Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Quando os bancos comecarem a ter efectivamente falta de depositos (2014 vai manter a tendencia), qual vão ser as medidas a tomar? vão subir as taxas para captar fundos ou vão apostar noutros modos de financiamento?

Alguma ideia sobre isto?

Parece que tem passado pela emissão de obrigações próprias, compra e venda de obrigações, provavelmente compra de activos de maior risco como acções...para quê dar mais nas taxas de DP se o que vão ganhando de outras formas dá bem para o que pretendem? ainda mais não podemos esquecer das limitações que o banco de Portugal impôe no limite das taxas.

Cabe a nós procurar alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me intriga é que num país em que a iliteracia financeira é brutal, as pessoas tenham de um momento para o outro conhecimentos para produtos complexos...

Nada contra, pelo contrario, mas muita gente não sabe (totalmente) no que anda a investir e até vai acabar por fazer erros como estava a ser discutido nos fundos. E aqui o mau aconselhamento dos gestores de conta face ao perfil é fundamental. Passam casos desses regularmente aqui no forum.

Pessoalmente leio todos dias umas duas horas sobre finanças e não tenho know how para lidar com outros produtos. Enquanto houver taxas acima de 3% tanb vou manter-me, pois não me sinto com estabilidade emocional para lidar com possiveis perdas, e julgo que muitas das pessoas que sempre lidaram com depositos e agora saem, tambem não irão ter.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me intriga é que num país em que a iliteracia financeira é brutal, as pessoas tenham de um momento para o outro conhecimentos para produtos complexos...

Nada contra, pelo contrario, mas muita gente não sabe (totalmente) no que anda a investir e até vai acabar por fazer erros como estava a ser discutido nos fundos. E aqui o mau aconselhamento dos gestores de conta face ao perfil é fundamental. Passam casos desses regularmente aqui no forum.

Pessoalmente leio todos dias umas duas horas sobre finanças e não tenho know how para lidar com outros produtos. Enquanto houver taxas acima de 3% tanb vou manter-me, pois não me sinto com estabilidade emocional para lidar com possiveis perdas, e julgo que muitas das pessoas que sempre lidaram com depositos e agora saem, tambem não irão ter.  ;)

Tens razão, o que me fez ir para outros tipos de aplicações, e já lá vão cerca de 10 anos, mesmo com as taxas altas na altura dos bancos, foi perceber que um depósito é emprestar dinheiro ao banco, e que o mesmo pega no dinheiro e vai investi-lo com retornos do triplo ou mais do que me paga de juros, entendi que queria um retorno maior, hoje em dia isso ainda é mais gritante, tens taxas brutas máximas de 3%, agora imagina o quanto eles não ganham a financiarem-se no BCE, na compra e venda de Obrigações, etc etc...

Mas entendo o que dizes, eu há 10 anos só fazia depósitos e certificados de aforro, hoje "fujo" deles, a minha principal aplicação e onde me sinto mais á vontade são os fundos, fui aprendendo, também cometi os meus erros, até porque na altura os gestores bancários não percebiam, e continuam a não perceber, tirando os do BiG/Best/Activo e talvez Invest, patavina de fundos, tive de ser um pouco auto-didácta, hoje em dia não me arrependo, ganhei muito mais que em qualquer DP, mesmo DPs com taxas 6% como havia no PrivatBank, e tento transmitir esses conhecimentos aqui pelo forum, por saber como é esse mundo e ter cometido erros é que tento fazer os meus aconselhamentos, mas digo-te, ao ver pessoal que faz um fundo no dia 1 de Janeiro, e resgata no dia 26 porque o fundo caiu 3 dias chego á conclusão que ou o meu trabalho tem sido em vão ou o pessoal vê as coisas na diagonal, e isso já cabe a cada um...

Porra escrevi muito haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e tento transmitir esses conhecimentos aqui pelo forum, por saber como é esse mundo e ter cometido erros é que tento fazer os meus aconselhamentos, mas digo-te, ao ver pessoal que faz um fundo no dia 1 de Janeiro, e resgata no dia 26 porque o fundo caiu 3 dias chego á conclusão que ou o meu trabalho tem sido em vão ou o pessoal vê as coisas na diagonal, e isso já cabe a cada um...

Pensa assim: o pessoal que aprendeu com os teus conselhos limita-se a manter-se calado quando isso acontece. Os mais financeiramente iletrados é que ripostam. Logo faz sentido que o feedback que lês seja mais dos que não sabem do que dos que sabem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde David,

Em 1 lugar digo-te que sempre fui uma pessoa que investia em DP e Acções até que há uns meses atrás comecei a interessar-me pelos Fundos para diversificar e porque sou uma pessoa que gosta de arriscar. Ainda não tenho nenhum "fundo" mas há meses que ando a ler os posts respectivos onde aprendi bastante, mas tendo consciência que tenho muito para aprender. O mais "parecido" que tenho é Unit Linked Equilibrado no BIG.

Isto tudo para dizer que a informação que prestas, para mim, é muito bem-vinda e é um prazer ler os teus posts.

Quem não entender as tuas explicações sobre como funciona os Fundos (medio-longo prazo) apenas digo Paciência, mas de certeza que existem mais pessoas como eu que estão interessadas no teu Conhecimento 

Cumprimentos

Goncalo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para pessoas da 3ª idade mesmo com um bom pé-de-meia, é difícil fazê-las sair dos certificados de aforro ou depósitos a prazo. Os motivos são a simplicidade e a maior garantia, e porque também não valerá a pena entrar em "aventuras" ou "modernices".

Para pessoas da meia-idade, existe mais o equilíbrio entre depósitos, obrigações, um pouco de ações, um plano de poupança reforma + as despesas de formação dos filhos na universidade, etc. Ou seja, já "apanharam" o barco a meio. Tudo o que seja outro tipo de investimento mais complexo (normalmente por indicação do gestor de conta do banco) e que esteja a desvalorizar, cria imediatamente pânico dentro do orçamento familiar.

Para pessoas mais novas, existe maior facilidade de entender e investir em fundos ou em outro tipo de produtos, de modo a rentabilizar ao máximo o dinheiro disponível mesmo com valores baixos, e se tiver bastante capital, porque não?

Obviamente existem algumas particularidades: por exemplo, se eu tiver um depósito que me dê 4 ou 5% líquidos, será que vou arriscar o capital em produtos mais complexos, para a eventualidade de obter a mesma percentagem, mesmo que seja só pela diversidade? Lá porque o meu banco tem mil e um tipos de investimento ou 1 milhão de fundos à escolha, será que vou apostar em todos só porque sim?

Quando as taxas dos DP são altas, as escolhas são mais fáceis de fazer, mas se as taxas são baixas como se verifica, há 3 opções: 1- Resignar à oferta dos DP atuais, 2- Procurar maior rentabilidade com mais risco em outros produtos ou 3- Combinar as opções 1 e 2 de acordo com o dinheiro disponível e objetivos.

Como costumo dizer, para grandes incertezas, montantes mínimos. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para pessoas da 3ª idade mesmo com um bom pé-de-meia, é difícil fazê-las sair dos certificados de aforro ou depósitos a prazo. Os motivos são a simplicidade e a maior garantia, e porque também não valerá a pena entrar em "aventuras" ou "modernices".

Para pessoas da meia-idade, existe mais o equilíbrio entre depósitos, obrigações, um pouco de ações, um plano de poupança reforma + as despesas de formação dos filhos na universidade, etc. Ou seja, já "apanharam" o barco a meio. Tudo o que seja outro tipo de investimento mais complexo (normalmente por indicação do gestor de conta do banco) e que esteja a desvalorizar, cria imediatamente pânico dentro do orçamento familiar.

Para pessoas mais novas, existe maior facilidade de entender e investir em fundos ou em outro tipo de produtos, de modo a rentabilizar ao máximo o dinheiro disponível mesmo com valores baixos, e se tiver bastante capital, porque não?

Obviamente existem algumas particularidades: por exemplo, se eu tiver um depósito que me dê 4 ou 5% líquidos, será que vou arriscar o capital em produtos mais complexos, para a eventualidade de obter a mesma percentagem, mesmo que seja só pela diversidade? Lá porque o meu banco tem mil e um tipos de investimento ou 1 milhão de fundos à escolha, será que vou apostar em todos só porque sim?

Quando as taxas dos DP são altas, as escolhas são mais fáceis de fazer, mas se as taxas são baixas como se verifica, há 3 opções: 1- Resignar à oferta dos DP atuais, 2- Procurar maior rentabilidade com mais risco em outros produtos ou 3- Combinar as opções 1 e 2 de acordo com o dinheiro disponível e objetivos.

Como costumo dizer, para grandes incertezas, montantes mínimos. ;D

Quando falas em um pouco de obrigações e acções para pessoas de meia idade, na verdade as mesmas acarretam um risco bastante superior que um fundo, aliás, um fundo de investimento serve mesmo para minimizar o risco do que é entrar directamente em acções ou obrigações, isso é que parece que não é bem explicado, eu estou muito mais protegido e tenho uma maior facilidade de liquidez de "venda" num fundo do que numa obrigação ou acção, não te esquecas que um fundo tem centenas de obrigações/acções, para minimizares o risco terias de comprar o mesmo numero de acções/obrigações directamente, o que é incomportável.

O problema é que não tens um depósito que te dê 5% liquidos há muitos muitos anos :) mas não só de taxa se vive, repara, cada um tem sua percepção de risco, se me perguntares, se prefiro um DP com 7% (brutos para dar os 5% liquidos) ou um fundo de investimento com baixo risco, que eu veja que tem bom histórico e bons rácios, prefiro de caras o fundo, tenho praticamente a mesma rentabilidade, tenho muito mais liquidez, não perco rentabilidade no resgate, e o meu dinheiro está mais protegido, ok esta última parte pode ser mais polémica, mas um DP é um empréstimo ao banco, um fundo de investimento não, e o FGD vale o que vale, ou seja, não sabemos o que vale, até sabemos, basta olhar para o relatório de contas, mas até é melhor fechar os olhos :)

Explicar isto à 3ª idade não é fácil, e mesmo ao pessoal mais novo ás vezes se torna dificil quanto mais a eles, mas uma coisa eu digo, para a 3ª idade também não aconselho entrar em outras aventuras, e mesmo em fundos aconselho dos mais calminhos, tesouraria/mercado monetário e chega bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando falas em um pouco de obrigações e acções para pessoas de meia idade, na verdade as mesmas acarretam um risco bastante superior que um fundo, aliás, um fundo de investimento serve mesmo para minimizar o risco do que é entrar directamente em acções ou obrigações, isso é que parece que não é bem explicado, eu estou muito mais protegido e tenho uma maior facilidade de liquidez de "venda" num fundo do que numa obrigação ou acção, não te esquecas que um fundo tem centenas de obrigações/acções, para minimizares o risco terias de comprar o mesmo numero de acções/obrigações directamente, o que é incomportável.

Penso que ele não estava a falar unicamente de compra direta de ações e obrigações, mas sim de exposição de uma forma mais geral, fundos incluídos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 2 weeks later...

Porque já tenho mais de 60, estes fundos serão melhores que os DP?

DWS INVEST EURO-GOV BONDS-NC

FF-EURO CORP BN-A ACC EUR

SCHRODER INTL EURO BOND-B AC

Caro amigo "bbb", estava à espera que alguém lhe respondesse, pois, tal como o amigo, estou bem para lá dos 60, e gostava de diversificar as minhas aplicações financeiras. No fim deste mês tenho um DP a vencer e uma aplicação em fundos (esse que indica ou outros) bem podia ser uma alternativa.

Pena é que este tópico esteja, como alguém disse aqui, "meio morto"... e que não nos possa dar - a nós, à "brigada do reumático" - uma informação esclarecida sobre boas aplicações do nosso dinheiro, que levou uma vida a ganhar.

Se nos puderem ajudar com uma boa dica, os grisalhos agradecem...  ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Ramiro este tópico está morto pois também as taxas dos depósitos a prazo estão, de modo que lhe sugiro que invista em fundos de investimento.

Tenho uma carteira de FI á sensivelmente 8 meses e neste momento estou com ganhos equivalentes a uma TANB de 9%, bastante bom não concorda?

Para o Sr que provavelmente não pretende andar em cima do acontecimento aconselho a subscrição de fundos mistos, cuja diversificação de investimento é feita pelo gestor do próprio fundo. O Bes tem alguns que se enquadram. Dê uma olhada ao tópico dos fundos e leia o que por se lá escreve e não hesite em perguntar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que será preciso acontecer para as taxas de juro dos DP subirem,...ou a temdencia é a descer

Pense nos que têm empréstimos bancários... para aquisição da sua "própria" habitação. Para esses, quanto mais baixo estiver melhor!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tarda, só se ficar a zeros ou negativa lol O que devia subir era o poder de compra, não era baixar a euribor

Assim ficavamos todos felizes.  ;D

Até porque não há prova de que o rendimento esteja relacionado com vencimentos baixos!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

O melhor depósito a prazo atualmente disponível foi-me proposto esta semana pelo Banco Popular, com uma TANB de 3,65% (TANL 2,628%).

Segue a FIN respetiva http://www.bancopopular.pt/NR/rdonlyres/4C736F46-9BE5-4AC6-B2BB-C6B7F6AC6E23/0/876D_20130601.pdf

Apesar de ser uma boa taxa para montantes até 25.000€, salta-me à vista a duração ser de 3 anos e "Destinado a pessoas singulares até aos 30 anos".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de ser uma boa taxa para montantes até 25.000€, salta-me à vista a duração ser de 3 anos e "Destinado a pessoas singulares até aos 30 anos".

Sim.... 3 anos é muito tempo....

E o facto de ser até 30 anos é limitativo, porque hoje em dia, a "grande" parte das pessoas que investe tem mais de 30 anos.

Eu tenho um DP a 2 anos no Montepio e só agora (quando começar o 2º ano em inicio de Junho) é que vou ter taxas trimestrais de 3.00%, 3.50%, 4.00% e 4.50%.

Agora só tirava de lá numa emergência porque agora é que vou ter boas taxas....

O montante não é grande mas mesmo assim as taxas no 1º ano nao foram nada de especial (2.20%, 2.35%, 2.50% e 2.75%) e agora que passou 1 ano, vou deixar estar para aproveitar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites