Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

YARA,

Noto muita indecisão e receio da sua parte e, em parte, compreendo-a!

Em teoria, os depósitos em qualquer instituição bancária até 100k, são "sacrossantos" (como diria o outro).

Mas, como sabe, a única certeza que temos é que um dia iremos para debaixo da terra...

Não tenha medo das decisões. Mais vale uma má decisão que uma não decisão. Tire mais esse "problema" da sua cabeça e esteja tranquila.

PS: Também sou cliente Invest e é o Banco com o qual mais gosto de trabalhar e estou totalmente tranquilo, actualmente. Também lá tenho um DP, embora, quando vencer, deva voltar para o Finantia dado que eles não devem cobrir a taxa deste.

Katolo

Indecisa ou não já abri lá conta esta semana e depositei 30.000€.

Estou a espera que estejam disponiveis para constituir o DP (preferi assim).

Vou fazer o DP a 1 ano por 3.75%

A decisão destes 30.000€ está tomada, a indecisão prendia-se se colocava la o dinheiro todo (50.000€) no DP ou não (facto ainda nao decidido)...

Diz que está totalmente tranquilo "actualmente".

Pensa que no futuro o Invest pode trazer problemas?

Vou constituir DP a 1 ano.

Quando acaba o seu?

Porque tenciona voltar para o Finantia? Alguma coisa que goste mais lá?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

...Pensa que no futuro o Invest pode trazer problemas?

YARA

A sua indecisão lembra-me a minha: com o receio, demorei mais de 1 ano a aderir ao Invest e perdi as melhores taxas de juro (era 5 ou 5.5% não me recordo). Por isso, vou partilhar um pouco o que me guiou (não considere o que eu vou escrever como verdade absoluta, a decisão deverá ser sempre sua)

Os motivos eram simples: 1) pertence a uma família/grupo ligado à construção civil (Alves Ribeiro) 2) os fantasmas de um BPN ou BPP 3) é um banco muito pequeno.

Caso 1) as contas, autonomia e controlo financeiro do banco, salvaguardam-no de eventuais problemas do setor da construção civil. Já foi discutido no tópico do Invest, é ir lá ler. E o grupo AR tem continuado, aumentando a sua atuação no mercado externo.

Caso 2) não se pode comparar com o BPN. Este foi/é um caso de atuação criminosa generalizada, envolvendo grupos cruzados (SLN's, partidos, sistema bancário, ...), políticos, advogados, empresários, pessoas com altos cargos no País ao longo dos tempos. Tudo pago a peso de ouro com o dinheiro dos nossos impostos (não escrevo mais, para não vomitar).

Também não se pode comparar com o BPP. Este era um banco tipo D. Branca com remunerações brutais em produtos especulativos de alto risco, multiplicando sem rede algumas fortunas particulares e enganando os depositantes mais incautos e simples.

Caso 3) é o que mais me preocupava. Mas o banco tem atravessado de forma sólida estes anos de crise, seguindo o seu caminho. Os resultados core continuam a ser dos melhores, não vive de produtos especulativos, os clientes parecem fieis, estáveis e a crescer em número. É e será um banco pequeno mas não acredito que entre em problemas por si só. Apenas numa situação de quedas nos sectores bancários europeus poderá ir na onda? Não sei, ninguém sabe, provavelmente vai tudo.

Veja o tópico do invest ou o site deles: têm publicado a informação relevante (Relatório de contas, Balanços e resultados trimestrais, etc...). Para não sobrecarregar mais, noto alguns eventos de 2012: receberam o Prémio da Euromoney de Melhor distribuidor de produtos estruturados (com os mais rentáveis para o cliente final). Dos 3 fundos mobiliários com maior rentabilidade em Portugal, 2 são geridos pelo Invest (o AR – PPR, (rentabilidade= 49%) e o AR – Médias Empresas. Embora a margem liquida tenha descido 0,7% (menos clientes a derem ordens de bolsa/corretagem), tiveram um crescimento de 36% nos valores depositados pelos clientes particulares e institucionais, reforçando a capacidade e o potencial do banco. E em 2013 têm continuado a crescer em clientes e depósitos e a manter a boa performance dos seus produtos.

Eu como cliente estou satisfeito. Apesar de continuar a pensar que é um banco muito pequeno, cada interação com eles tem tido respostas imediatas, esclarecedoras e no interesse da melhor solução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    YARA

A sua indecisão lembra-me a minha: com o receio, demorei mais de 1 ano a aderir ao Invest e perdi as melhores taxas de juro (era 5 ou 5.5% não me recordo). Por isso, vou partilhar um pouco o que me guiou (não considere o que eu vou escrever como verdade absoluta, a decisão deverá ser sempre sua)

Os motivos eram simples: 1) pertence a uma família/grupo ligado à construção civil (Alves Ribeiro) 2) os fantasmas de um BPN ou BPP 3) é um banco muito pequeno.

Caso 1) as contas, autonomia e controlo financeiro do banco, salvaguardam-no de eventuais problemas do setor da construção civil. Já foi discutido no tópico do Invest, é ir lá ler. E o grupo AR tem continuado, aumentando a sua atuação no mercado externo.

Caso 2) não se pode comparar com o BPN. Este foi/é um caso de atuação criminosa generalizada, envolvendo grupos cruzados (SLN's, partidos, sistema bancário, ...), políticos, advogados, empresários, pessoas com altos cargos no País ao longo dos tempos. Tudo pago a peso de ouro com o dinheiro dos nossos impostos (não escrevo mais, para não vomitar).

Também não se pode comparar com o BPP. Este era um banco tipo D. Branca com remunerações brutais em produtos especulativos de alto risco, multiplicando sem rede algumas fortunas particulares e enganando os depositantes mais incautos e simples.

Caso 3) é o que mais me preocupava. Mas o banco tem atravessado de forma sólida estes anos de crise, seguindo o seu caminho. Os resultados core continuam a ser dos melhores, não vive de produtos especulativos, os clientes parecem fieis, estáveis e a crescer em número. É e será um banco pequeno mas não acredito que entre em problemas por si só. Apenas numa situação de quedas nos sectores bancários europeus poderá ir na onda? Não sei, ninguém sabe, provavelmente vai tudo.

Veja o tópico do invest ou o site deles: têm publicado a informação relevante (Relatório de contas, Balanços e resultados trimestrais, etc...). Para não sobrecarregar mais, noto alguns eventos de 2012: receberam o Prémio da Euromoney de Melhor distribuidor de produtos estruturados (com os mais rentáveis para o cliente final). Dos 3 fundos mobiliários com maior rentabilidade em Portugal, 2 são geridos pelo Invest (o AR – PPR, (rentabilidade= 49%) e o AR – Médias Empresas. Embora a margem liquida tenha descido 0,7% (menos clientes a derem ordens de bolsa/corretagem), tiveram um crescimento de 36% nos valores depositados pelos clientes particulares e institucionais, reforçando a capacidade e o potencial do banco. E em 2013 têm continuado a crescer em clientes e depósitos e a manter a boa performance dos seus produtos.

Eu como cliente estou satisfeito. Apesar de continuar a pensar que é um banco muito pequeno, cada interação com eles tem tido respostas imediatas, esclarecedoras e no interesse da melhor solução.

pbslbstr

Os meus "fantasmas" são parecidos com os seus.

Mas neste momento é UM DOS bancos que oferece as melhores taxas a longo prazo e vou considerar...

Finantia oferece igual mas tinha obrigatoriamente de por la os 50 mil euros e o Privat não quis...

Há bancos a oferecer 4% mas é a 3 meses e depois dos 3 meses teria de decidir novamente e podem as taxas baixar entretanto (Best, BIG, ...)

Acho que neste momento, a melhor coisa, é decidir por uma coisa com um prazo mais alargado, se nao se tiver intençoes de se precisar do dinheiro pelo menos a 8/9 meses porque se estiver lá com aquela taxa a 1 ano, sempre uma pessoa nao se preocupa com as taxas que vao estar ao fim dos 3 ou 6 meses, por exemplo...

Se as taxas melhorarem, o que duvido, posso sempre mobilizar antes, perder os juros e aplicar de outra forma.

Mas como vejo isso muito longe, as taxas melhorarem, acho que aplicar a 1 ano é "garantir pelo menos aquela taxa".

No fim de Janeiro fiz um papel comercial no Montepio a 6 meses, tipo DP, com rentabilidade de 4% garantida.

Fiz a 6 meses com medo de precisar do dinheiro no fim dos 6 meses...

Venceu-se a 31/7 e não precisei do dinheiro.

Se tivesse posto a 1 ano, eram 4,5% e não tinha precisado de estar nesta indecisao agora.

Na 2ª vou lá constituir o DP.

Mesmo assim ja estou desde dia 31/7 a decidir, a esperar telefonemas com confirmação de taxas, a esperar recomendaçoes de aplicações, acabei por abrir no Invest e agora o DP vou constituir.

Ainda nao decidi se pelos 30 ou 50 mil mas vou até porque ja abri conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tenho essa opinião, de juntar lá tudo mas depois penso no que pode acontecer...

Acontecendo o FGD, quantos dias demoram a pagar?

Do meu ponto de vista (e ressalvo que não é mais que o meu modo de ver as coisas), não vejo necessidade de concentrar muito dinheiro no mesmo banco. A regra de ouro nos investimentos é diversificar, não só a nível de tipo de activo, mas também de banco, mesmo que isso possa significar uma pequena perda de rentabilidade.

Vamos imaginar que o Invest tem um problema grave (não acredito e até sou lá cliente). O FGD não demoraria dias, mas meses ou talvez anos a pagar. Isto se fosse só um banco, porque sendo mais já todos sabemos o que acontecia. Assim sendo, se tivermos dividido por mais do que um banco sempre temos algum seguro noutro sítio.

Não sei qual a sua aceitação ao risco, mas há produtos teoricamente com mais algum risco (já falados neste tópico e bem explorados noutros tópicos do forum) muito interessantes.

Dito isto, e esperando não ter confundido ainda mais, a decisão final deve sempre ser da própria pessoa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Katolo

Indecisa ou não já abri lá conta esta semana e depositei 30.000€.

Estou a espera que estejam disponiveis para constituir o DP (preferi assim).

Vou fazer o DP a 1 ano por 3.75%

A decisão destes 30.000€ está tomada, a indecisão prendia-se se colocava la o dinheiro todo (50.000€) no DP ou não (facto ainda nao decidido)...

Diz que está totalmente tranquilo "actualmente".

Pensa que no futuro o Invest pode trazer problemas?

Vou constituir DP a 1 ano.

Quando acaba o seu?

Porque tenciona voltar para o Finantia? Alguma coisa que goste mais lá?

Olá YARA,

Tenciono reaplicar o DP no Finantia, caso a taxa para renovação do DP no Invest seja inferior ao do Finantia. Em Novembro vence-me este DP e, segundo o site do Invest, a taxa para renovar o DP passará para 3,50%:

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/AplicacoesPrazo/AplicacoesPrazo.aspx

No entanto, caso consiga negociar os 3,75% TANB, o capital mantém-se no Invest. Mas, se houvesse qualquer outro Banco, inclusive Banif que mete medo a tanta gente, com taxas superiores, não tinha a mínima dúvida em constituir aí o Depósito.

Mas entendo os seus receios em concentrar o seu capital numa única instituição. Eu, há uns anos, também tinha a sua visão. Hoje tenho um perfil totalmente diferente do seu e, portanto, sinto-me confortável em constituir depósitos até ao limite salvaguardado pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Acredito mesmo que compete às instituições europeias salvaguardar os depósitos até ao valor estipulado por estas, sob pena da credibilidade do sector bancário, já em crise, ainda ficar mais afectada.

Quanto ao facto do Invest vir a ter problemas de futuro, não lhe consigo responder a essa questão porque não adivinho o futuro. Hoje está sólido, amanhã não se sabe! Bancos como BCP, BES e Caixa tiveram, só no primeiro semestre, um problema de centenas de milhões de euros. E ainda aí estão e, provavelmente, por muitos mais anos ou décadas.

O importante YARA, é sentir-se confortável com as suas aplicações financeiras para poder dormir bem à noite. Se não se sente tranquila ao concentrar o capital numa única instituição, não o faça! Embora, na minha opinião, são receios infundamentados. Mas é somente a minha visão e não quero influenciá-la de forma alguma.

Repito, o importante é fazer aplicações que lhe permitam estar confortável e dormir à noite descansada!

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho 20 mil euros para colocar a investir.

Estou a pensar colocar 10 mil em certificados de aforro e 10mil em depositos a prazo. No caso dos depositos o que me recomendam.

onde poderei consultar as taxas de juro praticáveis por cada banco. Queria fazer deposito a um ano, o que acham ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho 20 mil euros para colocar a investir.

Estou a pensar colocar 10 mil em certificados de aforro e 10mil em depositos a prazo. No caso dos depositos o que me recomendam.

onde poderei consultar as taxas de juro praticáveis por cada banco. Queria fazer deposito a um ano, o que acham ?

Tem o Invest a 1 ano com TANB 3.75% e o Best com 4% a 3 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ok obrigado. Qual seria o juro de 10 000 a 4% correspondente a 3 meses ?

Neste momento os cerificados aforro estão 3,189%

Que mais depositos a prazo existem, com taxas superiores aos certificados aforro.

Existe algum link onde poderi consultar essas taxas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ok obrigado. Qual seria o juro de 10 000 a 4% correspondente a 3 meses ?

Neste momento os cerificados aforro estão 3,189%

Que mais depositos a prazo existem, com taxas superiores aos certificados aforro.

Existe algum link onde poderi consultar essas taxas

10000€ a 3 meses a 4% dá 100€ menos retenção de 28€, 72€ líquidos.

Tem este link http://www.pedropais.com/depositos-e-investimentos/melhores-depositos-a-prazo mas está desactualizado, no caso do PrivatBank já não oferece essas taxas.. De resto penso estar actualizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tens DP a 4% e a 3.75%, porquê meteres nos certificados que te dão ~3.18%?

Preterir os 4% pode ser por serem só 3 meses. Depois dos 3 meses, o Best não tem nenhum DP que interesse. A nao ser que ao fim dos 3 meses tire o dinheiro do Best e subscreva então os certificados de aforro ou reforce no Invest (não sabendo qual a taxa nessa altura mas deve ser ~ a atual). Valerá o trabalho ?

Preterir os 3,75% pode ser para dividir o risco. Mas sendo 20 mil, poderá ser tudo colocado no mesmo cesto (Invest) pela cobertura do FGD.

PS: acabou de sair a taxa dos certificados para setembro: 3,191%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta taxa dos certificados aforro de setembro é valida quado? até ao próximo mês em que variar a taxa ou existe algum periodo em que esta taxa é válida ?

É valida durante o mês de setembro, em outubro sairá outra taxa e é a essa taxa que és remunerado em outubro. Mas deverá andar durante ainda alguns tempos nestas taxas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    É valida durante o mês de setembro, em outubro sairá outra taxa e é a essa taxa que és remunerado em outubro. Mas deverá andar durante ainda alguns tempos nestas taxas.

Certo. O que influencia a taxa de juro é a Euribor a 3 meses e é expectável que esta continue estável nos próximos tempos, nos 0,21% a 0,23%. Algo como 0,22"qualquer coisa"%  8)

http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-3-meses.asp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta taxa dos certificados aforro de setembro é valida quado? até ao próximo mês em que variar a taxa ou existe algum periodo em que esta taxa é válida ?

Podes colocar metade nos certificados de aforro agora em setembro. Essa taxa de juro pelo menos dura 3 anos que é a bonificação até 2016. Podes fazer como os caça juros dizem e abrir um deposito a um ano mas ao fim de um ano acaba. Há que repartir pelo tempo e aplicações as poupanças-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Certo. O que influencia a taxa de juro é a Euribor a 3 meses e é expectável que esta continue estável nos próximos tempos, nos 0,21% a 0,23%. Algo como 0,22"qualquer coisa"%  8)

http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-3-meses.asp

Pena é que a Euribor para quem quer fazer um "Credito Habitação novo" não é essa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... confundi...

Spreads altissimos...

Do que ouço dizer (e sei que este não é o tópico adequado) os mais baixos são 2,85.

Comparando com os 0,5 e 0,7 de ha uns anos atrás...

Depende, se forem imóveis da instituição bancária, geralmente os spreads são mais baixos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chegaram a ler este artigo em 2010? ;)

"No ponto dois deste curto artigo, vamos percorrer alguns casos recentes que empiricamente comprovam que os depósitos bancários têm muito mais risco que outras formas alternativas de aplicação de poupança."

"Quando o aforrador português com cultura financeira e consciente da problemática tratada neste artigo prefere o depósito bancário está implicitamente a contar que, se houver problemas, o Estado intervirá e pagará os depósitos. É uma predisposição cultural para não assumir responsabilidades individuais e para querer partilhar colectivamente o insucesso e a irresponsabilidade; prática perigosa num momento em que vários Estados têm dificuldade em colocar a sua dívida."

http://economico.sapo.pt/noticias/porque-e-que-os-depositos-nao-sao-seguros_83894.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que as melhores taxas atuais são as praticadas no Invest e no Finantia.

Tenho conta em ambos os bancos, e sinceramente, são ambos bons.

O Finantia tem dois pontos negativos para mim: a necessidade de investir no minimo 50K (vê-se que é um banco para gente com muito dinheiro), e o facto de não ter um site nada elaborado, nem permite o acesso homebanking como os outros.

Fora estes ultimos aspetos, o Finantia, tem sempre alguém para responder aos nossos e-mails ou telefonemas.

O Invest, apesar de oferecer as taxas um pouco mais baixas (exceptuando-se os depositos com novos montantes), é mais pratico e mais acessivel, ja que possibilita o investimento a partir de baixos montantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites