Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Visitante Tiago Coutinho

Boa tarde.

Tenho algum dinheiro que gostava de investir num depósito a prazo. No entanto tenho algumas dúvidas sobre qual o melhor a escolher. Após consultar algumas das listas neste fórum verifiquei que os bancos com as melhores taxas, são menos conhecidos, em comparação com outros.

Os bancos mais conhecidos como BPI, Caixa geral de depósitos, crédito agrícola, etc., tem taxas muito inferiores, na ordem dos 0.03

Existe alguma diferença nas condições de depósito a prazo que façam com que as taxas sejam mais baixas nestes bancos? Se não, porque razão apresentam taxas tão baixas? Existe algum risco acrescido em meter o dinheiro em depósitos a prazo com taxas superiores?

Desde já obrigada pela ajuda. Vindo de um jovem que ainda não percebe muito do assunto, mas que quer compreender melhor o mercado para fazer escolhas mais conscientes.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Os bancos com menor/recente presença no mercado costumam oferecer taxas mais elevadas para conquistar clientes. Depois gradualmente vão-se aproximando (para novos depósitos) dos valores praticados pelos grandes bancos tradicionais.

Por exemplo, no BNI Europa fiz em 2016 um DP com 2,5%. Em 2018 fiz outro, já apanhei 1,6%. Neste momento oferecem cerca de 0,5%.

Todos os depósitos à ordem ou a prazo em bancos nacionais estão ao abrigo do mesmo fundo de garantia.

Em teoria, um banco como a CGD, com o apoio do Estado, poderá estar mais protegido. Mas em termos legais, a proteção do capital depositado é a conferida por esse fundo de garantia comum.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 20/03/2021 às 13:16, Visitante Tiago Coutinho disse:

Boa tarde.

Tenho algum dinheiro que gostava de investir num depósito a prazo. No entanto tenho algumas dúvidas sobre qual o melhor a escolher. Após consultar algumas das listas neste fórum verifiquei que os bancos com as melhores taxas, são menos conhecidos, em comparação com outros.

Os bancos mais conhecidos como BPI, Caixa geral de depósitos, crédito agrícola, etc., tem taxas muito inferiores, na ordem dos 0.03

Existe alguma diferença nas condições de depósito a prazo que façam com que as taxas sejam mais baixas nestes bancos? Se não, porque razão apresentam taxas tão baixas? Existe algum risco acrescido em meter o dinheiro em depósitos a prazo com taxas superiores?

Desde já obrigada pela ajuda. Vindo de um jovem que ainda não percebe muito do assunto, mas que quer compreender melhor o mercado para fazer escolhas mais conscientes.

Obrigado

DEpósito a prazo nunca pode ser considerado um investimento!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Banco Português de Gestão

https://www.bpg.pt/particulares/

Tem aparentemente as taxas de DP mais altas (menos baixas) no momento, para montantes a partir de 10.000€.

1 ano   0,50% [ficha]
    2 anos 0,90% [ficha]
    3 anos  1,10% [ficha]

No preçário encontrei

- 10€/mês de manutenção de conta, para clientes sem movimentos há mais de 6 meses

- 1€ por transferência SEPA

Obrigado ao @blueray pela descoberta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Banco Português de Gestão

https://www.bpg.pt/particulares/

Tem aparentemente as taxas de DP mais altas (menos baixas) no momento, para montantes a partir de 10.000€.

1 ano   0,50% [ficha]
    2 anos 0,90% [ficha]
    3 anos  1,10% [ficha]

No preçário encontrei

- 10€/mês de manutenção de conta, para clientes sem movimentos há mais de 6 meses

- 1€ por transferência SEPA

Obrigado ao @blueray pela descoberta.

Essa manutenção de conta pode estragar tudo se os "movimentos" tiverem mesmo de ser transferências ou pagamentos e não incluirem o depósito a prazo ativo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, ruicarlov disse:

Essa manutenção de conta pode estragar tudo se os "movimentos" tiverem mesmo de ser transferências ou pagamentos e não incluirem o depósito a prazo ativo.

Talvez se possa simplesmente transferir para lá 1€ a cada 6 meses (e deixar ficar). ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, ruicarlov disse:

Completamente. As taxas são tão más que uma simples manutenção de conta e/ou transferências estragam os ganhos para um montante de 10000€ lol ao ponto que chegámos :D 

É incrível como conseguindo alguns referral bonus de vários programas e até alguns cashbacks conseguem dar mais €€ em poucos dias do que ter todo esse dinheiro parado em depósitos a prazo durante 3 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Wakka disse:

É incrível como conseguindo alguns referral bonus de vários programas e até alguns cashbacks conseguem dar mais €€ em poucos dias do que ter todo esse dinheiro parado em depósitos a prazo durante 3 anos.

Certo, mas quem tiver algum dinheiro, precisa de ter onde o aplicar. E nem todos se sentem confortáveis com crypto, p2p e afins. Este dá pouco, mas é "garantido". ;)

Há alternativas de capital garantido (outros tipos de garantia) a dar um pouco mais. Os CTPC (a 7 anos) ou os seguros de capitalização da Lusitânia Vida (a 3 anos), por exemplo. A nível de bancos é que creio que de momento não se arranja melhor (não promocional).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, JRJordao disse:

Certo, mas quem tiver algum dinheiro, precisa de ter onde o aplicar. E nem todos se sentem confortáveis com crypto, p2p e afins. Este dá pouco, mas é "garantido". ;)

Há alternativas de capital garantido (outros tipos de garantia) a dar um pouco mais. Os CTPC (a 7 anos) ou os seguros de capitalização da Lusitânia Vida (a 3 anos), por exemplo. A nível de bancos é que creio que de momento não se arranja melhor (não promocional).

Verdade! Mas para investir nem digo Crypto nem P2P porque ai entramos muito numa era muito digital e há muita gente que nem sequer entende como começar, eu pessoalmente acho P2P mais perigoso que Crypto p.ex e já retirei tudo o que tinha em P2P, felizmente com ganhos.

No entanto temos outros tipos de investimentos como ETFs (o tão famoso IWDA), e estes são minimamente seguros no meu ponto de vista, obviamente que o capital não é garantido mas no longo prazo é quase...
    E o retorno é bastante maior que depósitos a prazo. 

Claro que isto depende de cada investidor e em que parte da vida se encontra; não só na idade mas também na sua relação com os investimentos. Regra geral acho que depósitos a prazo bancários (não promocionais e com as taxas atuais) nunca são opção a não ser que o investidor já esteja numa idade muito próxima à reforma.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    A 15/06/2021 às 09:47, lfp disse:

Podem fazer estes depósitos através da Raize (Instituição de Pagamento e empresa de financiamento colaborativo, registada no BdP e CMVM respectivamente).

Evitam essas taxas, e não precisam de abrir conta no BPG (tem de ter Chave Móvel Digital para fazer tudo na Raize, incluindo a abertura de conta no BPG).

image.thumb.png.028ff57289e1bdd4829d8be23399fa38.png

Já fiz lá um destes depósitos, na altura 0,5% a 6 meses. Funcionou bem, apenas demorou muito tempo para mobilizar no fim do DP (uns 5/7 dias úteis para aí).

Vi algumas opinião muito más sobre a raize. Mudam as regras ao longo do "jogo", etc... É seguro? Vi também que a Raize tem um deposito a prazo de 1,10% TANB o que me parece interessante. Infelizmente com as opiniões que leio e ter alguns €€€€ numa empresa que pode mudar as regras deixam-me de pé atrás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, bmont disse:

Vi algumas opinião muito más sobre a raize. Mudam as regras ao longo do "jogo", etc... É seguro? Vi também que a Raize tem um deposito a prazo de 1,10% TANB o que me parece interessante. Infelizmente com as opiniões que leio e ter alguns €€€€ numa empresa que pode mudar as regras deixam-me de pé atrás.

Tanto quanto percebo (não sou cliente), a Raize nesta situação é apenas um intermediário com condições bonificadas de contratação. O depósito a prazo é do Banco Portugues de Gestão, regido por uma FIN e ao abrigo do FGD como todos os outros, e pode também ser contratado diretamente ao banco. Ou seja, não fica qualquer dinheiro depositado (a prazo) na Raize.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 10/21/2021 at 10:54 AM, bmont said:

As alterações de regras foram a introdução de comissões nos empréstimos P2P feitos nas plataformas.

Nos casos dos DP não creio que haja nada a temer, funcionam apenas como intermediário de crédito, o depósito é feito junto do próprio banco (BPG nesse caso).

De todo o modo só fiz uma vez um depósito desses e tudo o que tenho em empréstimos estou a retirar lentamente à medida que vencem, precisamente por causa da introdução de comissões, e do retorno não ser proporcional ao risco de empréstimos P2P.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 3 months later...
    • 6 months later...
    • 9 months later...
    A 10/06/2023 às 07:10, JRJordao disse:

A remuneração da Conta Mais Ordenado Bankinter (5% no 1º ano) passou a incidir sobre um máximo de 10000€.

Pode ser utilizada com transferências normais desde outro banco (800€/mês). Requer a adesão e utilização de um cartão de crédito.

https://www.bankinter.pt/conta-mais-ordenado

Mas para quem já tem essa conta pode aumentar o saldo e passar a pagar sobre o saldo que tem até 10k? Ou isso é apenas para novas contas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, apollo86 disse:

Mas para quem já tem essa conta pode aumentar o saldo e passar a pagar sobre o saldo que tem até 10k? Ou isso é apenas para novas contas?

Suponho que o novo limite de 10k se aplique também a contas existentes, mas ainda não confirmei com o meu gestor.

P.S. Enviei-lhe agora um email, quando tiver novidades partilho

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/06/2023 às 20:38, JRJordao disse:

Suponho que o novo limite de 10k se aplique também a contas existentes, mas ainda não confirmei com o meu gestor.

P.S. Enviei-lhe agora um email, quando tiver novidades partilho

Segundo o meu gestor, o novo limite é só para novas contas abertas após a nova campanha em vigor. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites