Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Deixa-me adivinhar, não aproveitaste as boas taxas dos CT. ;)  Quem investiu a partir de Março 2011 recebe este ano (ou no próximo) mais de 18% líquidos, no juro do 5º ano com retroativos.

Acho que o partido que esteja no governo quando tal corte acontecer/sse não voltará ao governo tão cedo.

Muitos velhinhos ainda têm todas as suas poupanças em CA. Cortar no montante investido indiscriminadamente seria um escândalo social sem precedentes. Talvez mais viável seja uma redução/eliminação do juro restante e/ou congelamento de resgates antecipados. No limite, talvez algum tipo de afetação sobre montantes investidos acima de 100.000 EUR.

Não que esteja de todo a contar com isso, mas mesmo que me privassem a partir de 2017 dos juros nos meus CT, não teria sido um investimento terrível.

Sem dúvida que foi um investimento que deu dinheiro no passado. Também conheço quem tivesse comprado OT 2037 a 60% do valor.

A questão é que não se pode excluir essa hipótese que é bem real desde 2011. Eu nunca lá meteria o dinheiro, embora admite, que se houver um corte nunca será de 100%... talvez até seja uma pequena % como 20 ou 30%. O governo mesmo que queira, pode não conseguir proteger os peqs investidores devidos às cláusulas pari passu que obrigam a que todos os credores sejam tratados da mesma forma. Veremos quem tem razão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Mesmo que se chegue à improvável conjugação de todos os factores que levem a essa "tempestade perfeita" que implique um hair-cut em certificados, parece-me extremamente improvável que tal hipotético hair-cut chegue aos pequenos aforradores (leia-se < 100.000€). Tanto quanto sei os certificados de aforro e certificados de tesouro (CTPM) são produtos de poupança do estado e não dívida pública "pura", pelo que não me parece que os seus subscritores entrem na categoria de "credores". Mas posso estar enganado...

Obrigações de Tesouro já é outra conversa, mas estamos a falar de produtos diferentes, com riscos diferentes e garantias diferentes. Mas também ao contrário do que aconteceu nos bancos não me parece que nesse caso se encontrem pessoas que investiram as poupanças de uma vida inteiramente em OTs sem saber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dando continuidade ao tópico e uma vez que os 92 dias do meu deposito no Atlantico estão a terminar e para renovação a taxa será de 1.25 estou mais uma vez tentado a fazer um destes:  

Finantia- 1,40% -  24 meses juros semestrais 

BNI - 2.1%- 12 meses ou  2.25% - 24 meses

Por qual dos 3 optariam? Porquê?

Haverá melhor?

Obrigado

BNI parece-me sem dúvida a melhor opção. Agora que o site é claro que não tem custos de manutenção, desde que se tenha os 10.000€ para o depósito, força nisso. Por mim apostava nos 24 meses. Duvido que surjam melhores taxas nos tempos mais próximos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BNI parece-me sem dúvida a melhor opção. Agora que o site é claro que não tem custos de manutenção, desde que se tenha os 10.000€ para o depósito, força nisso. Por mim apostava nos 24 meses. Duvido que surjam melhores taxas nos tempos mais próximos.

Obrigado pela resposta; os 24 meses também estão  na minha preferência, mas já agora permitam-me que coloque mais uma questão que decerto estaria melhor colocada no tópico "impostos irs" mas aproveito colocar aqui pois tem haver com este deposito

Tenho um filho que faz este ano 25 anos, portanto para o próximo ano já terá que fazer irs independente , ele reentrou na univesrsidade este ano para tirar um novo curso portanto não irá ter rendimentos,  apenas  despesas. Perguntas:

Se eu fizer este deposito em nome dele irei ser beneficiado nos 28%?

O deposito ronda os 90000€, se eu fizer a 24 meses os juros irão cair todos no mesmo ano  será benéfico? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o depósito for feito no nome dele poderá optar pelo englobamento de rendimentos de capitais e reaver parte do imposto retido.

90000€ no fim dos dois anos deverão dar cerca de 4000€ em juros brutos. Este valor está no 1º escalão do IRS logo não vejo inconveniente. O imposto a pagar sobre esse valor, caso as taxas não se alterem, é de 580€ (14.5%). Para reaver a totalidade das retenções na fonte (1120€), assim por alto será necessário ter deduções à colecta e benefícios fiscais que totalizem esse 580€. Neste aspecto talvez seja mais fácil se os juros recebidos forem repartidos por dois anos (aplicando o dinheiro a 1 ano), mas com o risco de depois as taxas estarem ainda mais baixas.

Editado por ruicarlov
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Completamente de acordo com o que o ruicarlov disse. Só duas notas adicionais: 

Tenho um filho que faz este ano 25 anos, portanto para o próximo ano já terá que fazer irs independente , ele reentrou na univesrsidade este ano para tirar um novo curso portanto não irá ter rendimentos,  apenas  despesas. Perguntas:

Se não tem rendimentos nem sequer terá de meter a declaração de IRS...

Se eu fizer este deposito em nome dele irei ser beneficiado nos 28%?

O deposito ronda os 90000€, se eu fizer a 24 meses os juros irão cair todos no mesmo ano  será benéfico? 

É como disse o Rui... só a ressalva de que o que interessa é saber se em 2018, quando ele receber os juros, vai ou não ter outros rendimentos - isso sim, já poderá fazer com que ele suba de escalão... muita coisa pode acontecer em 2 anos a esse respeito. De qualquer forma, mesmo que ele tenha rendimentos e cheguem à conclusão que não compensa optar pelo englobamento, também não fica pior do que se fosses tu a depositar o dinheiro em teu nome - mais do que os 28% também não vão pagar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixa-me adivinhar, não aproveitaste as boas taxas dos CT. ;)  Quem investiu a partir de Março 2011 recebe este ano (ou no próximo) mais de 18% líquidos, no juro do 5º ano com retroativos.

É bem verdade. Que delícia... :D Só tenho pena de só lá ter posto 9k... se soubesse o que sei hoje...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que se chegue à improvável conjugação de todos os factores que levem a essa "tempestade perfeita" que implique um hair-cut em certificados, parece-me extremamente improvável que tal hipotético hair-cut chegue aos pequenos aforradores (leia-se < 100.000€). Tanto quanto sei os certificados de aforro e certificados de tesouro (CTPM) são produtos de poupança do estado e não dívida pública "pura", pelo que não me parece que os seus subscritores entrem na categoria de "credores". Mas posso estar enganado...

Obrigações de Tesouro já é outra conversa, mas estamos a falar de produtos diferentes, com riscos diferentes e garantias diferentes. Mas também ao contrário do que aconteceu nos bancos não me parece que nesse caso se encontrem pessoas que investiram as poupanças de uma vida inteiramente em OTs sem saber.

Não há nenhum documento, nem decreto lei que dê essa "segurança" jurídica/financeira que falas. Os CA e os CTPM são instrumentos de dívida como qualquer outros. E portanto estão sujeitos a levar um corte no capital como qualquer outro.

Eu relembro que antes de 2011 era impossível/altamente improvável:

- Portugal falir, porque estamos seguros pela UE;

- BES falir porque tem 150 anos;

- Banif falir porque sim;

- etc.

Entretanto muito aconteceu que nunca tinha acontecido antes, ou que já não acontecia há décadas. E julgo importante informar todas as pessoas dos riscos do CA e dos CTPM que não são riscos equiparáveis aos depósitos a prazo < 100k cobertos pelo FGD.

Vamos todos guardar esta página do fórum, parece-me que qualquer dia poderá ser útil, nem que seja para alguém dizer: "i told you so..." ;)

É bem verdade. Que delícia... :D Só tenho pena de só lá ter posto 9k... se soubesse o que sei hoje...

Se eu soubesse o que sei hoje teria investido na Cortiçeira a 1 euro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como disse o Rui... só a ressalva de que o que interessa é saber se em 2018, quando ele receber os juros, vai ou não ter outros rendimentos - isso sim, já poderá fazer com que ele suba de escalão... muita coisa pode acontecer em 2 anos a esse respeito. De qualquer forma, mesmo que ele tenha rendimentos e cheguem à conclusão que não compensa optar pelo englobamento, também não fica pior do que se fosses tu a depositar o dinheiro em teu nome - mais do que os 28% também não vão pagar...

Obrigado pelas ajudas. Utilizando o atual simulador  e se tudo se mantiver como hoje, para uma aplicação de  100.000€  ficaria mais ou menos assim?

SimuladorIRS2015 (11).xlsb

SimuladorIRS2015 (11).xlsb

Editado por quim
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu soubesse o que sei hoje teria investido na Cortiçeira a 1 euro.

No caso dos CT não foi preciso ser vidente. A taxa de 7.10% esteve disponível durante 18 meses. Quem tinha capital e preferiu produtos de menor remuneração, só tem a si próprio para culpar. Isto, claro, se as tuas previsões não se verificarem.

Mesmo assim, prefiro perdas potenciais por arriscar, a perdas garantidas (menores rendimentos) por ter medo. Nesse tipo de perdas, ao optar por produtos de menor remuneração, supostamente mais seguros, não se costuma falar... mas o medo também faz perder dinheiro.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tive CTs antigos mas resgatei ao fim de um ano para ir para OTs. Que me renderam um bom valor quando as vendi um ano depois. Naturalmente que no ambiente atual arranjar algo a dar 7% ao ano em dívida pública é impensável, mas tendo em conta o que já encaixei anteriormente compensa um bocado não poder benificiar agora dos 7%.

Editado por ruicarlov
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tive CTs antigos mas resgatei ao fim de um ano para ir para OTs. Que me renderam um bom valor quando as vendi um ano depois. Naturalmente que no ambiente atual arranjar algo a dar 7% ao ano em dívida pública é impensável, mas tendo em conta o que já encaixei anteriormente compensa um bocado não poder benificiar agora dos 7%.

Se conseguires ao longo de 10 anos uma TANB média superior a 7.10%, valeu a pena. Daqui a uns anos saberás ;).

Também tive OTs de Portugal, Irlanda e Chipre, que entretando chegaram à maturidade. Ainda tenho da Grécia, compradas baratíssimas. Quem não arrisca ...

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se conseguires ao longo de 10 anos uma TANB média superior a 7.10%, valeu a pena. Daqui a uns anos saberás ;).

Também tive OTs de Portugal, Irlanda e Chipre, que entretando chegaram à maturidade. Ainda tenho da Grécia, compradas baratíssimas. Quem não arrisca ...

da grécia? notável a tua coragem!!! quando é que as compraste? depois do haricut de 2012?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

da grécia? notável a tua coragem!!! quando é que as compraste? depois do haricut de 2012?

Sim. Comprei titulos 2012-2042 a 12.75% do valor nominal. Bem a propósito, ainda ontem recebi os juros de 2016. Até agora só me arrependo de não ter investido mais, pois esses preços já lá vão, mesmo com as dificuldades atuais.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é que é "tê-los" no sítio... comprar obrigações da Grécia é mesmo corajoso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é que é "tê-los" no sítio... comprar obrigações da Grécia é mesmo corajoso...

:D

Investi apenas 2% do meu capital atual (4% na altura). E a 12.75% do valor nominal, aguenta um corte máquina 1 ;). Agora estão a valer 52%.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BNI parece-me sem dúvida a melhor opção. Agora que o site é claro que não tem custos de manutenção, desde que se tenha os 10.000€ para o depósito, força nisso. Por mim apostava nos 24 meses. Duvido que surjam melhores taxas nos tempos mais próximos

A eurodeputada Ana Gomes denunciou à PGR o angolano BNI por suspeitas de branqueamento de capitais e financiamento de actividades criminosas.

http://www.rtp.pt/noticias/politica/ana-gomes-denunciou-banco-angolano-por-suspeitas-de-branqueamento_v899514

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A eurodeputada Ana Gomes denunciou à PGR o angolano BNI por suspeitas de branqueamento de capitais e financiamento de actividades criminosas.

http://www.rtp.pt/noticias/politica/ana-gomes-denunciou-banco-angolano-por-suspeitas-de-branqueamento_v899514

Depósitos de 3%, sem serem promocionais, apenas querem dizer duas coisas: falta de liquidez ou utilização do capital para outras coisas, acho que em pleno século XXI as pessoas já deveriam ter percebido que juros altos são proporcionais ao risco, taxas de juro de 3% só são "possíveis" em aplicações que NÃO depósitos a prazo, temos a taxa euribor 3 meses nos -0,20%!! os corajosos podem sempre arriscar e alegar que há o FGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O deposito encontra-se neste momento em meu nome. Não irá haver problemas a nível fiscal  se o deposito for transferido para nome do meu filho, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites