Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Tens razão, no aforro crescente o último mês é que da a maior parte dos juros.

Num depósito normal a penalização dos juros varia de banco para banco. Alguns não dão juros mesmo se o deposito for mobilizado um mês antes do prazo. Outros dão 50%, outros é variável, etc.

No teu caso e se tens conta no BES, como me lembro teres referido noutro tópico, deve ser bem interessante p ti aquele depósito promocional das 4ª feiras, é a 30 dias e tem uma boa taxa. Senão apanhares ainda tens aquele das 6ªas feiras a 7 dias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

No teu caso e se tens conta no BES, como me lembro teres referido noutro tópico, deve ser bem interessante p ti aquele depósito promocional das 4ª feiras, é a 30 dias e tem uma boa taxa. Senão apanhares ainda tens aquele das 6ªas feiras a 7 dias...

Pois mas eu pretendo um depósito com prazo maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, como sou um pouco leigo no assunto, gostava que me esclarecessem o seguinte:

-Para fazer um depósito a prazo é sempre necessário ter uma conta à ordem, correcto?

-Se essa conta à ordem tiver, como é prática comum, taxa de manutenção, até que ponto é que valerá a pena investir pequenos montantes em depositos a prazos?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, como sou um pouco leigo no assunto, gostava que me esclarecessem o seguinte:

-Para fazer um depósito a prazo é sempre necessário ter uma conta à ordem, correcto?

-Se essa conta à ordem tiver, como é prática comum, taxa de manutenção, até que ponto é que valerá a pena investir pequenos montantes em depositos a prazos?

Cumprimentos

Para ficares isento(a) das despesas de manutenção, em certos bancos o valor que tens de totalizar nos depósitos a prazo até que não é muito elevado (por exemplo, no BPI são 3000 €, enquanto na C.G.D. são apenas 2500 €, e no BCP já são 15000 €), mas normalmente nessas instituições, as taxas de juro também estão longe de ser as mais elevadas do mercado!

No entanto, tens sempre os bancos online, como o BIG ou o BEST, que têm taxas boas nos depósitos a prazo e não implicam despesas de manutenção, mas, no entanto, não isentam de comissões nas transf.interbancárias e nalguns serviços, e o processo de abertura de conta acaba por ser mais demorado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a reforçar que actualmente o Banco Popular está a oferecer uma taxa mt razoável e com prazo de 18 meses. Bem melhor que essas ofertas de 1/3 meses.

Agora que falas nisso, e em relação ao que está a referir acima, seria interessante saber-se quanto é o custo das despesas de manutenção das contas à ordem e, não tendo ordenado domiciliado na instituição, das possibilidade de se ficar isento de tais comissões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, se um deposito a prazo tiver uma taxa de juro de ,supodo, 3% a três meses, como é que deve ser feito o cálculo a receber? Será assim: deposito*0,03 no final dos três meses? Como é que se explica que os prazos maiores tenham rentabilidades menores?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens que calcular desta forma:

(deposito*0.03) * 0.08

Esta fórmula cálcula-te o valor que recebes pelo depósito a 3% no final de um ano, sendo que só recebes 80% desse valor (os restantes 20% são para o estado).

Se o depósito fosse de um mês, tens que dividir o valor por 12.

Se for de três meses, divides por 12 e multiplicas por 3.

Etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinto-me enganado pelo BANIF. Em outubro do ano passado contratei um deposito de poupança no BANIF, em que o funcionario de informou que esta conta dava-me uma taxa de juro de 6.25% e que podia fazer reforços ao longo do ano com a mesma taxa de juro. Hoje fui ao BANIF para fazer um reforço e foi-me informado que a taxa de juro seria a actual, ou seja 2,80%. Sinto-me enganado e como tal vou levantar todo o dinheiro que tenho no referido banco, quando for o vencimento da respectiva conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, se um deposito a prazo tiver uma taxa de juro de ,supodo, 3% a três meses, como é que deve ser feito o cálculo a receber? Será assim: deposito*0,03 no final dos três meses? Como é que se explica que os prazos maiores tenham rentabilidades menores?

Cumprimentos

Partindo do princípio que a taxa de 3% é anual e que o tempo é 3 meses e o capital (depósito) é de 1000 €, faço:

1000*(1+0,03/12)^3 = 1007,52€

Juro = 1007,52 - 1000= 7,52

Como este juro está sujeito à taxa à retenção de 20% ainda te tiram 1,5 €. Conclusão, só receberás 1000+7,52-1,5=1006,02 €

Espero que esteja certo  ;)

Prazos maiores têm rentabilidades maiores, não entendi a afirmação!

Esqueco-me sempre! Podes usar a calculadora de depósito a a prazo do blog:

http://www.pedropais.com/utilidades/simulador-depositos-prazo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinto-me enganado pelo BANIF. Em outubro do ano passado contratei um deposito de poupança no BANIF, em que o funcionario de informou que esta conta dava-me uma taxa de juro de 6.25% e que podia fazer reforços ao longo do ano com a mesma taxa de juro. Hoje fui ao BANIF para fazer um reforço e foi-me informado que a taxa de juro seria a actual, ou seja 2,80%. Sinto-me enganado e como tal vou levantar todo o dinheiro que tenho no referido banco, quando for o vencimento da respectiva conta.

Pois é, já não és o primeiro a dizê-lo, não sei é se foi relativamente a esse banco. Acho que o santasnoites teve um caso semelhante: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1287.msg12430.html#msg12430

Já agora, não saiu legislação que obrigava os bancos a colocarem no papel todas as condições dos produtos?

Com certeza não tens nada escrito  >:(

PS - Acabei de verificar que foi também no Banif!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, obrigado. Como é que se explica que a taxa de juro a tres meses seja maior que a um ano(tomando por exemplo alguns bancos)? Não era de esperar o contrario? A isenção (para quem não tem domenciliação ordenado e outros produtos) de taxas de manutenção é "verificada "sobre a conta à ordem ou a conta a prazo?Isto é se tiver  1 euro na conta à ordem e 2500 na conta a prazo fico isento de taxas?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, obrigado. Como é que se explica que a taxa de juro a tres meses seja maior que a um ano(tomando por exemplo alguns bancos)? Não era de esperar o contrario?

não. De notar que as taxas dos depositos a prazo estão normalmente  em linha com a euribor. se, num determinado momento, a euribor a 3 meses for maior que a euribor a 12 meses é de esperar uma correlação identica nas TANB dos depositos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente as comissões cobradas tem a ver com o património financeiro (todo o dinheiro aplicado nos vários produtos do banco) mas implicam quase sempre um saldo médio trimestral das contas à ordem, associadas ao depósito a prazo, igual ou superior a 1500 ou 2500 euros...

Quando as taxas de juro a 3 meses são maiores que as anuais devem tratar-se penso eu de condições promocionais (tipo 1ª vez/novos clientes) porque a renovação normalmente já não é feita nas mesmas condições...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois a mim aconteceu-me o mesmo, eu na altura para ficar por escrito, até mandei um email ao gestor de conta e ele informou-me que continuaria a 6.25% até ao vencimento, já reclamei ao banco por escrito juntando o email do gestor e estou aguardar uma resposta, caso não seja resposto a taxa de 6.25% (em principio não devem fazer) estou a ponderar retirar o dinheiro e investir em obrigações, em principio ainda fico ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adec: sobre as comissões de manutenção das contas de D.O.- em princípio, a maioria dos bancos dão-te a possibilidade de ficares isento da cobrança das mesmas, desde que tenhas um património financeiro superior a um determinado montante, tal como já expus neste tópico anteriormente, é uma questão de indagares junto da agência onde tenhas contas (por vezes a interpretação das condições pode afigurar-se um pouco subjectiva consoante quem faz a gestão das contas!)

Sobre o Banif: eu creio que existiu alguma confusão, na publicitação das condições oferecidas, entre a Poupança Banif (subscrita tanto ao balcão, como na net, mas neste ultimo caso com melhor taxa), o depósito Banif@st e a Poupança Flexível, já que, do que percebi, apenas esta última permitia os reforços que o cliente entendesse fazer, com a garantia da mesma taxa ao longo do prazo de 1 ano (8% no 1.º mês e 4,5 nos seguintes), ao passo que nas outras a taxa estava sujeita, mensalmente, às mesmas flutuações que os novos depósitos entretanto constituídos

Eu pelo menos subscrevi esta poupança e no acto de subscrição deram-me um comprovativo da operação com essas mesmas condições...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois eu também abri a conta poupança banif em Outubro do ano passado para beneficiar da taxa atractiva que tinham na altura.

Mas em relação à questão dos reforços foi-me dito que poderiam ser feitos, mas a taxa considerada seria a que estivesse em vigor à data da constituição do reforço.

Acho que no final do ano passado até deixei por aqui essa observação...tal como o radical_pt diz, parece-me que houve alguma desinformação em relação a este produto.

Contudo, continuo a achar que é uma excelente aplicação para quem pode ir fazendo reforços. Ainda esta semana (salvo o erro) o JNegócios apresentava este produto como um dos mais rentáveis nesta categoria...em suma não me sinto enganado e continuo interessado nesta aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Poupança: Pequenos bancos oferecem taxas líquidas de 4,8% ao ano

Contas a prazo já dão 4,8% líquidos

Os pequenos bancos estão a apostar forte em Portugal nos superdepósitos. As taxas de juro nos depósitos a prazo actualmente no mercado podem chegar aos 6,5 por cento, mais do dobro dos juros que se pagam no empréstimo à habitação.

Conheça todos os pormenores na edição de quinta-feira do jornal 'Correio da Manhã'

No meu banco não é...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda continuo a "poupar" no BPN (2,5%, a 91 dias), com um desvio pelo BPI, quando este ofereceu 2,75% para o mesmo prazo. Mas foi sol de pouca dura...

Os juros já não têm a atractividade de outrora... mas como não se pode ter tudo, tenho a garantia de saber que as poupanças estão seguras.  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites