Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Uma curiosidade do Invest:

Essa penalização de 50% dos juros é sobre o capital que é mobilizado?

Sim. É sobre o capital que mobilizas. Mas as contas têm de ser feitas tendo em atenção o dia em que se resgata o dinheiro.

O juro será 3,75% x 72% x 50% x D/360 x Capital mobilizado (D=nº de dias após a subscrição até ao dia em que se mobiliza o dinheiro). Exemplos:

Se resgatar 1000€ ao fim de 90 dias: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 90/360 = 3,38€

Se for ao fim de 180 dias: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 180/360 = 6,75€

Se for ao fim de 9 meses: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 270/360 = 10,13€

Esta parcela de dinheiro até ao fim do prazo daria 1000 x 3,75% x 72% = 27€ (com penalização seriam 13,5€)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Sim. É sobre o capital que mobilizas. Mas as contas têm de ser feitas tendo em atenção o dia em que se resgata o dinheiro.

O juro será 3,75% x 72% x 50% x D/360 x Capital mobilizado (D=nº de dias após a subscrição até ao dia em que se mobiliza o dinheiro). Exemplos:

Se resgatar 1000€ ao fim de 90 dias: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 90/360 = 3,38€

Se for ao fim de 180 dias: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 180/360 = 6,75€

Se for ao fim de 9 meses: 1000 x 3,75% x 72% x 50% x 270/360 = 10,13€

Esta parcela de dinheiro até ao fim do prazo daria 1000 x 3,75% x 72% = 27€ (com penalização seriam 13,5€)

pbslbstr:

Obrigado.

Ajudou a esclarecer muita coisa e a decidir pelo Banco Invest.

Mas quando eles dizem penalização de 50% dos juros, não interessa o dia em que se mobiliza, ou interessa?

No exemplo perdia sempre 13,50€, não era?

Amanha ou 5º vou lá abrir conta e fazer o DP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Yara,

É como o RCosta85 refere.

Mas nada como não lhes perguntar tudo quando abrir a conta :-)

Na prática, pode ser visto como um depósito à ordem que remunera com TANB = 3,75% x 50% = 1,875%. Mas com o factor psicológico "só retiro o dinheiro se realmente precisar". Porque senão vou ganhar menos".

Penso que há mais bancos com produtos similares (embora com taxas menores): o activobank tinha (ou ainda tem) um que penaliza 100%, 75% ou 50% conforme o prazo de desmobilização antecipada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Yara,

Na prática, pode ser visto como um depósito à ordem que remunera com TANB = 3,75% x 50% = 1,875%. Mas com o factor psicológico "só retiro o dinheiro se realmente precisar". Porque senão vou ganhar menos".

Penso que há mais bancos com produtos similares (embora com taxas menores): o activobank tinha (ou ainda tem) um que penaliza 100%, 75% ou 50% conforme o prazo de desmobilização antecipada.

Eu nesse aspecto de penalizações, achei interessante o que aderi no BIC, o DP Performance, a penalização é inversa.

Prazo decorrido Taxa a aplicar

até 119 dias  0%

entre 120 e 272 dias  25% da taxa atribuída

entre 273 e 539 dias  50% da taxa atribuída

entre 540 e data de mobilização  75% da taxa atribuída

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente é uma estratégia curiosa. Dão 4 meses sem penalização e a partir daí quanto mais tempo passa, mais tentam que o cliente pense "2 vezes" antes de desistir.

Estive a ler a ficha deste DP e tem outra condição a ter em atenção: Mobilizações parciais que reduzam o montante do depósito abaixo do mínimo de constituição (2500 euros) implicam a sua liquidação e transferência para a Conta à Ordem

Penso que será o mesmo no Invest (onde o montante minimo são 2000 euros) e em outros bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente é uma estratégia curiosa. Dão 4 meses sem penalização e a partir daí quanto mais tempo passa, mais tentam que o cliente pense "2 vezes" antes de desistir.

Estive a ler a ficha deste DP e tem outra condição a ter em atenção: Mobilizações parciais que reduzam o montante do depósito abaixo do mínimo de constituição (2500 euros) implicam a sua liquidação e transferência para a Conta à Ordem

Penso que será o mesmo no Invest (onde o montante minimo são 2000 euros) e em outros bancos.

Sim, porque lá está, o depósito tem o X mínimo de abertura, se desce abaixo disso. Como ele não permite reforços é por exemplo uma boa estratégia para quem quiser nesse periodo parar o DP e meter mais algum ao "bolo"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Yara,

A Abri hoje conta no Invest e transferi para lá o dinheiro que estará disponivel 6ª feira para constituir o DP.

A penalização de juros é conforme o prazo e sobre o valor mobilizado.

Queria uma opinião, se for possivel.

Eu abri a conta com 30.000€ para conmstituir DP 3.75% a 1 Ano.

Tenho mais 20.000€ disponiveis mas nao sei se hei-de aplicar lá também.

Que aconselham?

A transferir tambem para lá e fazer o DP a 1 ano de 50.000€ ou a deixar os 30.000€ lá nesse DP e fazer outro DP noutro banco com os outros 20.000€?

Podem ajudar?

A solidez do banco permite-me fazer o DP de 50.000€ todo lá?

Que acham?

Eu transferindo posso deixar ordem de constituiçao de DP para quando o dinheiro estiver disponivel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sendo "apenas" 50.000€ não me parece haver grande problema, já que está ao abrigo do FGD e não estou a ver o banco a ir ao ar sem mais nem menos. Mas faça como se sentir mais confortável. O problema é que não há outros bancos que ofereçam taxas iguais (pelo menos sem condições especiais)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Abri hoje conta no Invest e transferi para lá o dinheiro que estará disponivel 6ª feira para constituir o DP.

A penalização de juros é conforme o prazo e sobre o valor mobilizado.

Queria uma opinião, se for possivel.

Eu abri a conta com 30.000€ para conmstituir DP 3.75% a 1 Ano.

Tenho mais 20.000€ disponiveis mas nao sei se hei-de aplicar lá também.

Que aconselham?

A transferir tambem para lá e fazer o DP a 1 ano de 50.000€ ou a deixar os 30.000€ lá nesse DP e fazer outro DP noutro banco com os outros 20.000€?

Podem ajudar?

A solidez do banco permite-me fazer o DP de 50.000€ todo lá?

Que acham?

Eu transferindo posso deixar ordem de constituiçao de DP para quando o dinheiro estiver disponivel?

Deixa os 50k no mesmo depósito, rende mais do que estar a espalhar as brasas. Abaixo dos 100k está protegido pelo FGD. Aproveita a taxa oferecida!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não estou muito a par da oferta de Depósitos a Prazo confesso :) mas como eu sempre preferi DPs a 3 meses do que a 1 ano...

Sim mas a não ser que sejam valores  de várias dezenas de milhares investidos, nesse período curto não rende nada, pois as taxas/tempo oferecem muito pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim mas a não ser que sejam valores  de várias dezenas de milhares investidos, nesse período curto não rende nada, pois as taxas/tempo oferecem muito pouco.

É igual, a taxa é sempre anual, apenas recebes porpocional, a questão é que para mim ter o dinheiro 1 ano num DP sem poder movimentar ( pode-se mas com penalizações de juros) não faz muito do meu feitio :) e aquele no Best ao menos recebe-se logo o juro no dia seguinte, sempre dá para alocar logo noutra coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, ups xD.

Mas era uma comparação só.

Mas eu por acaso, também andava indeciso entre investir a muito curto prazo. mas não há nada por aí que me atraia.

Curto prazo tirando o Liquidez...Ha o Monetário :) mas com alguma variação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites