Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Se bem que quem tiver mais do que 100k pode dividir o mal pelas aldeias.

mas a questão nem é tanto o montante, mas sim os procedentes que o chipre abriu, e que agora se alargam, e não se sabe onde vão parar.

Grandes montantes pura e simplesmente deixam de ser considerados dinheiro, passando agora a ser uma garantia do banco em caso de falencia. Isto é uma mudança brutal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas a questão nem é tanto o montante, mas sim os procedentes que o chipre abriu, e que agora se alargam, e não se sabe onde vão parar.

Grandes montantes pura e simplesmente deixam de ser considerados dinheiro, passando agora a ser uma garantia do banco em caso de falencia. Isto é uma mudança brutal.

Isto quererá dizer!!!???

Não poupem, gastem gastem em automóveis, lazer, ... assim não têm onde ir buscar :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre li que depósitos acima de 5 anos (e um dia) têm redução de imposto.

Ao dia de hoje, essa redução só se aplica se o dinheiro estiver investido pelo menos 5 (ou 8) anos e sem haver retorno (juros) nesse intervalo de tempo.

Do que eu percebi, o que a alteração vem dizer é que mesmo que tenha havido pagamento de juros ou mais-valias antes desse prazo, o que for pago para lá dos 5 (ou 8) anos passa a ter direito à redução à mesma. Ou seja, investir o dinheiro num depósito a 1 ano, que seja renovável, passa a ser mais rentável se o dinheiro lá ficar após os 5 anos no mesmo depósito a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta medida de redução do IRS dos DP, para ser um pouco mais atractiva, faltava os juros poderem capitalizar ao longo dos 5 anos + 1 dia .

Não sei se é melhor receber juros anuais a 28% de imposto, ou esperar 5 anos e levar com 22,40%. Tudo depende da taxa bruta oferecida, principalmente se for superior às actuais, :P para poder compensar a imobilização e o benefício.

Pelos moldes apresentados, apura-se os seguintes caminhos:

A) 1.000€ a 1 ano x 1,5%tanb (-28% = 1,08%tanl) com renovação anual durante 5 anos, com o mesmo capital a juntar com os juros. = 55,17€

B) 1.000 a 5 anos+1d x 1,5%tanb (-22,40% = 1,164%tanl). = 58,23€

Conclusão: Por cada 1.000 poupados em 5 anos, o benefício fiscal permite receber + 3,06€, mas este não permite reforços, capitalização ou desmobilização.

Notas: Ou as taxas para estes depósitos vão ser superiores, (por exemplo ao nível dos CTPM), ou então vai depender da cabeça de cada um. :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta medida de redução do IRS dos DP, para ser um pouco mais atractiva, faltava os juros poderem capitalizar ao longo dos 5 anos + 1 dia .

Não sei se é melhor receber juros anuais a 28% de imposto, ou esperar 5 anos e levar com 22,40%. Tudo depende da taxa bruta oferecida, principalmente se for superior às actuais, :P para poder compensar a imobilização e o benefício.

Pelos moldes apresentados, apura-se os seguintes caminhos:

A) 1.000€ a 1 ano x 1,5%tanb (-28% = 1,08%tanl) com renovação anual durante 5 anos, com o mesmo capital a juntar com os juros. = 55,17€

B) 1.000 a 5 anos+1d x 1,5%tanb (-22,40% = 1,164%tanl). = 58,23€

Conclusão: Por cada 1.000 poupados em 5 anos, o benefício fiscal permite receber + 3,06€, mas este não permite reforços, capitalização ou desmobilização.

Notas: Ou as taxas para estes depósitos vão ser superiores, (por exemplo ao nível dos CTPM), ou então vai depender da cabeça de cada um. :angel:

Com as taxas da Euribor actuais as taxas não vão aumentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso depende do depósito em si, não propriamente da lei. Afinal de contas, muitos seguros de capitalização (como o nome indica) capitalizam os juros ao longo dos 5 ou 8 anos e beneficiam da taxa reduzida de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.deco.proteste.pt/investe/depositos-que-dao-nada-s5075214.htm

Bem, e pouco falta para juros negativos em algumas instituiçoes.

Já deve estar aí ao virar da esquina. Na Alemanha já é realidade no Commerzbank, para pessoas colectivas, salvo erro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.deco.proteste.pt/investe/depositos-que-dao-nada-s5075214.htm

Bem, e pouco falta para juros negativos em algumas instituiçoes.

Só não acontecerá se existir um movimento anti-depósito e houver uma grande maioria a retirar o seu dinheiro dos bancos. Porque para emprestar o meu dinheiro uma instituição e não receber nada por isso parece-me igual a ter o dinheiro num cofre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que ele quis dizer um cofre em casa... De qualquer forma, um bom cofre ainda custa um bom dinheiro, e está sempre sujeito a assaltos e a levarem tudo.

Não há muitas casas que venham com um cofre - continua a ser preciso gastar dinheiro para o ter em casa (comprá-lo). E claro, tem que ser dos grandes, ou ser encastrado na parede (mais dinheiro em obras) que é para não ser levado sem mais nem menos em caso de assalto...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Num emitente técnicamente falido e com 130% de dívida Macase?  ;D ;D más linguas.... :laugh:

Isto é como dizia o "outro senhor": A dívida não se anula, gere-se. Não interessa se a dívida é alta ou baixa, o que interessa é controlá-la... eh, eh!

Vejamos os clubes desportivos, que emitem obrigações oferecendo taxas altas. estando eles para lá de falidos..., e não é por isso que o povo não compra, e mesmo assim não chega para todos. Eu particularmente, agradeço as últimas obrigações do SCP que terminaram esta semana, pois deram-me cerca de 6% líquidos/ano. :police:

É perfeitamente natural, que quando os DP estão nas lonas os tugas optem pela solução mais próxima, que neste caso, são os produtos do estado. Senão, vejamos esta notícia do Diário Económico: http://jornais.sapo.pt/economia/4107

Agora, que comentários posso eu fazer a este facto?

1- O montante que os aforradores emprestaram este ano ao estado é praticamente o mesmo que foi necessário para iniciar a actividade do Novo Banco.

2- Faz sentido o Estado concorrer directamente com os bancos não dando quaisquer hipóteses?

3- 4,1 mil milhões, isto a dividir por 10 milhões de portugueses é quanto? 410 milhões a cada um? Estou a fazer bem as contas? HELP! É que na minha calculadora de bolso não cabem tantos zeros! :P

Mas se assim for, isto é uma BRUTALIDADE! Há qualquer coisa nestes números que me falha na consciência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites