Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• October (ex: Lendix)

IceMan1910

Recommended Posts

há 4 minutos, IceMan1910 disse:

Faz-me mais sentido termos um tópico por casa... como temos um tópico por banco, etc... A Mintos nada tem a ver com a Raize por exemplo. São negócios completamente diferentes apesar de cairem ambos na categoria p2p.

Algo do género informações gerais P2P ( para dúvidas gerais e opiniões)

Já temos alguns por casa, viventor, raize, robocash , lendix

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, gustaferra disse:

Algo do género informações gerais P2P ( para dúvidas gerais e opiniões)

Já temos alguns por casa, viventor, raize, robocash , lendix

Tens conta na Mintos?

Quando fazes transferencia no teu banco para a Letonia pagas alguma coisa sendo transferencia SEPA?

Cumps

Esquece. Foi a 0 a comissão.

Hoje abri conta em 3 casas diferentes :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, IceMan1910 disse:

Tens conta na Mintos?

Quando fazes transferencia no teu banco para a Letonia pagas alguma coisa sendo transferencia SEPA?

Cumps

Esquece. Foi a 0 a comissão.

Hoje abri conta em 3 casas diferentes :P

Sim tenho tb na Mintos, tenho 13 P2P..... :)

Eu como sou cliente frequente no BCP é 0 €, só vendo nas comissões gerais do banco... Mesmo que tenhas feito essas a 0€ podes ter limites de x transferências internacionais.... 

Por curiosidade quais foram essas 3 ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, gustaferra disse:

Sim tenho tb na Mintos, tenho 13 P2P..... :)

Eu como sou cliente frequente no BCP é 0 €, só vendo nas comissões gerais do banco... Mesmo que tenhas feito essas a 0€ podes ter limites de x transferências internacionais.... 

Por curiosidade quais foram essas 3 ? 

Lendix, onde ainda não posso investir porque estão-me a validar a conta

Housers, em que apenas meti 50 euros para aproveitar os 50 euros de oferta (se quiseres limpar 50 euros em 50 de investimento diz-me que ganhamos 50 cada um). Nesta não estou a pensar reforçar mas não digo que não a 50 euros de borla. Vou lá deixar os 100 euros a marinar, mas achei a estrutura de projectos deles um bocado esquita. Tem muita gente a investir mas não me inspirou ainda confiança.

Mintos. Transferi 500 agora para lá para experimentar. Deixa ver se amanha ou depois aparece lá o guito. Fiz do ActivoBank que até agora nunca me falhou em comissões. Não deve ter limite mas também se reforçar deve ser só no proximo mês. Primeiro vou experimentar.

Cumps,

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, IceMan1910 disse:

Lendix, onde ainda não posso investir porque estão-me a validar a conta

Housers, em que apenas meti 50 euros para aproveitar os 50 euros de oferta (se quiseres limpar 50 euros em 50 de investimento diz-me que ganhamos 50 cada um). Nesta não estou a pensar reforçar mas não digo que não a 50 euros de borla. Vou lá deixar os 100 euros a marinar, mas achei a estrutura de projectos deles um bocado esquita. Tem muita gente a investir mas não me inspirou ainda confiança.

Mintos. Transferi 500 agora para lá para experimentar. Deixa ver se amanha ou depois aparece lá o guito. Fiz do ActivoBank que até agora nunca me falhou em comissões. Não deve ter limite mas também se reforçar deve ser só no proximo mês. Primeiro vou experimentar.

Cumps,

Housers apesar de ja ouvido falhar nao consta da minha base de dados ( a analise )  talvez por ser de investimentos em imobiliário.... 

Investimentos em Imobiliário não é a minha praia, quero 1º andar uns anos nos ativos de curtissimo prazo.... Se quiseres dou mais nomes de P2P do tipo Housers , 

Fazes bem começar com pouco e ir vendo a mecânica eu comecei 1 ano atras já fechei 2 p2p e tou a desmobilizar outra....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, gustaferra disse:

Housers apesar de ja ouvido falhar nao consta da minha base de dados ( a analise )  talvez por ser de investimentos em imobiliário.... 

Investimentos em Imobiliário não é a minha praia, quero 1º andar uns anos nos ativos de curtissimo prazo.... Se quiseres dou mais nomes de P2P do tipo Housers , 

Fazes bem começar com pouco e ir vendo a mecânica eu comecei 1 ano atras já fechei 2 p2p e tou a desmobilizar outra....

Tenho mais uma pergunta para ti. Agora relativo à Mintos.

Vi muitas vezes pessoal a queixar-se de que não existem emprestimos e de que não estão investidos a 100%.

Uma pesquisa rapida por emprestimos em Euros. com BuyBack, e aparecem 1000 paginas de empréstimos para subscrever...

Porque é que o pessoal se queixa de que não existem emprestimos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, IceMan1910 disse:

Tenho mais uma pergunta para ti. Agora relativo à Mintos.

Vi muitas vezes pessoal a queixar-se de que não existem emprestimos e de que não estão investidos a 100%.

Uma pesquisa rapida por emprestimos em Euros. com BuyBack, e aparecem 1000 paginas de empréstimos para subscrever...

Porque é que o pessoal se queixa de que não existem emprestimos?

A Mintos é dos maiores mercados tem ativos para todos os gostos desde curto a longo prazo com e sem garantia de recompra.... 

O meu auto invest nem sempre apanha o que quero a 11% a curto prazo , vou la pesquisar adquiro a 8 ou 9 % a curto prazo e fico com o saldo limpo... raro foi o dia que se acumulou muito.... e a Mintos é das que tenho mais cash lá dedicado.... A mintos é uma p2p madura não é das que mais paga de juros elevados, mais tem ativos em quantidade elevada e dá para diversiicar geograficamente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, gustaferra disse:

A Mintos é dos maiores mercados tem ativos para todos os gostos desde curto a longo prazo com e sem garantia de recompra.... 

O meu auto invest nem sempre apanha o que quero a 11% a curto prazo , vou la pesquisar adquiro a 8 ou 9 % a curto prazo e fico com o saldo limpo... raro foi o dia que se acumulou muito.... e a Mintos é das que tenho mais cash lá dedicado.... A mintos é uma p2p madura não é das que mais paga de juros elevados, mais tem ativos em quantidade elevada e dá para diversiicar geograficamente...

Foste apanhado naquele loan originator que teve problemas?

O pessoal que ficou agarrado nesse ardeu certo?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, IceMan1910 disse:

Foste apanhado naquele loan originator que teve problemas?

O pessoal que ficou agarrado nesse ardeu certo?

Cumps

Não me apercebi de nada.... qual ? Eu, é só com buyback que entro.... Nao tenho nada arder ....

Screenshot_1.png

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, gustaferra disse:

Não me apercebi de nada.... qual ? Eu, é só com buyback que entro.... Nao tenho nada arder ....

Screenshot_1.png

Não houve um loan originator que ardeu?

Percebi que tinha acontecido um loan originator não conseguir pagar os buybacks. 

Corrige-me se estiver errado. Mas pensei que tinha acontecido isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, IceMan1910 disse:

Percebi que tinha acontecido um loan originator não conseguir pagar os buybacks. 

Num forum estrangeiro uma pessoa fez um esquema tudo bonito de percentagens de domínio entre empresas onde a Mintos era accionista ai e tal e algumas das empresas não cobriam os empréstimos em caso de falência.... não te esqueças que pode ser a concorrência a difamar.... Por exemplo até a Raize anda com um buraco na empresa vi num relatório antigo... ou Benfica andou em falência técnica e continuam a laborar.... Ha sempre riscos, ninguém acreditava que o BES ou o Banif fossem ao charco quem tinha produtos sem ser Depositos garantidos ate 100mil fica a arder também.... 

Por isso, trabalho com 13 P2P e diversifico bem e tenho ativos de curtíssimos prazo, caso de stresses para desmobilizar rápido..... Ativos de longo prazo so em 2 P2P mas com taxas altas e tenho lá pouco cash dedicado.... 

Tens de ver qual a melhor estratégia para a tua realidade financeira e objectivos....

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, IceMan1910 disse:

Sim houve e a Mintos chegou-se à frente ;)

há 13 horas, IceMan1910 disse:

Eu não estou a duvidar dos vossos conhecimentos de p2p.

Eu estou apenas a tentar explicar como se calculam taxas de juro e porque é que essa taxa é anual e como aparecem ai esses valores de pagamento. 

Sendo que a minha formação é em finanças acho que posso explicar isto. Estou aqui para aprender mais sobre p2p e por isso é que começei este tópico.

Não me digam é que essa taxa não é anual :) de resto estou aqui com toda a humildade.

Cumps

A tua é em finanças e a nossa também. Alias fizemos vários cálculos e só reinvestindo é que conseguirias ter aquela taxa, correto? 

Nós fizemos essas contas, usando o método que eles também usam de amortizacão de capital.

Em loans de 1 mês a taxa é real.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Cardoso24 disse:

Sim houve e a Mintos chegou-se à frente ;)

A tua é em finanças e a nossa também. Alias fizemos vários cálculos e só reinvestindo é que conseguirias ter aquela taxa, correto? 

Nós fizemos essas contas, usando o método que eles também usam de amortizacão de capital.

Em loans de 1 mês a taxa é real.

Ainda bem que a Mintos se chegou à frente.

A taxa é sempre real :)

há 14 horas, gustaferra disse:

Screenshot_1.png

Para ti e para o @Cardoso24. Só investem em loans em Euros?

A conta está em euros, ao investir por exemplo num emprestimo em DKK... o que é que acontece? 

Existem taxas de transferencia de moeda? Quem é que suporta o risco de taxa de cambio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, IceMan1910 disse:

Ainda bem que a Mintos se chegou à frente.

A taxa é sempre real :)

Para ti e para o @Cardoso24. Só investem em loans em Euros?

A conta está em euros, ao investir por exemplo num emprestimo em DKK... o que é que acontece? 

Existem taxas de transferencia de moeda? Quem é que suporta o risco de taxa de cambio?

Não vou prolongar na discussão das taxas de juros, mas a ideia é , se num dp prazo, o juro a 2 meses e calculada num período de 2, meses, na amortização e calculada sempre ao mês.. por isso, as taxas são 10 , 14% e uma pessoa fica maravilhada, mas não ganhas isso no fim da maturidade naquele ativo.

Prazos alargados com taxas baixas, poderíamos comparar com as taxas dos bancos.... E tens do teu lado o risco de não conseguires ser ressarcido.

Por isso, alerto relativamente as taxas baixas e em periodos longos....

Na mintos tens um conversor se não me engano, por cada 1k são 5€..

Não te esqueças que em certos paises com altas taxas de inflação a moedas desvaloriza, dp a converter novamente em euros pode dp nao teres gd lucro... 

Eu prefiro só em euros, evito o câmbio... 

Se não me engano na moeda, polaca ja vi ativos a 17% ai compensa mesmo dp quiseres converter em euros, baixas taxas de juro em moeda estrangeira não aconselho...

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, gustaferra disse:

Não vou prolongar na discussão das taxas de juros, mas a ideia é , se num dp prazo, o juro a 2 meses e calculada num período de 2, meses, na amortização e calculada sempre ao mês.. por isso, as taxas são 10 , 14% e uma pessoa fica maravilhada, mas não ganhas isso no fim da maturidade naquele ativo.

-> Só que a ideia é que vão ficando com capital disponível. (Em virtude da amortização). Só que para mim faria sentido dizer que para aquele loan a rentabilidade no final era de 7.5%, por exemplo, ao invés de dizerem 12%. Caso uma pessoa não vá à Mintos até ao final de um loan de 12 meses, n reinvestindo não tem 12% garantidamente.

Prazos alargados com taxas baixas, poderíamos comparar com as taxas dos bancos.... E tens do teu lado o risco de não conseguires ser ressarcido.

Por isso, alerto relativamente as taxas baixas e em periodos longos....

Na mintos tens um conversor se não me engano, por cada 1k são 5€..

Não te esqueças que em certos paises com altas taxas de inflação a moedas desvaloriza, dp a converter novamente em euros pode dp nao teres gd lucro... 

Eu prefiro só em euros, evito o câmbio... 

Se não me engano na moeda, polaca ja vi ativos a 17% ai compensa mesmo dp quiseres converter em euros, baixas taxas de juro em moeda estrangeira não aconselho...

-> Mesmo 17% pode não compensar depende da taxa no momento da subscrição.

Escrevi no teu comentário, desculpa. Mas vou deixar a discussão das taxas de juro de lado, eu sei os cálculos que fizemos (em funcao de reinvestir) e prefiro muito mais os loans de 1 mês (ou menos).

Em relação ao cambio atencao porque as taxas que a Mintos cobram sao elevadissimas!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Bem segue então a minha review desta casa, para ajudar outros foristas que se queiram inscrever, passado alguns meses a usar a plataforma. Vou tentar não me repetir com o que disse inicialmente na abertura do tópico.

Abertura de conta e primeiras impressões:

- Impecável o processo... existem duas fontes de informação principais para tirar dúvidas sempre com tudo traduzido em inglês, a FAQ cobre 90% de todas as dúvidas que possamos ter, e explica como funciona toda a plataforma. Existe também um serviço ao cliente por chat, em tempo real, onde no maximo em 2 ou 3 minutos respondem às questões que vamos colocando (um pouco à imagem do que acontece na Mintos).

- Depois de aberta a conta, fica em validação cerca de 24 horas, onde validam a conta bancária e os documentos de identificação. A partir de estar validado podemos investir àvontade.

Investimento:

- A plataforma tem uma capacidade de investimento brutal... em que os próprios gestores da Lendix asseguram à empresa que o financiamento termina em meia duzia de dias, senão é a própria empresa que mete o resto do capital em falta. A maioria dos empréstimos é financiado em meia duzia de minutos, horas no máximo. E estamos a falar de empréstimos que muitas vezes chegam a 1 milhão de euros. Investem na plataforma os próprios gestores, e investidores institucionais (Bancos, Seguradoras, etc..). Estes grandes investidores não podem escolher os empréstimos em que investem, são obrigados a definir um valor de investimento e são obrigados a investir o mesmo valor em todos os empréstimos. Todos os gestores da empresa e pessoas que escolhem as empresas estão também obrigados a investir em todos os empréstimos.

- A experiencia da equipa de gestão, associada ao facto de estarem no sector dos emprestimos a PMEs à bantantes anos, associado ao facto de terem eles próprios de investir, leva a que a plataforma tenha uma reputação muito boa, e até agora em 359 emprestimos já feitos apenas 1% teve delay >60 dias:

image.thumb.png.c5df8957b8ab2f511da9c2fd8cda3be9.png

Esse default, ainda não quer dizer nada, pois até agora não existiu nenhum emprestimo que tenha sido considerado insolvente. Existem processos em tribunal para tentar recuperar todos esses valores. Ainda nenhum foi declarado como não pago, e alguns foram recuperados. Podem ver todas as estatisticas em: https://en.lendix.com/learn-more/statistics/

- Inspira-me bastante confiança a forma como comunicam sempre connosco por email sempre que qualquer coisa acontece, dão dicas de diversificação, etc.. 

- É fundamental o investimento por cartão de crédito, sendo que os empréstimos ficam financiados muitas vezes minutos depois de serem feitos. Eu gosto bastante de pagar assim em vez de fazer transferencia e ficar à espera com o dinheiro parado que existam oportunidades. Quem segue o tópico dos cartões de crédito sabe que, isto como é equivalente a fazer compras online quando é feito o pagamento, podem aproveitar por exemplo os 1% de cashback ilimitado do cartão universo, ou usar para limpar os 2% do cartão cofidis (+1 €), etc.. ou seja.. existe um cashback instantaneo ao investir com a Lendix por permitirem este pagamento com cartões.

- Ponto negativo é sem duvida a não existencia de mercado secundário. Penso que eventualmente vão implementar um mercado secundário, mas não vejo que seja uma prioridade para eles... principalmente porque o volume de investimento na plataforma tem crescido exponencialmente. Podem ver o volume aplicado na Lendix no resumo do p2pbanking https://www.p2p-banking.com/countries/germany-international-p2p-lending-volumes-december-2017/

image.png.682fa672ca72be218b15e7758ab1d357.png

Depois da Mintos, é a segunda maior plataforma de p2p da Zona Euro em valor investido.

Estratégia de Investimento:

- A minha estratégia de investimento, e tendo em conta o que os investidores institucionais fazem, assim como os gestores da empresa, tem sido investir em todos os empréstimos o mesmo montante (o minimo de 20 euros). Estou neste momento com 65 empréstimos. Vou continuar a reforçar aos poucos... todas as semanas eles metem mais 2 ou 3, depende das semanas. 

- O pagamento de juros e capital é feito a meio do mês (entre 13 e 18 +/-) e é feito todo de uma só vez. Eles reunem o capital de todas as empresas e pagam tudo junto. Até agora tudo em dia, nada de atrasos.

Referal:

- Se se inscreverem na plataforma, façam p.f. pelo referal e recebem 20€ e eu também apos investirem 500 euros:

https://app.lendix.com/r/JSANTOS

Bons investimentos! Espero ter ajudado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Ora bem.

Mais um ponto de situação :)

Estou nesta plataforma há pouco mais de 1 ano e o meu veredito é o seguinte:

- Plataforma pouco arriscada, mas consequentemente com pouco retorno.

- Muito profissional, excelente comunicação com os investidores (do melhor que existe no mercado).

- Grandes empresas a investir e a lista emprestimos na plataforma (exemplo: Edenred). O que dá uma credibilidade excelente. E os bancos/seguradores que investem na plataforma continuam a ficar sempre com 51% dos emprestimos, o que ajuda a cobrança.

- Assim que um emprestimo fica em incumprimento, nem que seja 3 dias, eles retiram logo uma parte do retorno expectavel. Quando o loaner paga retoma os 100% de valor, super transparente. E fazem pontos de situação dos empréstimos em atraso de 20 em 20 dias.

- Pode ser carregado por cartão de crédito e conta para efeitos de cashback. É um dos pontos positivos. Tenho usado o bankinter card para carregar e portanto tenho logo 5% de retorno no investimento.

image.png.8ea3fddb2de5e6ac7f66872601f96263.png

Em 128 emprestimos tenho 3 em atraso e 0 como irrecuperável.

No entanto eles ajustam a % de retorno para estimar que uma parte não será recuperável.

Estratégia:

- Não reforço muito na plataforma, mas tento ir investindo o minimo em cada emprestimo e vou aproveitando o cashback dos cartões de crédito.

- Funciona bem para esta estratégia e a plataforma é super profissional, já estão em 4 mercados (França, Espanha, Itália e Holanda) e tenho a certeza que vão continuar a expandir. 

- Empréstimos de 2 milhões de euros (2 milhões!) são financiados e 1, 2 dias no máximo. 

- Assim como na Raize faz-me sentido ter 5-10% alocado a esta plataforma de maneira a diversificar. 

- Avisam 2 dias antes de um emprestimo entrar online para que exista tempo para analisar a empresa antes de o emprestimo aparecer (desaparecem muito rápido).

Ponto negativo:

- Ainda não tem mercado secundário, mas estão a tentar criar.

Para quem quiser começar a investir, existe um bonus de 20 euros ao carregar 500 euros na plataforma:

Link para registar na Lendix/October.

Já agora, a plataforma mudou de nome para October. Deviamos trocar o titulo da thread.

Espero que ajude.

Cumprimentos,

Editado por IceMan1910
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites