Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Registo a sua ironia.

O que eu pretendi dizer, e pelo visto não soube fazer-me explicar, é que, para o aforrador que pretenda reinvestir os juros vincendos (capitalizar os juros) e para a mesma taxa, não é indiferente ter as suas poupanças aplicadas num produto que pague juros anualmente ou ter aplicado noutro que só pague juros ao fim de 2 ou 3 anos.

Foi esta evidência que eu quis enfatizar. Quando analisamos as diversas alternativas de aplicação das nossas poupanças, naturalmente que esta questão da capitalização dos juros terá que ser tida em conta, pois existe, necessariamente, um "custo de oportunidade" nas situações em que o juro é pago no final de um período tão longo (>1 ano).

Correto. Mas insinuar que o banco é desonesto por publicar a TANB  é que foi o problema (aliás, o banco é obrigado a publicar a TANB).

A informação que se pretendia enfatizar simplesmente não deve ser procurada na TANB. É por isso, que para além da TANB, o banco é obrigado a indicar a periodicidade de pagamento dos juros e outras informações. Tentar obter uma informação (periodicidade de pagamento dos juros ou se há capitalização dos mesmos) a partir de outra informação que não tem nada a ver (TANB) é que foi o erro, Ramiro.

Mas quanto a isso, estamos sempre a aprender, não é verdade? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Mas quanto a isso, estamos sempre a aprender, não é verdade? ;)

Sim, é verdade. A minha referência - admito que deslocada - quanto à "honestidade" da taxa, teve mais a ver com outros casos em que a taxa publicitada induz em erro o aforrador. Anunciam umas taxas (não há muito, vi anúncios com taxas de 2 dígitos...) e depois, quando vamos "esmiuçar", afinal a taxa efetiva é ridiculamente inferior. Foi a pensar nesse tipo de "publicidade enganosa" que eu estava a pensar quando escrevi o comentário, mas, repito, não será este exatamente o caso. 

Peço desculpa pela incorreção e exagero de linguagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif não é um dos bancos com maior problemas em portugal. Será seguro aderir a esta conta a 5 anos. O que acham. Tem taxas parecidas aos certifocados do tesouro. O risco de investir no Banif é maior do que nos outros bancos ?

Obrigado desde já

Não é "um dos bancos com maiores problemas em Portugal"? Olhe, amigo, se não é, anda lá perto... Há muitos anos que sou cliente do Banif e seria o primeiro a querer acreditar que tudo vai bem com o banco. Nos últimos 1-2 anos, tenho vindo a retirar, paulatinamente, os meus ativos do Banif, mais por uma razão prudencial. Por exemplo, não gosto de ver as ações do banco ao preço/cotação a que estão. Acho achincalhante para a instituição... Já tive uma péssima experiencia no BPP e jurei a mim próprio que não havia de passar por outra. No entanto, não acho, sinceramente, que o banco do saudoso comendador Horácio Roque se venha alguma vez a declarar insolvente. Eu, pelo menos, continuarei cliente...  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Podem ajudar-me com uma questão ?

Vou fazer um depósito a prazo no dia 1 de Dezembro de 2013 no PrivatBank no montante de 1000eur. Pretendo mensalmente fazer reforços de 250eur.

Alguem me consegue dizer qual é o valor liquido (ja descontando os 28% do IRS) que vou receber?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Podem ajudar-me com uma questão ?

Vou fazer um depósito a prazo no dia 1 de Dezembro de 2013 no PrivatBank no montante de 1000eur. Pretendo mensalmente fazer reforços de 250eur.

Alguem me consegue dizer qual é o valor liquido (ja descontando os 28% do IRS) que vou receber?

Qual o prazo do depósito? 1 ano?

E qual a taxa? 3,25%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mmp esqueci-me desse pequeno Grande pormenor. Sim é a 1 ano e sim a taxa é 3,25%.

obrigado.

Então os juros que vais receber são:

1000EUR * 0,0325 * (1-0,28) * 30 dias / 360 +

1250EUR * 0,0325 * (1-0,28) * 30 dias / 360 +

1500EUR * 0,0325 * (1-0,28) * 30 dias / 360 +

... pronto, por aí fora...

dá 55,58€ se o sono não me fez enganar a fazer o excel. Mais uns cents, porque a preguiça fez-me considerar todos os meses com 30 dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá

Na eventualidade da constituição de um depósito a prazo antes do final do ano, e dada a actual conjuntura económico-financeira, o que será melhor para o aforrador, um depósito a um ano, ou a dois anos?

É que andamos a tentar seduzir um colega nos dois anos e ele responde que fará a um ano pois a economia europeia vai dar o salto ( para cima, diz ele) e arrastará consigo as taxas de juro.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a economia europeia subir, isso não significa que a de Portugal a siga proporcionalmente. Além disso, se a economia portuguesa melhorar, menos provável é haver bons depósitos. Basta olhar para as taxas dos países em melhores condições (Inglaterra, Luxembrugo) para ver que rentabilidade não é com eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Temos que procurar o melhor para nós...

Já tenho uma boa coleção de contas => Invest, BIG, Best, ActivoBank, etc.

Desde que não nos dê despesas, abro onde for preciso conta, já tenho em: Best,activobank,cgd,privatbank,crédito agricola,bcp,banco popular...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No site está isto

"

Invest Choice Novos Depósitos

Constituir

Prazo  Taxa de Juro (TANB)

3, 6, 12 ou 24 meses  3,500%

Montante Mínimo: 2.000 Euros

Montante Máximo: 75.000 Euros

Mobilização Antecipada: Totais ou parciais, com penalização de 50% dos juros.

"

alguem confirma ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A conta é activada com o recebimento da documentação por parte do Banco Invest e com o provisionamento inicial da conta (mínimo 5 000 euros) por uma ou várias das seguintes modalidades: depósito de cheque, transferência bancária ou transferência de títulos.

Para abrir conta no Invest é necessário entrar com um património mínimo de 5000€, em cash€ ou títulos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas se não tiver 5000 pede empestado durante 1 ou dois dias e depois de abrir a conta transfere que a conta mantém-se aberta sem dinheiro e sem encargos. Quanto ás taxas é verdade eu tenho lá conta mas prefiro dinheiro á ordem a 2,5% e estar á coca de melhores negócios que aparecem como por exemplo transferi dinheiro hoje para a compra dos CTT que comprei e nos primeiros minutos vendi a 5,90 para logo  ficar á ordem a 2,5% e preparados para outra,(seguros da caixa g. depósitos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites