Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

PassosDiasAguiar

Na FIN está escrito “Mobilizações antecipadas totais ou parciais com penalização de 50% dos juros.”

Por exemplo, caso tenha €2000 investidos a 1 ano e levante €1000 ao fim de 6 meses, vou receber:

€1000 x (1,75% x 50% - 28%) x 180dias / 365dias = €3,11 + €1000 = €1003,11

Os restantes €1000 ao fim dum ano:

€1000 x (1,75% - 28%) = €12,60 + €1000 = €1012,60

É isto?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    há 12 minutos, frugal disse:

Viva,

o que está aí a dar mais % são os Certificados de Tesouro?

Cumprimentos

Depende, quem fez as OTRVs há 1 ano já recebeu 2,2% TANB de juros e se vender em mercado recebe mais 4,54%, são 6,74% de juros em 1 ano...mais do dobro de 2 anos em Certificados do Tesouro.. vale o que vale.

OTRV.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, D@vid disse:

Depende, quem fez as OTRVs há 1 ano já recebeu 2,2% TANB de juros e se vender em mercado recebe mais 4,54%, são 6,74% de juros em 1 ano...mais do dobro de 2 anos em Certificados do Tesouro.. vale o que vale.

OTRV.PNG

viva

sabes quais os riscos acrescidos nestas OTRV face aos CTPM ?

Não será o mesmo risco...

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, frugal disse:

viva

sabes quais os riscos acrescidos nestas OTRV face aos CTPM ?

Não será o mesmo risco...

Obrigado!

Porque não? são ambos emitidos pela mesma entidade ( Republica Portuguesa ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, frugal disse:

Mas pode dar 0% ou 2.2% é o mínimo? 

Abc

Taxas mínimas, houveram até agora 4 emissões, Maio de 2016 ( 2,2% ), Agosto de 2016 ( 2,05% ) Novembro de 2016 ( 2% ) e Abril de 2017 ( 1,9% ).

Quem comprou nas emissões, pagou uma comissão de subscrição de 5€, agora se as quiseres comprar já tens comissões mais altas ( preçários dos bancos ) isto pode ser um entrave ás pessoas, é mais cómodo comprar CTPM nos CTT porque não há comissões, mas as OTRVs têm a vantagem de se vender com futuras mais valias.

Outra coisa importante é, como todas as emissões estão acima dos 100%, é necessário mais capital para as comprar, se tinhas 5.000€ por exemplo para comprar esta 1º emissão a cotar nos 104,5%, já seriam necessários 5.225€...

Provávelmente irão haver mais emissões, quem sabe lá para Julho, é preferivel aproveitar e comprar na emissão, é mais barato e compra-se a 100%, actualmente as taxas das CTPM são no 1º ano 1,25%, as OTRVs como já se viu têm tido taxas superiores.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5/30/2017 at 22:40, D@vid disse:

Taxas mínimas, houveram até agora 4 emissões, Maio de 2016 ( 2,2% ), Agosto de 2016 ( 2,05% ) Novembro de 2016 ( 2% ) e Abril de 2017 ( 1,9% ).

Quem comprou nas emissões, pagou uma comissão de subscrição de 5€, agora se as quiseres comprar já tens comissões mais altas ( preçários dos bancos ) isto pode ser um entrave ás pessoas, é mais cómodo comprar CTPM nos CTT porque não há comissões, mas as OTRVs têm a vantagem de se vender com futuras mais valias.

Outra coisa importante é, como todas as emissões estão acima dos 100%, é necessário mais capital para as comprar, se tinhas 5.000€ por exemplo para comprar esta 1º emissão a cotar nos 104,5%, já seriam necessários 5.225€...

Provávelmente irão haver mais emissões, quem sabe lá para Julho, é preferivel aproveitar e comprar na emissão, é mais barato e compra-se a 100%, actualmente as taxas das CTPM são no 1º ano 1,25%, as OTRVs como já se viu têm tido taxas superiores.

viva david

acho muito estranho não haver aí um risco acrescido

Abril de 2017 já está a subir 4,5%? e no final ainda se tiram 1,9% ao ano? Durante quantos anos?

Estou surpreendido.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, frugal disse:

viva david

acho muito estranho não haver aí um risco acrescido

Abril de 2017 já está a subir 4,5%? e no final ainda se tiram 1,9% ao ano? Durante quantos anos?

Estou surpreendido.

Obrigado

Nos CTPM não tens mercado, não tens compra/venda entre  investidores, nas OTRVs tens, é fácil se perceber, se o "risco" da Republica caiu e com isso arrastou a taxa a 10 anos da Republica dos 4% para 3% em 2 meses, todas as obrigações em mercado subiram, sendo as OTRVs Obrigações do Tesouro, também subiram, não há aqui nada de extraordinário, o contrário também poderia acontecer, estarem abaixo dos 100%.

O risco acrescido que falas é o risco de mercado, que nos CTPMs não tens, compras 5.000€ e tens 5.000€ em qualquer altura que resgates, nas OTRVs não, mas entre apostar em algo que tem uma taxa média anual de 2,2% como acontece nos CTPMs, e em algo com o mesmo risco do emitente e com taxas semelhantes, e poder ter uma mais valia durante o prazo...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 hours ago, D@vid said:

Nos CTPM não tens mercado, não tens compra/venda entre  investidores, nas OTRVs tens, é fácil se perceber, se o "risco" da Republica caiu e com isso arrastou a taxa a 10 anos da Republica dos 4% para 3% em 2 meses, todas as obrigações em mercado subiram, sendo as OTRVs Obrigações do Tesouro, também subiram, não há aqui nada de extraordinário, o contrário também poderia acontecer, estarem abaixo dos 100%.

O risco acrescido que falas é o risco de mercado, que nos CTPMs não tens, compras 5.000€ e tens 5.000€ em qualquer altura que resgates, nas OTRVs não, mas entre apostar em algo que tem uma taxa média anual de 2,2% como acontece nos CTPMs, e em algo com o mesmo risco do emitente e com taxas semelhantes, e poder ter uma mais valia durante o prazo...

Boa tarde,

Há aqui uma parte que eu não consigo perceber que é a relação entre o risco cair e as obrigações subirem.

Isto é capaz de ser dúvida básica ou de principiante de qualquer investidor mas eu não consigo entender estas relações. Tens algum artigo ou texto que me possas enviar para eu tentar aprender algo sobre estas relações?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, parm disse:

Boa tarde,

Há aqui uma parte que eu não consigo perceber que é a relação entre o risco cair e as obrigações subirem.

Isto é capaz de ser dúvida básica ou de principiante de qualquer investidor mas eu não consigo entender estas relações. Tens algum artigo ou texto que me possas enviar para eu tentar aprender algo sobre estas relações?

Obrigado

Se comprares obrigações já emitidas, elas têm um preço que flutua.

Se o risco do emitente é percepcionado como grande (risco de não devolverem o dinheiro), quem as tem e se quer ver livre delas não se importa de perder dinheiro, logo vende-as a, por ex, 90% do valor nominal.

Se por outro lado o risco do emitente é visto como mais baixo, quem as vende pede para ganhar algo com a venda, logo pede, por ex, 110% do valor nominal.

Isto quer dizer que posso comprar obrigações com um valor nominal de 5000€ e pagar 5500 € (110%) ou pagar 4500 € (90%). Em ambos os casos mais uma batelada de guito em comissões bancárias.

O que o David disse, e bem, é que se eu comprar obrigações com um valor de 5000€ mas só pagar 4500 € por elas, quando o risco baixar e elas passarem a valer 100% eu ganhei mais de 10% so pelo facto de o risco ter baixado. Ou se as comprei a 100% e elas valerem 105%, tenho 5% a mais.

A única coisa que o David não deixou bem claro, com certeza foi apenas porque se esqueceu, foi que as comissões bancárias "comem" toda e qualquer rentabilidade das OTRV, excepto para valores muito altos.

Sendo isto um tópico sobre Depósitos a Prazo, deve ficar bem claro que o único produto do Estado com um risco semelhante aos DPs são os Certificados de Aforro (taxas muito baixas) ou os CTPM (taxas melhores do que as OTRV, menos risco e mais liquidez, ou facilidade em reaver o dinheiro sem perdas). Dito isto, parece-me claro que não há outra recomendação honesta que não seja os CTPM para quem quer um produto do Estado com risco semelhante ao dos DP.

Espero ter ajudado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, parm said:

As cotações das obrigações sobem quando o risco diminui e descem quando o risco aumenta. Ou seja, quando mais o risco mais a cotação vai tender para zero, e quanto menor mais vai tender para valores acima do nominal.

Por isso que da Alemanha estão a cotar a 160% e da venezuela a 50% por exemplo.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mmp é um pouco exagerado se dizer que as comissões comem toda a rentabilidade, isso é o que aparece nos media ou na DECO porque apenas estão a contar com os cupões :D.

Não falei nisso porque cada banco tem o seu preçário, é uma questão de fazer contas, mas podemos dar um exemplo de 5.000€, vou usar o preçário do Best que é aquele com que trabalho e estou mais familiarizado.

Nem vou falar nos 5€ que se paga apenas na compra quando as OTRVS são emitidas em mercado primário, faz de conta que se compra agora em mercado secundário e que estavam a 100% em Maio de 2016, contas á merceeiro.

OTRV Maio de 2016 taxa de 2,2%

Compra:  5.000€

Comissões: 0,30% = 30€ total na compra e na venda.

Comissões de custódia: 28€/ano

Comissão nos cupões: 2% = 2,2€

Total de capital "liquido": 4.940€

Vendido a 104,73% ( cotações de hoje ) = 5.173€

Juros brutos recebidos= 110€ ( os juros foram recebidos em Maio, há juros corridos a receber desde essa data até hoje ).

Total em 1 ano: 5.283€

TIR Bruta: 5,66%

TIR Liquida: 4,08%

Embora estejamos num tópico de DPs, o frugal deu como alternativa de investimento os CTPMs, por isso falei numa terceira alternativa com mesmo risco de emitente que são as OTRVs, cabe ao frugal fazer a sua escolha consciente, CTPMs tem uma taxa média de 2,25%/ano em 5 anos, é optimo nos dias que correm, mas os investimentos também se fazem de momentos, estando Portugal a atravessar um momento em que o seu risco implícito está a baixar, apostar nas OTs é uma outra alternativa viável na minha perspectiva claro ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, D@vid disse:

mmp é um pouco exagerado se dizer que as comissões comem toda a rentabilidade, isso é o que aparece nos media ou na DECO porque apenas estão a contar com os cupões :D.

Não falei nisso porque cada banco tem o seu preçário, é uma questão de fazer contas, mas podemos dar um exemplo de 5.000€, vou usar o preçário do Best que é aquele com que trabalho e estou mais familiarizado.

Nem vou falar nos 5€ que se paga apenas na compra quando as OTRVS são emitidas em mercado primário, faz de conta que se compra agora em mercado secundário e que estavam a 100% em Maio de 2016, contas á merceeiro.

Juros brutos recebidos= 110€ ( os juros foram recebidos em Maio, há juros corridos a receber desde essa data até hoje ).

Embora estejamos num tópico de DPs, o frugal deu como alternativa de investimento os CTPMs, por isso falei numa terceira alternativa com mesmo risco de emitente que são as OTRVs, cabe ao frugal fazer a sua escolha consciente, CTPMs tem uma taxa média de 2,25%/ano em 5 anos, é optimo nos dias que correm, mas os investimentos também se fazem de momentos, estando Portugal a atravessar um momento em que o seu risco implícito está a baixar, apostar nas OTs é uma outra alternativa viável na minha perspectiva claro ;)

Eu vou limitar-me a escrever factos e, embora me apeteça muito, evitar fazer juizos. Cada um que os faça.

1. A comissão é de 100€ e não 30€ (e faltou considerar a comissão na venda, são mais 100€) Total: 200€+IS = 208€

2. também faltaram os impostos sobre todas as comissões (total comissões + impostos: 39.85€)

3. Juros recebidos são 110€ - IRS = 79,2€

3. Não considerando a variação do preço (que foi positiva, mas podia ter sido negativa e ter perdido muito dinheiro), o balanço é de 79,2 - 208 - 39,85 = -168,65€

Isto dá uma taxa de -3,37%.

Sim, a taxa é negativa! Só por isso é que me dei ao trabalho de fazer esta resposta.

Diferente dos 2,25% GARANTIDOS dos CTPM!

Não estamos aqui a falar de ganhar mais ou menos. Não estamos a discutir se são 2% ou 3%. Estamos a comparar ganhar dinheiro com perder dinheiro.

Mesmo que considerassemos a sorte de ter o preço a subir 4,73% (aconteceu no último ano, mas é muito improvável que aconteça no próximo ano), teríamos:

valor positivo dos 104,73%: 170,28€

valor negativo de tudo o resto: 167,65€

Balanço: 2,63€

TAXA: 0,05%

Isto são factos. Cada um tire as suas conclusões a partir deles.

Não vou fazer mais nenhum post sobre este assunto para não alimentar discussões.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Comissão de 100€:o

Acho demasiado. Até no BCP que deveria ser mais caro que nos bancos online, para 5k a comissão de compra é 8€ mais IS de 8%. Recebimento de cupões tem um custo de 2.4%+IVA e no reembolso paga-se 0,35%+IVA sobre o valor total reembolsado (sejam os 5k sejam mais ou menos).

Têm uma folha excel no site para fazer simulações. Agora a variação da cotação das obrigações é outra coisa. Obviamente que há risco de no caso de necessitar dos € antes da maturidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, mmp disse:

Eu vou limitar-me a escrever factos e, embora me apeteça muito, evitar fazer juizos. Cada um que os faça.

1. A comissão é de 100€ e não 30€ (e faltou considerar a comissão na venda, são mais 100€) Total: 200€+IS = 208€

2. também faltaram os impostos sobre todas as comissões (total comissões + impostos: 39.85€)

3. Juros recebidos são 110€ - IRS = 79,2€

3. Não considerando a variação do preço (que foi positiva, mas podia ter sido negativa e ter perdido muito dinheiro), o balanço é de 79,2 - 208 - 39,85 = -168,65€

Isto dá uma taxa de -3,37%.

Sim, a taxa é negativa! Só por isso é que me dei ao trabalho de fazer esta resposta.

Diferente dos 2,25% GARANTIDOS dos CTPM!

Não estamos aqui a falar de ganhar mais ou menos. Não estamos a discutir se são 2% ou 3%. Estamos a comparar ganhar dinheiro com perder dinheiro.

Mesmo que considerassemos a sorte de ter o preço a subir 4,73% (aconteceu no último ano, mas é muito improvável que aconteça no próximo ano), teríamos:

valor positivo dos 104,73%: 170,28€

valor negativo de tudo o resto: 167,65€

Balanço: 2,63€

TAXA: 0,05%

Isto são factos. Cada um tire as suas conclusões a partir deles.

Não vou fazer mais nenhum post sobre este assunto para não alimentar discussões.

há 18 horas, D@vid disse:

Viva

pelo que entendo é como uma ACÇÃO 

está sujeita à variação do mercado

tem os dividendos anuais e temos o valor da acção que no final pode ir para CIMA ou para BAIXO

Eu não quero estar sujeito a perdas :-) só a ganhos eheheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como tive oportunidade de dizer, seriam contas á merceeiro, mas deixo-vos uma simulação, que pode ser feita aqui: http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorOTRV/

Para as OTRVs em questão, fazendo a simulação apenas para os 5.000€, compradas em Maio de 2016, e deixadas até á maturidade, a TIR LIQUIDA é de +0,91%, portanto positiva, com comissões, impostos, tudo, TIR BRUTA de +1,26%, qual é a taxa bruta no 1º ano nos CTPM?...

Vendendo essas OTRVs agora a 104,75%, e pagando comissões  etc etc, que no caso de as mesmas terem sido compradas em mercado primário, as comissões de compra é de 5€, e de venda é de 0,30% ( 15€ para 5.000€ ), são portanto  25€ no total e não de 200€ como acima referido, obtém-se uma rentabilidade negativa?

Era bom que houvesse aqui alguém que tivesse comprado estas OTs e vendido agora, para sabermos ao certo quanto recebeu, porque também não vale a pena voltar ao assunto :D cada um tem de investir naquilo que "sabe" e se sente mais confortável, a minha praia é mais fundos de investimento :P

OT.PNG

otrv.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, JRJordao disse:

Não uma acção, mas uma obrigação.

Na data de maturidade sabes quanto vais receber, é o valor nominal (menos comissões). Até lá é que pode valer mais ou menos no mercado. Portanto se mantiveres até ao fim não terás surpresas, salvo o pior cenário de uma reestruturação da dívida que em teoria também poderia afetar os certificados (CA, CT, CTPM).

pois claro, bem

não tinha percebido que na maturidade tem o valor nominal

dessa forma parece EXCELENTE

A 5/30/2017 at 22:40, D@vid disse:

David amigo

sabes quando é a próxima emissão?

Onde posso consultar as datas?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, frugal disse:

pois claro, bem

não tinha percebido que na maturidade tem o valor nominal

dessa forma parece EXCELENTE

David amigo

sabes quando é a próxima emissão?

Onde posso consultar as datas?

Abraço

As OPS ( Ofertas Publicas de Subscrição, são anunciadas pelos emitentes poucos dias antes, pela lógica, poderia avançar o mês de Julho, mas só são reveladas datas poucos dias antes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

As OPS ( Ofertas Publicas de Subscrição, são anunciadas pelos emitentes poucos dias antes, pela lógica, poderia avançar o mês de Julho, mas só são reveladas datas poucos dias antes.

Oi

Assim ninguem se pode preparar e ter disponibilidade ... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/06/2017 at 16:47, mmp disse:

Se comprares obrigações já emitidas, elas têm um preço que flutua.

Se o risco do emitente é percepcionado como grande (risco de não devolverem o dinheiro), quem as tem e se quer ver livre delas não se importa de perder dinheiro, logo vende-as a, por ex, 90% do valor nominal.

Se por outro lado o risco do emitente é visto como mais baixo, quem as vende pede para ganhar algo com a venda, logo pede, por ex, 110% do valor nominal.

Isto quer dizer que posso comprar obrigações com um valor nominal de 5000€ e pagar 5500 € (110%) ou pagar 4500 € (90%). Em ambos os casos mais uma batelada de guito em comissões bancárias.

O que o David disse, e bem, é que se eu comprar obrigações com um valor de 5000€ mas só pagar 4500 € por elas, quando o risco baixar e elas passarem a valer 100% eu ganhei mais de 10% so pelo facto de o risco ter baixado. Ou se as comprei a 100% e elas valerem 105%, tenho 5% a mais.

A única coisa que o David não deixou bem claro, com certeza foi apenas porque se esqueceu, foi que as comissões bancárias "comem" toda e qualquer rentabilidade das OTRV, excepto para valores muito altos.

Sendo isto um tópico sobre Depósitos a Prazo, deve ficar bem claro que o único produto do Estado com um risco semelhante aos DPs são os Certificados de Aforro (taxas muito baixas) ou os CTPM (taxas melhores do que as OTRV, menos risco e mais liquidez, ou facilidade em reaver o dinheiro sem perdas). Dito isto, parece-me claro que não há outra recomendação honesta que não seja os CTPM para quem quer um produto do Estado com risco semelhante ao dos DP.

Espero ter ajudado.

A 02/06/2017 at 16:51, daniel__ disse:

As cotações das obrigações sobem quando o risco diminui e descem quando o risco aumenta. Ou seja, quando mais o risco mais a cotação vai tender para zero, e quanto menor mais vai tender para valores acima do nominal.

Por isso que da Alemanha estão a cotar a 160% e da venezuela a 50% por exemplo.

Boa tarde,

Obrigado pela explicação.

Eu estava a pensar unicamente na perspectiva mais risco -> maior juro necessário.

Não tinha pensado na perspectiva de poderem estar "com desconto" e o facto do risco diminuir, o interesse subir.

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites