a dar essa taxa de juro por serem capitais novos provenientes doutras instituições?

ou são capitais que já estavam no banco, mas o banco está a fazer essa taxa porque o montante é elevado?

1 - Sim são capitais novos e provêm de outras instituições

2 - Não sei! Numa primeira fase eu já tinha faladdo nesse montante e estava a ponderar fazer o DP não mobilizável com uma tx de 4,75% TANB (já aqui divulgado) e hoje mesmo ligaram-me do balcão a oferecer os 5% de tx e com o DP "normal" a 1 ano, ou seja mobilizável (com perda de juros claro)

Também não percebi, mas a iniciativa foi do Banco!!!!!

Vou transferir o €€€€ e na próxima 2ªfeira, vou ver se formalizo isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 - Sim são capitais novos e provêm de outras instituições

2 - Não sei! Numa primeira fase eu já tinha faladdo nesse montante e estava a ponderar fazer o DP não mobilizável com uma tx de 4,75% TANB (já aqui divulgado) e hoje mesmo ligaram-me do balcão a oferecer os 5% de tx e com o DP "normal" a 1 ano, ou seja mobilizável (com perda de juros claro)

Também não percebi, mas a iniciativa foi do Banco!!!!!

Vou transferir o €€€€ e na próxima 2ªfeira, vou ver se formalizo isso

Desculpa lá por insistir, mas na segunda-feira quando fizeres o deposito a prazo, poderias divulgar neste forum se a taxa que foi avançada pelo banco se deveu por capitais virem doutras instituições ou também faziam essa taxa porque o montante é elevado.

Estou a perguntar isso, porque tenho um deposito a prazo a vencer neste mês, e gostava de ir ao banif bastante informado.

Já agora, também podes saber se eles estão a fazer essa taxa juro especial somente por serem capitais doutras instituições, e assim ficas logo sobre aviso que no vencimento do deposito a prazo o banif poderá não propor nenhuma taxa de juro especial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, no problema!, estamos aqui para ajudar e se se concretizar assm o farei  ;)

Depende apenas se o dinheiro estará lá na 2ªfeira ou na 4ªfeira, mas quando o fizer informo.

De qq modo, adianto já na minha opinião não deve ter a haver por serem capitais de outras instituições, pois isso nunca foi destacado nas negociações

Mas se souber mais pormenores informo, afinal este forum existe para isto mesmo ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, no problema!, estamos aqui para ajudar e se se concretizar assm o farei  ;)

Depende apenas se o dinheiro estará lá na 2ªfeira ou na 4ªfeira, mas quando o fizer informo.

De qq modo, adianto já na minha opinião não deve ter a haver por serem capitais de outras instituições, pois isso nunca foi destacado nas negociações

Mas se souber mais pormenores informo, afinal este forum existe para isto mesmo ;D ;D

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim é um DP "normal" a 1 ano.

Posso levantar o €€€€ com perda de juros (como é normal nos DPs)

O montante acordado foram 60K€

Desculpa lá a perguntava parva, mas nunca me dei muito bem com estes anglicismos e na dúvida, acho que não deverei ser o único a ter...

com estes 60 K€ queres dizer... 6 000 ou 60 000 €?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites