Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

O problema desse fundo é não saber-se a carteira, pelo menos não vejo em lado nenhum, é um fundo de risco 4 ( de 1 a 7) e a carteira se é de Obrigações era bom saber-se que Obrigações são.

No entanto desde que começou a 9 de Setembro e até á data de hoje está a render +/- 0,50%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Que tal o Invest Choice Novos Depósitos - 3,5% a 3,6,12 ou 24 meses?

Estava a pensar comprometer-me por 24 meses, não estou a ver isto a melhorar em 2 anos...

http://www.bancoinvest.pt/Libraries/Aplica%c3%a7oes_a_Prazo/Invest_Choice_Novos_Depositos.sflb.ashx

Estive a ler o prospeto e não percebi como são pagos os juros no caso de um depósito a 2 anos. Diz que "Os juros são creditados no vencimento do depósito", isso quer dizer que se recebem os juros só no final do segundo ano e que, portanto, os juros do 1º ano se juntam ao montante do capital ou são, no final do 1º ano, creditados em conta?

Sabe dizer-me, amigo Klab?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os juros são contabilizados ao dia, no entanto não são capitalizáveis(juro de juro).

Colocas 1000€ e no final dos 24 meses recebes os 1000€ + 70€ de juros(depois ripada do IRS 28%)

Então se o montante dos juros do 1º ano não é expurgado para a conta de DO do cliente nem remunerado ao longo do segundo ano do depósito, onde é que ele fica?

É oferecido, esse juro do 1º ano, ao banco para com ele se financiar durante um ano? Ou será mais um caso de taxas enganosas, que procuram distorcer a atenção dos clientes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então se o montante dos juros do 1º ano não é expurgado para a conta de DO do cliente nem remunerado ao longo do segundo ano do depósito, onde é que ele fica?

É oferecido, esse juro do 1º ano, ao banco para com ele se financiar durante um ano? Ou será mais um caso de taxas enganosas, que procuram distorcer a atenção dos clientes?

Boa questão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve haver confusão ou então sou eu que não estou a perceber, existe 4 depósitos a prazo, um de 3 meses, outro de 6 meses, outro de 12 meses e outro de 24 meses, e todos têm uma taxa de 3,50%, se fizerem o dp a 3 meses recebem os juros e o capital ao fim do 3 meses, se fizerem a 24 meses recebem os juros e o capital ao fim de 24 meses...não percebi a vossa dúvida ou está-me a escapar algo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deve haver confusão ou então sou eu que não estou a perceber, existe 4 depósitos a prazo, um de 3 meses, outro de 6 meses, outro de 12 meses e outro de 24 meses, e todos têm uma taxa de 3,50%, se fizerem o dp a 3 meses recebem os juros e o capital ao fim do 3 meses, se fizerem a 24 meses recebem os juros e o capital ao fim de 24 meses...não percebi a vossa dúvida ou está-me a escapar algo :)

Se estamos a falar em TANB, não estamos? Então... é em termos de vencimento ANUAL de juros que devemos pensar, o que não acontece nessa "versão" de remuneração do depósito. Esse banco não está a ser honesto, a meu ver, ao divulgar assim desse modo essas pretensas taxas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretensas taxas? Vocês estão para aí a fazer uma tempestade num copo de água. Qual é a dificuldade de perceber que um depósito pague juros no final do prazo? Se a taxa anual é de 3.5%, ao fim de 2 anos paga 7% no total.

Até parece que os depósitos com mais de um ano costumam sempre pagar juros a cada ano e recapitalizá-los... Não estamos a falar de seguros de capitalização, mas sim de DPs. Capitalização de juros é a excepção, não a regra.

Vejam as FINs de depósitos com mais de 1 ano de duração que paguem juros no final (Privat, BIG, Best, qualquer coisa...). Quase todas têm lá explicitamente "Regime de capitalização - Não aplicável".

Não vejo qualquer tentativa de enganar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se estamos a falar em TANB, não estamos? Então... é em termos de vencimento ANUAL de juros que devemos pensar, o que não acontece nessa "versão" de remuneração do depósito. Esse banco não está a ser honesto, a meu ver, ao divulgar assim desse modo essas pretensas taxas.

Claro é sempre TANB, continuo sem perceber, nunca fez um DP acima de 1 ano?

Imaginando que coloca 50000€ nesse DP a 24 meses, vai dar: 50000*720dias*3,50%/360 = 3500€ de juro bruto, menos 28% de IRS é =  2520€ de juro liquido, é o que recebe no fim do prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já deu para ver que o Sr ramiro não tem qualquer interesse neste banco, como já há uns meses não tinha, acho que não vale a pena tentar encontrar problemas so para justificar a sua decisão. Não gosta, escolhe outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já deu para ver que o Sr ramiro não tem qualquer interesse neste banco, como já há uns meses não tinha, acho que não vale a pena tentar encontrar problemas so para justificar a sua decisão. Não gosta, escolhe outro.

Eu peço desculpa, mas julgo que os meus conhecimentos de matemática financeira aprendidos há muitos anos atrás ainda estão atuais.

Se a taxa é anual, o vencimento/recebimento do juro ocorre no final do ano. Com esse montante na mão, posso reaplicá-lo. Temos, portanto, uma taxa efetiva. Ora, no caso de que falam, isso não acontece. Portanto, a taxa que é anunciada por esse banco, a 2 anos, não pode ser diretamente comparada a uma TANB.

Antes dos amigos partirem para o dichote, como fez o Sr. PedroB, reflitam um pouco sobre o assunto e comparem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu peço desculpa, mas julgo que os meus conhecimentos de matemática financeira aprendidos há muitos anos atrás ainda estão atuais.

Se a taxa é anual, o vencimento/recebimento do juro ocorre no final do ano. Com esse montante na mão, posso reaplicá-lo. Temos, portanto, uma taxa efetiva. Ora, no caso de que falam, isso não acontece. Portanto, a taxa que é anunciada por esse banco, a 2 anos, não pode ser diretamente comparada a uma TANB.

Antes dos amigos partirem para o dichote, como fez o Sr. PedroB, reflitam um pouco sobre o assunto e comparem.

O fato de a taxa estar TANB é meramente indicativa da remuneração. Não significa que o banco seja obrigado a pagar ao final de um ano de vencimento. Aliás, e se bem entendo o propósito, a remuneração ao final de 2 anos apenas é uma compensação por assegurar uma taxa de 3,5% TANB durante 24 meses, o que à partida é vantajoso tendo em conta as atuais Euribor e taxas praticadas pelo BCE. Ganha por um lado, assegurando boa remuneração durante um largo período, perde por outro porque não capitaliza os juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é a Taxa TANB (Taxa Anual Nominal Bruta)?

A TANB é a taxa que é comunicada pelas instituições bancárias, e que remunera determinada aplicação. É uma Taxa Anual porque se refere ao período de um ano. É uma Taxa Nominal, porque pode não levar em conta o período efectivo da aplicação. Trata-se de uma Taxa Bruta porque não está expurgada do IRS cuja retenção é feita na fonte (pelo Banco).

A parte onde diz Nominal é de extrema importância, deixo aqui mais uma explicação:

Anual Nominal

As taxas de juro são quase sempre apresentadas em base anual. Mesmo que faça um depósito para prazos diferentes de um ano, a taxa que lhe é apresentada é sempre para esse período. Por exemplo, coloca 5 000 euros num depósito a seis meses, com uma taxa de 3 por cento. Ao fim dos seis meses recebe 75 euros, que corresponde a 1,5% ao semestre (3% a dividir por 2 semestres). Num depósito a três meses, teria 37,50 euros, ou seja, 0,75% ao trimestre (3% a dividir por quatro trimestres). Num depósito mensal, o juro que recebe mensalmente corresponde à taxa de juro anual a dividir por 12 meses.

A explicação que o ruicarlov deu era suficiente para acabar a discussão :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que se deve debater é a taxa vs prazo :)

Na minha opinião, as taxas estão uma lástima e 3,5% a 2 anos parece-me uma boa aposta, porque estou convencido que no espaço dos 2 anos as taxas não vão subir significativamente...

Histórico da Euribor a 12 meses, desde 2009 que está abaixo dos 2%...

er-rentegrafiek15.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebo a questão do Ramiro e também, eu próprio, tive a mesma percepção. No entanto, há vários bancos a praticar o mesmo tipo de depósitos a mais de um ano e a só pagarem os juros no final do contrato.

Se não estou em erro, o Privat Bank, tinha um DP a 5 anos (há uns largos meses) com uma taxa muito atractiva, mas só pagava os juros no vencimento do Depósito. Aparentemente é legal e é uma opção de cada um subscrever, ou não, este tipo de depósitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif lançou:

http://tinyurl.com/n6xngyf

Cumprimentos.

Boas

Tenho o Depósito 25 anos do Banif, que paga juros de 5 em 5 meses. O primeiro pagamento foi no final de Outubro.

Estava a pensar resgatar e investir neste novo Depósito Poupança Mais.

A minha dúvida é que até meados de 2015 em relação a este novo Depósito, que é quando termina o meu, compensa manter no Depósito 25 anos, mas será que depois conseguirei taxas que compensem o juro que ia conseguir a partir de 2016 até 2018 com o Depósito Poupança Mais?

Gostava de saber as vossas opiniões.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro a TANB é usada para se ter uma base de comparação com todos os outros DP, mesmo com prazos diferentes. Não vejo qualquer desonestidade da parte do B.Invest em usar a terminologia correta.

Tenho um depósito no BES, salvo erro a 24 meses, o do CR7, que me paga 4%TANB de 6 em 6 meses, ou seja 2% brutos a cada 6. A taxa anual bruta pode ser a mesma mas na prática quanto mais cedo se começar a receber juros melhor, o ideal seria diariamente, mas sabemos que isso não é praticável.

Pela sua ordem de ideias tínhamos que inventar uma taxa semanal bruta(TSB), uma taxa mensal bruta(TMB), taxa bimensal bruta(TBB), uma taxa trimestral bruta(TTB) etc, para os vários prazos. Isso ou aguardar sempre os 12 meses após o vencimento de qualquer DO para pagar juros, levando á letra que a taxa é anual. Ambas as hipótese não fazem sentido, logo a TANB resolve todos esses problemas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pela sua ordem de ideias tínhamos que inventar uma taxa semanal bruta(TSB), uma taxa mensal bruta(TMB), taxa bimensal bruta(TBB), uma taxa trimestral bruta(TTB) etc, para os vários prazos. Isso ou aguardar sempre os 12 meses após o vencimento de qualquer DO para pagar juros, levando á letra que a taxa é anual. Ambas as hipótese não fazem sentido, logo a TANB resolve todos esses problemas.

Registo a sua ironia.

O que eu pretendi dizer, e pelo visto não soube fazer-me explicar, é que, para o aforrador que pretenda reinvestir os juros vincendos (capitalizar os juros) e para a mesma taxa, não é indiferente ter as suas poupanças aplicadas num produto que pague juros anualmente ou ter aplicado noutro que só pague juros ao fim de 2 ou 3 anos.

Foi esta evidência que eu quis enfatizar. Quando analisamos as diversas alternativas de aplicação das nossas poupanças, naturalmente que esta questão da capitalização dos juros terá que ser tida em conta, pois existe, necessariamente, um "custo de oportunidade" nas situações em que o juro é pago no final de um período tão longo (>1 ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites