Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Pois aí está o problema! Pois a ter um DP que depois associa uma CO com custos de manutenção, acaba por  tirar uma certa rentabilidade :P

Esquece lá isso, se for para o Liquidez então tens o Best que não tem despesas de manutenção, o Bes sim, já é capaz de tirar um bocadinho á malta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois aí está o problema! Pois a ter um DP que depois associa uma CO com custos de manutenção, acaba por  tirar uma certa rentabilidade :P

Banca online (Best, BiG, Invest, Activo) não tem custos de manutenção de conta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Banca online (Best, BiG, Invest, Activo) não tem custos de manutenção de conta!

No BIC também não tenho por exemplo.

Mas estive a falar com o D@vid sobre o BEST e por acaso eles têm uma central de investimento em Aveiro, sou capaz de dar lá um salto apra pedir mais info sobre o ES Liquidez e quiçá abrir conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No BIC também não tenho por exemplo.

Mas estive a falar com o D@vid sobre o BEST e por acaso eles têm uma central de investimento em Aveiro, sou capaz de dar lá um salto apra pedir mais info sobre o ES Liquidez e quiçá abrir conta.

E esqueci de mostrar:  https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_images_wide/comoaceder.html  aqui no site está lá escarrapachado onde há espacos fisicos do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...Queria uma opinião, se for possivel.

Eu abri a conta com 30.000€ para conmstituir DP 3.75% a 1 Ano.

Tenho mais 20.000€ disponiveis mas nao sei se hei-de aplicar lá também.

Que aconselham?

A transferir tambem para lá e fazer o DP a 1 ano de 50.000€ ou a deixar os 30.000€ lá nesse DP e fazer outro DP noutro banco com os outros 20.000€?

Podem ajudar?

A solidez do banco permite-me fazer o DP de 50.000€ todo lá?

Que acham?

Eu transferindo posso deixar ordem de constituiçao de DP para quando o dinheiro estiver disponivel?

Já vários colegas foristas emitiram as suas opiniões.

O FGD garante até 100k€ portanto se o Invest entrar em incumprimento, há o FGD. O que muitos duvidam (entre os quais eu) é que em caso de incumprimentos generalizados o FCG garanta grande coisa (mas é subjetivo).

O facto do DP do Invest permitir mobilizações parciais poderia ser útil, caso se comece a ouvir informações negativas do Invest. Mas, infelizmente, nos casos de incumprimentos/falências, só se saberá depois do "sucedido e as portas estarem fechadas".

Para os 20.000 euros:

No DP 90 dias do Best (se ainda não for cliente) dá 20.000 x 4% x 0,72 x 90/360 = 144 euros (pagos à cabeça, atenção).

No Invest a 90 dias dá 20.000 x 3,75% x 50% x 0,72 x 90/360 = 67,50 euros (mas se deixar durante 1 ano terá 540 euros).

Pode explorar outras soluções, como referido nos posts anteriores. E há outros bons tópicos sobre isso aqui no forumfinancas.com.

As de menor risco (a não ser que o estado português vá à vida, portanto menor risco não siginifica risco=0), podem ser os certificados de aforro. Eu já há muito tempo que não tenho mas atualmente estão com uma remuneração de 0,85xE3 +0,25+2,75 (até 31/12/2016). E3=taxa euribor a 3 meses. A E3 anda nos 0,225 o que dá uma taxa de 3,19%. O valor minimo será se E3=0 (meramente teórico) o que dá uma taxa de 3%.

A ter em atenção que os certificados têm uma lógica fechada por trimestre (não é nem ao dia nem ao mês, caso precise do dinheiro) mas capitalizam os juros. Com algum erro, podemos dizer que a taxa por ano andará à volta dos 3-3,2%.

Sobre a ultima pergunta: sim, pode dar indicação para iniciarem o DP quando chegar lá o dinheiro. Eu já fiz o mesmo e no problem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O FGD garante até 100k€ portanto se o Invest entrar em incumprimento, há o FGD. O que muitos duvidam (entre os quais eu) é que em caso de incumprimentos generalizados o FCG garanta grande coisa (mas é subjetivo).

O facto do DP do Invest permitir mobilizações parciais poderia ser útil, caso se comece a ouvir informações negativas do Invest. Mas, infelizmente, nos casos de incumprimentos/falências, só se saberá depois do "sucedido e as portas estarem fechadas".

Para os 20.000 euros:

No DP 90 dias do Best (se ainda não for cliente) dá 20.000 x 4% x 0,72 x 90/360 = 144 euros (pagos à cabeça, atenção).

No Invest a 90 dias dá 20.000 x 3,75% x 50% x 0,72 x 90/360 = 67,50 euros (mas se deixar durante 1 ano terá 540 euros).

Pode explorar outras soluções, como referido nos posts anteriores. E há outros bons tópicos sobre isso aqui no forumfinancas.com.

As de menor risco (a não ser que o estado português vá à vida, portanto menor risco não siginifica risco=0), podem ser os certificados de aforro. Eu já há muito tempo que não tenho mas atualmente estão com uma remuneração de 0,85xE3 +0,25+2,75 (até 31/12/2016). E3=taxa euribor a 3 meses. A E3 anda nos 0,225 o que dá uma taxa de 3,19%. O valor minimo será se E3=0 (meramente teórico) o que dá uma taxa de 3%.

A ter em atenção que os certificados têm uma lógica fechada por trimestre (não é nem ao dia nem ao mês, caso precise do dinheiro) mas capitalizam os juros. Com algum erro, podemos dizer que a taxa por ano andará à volta dos 3-3,2%.

Sobre a ultima pergunta: sim, pode dar indicação para iniciarem o DP quando chegar lá o dinheiro. Eu já fiz o mesmo e no problem.

A questão do FGD não é subjectivo como dizes, é mesmo real haha, se houver incumprimento generalizado não há dinheiro para pagar, basta ir ver o relatório anual do FGD, no entanto, não acredito muito que derepente todos os bancos entrem em incumprimento, mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um banco da dimensão do invest seria facilmente coberto pelo fundo de gaarntia e até acho uma das vantagens destes bancos mais pequenos.

Quando o fundo não cobrir um banco desta dimensão não cobre o de nenhum. Se foram multiplos ao mesmo tempo, então tanto é mau ter neste como noutro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sendo "apenas" 50.000€ não me parece haver grande problema, já que está ao abrigo do FGD e não estou a ver o banco a ir ao ar sem mais nem menos. Mas faça como se sentir mais confortável. O problema é que não há outros bancos que ofereçam taxas iguais (pelo menos sem condições especiais)

Também acho que não, que sendo 50.000€ não deve haver problema mas há sempre aquele "receio interior"...

Preciso de decidir isso hoje...

Sendo "apenas" 50.000€ não me parece haver grande problema, já que está ao abrigo do FGD e não estou a ver o banco a ir ao ar sem mais nem menos. Mas faça como se sentir mais confortável. O problema é que não há outros bancos que ofereçam taxas iguais (pelo menos sem condições especiais)

Também acho que não, que sendo 50.000€ não deve haver problema mas há sempre aquele "receio interior"...

Preciso de decidir isso hoje...

Deixa os 50k no mesmo depósito, rende mais do que estar a espalhar as brasas. Abaixo dos 100k está protegido pelo FGD. Aproveita a taxa oferecida!

Também tenho essa opinião, de juntar lá tudo mas depois penso no que pode acontecer...

Acontecendo o FGD, quantos dias demoram a pagar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os 20.000 euros:

Obrigado pela sua resposta.

Realmente o que me deixa em duvida em por la os restantes 20.000€ é isso que disse "casos de incumprimentos/falências".

É mesmo garantido que o FGD devolve o dinheiro se acontecer alguma coisa?

No BEST os 20.000€ a 90 dias dão mais que no Invest (144€ em vez de 67,50€) o problema é que depois acaba-se a taxa dos 3 meses para novos depositos e não ha mais nada atractivo, não é?

Certificados de Aforro não conheço nem me sinto familiarizada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que faça o DP no BEST a 4% por 3 meses e depois?

Acabando os 3 meses, acaba-se a taxa atractiva, não é?

Acaba-se a taxa atractiva nos depósitos a prazo, mas há mais taxas atractivas sem ser depósitos, basta pesquisar :) ES Liquidez com rentabilidades acima dos 4.50% brutos, CLN Telecom Itália (acho que está a acabar) com taxa de 5.90% e pagamento de juros mensais...alternativas a depósitos há sempre muitas, é só escolher o tipo de risco que se quer, se é risco de banco, de empresas...mas o Liquidez pelo tipo de aplicação que é o risco que tem é  a melhor alternativa sem dúvida.

ES Liquidez 1 ano 50000€= a +/- 1700€

DP Invest 1 ano 50000€= a 1350€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acaba-se a taxa atractiva nos depósitos a prazo, mas há mais taxas atractivas sem ser depósitos, basta pesquisar :) ES Liquidez com rentabilidades acima dos 4.50% brutos, CLN Telecom Itália (acho que está a acabar) com taxa de 5.90% e pagamento de juros mensais...alternativas a depósitos há sempre muitas, é só escolher o tipo de risco que se quer, se é risco de banco, de empresas...mas o Liquidez pelo tipo de aplicação que é o risco que tem é  a melhor alternativa sem dúvida.

ES Liquidez 1 ano 50000€= a +/- 1700€

DP Invest 1 ano 50000€= a 1350€

Vou deixar algum lado e talvez aproveitar a taxa 4% a 3meses e mais tarde pensar no ES Liquidez...

Já sei que nao é o topico indicado para falar disso, mas funciona como papel comercial,nao é?

E para fazer o DP 3meses no Best...

Vou la pessoalmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou deixar algum lado e talvez aproveitar a taxa 4% a 3meses e mais tarde pensar no ES Liquidez...

Já sei que nao é o topico indicado para falar disso, mas funciona como papel comercial,nao é?

E para fazer o DP 3meses no Best...

Vou la pessoalmente?

O ES Liquidez tem em carteira depósitos a prazo e papel comercial, que são titulos de divida de empresas, só que ao contrários dos titulos de divida de mercado (obrigações) que sobem e descem, o papel comercial não desce, por isso se ver o gráfico do Liquidez é uma recta a subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES Liquidez tem em carteira depósitos a prazo e papel comercial, que são titulos de divida de empresas, só que ao contrários dos titulos de divida de mercado (obrigações) que sobem e descem, o papel comercial não desce, por isso se ver o gráfico do Liquidez é uma recta a subir.

"Não desce" mas isso não quer dizer que seja sempre a subir. Até porque chegará um ponto em que não vai subir como tem subido...

Yara ter medo de pôr menos de 100.000€ num DP a prazo para mim não faz qualquer sentido. Deve-se diversificar mas não neste caso.

O caso do BPN foi particular. Excepto o "Banif" não existe outro banco com probabilidades semelhantes de vir a falir. Portanto coloque até 100k num DP e não se preocupe mais com isso  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Não desce" mas isso não quer dizer que seja sempre a subir. Até porque chegará um ponto em que não vai subir como tem subido...

Yara ter medo de pôr menos de 100.000€ num DP a prazo para mim não faz qualquer sentido. Deve-se diversificar mas não neste caso.

O caso do BPN foi particular. Excepto o "Banif" não existe outro banco com probabilidades semelhantes de vir a falir. Portanto coloque até 100k num DP e não se preocupe mais com isso  ;)

Mas o "Banif" vai falir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso do não subir como tem subido é outra questão Cardozo24, o papel é emitido a um valor e na maturidade é devolvido o capital mais os juros, logo não desce, a subida tem a ver, como sabemos, pela disponibilidade ou não dos bancos emprestarem dinheiro ás empresas, como actualmente os bancos não emprestam, ou se emprestam é a taxas exurbitantes, as empresas vão continuar a emitir papel comercial, em 2012 o fundo rendeu 6.12%, coloco taxa bruta para melhor se poder comparar com um DP,  e este ano está com uma taxa anualizada de 4,65%, para um fundo com este tipo de risco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso do não subir como tem subido é outra questão Cardozo24, o papel é emitido a um valor e na maturidade é devolvido o capital mais os juros, logo não desce, a subida tem a ver, como sabemos, pela disponibilidade ou não dos bancos emprestarem dinheiro ás empresas, como actualmente os bancos não emprestam, ou se emprestam é a taxas exurbitantes, as empresas vão continuar a emitir papel comercial, em 2012 o fundo rendeu 6.12%, coloco taxa bruta para melhor se poder comparar com um DP,  e este ano está com uma taxa anualizada de 4,65%, para um fundo com este tipo de risco...

Quem leu a parte "o gráfico do liquidez é uma recta a subir" podia ficar com a ideia que subia constantemente e a todo o vapor :P. Salvo erro todo os fundos deste tipo são rectas a subir e isso não quer dizer que tenham as taxas do liquidez, basta ver alguns da banca tradicional e até assusta xD

Claro que não estou a reclamar a forma como este fundo se comporta, até porque para este nível de risco é 5*.

investidorPT - O Banif pode não falir mas é daqueles bancos que actualmente tem maior probabilidade de vir a ... Existem várias opções no futuro para o banif, como nacionalização ou compra por parte de outro banco nacional, sozinho o banif não aguenta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

investidorPT - O Banif pode não falir mas é daqueles bancos que actualmente tem maior probabilidade de vir a ... Existem várias opções no futuro para o banif, como nacionalização ou compra por parte de outro banco nacional, sozinho o banif não aguenta.

Cardoso

estou dentro no Banif, num DP iniciado agora por 1 ano, pois foi o que deu melhores condições para o capital.

Reduzi a exposição a este banco para metade, mas mesmo o que já lá estava a 1 ano estava coberto pelos FGD.

Obrigado pela explicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso

estou dentro no Banif, num DP iniciado agora por 1 ano, pois foi o que deu melhores condições para o capital.

Reduzi a exposição a este banco para metade, mas mesmo o que já lá estava a 1 ano estava coberto pelos FGD.

Obrigado pela explicação.

investidorPT

Decidiu pelo Banif?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YARA,

Noto muita indecisão e receio da sua parte e, em parte, compreendo-a!

Em teoria, os depósitos em qualquer instituição bancária até 100k, são "sacrossantos" (como diria o outro).

Mas, como sabe, a única certeza que temos é que um dia iremos para debaixo da terra...

Não tenha medo das decisões. Mais vale uma má decisão que uma não decisão. Tire mais esse "problema" da sua cabeça e esteja tranquila.

PS: Também sou cliente Invest e é o Banco com o qual mais gosto de trabalhar e estou totalmente tranquilo, actualmente. Também lá tenho um DP, embora, quando vencer, deva voltar para o Finantia dado que eles não devem cobrir a taxa deste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem leu a parte "o gráfico do liquidez é uma recta a subir" podia ficar com a ideia que subia constantemente e a todo o vapor :P . Salvo erro todo os fundos deste tipo são rectas a subir e isso não quer dizer que tenham as taxas do liquidez, basta ver alguns da banca tradicional e até assusta xD

Claro que não estou a reclamar a forma como este fundo se comporta, até porque para este nível de risco é 5*.

Existem zumzums que irá ser "absorvido" pelo bes pois é o unico Portugues que pode tomar essa decisão sem problemas com a concorrencia europeia pois foi o unico que que não recebeu ajudas estatais, o bes também terá algum interesse nas franjas de clientes banif (RA Madeira e Açores e sua emigração) e na Açoreana seguros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites