Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

E os melhores depósitos a prazo continuam a ser do BANIF. Terminaram hoje uma oferta e começaram logo com outra:

http://www.banif.pt/xsite/Particulares/Contas/PoupancaBanif.jsp?CH=4654

6.35% ao ano e possibilidade de fazer sucessivos reforços.

Interessa é saber a que juro são remunerados os reforços.

De um momento para o outro, o Banif começou a lançar depósitos com taxas malucas e muito acima da média. Para mim é um mau sinal sobre a saúde do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 3,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

290

• ruicarlov

254

• JRJordao

157

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ofertas com TANB > 3,50% Última atualização: 12/11/2023 Nota: TANB 3,50% disponível em ActivoBank, Banco CTT, Bankinter, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio (lista n

Andas neste fórum há praticamente 5 anos e num tópico de "Melhores Depósitos a Prazo" perguntas sobre algo que não tem nada a ver...(nem sequer em risco)

Posted Images

Os juros dos reforços são calculados à taxa referida - 6,35% TAE (para o período em que estiverem depositados, como é óbvio).

Quanto ao raciocínio de que altos juros significam situação difícil, resta dizer que a maioria dos bancos continua a oferecer entre 5,5% e 6,5% TAE, apesar de a tendência da euribor ser nas últimas duas semanas de forte queda.

Ainda hoje subscrevi um depósito a 6,5% TAE, por 9 meses, no Best. Em Espanha, o 3.º maior Banco (Popular), continua a oferecer o depósito El Estirón, a 6,08% por 18 meses. Também estarão em dificuldades??? Não esquecer que os bancos se estão a financiar agora com o aval do(s) governo(s), a taxas mais atractivas, e procuram ganhar (ou pelo menos não perder) clientes, mantendo taxas de depósito elevadas. Para além disso, é uma maneira de garantirem balanços mais sólidos, agora que se aproxima o final do 4.º trimestre (fim do ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como a pergunta mais frequente no fórum é "Qual é o banco que tem o melhor depósito a prazo?", estive este fim de semana a compilar uma lista com os melhores depósitos a prazo em cada um dos principais bancos em Portugal, aos quais acrescentei alguns que têm sido mencionados com frequência neste fórum. Como não cabia toda aqui, copiei essa lista para o Google Docs: http://spreadsheets.google.com/pub?key=po-SSJ-mywLul7l-lvpMycQ

Isto é só um esboço inicial, com o tempo tenciono melhorá-lo. Uma melhoria que conto fazer em breve é acrescentar uma coluna para a TAE para facilitar a comparação entre produtos com prazos tão diferentes.

AO PAULO AGUIAR:

Olá Paulo, gostaria de uma pequena ajuda:

Sou um leigo nestas matérias mas pelo que li já aprendi muito, sobre coisas como:TAEG, TANB, etc.....vi a tua tabela de depósitos a prazo (se puderes actualizar seria óptimo), mas o importante é o seguinte:

Exemplo: Tenho 2 produtos do mesmo tipo (depósitos a prazo), mas de bancos diferentes, com o mesmo tipo de taxa (TANB), mas com prazos diferentes.

Como se fazem os cálculos para ver qual o mais rentável?, sim porque a diferença está no prazo!! Podes explicar-me PF?

Tem PF em consideração que eu não preciso do dinheiro para os prazos em causa, ou seja, esse factor aqui não interessava, como limitante/condicionante para fazer a opção....

Vou-te dar 3 exemplos (reais):

Banco A - Tem depósito a prazo de 30 dias com tx 8% TANB

Banco B - Tem depósito a prazo de 60 dias com tx 7% TANB

Banco C - Tem depósito a prazo de 90 dias com tx 6,5% TANB

Atendendo ás diferenças de duração/prazo e de valores de TANB, Qual o produto mais bem remunerado/rentável?

Não sei fazer estes cálculos,  que são factor de decisão  ??? ???

Gostava de contar com a tua ajuda  ;D

um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exemplo: Tenho 2 produtos do mesmo tipo (depósitos a prazo), mas de bancos diferentes, com o mesmo tipo de taxa (TANB), mas com prazos diferentes.

Como se fazem os cálculos para ver qual o mais rentável?, sim porque a diferença está no prazo!! Podes explicar-me PF?

Não fiz as contas mas neste caso o de 8% é sempre o melhor.

Poderia ser de outra forma se as taxas fossem muito próximas e a do prazo maior mais alta que as outras. Nesse caso era preciso em primeiro lugar averiguar se há lugar a recapitalização de juros ou não (isto é, se eles são creditados na conta à ordem ou no depósito a prazo). Se forem creditados no depósito então, no próximo vencimento, vais ter juros sobre os juros, aumentando ligeiramente o rendimento da aplicação. Para facilitar a comparação nestes casos podes olhar para a TAE (taxa anual efectiva) que leva esta capitalização em consideração.

Neste caso, como ao prazo mais baixo já corresponde a taxa mais alta não há grandes dúvidas.

(Já agora, onde arranjas um depóisto a 8% durante 30 dias?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou-te dar 3 exemplos (reais):

Banco A - Tem depósito a prazo de 30 dias com tx 8% TANB

Banco B - Tem depósito a prazo de 60 dias com tx 7% TANB

Banco C - Tem depósito a prazo de 90 dias com tx 6,5% TANB

Atendendo ás diferenças de duração/prazo e de valores de TANB, Qual o produto mais bem remunerado/rentável?

Se todos estes depositos só receberem os juros no final do prazo (não há recapitalização) então o deposito mais rentavel será sempre o deposito com a TANB de 8%. O menos rentavel será o de 6,5%.

No entanto, em termos absolutos, o deposito que te dará maior juro será o que apresenta a taxa mais baixa (devido ao prazo mais longo).

Portanto existem aqui dois aspectos a ter em conta: rendibilidade (vence o deposito do banco A) e lucro absoluto (vence o deposito do banco C). Cabe a cada um decidir qual o aspecto mais importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No entanto, em termos absolutos, o deposito que te dará maior juro será o que apresenta a taxa mais baixa (devido ao prazo mais longo).

Exactamente. Eu simplesmente assumi que os depósitos eram renováveis, não sei onde estava com a cabeça  :P

Claro que, chegando ao fim do prazo não se espera que o dinheiro fique parado - portanto essa questão do valor absoluto esbate-se um bocado. Se investires a 8% durante 30 dias e depois a 7% durante 60 continuas a ganhar mais do que investindo a 6.5% durante 90.

A questão é que não tens grandes garantias que daqui a 30 dias as taxas de juro dos outros depósitos se mantenham. E há que levar em conta os eventuais custos de transferência de dinheiro de umas contas para outras (se forem em bancos diferentes e houver comissões... o BIG cobra 0,5€ por transferência, por exemplo).

Já agora, se o que te preocupa é como calcular os juros, podes ler também este tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,78.0.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De todas as soluções até aqui apresentadas, penso que a do BANIF é de longe a melhor.

Senão vejamos:

Além de ter a taxa de juro mais alta, (6,35%)pode ser feita a um ano. O que é uma grande vantagem, pois durante o proximo ano as taxas directoras do BCE, vem por aí a baixo, já se fala que podem vir até 1,5%.

Além disso esta conta permite reforços. Assim, conforme formos poupando ao longo dos meses, vamos depositando nesta conta.

A maioria dos outros bancos apresenta boas taxas até 6 meses. Quer dizer, que o depositante recebe a taxa contratada durante os 6 meses, e depois dos 6 meses já não se consegue arranjar taxas parecidas com esta, devido entretanto à baixa de juros.

O BANIF pode ser contratado a 6 meses e a 1 ano. No meu caso pretendo o prazo mais longo possivel, no entanto posso sempre precisar do dinheiro mais cedo. Assim deliniei a seguinte estratégia:

-Abro 2 contas uma a 6 meses e outra a 1 ano.

-Na conta a 6 meses ponho a maior parte do dinheiro.

-Na conta a 1 ano ponho somente o valor minimo (250,00)

No final dos 6 meses, se não precisar do dinheiro, transfiro tudo para a conta de 1 ano, tendo assim os 6,35% durante um ano e não somente para o 6 meses.

Se esta conta se mantiver, vou abrindo novas contas com o valor minimo para ir assim transferindo o dinheiro e beneficiar de um prazo maior, com uma taxa de juro elevada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não fiz as contas mas neste caso o de 8% é sempre o melhor.

Poderia ser de outra forma se as taxas fossem muito próximas e a do prazo maior mais alta que as outras. Nesse caso era preciso em primeiro lugar averiguar se há lugar a recapitalização de juros ou não (isto é, se eles são creditados na conta à ordem ou no depósito a prazo). Se forem creditados no depósito então, no próximo vencimento, vais ter juros sobre os juros, aumentando ligeiramente o rendimento da aplicação. Para facilitar a comparação nestes casos podes olhar para a TAE (taxa anual efectiva) que leva esta capitalização em consideração.

Neste caso, como ao prazo mais baixo já corresponde a taxa mais alta não há grandes dúvidas.

(Já agora, onde arranjas um depóisto a 8% durante 30 dias?)

Desculpem, mas ainda não fiquei totalmente esclarecido e para completar/ajudar anexo a seguinte informação acerca dos 3 produtos mencionados:

São dos bancos: BIG, Banco7 e Caja Duero

Admitindo que eu teria que optar só por um deles e sendo tudo "depósitos promocionais" para novos clientes, não sendo renováveis (a essas txs pelo menos) e onde os juros só vencem no fim do período total.

Assim sendo e com estas caracteristicas, olhando ás txs vejo que a de 8% é a melhor...., sim, mas... a pergunta de leigo que faço é:

O que é mais vantajoso/rentável? Os 8% a 30 dias ou os outros com taxas inferiores mas com mais tempo de duração? eu sei calcular o juro de cada produto, etc....mas, tratando-se de produtos com txs similares mas sobretudo de prazos bem diferentes, não sei mesmo fazer estes cálculos para me permitir comparações e tomar a melhor opção

??? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Taranta:

o teu plano está bem delineado e percebo a lógica subjacente mas partes de um pressuposto que para mim não foi confirmado, pq a informação da pagina do BANIF não é suficientemente explicita. Estás a partir do pressuposto que os reforços vão beneficiar da mesma tx de juro do deposito inicial.

No entanto, acho que nada impede o BANIF de, por exemplo, daqui a 3 meses reduzir a taxa de juro para novos depósitos e reforços em depósitos existentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Telefonei agora para o BANIF e garantiram-me, que os reforços são com uma taxa igual ou seja 6,35%.

Quanto ao facto de para novos depositos a taxa daqui a 3 meses ser mais baixa, é um facto que pode acontecer, mas para estes depositos que abro agora a taxa de juro mantem-se durante o periodo contratado.

Quanto ao Privat Bank, apesar das taxas serem melhores, não ponho lá as minhas poupanças, pois eles agora estão em Portugal, mas podem-se sempre ir embora e depois, vou ter com quem para reaver o dinheiro. Se estes tivessem falido, tinha sempre o fundo de Garantia, mas assim não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem, mas ainda não fiquei totalmente esclarecido e para completar/ajudar anexo a seguinte informação acerca dos 3 produtos mencionados:

São dos bancos: BIG, Banco7 e Caja Duero

Admitindo que eu teria que optar só por um deles e sendo tudo "depósitos promocionais" para novos clientes, não sendo renováveis (a essas txs pelo menos) e onde os juros só vencem no fim do período total.

Assim sendo e com estas caracteristicas, olhando ás txs vejo que a de 8% é a melhor...., sim, mas... a pergunta de leigo que faço é:

O que é mais vantajoso/rentável? Os 8% a 30 dias ou os outros com taxas inferiores mas com mais tempo de duração? eu sei calcular o juro de cada produto, etc....mas, tratando-se de produtos com txs similares mas sobretudo de prazos bem diferentes, não sei mesmo fazer estes cálculos para me permitir comparações e tomar a melhor opção

??? ???

O depósito a 30 dias com taxa de 8% é o que te remunera melhor o capital (por dia dá mais valor ao dinheiro que tu lhes dás, mas são só 30 dias), mas não é onde no fim do dia vais ter mais dinheiro de juros. Não se pode comparar directamente produtos com prazos diferentes... Tens de decidir tu se te compensa ou se queres ou não deixar o dinheiro lá por mais tempo.

Exemplo: Com 1.000€ seria assim:

H1 - Depósito a 30 dias com taxa de 8%

Juro líquido: (1.000€ x (30/360) x 8%) x 80% = 5,33€

H2 - Depósito a 60 dias com taxa de 7%

Juro líquido: (1.000€ x (60/360) x 7%) x 80% = 9,33€

H3 - Depósito a 90 dias com taxa de 6,5%

Juro líquido: (1.000€ x (90/360) x 6,5%) x 80% = 13€

Os prazos mais longos dão-te taxas mais baixas mas em termos absolutos dão-te mais dinheiro.

Pensa assim: comparando o juro por dia das três opções, a primeira opção é a melhor, mas nas outras, como são mais dias de depósito, mesmo com um menor juro vais ganhar mais, porque são mais dias a contar o juro:

H1: 5,33€/30dias = 0,1777€

H2: 9,33€/60dias = 0,1555€

H3: 13€/90dias = 0,1444€

Ganhas mais por dia na H1, mas como são menos dias, as outras ultrapassam-na no dinheiro absoluto que te dão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O depósito a 30 dias com taxa de 8% é o que te remunera melhor o capital (por dia dá mais valor ao dinheiro que tu lhes dás, mas são só 30 dias), mas não é onde no fim do dia vais ter mais dinheiro de juros. Não se pode comparar directamente produtos com prazos diferentes... Tens de decidir tu se te compensa ou se queres ou não deixar o dinheiro lá por mais tempo.

Exemplo: Com 1.000€ seria assim:

H1 - Depósito a 30 dias com taxa de 8%

Juro líquido: (1.000€ x (30/360) x 8%) x 80% = 5,33€

H2 - Depósito a 60 dias com taxa de 7%

Juro líquido: (1.000€ x (60/360) x 7%) x 80% = 9,33€

H3 - Depósito a 90 dias com taxa de 6,5%

Juro líquido: (1.000€ x (90/360) x 6,5%) x 80% = 13€

Os prazos mais longos dão-te taxas mais baixas mas em termos absolutos dão-te mais dinheiro.

Pensa assim: comparando o juro por dia das três opções, a primeira opção é a melhor, mas nas outras, como são mais dias de depósito, mesmo com um menor juro vais ganhar mais, porque são mais dias a contar o juro:

H1: 5,33€/30dias = 0,1777€

H2: 9,33€/60dias = 0,1555€

H3: 13€/90dias = 0,1444€

Ganhas mais por dia na H1, mas como são menos dias, as outras ultrapassam-na no dinheiro absoluto que te dão.

Muito obrigado colega NICO!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes sempre resgatar e subscrever outra vez às taxas actuais. Se só depositaste há uns dias, deve compensar.

Sabem-me dizer se para subscreve este produto implica a abertura de uma conta á ordem e se essa tem associadas despesas de manutenção, etc....? ???

Já falei com o BANIF e no produto poupança 6,35%, tem de se ter conta á ordem com despesas de manutenção,etc.... :-[

??? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, registei-me neste forum neste momento, mas já algum tempo tenho andado a acompanhar e desde já quero dar os meus parabens pela constituição do mesmo, ajudou-me imenso a constituir os meus depositos a prazo, pois inicialmente só trabalhava com a CGD onde tinham taxa muito baixa, actualmente já trabalho com BIG, BPI, BPN e caja duero e estava a pensar em abrir no Banif, 6.35%, que permite reforços, alguem sabe onde se encontra o preçario, gostaria de saber se tens custos de manuteção da conta á ordem, mesmo sem ser utilizada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que a conta no BANIF, a taxa de 6,35%, que permite reforços foi retirada hoje, agora só tem 6,225% MAS NÃO PERMITE REFORÇOS.

Quanto ás despesas de manutençao, no balcao da agencia onde fui, disseram-me que as mesmas são debitadas, mas depois fazem-me o estorno delas.

No entanto se a conta à ordem tiver a zero, quando as despesas de manutenção são lançadas (de tres em tres meses), não são debitadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos!

No Banif pode-se subscrever durante o dia de hoje (dia mundial da poupança) um depósito a prazo por 60 dias com uma taxa de 7% (TANB), com um mínimo de 500€ e um máximo de 50000€.

Subscrições apenas através do serviço Banif@st.

Boas aplicações! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabem-me dizer se para subscreve este produto implica a abertura de uma conta á ordem e se essa tem associadas despesas de manutenção, etc....? ?

Implica a abertura de conta a ordem e não há qq despesas de manutenção.

ps: obrigada pela lembrança Nico, fica para uma próxima, já que o dinheiro investido não justifica a mudança ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites