Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Isto deve ser mais para "cativar" pequenas poupanças jovens, mas é mais uma maneira do banco ficar com dinheiro lá retido.

Os juros são pagos trimestralmente, mesmo se fizeres reforços mensais de 250€ (o máximo), recebes um juro de 2.9€.. não me parece ser muito cativante lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daí eu colocar entre aspas:P...

Parece-me um bom produto para a malta que não tem capital, mas quer começar a poupar mensalmente. Assim faz um reforço mensal com o que poupa (100€, 200€, etc.). Para estes valores e deve ser das melhores taxas que andam ai.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disseram em cima, é óptimo para mim porque não tenho assim uma grande poupança, por causa da situação actual do país aliado ao facto de ter a faculdade para pagar. E claro que para além do depósito inicial vou fazendo uns reforços todos os meses porque este deixa... então que para começar, sem estar a trocar de banco, é uma boa opção?

E já agora se me puderem esclarecer alguns questões... o que é isso da capitalizacao de juros? E na primeira resposta que tive disseram que era pena ser trimestral... é melhor DP com uma duração maior ou menor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas a ver que os juros são MENSAIS, logo terá de converter esses 3,8% (anuais) para uma taxa mensal, o que, dependendo do montante que se investir claro, será menor que um pagamento ao ano ou final de prazos mais alargados.

Do tipo 0.038/12 , que arredondando por excesso dará uma taxa mensal de  0.0032 (claro que depois de mês para mês pode oscilar uns valores devido a ter 30 ou 31 dias).

Corrijam me por favor se estiver enganado.

Penso que esteja enganado. O método de cálculo dos juros é igual nos depósitos normais e PLUS. É feito diariamente, segundo a fórmula:  Di = Da*Ar / 360, em que

Da - corresponde ao capital depositado,

Ar - corresponde a taxa anual de remuneração do depósito,

360 - corresponde ao número de dias num ano civil.

A diferença é que num caso os juros são creditados no final do prazo, e no outro são pagos a cada 30 dias.

Mas se o montante calculado diariamente é o mesmo, não importa se é pago em 12 vezes ou numa, já que o nº de dias é o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E já agora se me puderem esclarecer alguns questões... o que é isso da capitalizacao de juros?

Quando os juros são creditados no próprio depósito a prazo ficam a render juros com o resto do capital - isto é a capitalização de juros. Se os juros forem creditados na conta à ordem, para os capitalizares tens que investir tu noutro produto qualquer (ou reforçar manualmente o depósito a prazo, se o permitir)

E na primeira resposta que tive disseram que era pena ser trimestral... é melhor DP com uma duração maior ou menor?

Se a previsão é de que as taxas de juro venham a descer, seria preferível um prazo maior; se se espera que as taxas de juro venham a subir é preferível um prazo mais pequeno ;)

Para além disso, prazos mais curtos normalmente estão associados a taxas de juro mais baixas (os bancos querem incentivar quem está disposto a deixar lá o dinheiro por mais tempo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando os juros são creditados no próprio depósito a prazo ficam a render juros com o resto do capital - isto é a capitalização de juros. Se os juros forem creditados na conta à ordem, para os capitalizares tens que investir tu noutro produto qualquer (ou reforçar manualmente o depósito a prazo, se o permitir)

Se a previsão é de que as taxas de juro venham a descer, seria preferível um prazo maior; se se espera que as taxas de juro venham a subir é preferível um prazo mais pequeno ;)

Para além disso, prazos mais curtos normalmente estão associados a taxas de juro mais baixas (os bancos querem incentivar quem está disposto a deixar lá o dinheiro por mais tempo).

No caso deste produto, penso que os juros são iguais para todos os reforços ATÉ 12 MESES, depois pode deixar de compensar já que há revisão da taxa. Por isso a unica diferença de mensal para trimestral é a tardia capitalização dos juros, que como serão tão baixos, não fará grande diferença

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que esteja enganado. O método de cálculo dos juros é igual nos depósitos normais e PLUS. É feito diariamente, segundo a fórmula:  Di = Da*Ar / 360, em que

Da - corresponde ao capital depositado,

Ar - corresponde a taxa anual de remuneração do depósito,

360 - corresponde ao número de dias num ano civil.

A diferença é que num caso os juros são creditados no final do prazo, e no outro são pagos a cada 30 dias.

Mas se o montante calculado diariamente é o mesmo, não importa se é pago em 12 vezes ou numa, já que o nº de dias é o mesmo.

Esse presumo que seja a formula apresentada no PrivatBank, correcto?

Mas essa é formula para calcular o juro que rendeu, não a taxa mensal, que foi ao que me referia na fórmula de cálculo.

Se formos comparar produtos que faz pagamento anual ou mensal, as que fazem anual normalmente oferecem melhores taxas de juro, referia me a esse aspecto, posso me ter expressado mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imagina que começas com 250€, e reforças 100€ todos os meses. A taxa é boa, 2.34% líquidos. Nesse caso,

250€*0.0234/12=0.49€

350€*0.0234/12=0.68€

450€*0.0234/12=0.88€

Como os juros são trimestrais, aqui pagavam-te os 0.49€+0.68€+0.88€=2.05€. Se te creditassem na conta à ordem, tinhas mais 2.05€ para gastar. Se fosse capitalizáveis, esses juros iam direitinhos para esta mesma poupança, ficavas com 452.05€ e os juros eram calculados sobre esses 452.05€ e não sobre os 450€.

Reforçavas mais 100€ Assim,

552.05€*0.0234/12=1.08€

652.05€*0.0234/12=1.27€

752.05€*0.0234/12=1.47€

1.08€+1.27€+1.47€=3.82€ era os juros que irias receber novamente, e se fossem capitalizáveis ficavas com 755.87€. E assim por diante...era fazeres de novo estas contas durante mais 2 vezes (2 trimestres)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que isto é um engano...

O máximo que na prática vão poder lá colocar é mesmo 3.000€, sendo 250€ da entrada inicial e 250€ das entregas mensais, e esse valor apenas vai capitalizar no último mês do trimestre.

Adicionalmente, o cálculo dos juros é feito a 360 dias, porque o cálculo dos juros é feito sobre o saldo diário, pelo que a taxa diária na prática será 0.0090%, embora o crédito dos juros seja feito trimestralmente. Eu sei que isto dá 3,24% e não 3,25%, mas o cálculo é feito a 360 dias e não a 365 dias (acho que é assim que se faz, corrijam-me se estiver errado pfv  :P )

Ou seja, nos primeiros 12 meses, para uma entrada inicial de 250€ e reforços mensais de 250€, sem qualquer mobilização antecipada, o plano de entregas e remuneração será o seguinte:

1º mês | 250€ - juro 0,675€

2º mês | 500€ - juro 1,350€

3º mês | 750€ - juro 2,025€ - JURO CONTADO 4,05€ - JURO LIQUIDO 2,91€ (não há arredondamento)

4º mês | 1002,91€ - juro 2,707€

5º mês | 1252,91€ - juro 3,382€

6º mês | 1502,91€ - juro 4,057€ - JURO CONTADO 10,14€ - JURO LIQUIDO 7,30€ (não há arredondamento)

7º mês | 1760,21€ - juro 4,752€

8º mês | 2010,21€ - juro 5,427€

9º mês | 2260,21€ - juro 6,102€ - JURO CONTADO 16,28€ - JURO LIQUIDO 11,72€ (não há arredondamento)

10º mês | 2521,93€ - juro 6,809€

11º mês | 2771,93€ - juro 7,484€

12º mês | 3021,93€ - juro 8,159€ - JURO CONTADO 22,45€ - JURO LIQUIDO 16,16€ (não há arredondamento)

... e termina a aplicação com 3000€ de capital investido e 52,92€ de juros contados, e 38,09€ de juros líquidos, e portanto o montante total disponível será 3038,09€.

Isto dá um rendimento que, na prática, é de 1,269% líquidos, sendo de 1,764% brutos no final do depósito. Longe dos 3,25% TANB e dos 2,361% TAEL anunciados, que são efetivamente postos em prática para a entrega inicial e para as entregas mensais... mas em que o final do depósito fica com um rendimento bastante mais abaixo do que o esperado. Isto porque o montante aplicado não se manteve constante.

Se a remuneração - os 3,25%/2,361% - fosse anual, e se o montante aplicado se mantivesse constante, isto daria remuneração, de facto, de 97,50€ ilíquidos/70,20€ líquidos. Assim, dá o valor que vos referi.

Há muito melhor por aí. E aposto que muita gente vai cair nesta trapaça do Santander...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... e termina a aplicação com 3000€ de capital investido e 53,03€ de juros, aos quais ainda se tem de aplicar taxa liberatória anual de 28%, o que totalizará 38,18€ de juros, e portanto o montante total disponível será 3038,18€.

Nota que o juro creditado para ser capitalizado é o juro líquido. Ou seja, tens de retirar os 28% em cada trimestre e não apenas no fim do ano como fizeste...

Isto dá uma taxa que, na prática, é de 1,27% TAEL, sendo de 1,767% TANB no final do depósito. Longe dos 3,25% TANB e dos 2,361% TAEL anunciados, que são efetivamente postos em prática para a entrega inicial e para as entregas mensais... mas em que o final do depósito fica com uma taxa bastante mais abaixo do que o esperado. Isto porque o montante aplicado não se manteve constante.

Atenção que não podes dizer que é uma TAEL de 1,27%. Não podes calcular uma Taxa Anual dessa forma sobre o dinheiro que não esteve lá sequer um ano. Da mesma forma que se fazes um depósito a prazo de 1000€ por 3 meses e terminas com 1010€ não podes dizer que tiveste uma TAEL de 1% mas sim de 4%.

Podes dizer é que tiveste um rendimento de 1%, ou algo do género, não podes é dizer que se trata de uma taxa anual...

Na prática as taxas anunciadas pelo banco estão corretas - mas sim, torna-se difícil comparar com outros produtos em que se investiria o dinheiro todo de uma vez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nota que o juro creditado para ser capitalizado é o juro líquido. Ou seja, tens de retirar os 28% em cada trimestre e não apenas no fim do ano como fizeste...

Tens toda a razão... Corrigido no quote e nas restantes operações.

Atenção que não podes dizer que é uma TAEL de 1,27%. Não podes calcular uma Taxa Anual dessa forma sobre o dinheiro que não esteve lá sequer um ano. Da mesma forma que se fazes um depósito a prazo de 1000€ por 3 meses e terminas com 1010€ não podes dizer que tiveste uma TAEL de 1% mas sim de 4%.

Podes dizer é que tiveste um rendimento de 1%, ou algo do género, não podes é dizer que se trata de uma taxa anual...

Na prática as taxas anunciadas pelo banco estão corretas - mas sim, torna-se difícil comparar com outros produtos em que se investiria o dinheiro todo de uma vez...

Mas isso aí claro que sim, se o ano tem 4 trimestres e se me rendeu 1% do valor no primeiro trimestre será claro os 4%...

Não pus em causa que estivessem incorretas as taxas anunciadas pelo Santander - o produto é que, para mim, é francamente enganador. Na prática, para o banco, acaba a dar menos do que dá no próprio Netbanco (2% TANB a 1 ano), e dá bastante menos rendimento que outros produtos atualmente disponíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que isto é um engano...

O máximo que na prática vão poder lá colocar é mesmo 3.000€, sendo 250€ da entrada inicial e 250€ das entregas mensais, e esse valor apenas vai capitalizar no último mês do trimestre.

Adicionalmente, o cálculo dos juros é feito a 360 dias, porque o cálculo dos juros é feito sobre o saldo diário, pelo que a taxa diária na prática será 0.0090%, embora o crédito dos juros seja feito trimestralmente. Eu sei que isto dá 3,24% e não 3,25%, mas o cálculo é feito a 360 dias e não a 365 dias (acho que é assim que se faz, corrijam-me se estiver errado pfv  :P )

Ou seja, nos primeiros 12 meses, para uma entrada inicial de 250€ e reforços mensais de 250€, sem qualquer mobilização antecipada, o plano de entregas e remuneração será o seguinte:

... e termina a aplicação com 3000€ de capital investido e 52,92€ de juros contados, e 38,09€ de juros líquidos, e portanto o montante total disponível será 3038,09€.

Isto dá um rendimento que, na prática, é de 1,269% líquidos, sendo de 1,764% brutos no final do depósito. Longe dos 3,25% TANB e dos 2,361% TAEL anunciados, que são efetivamente postos em prática para a entrega inicial e para as entregas mensais... mas em que o final do depósito fica com um rendimento bastante mais abaixo do que o esperado. Isto porque o montante aplicado não se manteve constante.

Se a remuneração - os 3,25%/2,361% - fosse anual, e se o montante aplicado se mantivesse constante, isto daria remuneração, de facto, de 97,50€ ilíquidos/70,20€ líquidos. Assim, dá o valor que vos referi.

Há muito melhor por aí. E aposto que muita gente vai cair nesta trapaça do Santander...

Lógica um bocado esquisita. Os juros anunciados estão correctos, o dinheiro é que vai sendo reforçado. A intenção deste produto não é para quem tem 3000€, é para quem tem 100€ e todos os meses quer meter um pouco de lado.

Parece-me um produto muito bom para jovens que arranjaram trabalho agora e querem poupar algum enquanto ganham uns jurozitos para os cafés.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como o Tiago Pereira fez, montante inicial de 250€ com reforços mensais de 250€.

1º mês - 250€ - juro 0.49€

2º mês - 500€ - juro 0.98€

3º mês - 750€ - juro 1.46€

Pagamento juros - 2.93€

4º mês - 1002.93€ - 1.96€

5º mês - 1252.93€ - 2.44€

6º mês - 1502.93€ - 2.93€

Pagamento de juros - 7.33€

7º mês - 1760.26€ - 3.43€

8º mês - 2010.26 - 3.92€

9º mês - 2260.26€ - 4.41€

Pagamento de juros - 11.76€

10º mês - 2522.02€ - 4.92€

11º mês - 2772.02€ - 5.41€

12º mês - 3022.02 - 5.89€

Pagamento de juros - 16.22€

Capital final de 3038.24€

Quem ainda não tem esse dinheiro é uma boa forma de ir amealhando e ir ganhando juros.

Para quem já tem esse capital logicamente não compensa, basta fazer um depósito a 1 ano a 2% TANB que já ultrapassa estes 38.24€ de juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

com menos trabalho e quase os mesmos resultados tem no B Invest a 2,5% -qualquer valor ,sempre á ordem e disponível e os juros referidos a somar todos os meses..............................

Como se chama o depósito e qual o prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse presumo que seja a formula apresentada no PrivatBank, correcto?

Mas essa é formula para calcular o juro que rendeu, não a taxa mensal, que foi ao que me referia na fórmula de cálculo.

Se formos comparar produtos que faz pagamento anual ou mensal, as que fazem anual normalmente oferecem melhores taxas de juro, referia me a esse aspecto, posso me ter expressado mal.

Obviamente que a versão que paga juros anual tem uma taxa de superior - 4%.

Mas 3.8% continua a ser melhor que a maior parte dos produtos que fazem pagamentos anuais, incluindo o depósito do Invest. Tem ainda a vantagem de ter a tal flexibilidade de levantar antes do tempo sem que se percam muitos juros, pelo que pode ser indicado para que não queira ter o dinheiro preso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas com o custo de 52cent por transferência, se precisares do dinheiro esse valor acaba por ser penalizador, não fosse isso usava mais a Invest money box.

Oh sim, se calhar consegues um ganho de algumas centenas de euros em relação a outros bancos, e preocupa-te 52 cêntimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oh sim, se calhar consegues um ganho de algumas centenas de euros em relação a outros bancos, e preocupa-te 52 cêntimos.

Fica sempre bem perceber o contexto, para quem queira usar a IMB para meter 100 ou 200€ por mês e tirar passado 3 ou 4 meses os 52cent podem fazer alguma diferença, é fazer as contas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem pensar fazer pelo menos 10 transferências por ano compensa o cartão de débito, já que as transferências no Multibanco são à borlix. Pedi o cartão quando o MoneyBox estava a dar mais. Mas agora costumo usar o E.S Liquidez, pelo que vou cancelar o cartão antes do fim do ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante biatrice

o Banco BIG tem balcões físicos, tens também o Banco Popular e o BIC, dos que EU vi são os que oferecem melhor. O BIG e o BIC (património aicma de 2.500e) não cobram taxas de manutenção.

Quanto a 12meses, pode sempre optar por produtos de 2..3 anos mas que permitam o resgate do depósito.

Por exemplo se for juro anual, pode resgatar no dia em que vence o juro, sem qualquer penalização. Outros por exemplo, ou perde os Juros..ou X% do juro.

Varia de produto para produto.

RCosta85

No Banco Popular quais são as taxas? E implica despesas de manutenção de conta?

Relativamente ao BIC, pode ser absurdo mas tenho alguma relutancia por ser "um antigo BPN"...

A fazer no BIG, num balcão fisico, se calhar e para me garantir a taxa por mais tempo mais vale fazer a 1 ano, com possibilidade de resgate antecipado, não?

Há essa hipotese no BIG? Quais as taxas no BIG?

Vou amanhã mesmo ao Montepio pedir cheques para retirar de lá o dinheiro do DP que acaba amanhã ou dia 30.

Penso que em 5 dias uteis os cheques virão.

Será melhor "cheques à ordem" ou "cheques não à ordem"?

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites