Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• October (ex: Lendix)

IceMan1910

Recommended Posts

Esta plataforma mudou de nome para October.

Registem-se por este link para terem 20 euros de bonus:

Link para registar na Lendix/October.

Pontos Positivos:

- Estilo Raize, podemos ver a quem estamos a emprestar, e tem contrato individual entre nós e o requerente. Ou seja. mesmo em caso de default da plataforma Lendix, continuamos a ser donos do crédito sobre a entidade que o pediu. Ponto muito positivo a meu ver.

- Entidade super transparente, contas auditadas, quadro tecnico com experiencia de 20+ anos em empresmos a PMEs e os curriculos estão todos online. O Staff da empresa investe automáticamente em todos os empréstimos da plataforma, assim como as entidades financeiras que também investem na plataforma. Não podem escolher, investem uma quantia igual em todos os empréstimos. Muito indicativo do retorno de longo prazo expectável para quem invista diversificadamente em todos os empréstimos.

- Taxa de crescimento da empresa, parece continuar a aumentar o volume de emprestimos, tendo empresas que já pediram 1 milhão de euros na plataforma e que foram inteiramente financiados. Segundo tópicos que li, existe muita procura pelos empréstimos e a maior parte deles são financiados em poucas horas.

- É possivel investir numa empresa por cartão de crédito segundo percebi. Ainda não tenho conta mas segundo li podemos fazer uma proposta e depois pagar por pagamento de cartão de crédito. Isto para quem gosta e usa responsavelmente cartões parece brutal porque podemos por exemplo usufruir de cashback e do delay de pagamento de 1 mes. E acima de tudo permite fazer bid em todos os empréstimos mesmo não tendo lá dinheiro e portanto... se eles passado algumas horas ficam financiados então isto dá uma optima possibilidade de resposta para os investidores.

- Taxa histórica de incumprimentos praticamente a 0% segundo li. O que significa como alguns utilizadores expressam que o staff escolhe muito bem as empresas que podem pedir na plataforma.

- Bonus referal de 20€. Depois posto aqui o link depois de abrir conta.

Pontos Negativos:

- Não existe mercado secundário (tendo em conta que alguns empréstimos são de 60 meses, isto é significativo). Estamos limitados pelo tempo de vigencia do contrato, ou até eles implementarem um mercado secundário (não sei se está ou não nos planos).

- Não existem colaterais dados pela gestão da empresa, ao contrário do que acontece na Raize. A divida está apenas está segura pelos ativos da empresa.

Cumprimentos,

EDIT, FIZ UMA REVIEW À PLATAFORMA PASSADO UNS MESES:

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Pessoal,

Estou a pensar investir nesta plataforma Francesa, que pelos vistos agora também se expandiu para Itália e Espanha.

https://en.lendix.com/

Alguem que tenha experiencia na plataforma que possa dar a sua opinião?

Ainda não abri conta, mas do que pesquisei consigo ver alguns pontos positivos e negativos. Se tiverem experiencia na plataforma e tiverem uma opinião diferente p.f. comentem.

Pontos Positivos:

- Estilo Raize, podemos ver a quem estamos a emprestar, e tem contrato individual entre nós e o requerente. Ou seja. mesmo em caso de default da plataforma Lendix, continuamos a ser donos do crédito sobre a entidade que o pediu. Ponto muito positivo a meu ver.

- Entidade super transparente, contas auditadas, quadro tecnico com experiencia de 20+ anos em empresmos a PMEs e os curriculos estão todos online. O Staff da empresa investe automáticamente em todos os empréstimos da plataforma, assim como as entidades financeiras que também investem na plataforma. Não podem escolher, investem uma quantia igual em todos os empréstimos. Muito indicativo do retorno de longo prazo expectável para quem invista diversificadamente em todos os empréstimos.

- Taxa de crescimento da empresa, parece continuar a aumentar o volume de emprestimos, tendo empresas que já pediram 1 milhão de euros na plataforma e que foram inteiramente financiados. Segundo tópicos que li, existe muita procura pelos empréstimos e a maior parte deles são financiados em poucas horas.

- É possivel investir numa empresa por cartão de crédito segundo percebi. Ainda não tenho conta mas segundo li podemos fazer uma proposta e depois pagar por pagamento de cartão de crédito. Isto para quem gosta e usa responsavelmente cartões parece brutal porque podemos por exemplo usufruir de cashback e do delay de pagamento de 1 mes. E acima de tudo permite fazer bid em todos os empréstimos mesmo não tendo lá dinheiro e portanto... se eles passado algumas horas ficam financiados então isto dá uma optima possibilidade de resposta para os investidores.

- Taxa histórica de incumprimentos praticamente a 0% segundo li. O que significa como alguns utilizadores expressam que o staff escolhe muito bem as empresas que podem pedir na plataforma.

- Bonus referal de 20€. Depois posto aqui o link depois de abrir conta.

Pontos Negativos:

- Não existe mercado secundário (tendo em conta que alguns empréstimos são de 60 meses, isto é significativo). Estamos limitados pelo tempo de vigencia do contrato, ou até eles implementarem um mercado secundário (não sei se está ou não nos planos).

- Não existem colaterais dados pela gestão da empresa, ao contrário do que acontece na Raize. A divida está apenas está segura pelos ativos da empresa.

Cumprimentos,

Essa P2P tem taxas baixas para os investidores é daquelas que ainda nao entrei por isso.... 

Estilo Raize e dessa tens por exemplo: https://linkedfinance.com/about-us  ( Irlandesa)  ou a https://system.lenndy.com/   ( tem opção de recompra em alguns ativos) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, gustaferra disse:

Essa P2P tem taxas baixas para os investidores é daquelas que ainda nao entrei por isso.... 

Estilo Raize e dessa tens por exemplo: https://linkedfinance.com/about-us  ( Irlandesa)  ou a https://system.lenndy.com/   ( tem opção de recompra em alguns ativos) 

O problema em relação a essas p2p de 10..12..14% é que... (e atenção eu digo isto mas eu também quero investir nessas casas) alguma coisa tem de correr mal ou vai correr mal no futuro.

Não consigo bem visualizar 10% de retorno em divida.. pah... posso estar a ser pessimisma mas continuo bastante desconfiado.

Eu, se for uma empresa, eu consigo ir buscar à banca a 6%... mais os seguros e tal, fica prai nos 8% e portanto eu vou à raize e peço a 7, e não preciso de tar a aturar os gajos do banco. Eu consigo comer isso. Plataformas online são mais eficientes.. ok.

Nesta Lendix tens o staff a dizer que os custos de financiamente ficam 20% abaixo para quem pede do que ir à banca. E os investidores ficam com uma fatia muito maior.

É esse o modelo de negócio, eu sei que o custo total para uma empresa ir à banca é 8%, meto a 7% na minha plataforma, dou 6% aos investidores e fico com 1%.  Todos ganhamos e perde a banca tradicional.

Retornos como na Mintos, Viventor e essas que poes ai (mais uma vez, eu no futuro quero experimentar) mas continuo bastante desconfiado. Se o negócio fosse meu e eu soubesse que dava sempre 10% investia tudo eu e não pedia nada a ninguem. A única classe de ativos que eu consigo ver a ter 10% consistentes é equity (accções), 10% em divida... epa... alguma coisa ainda não consegui apanhar. Cheira-me muito a subprime.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

O problema em relação a essas p2p de 10..12..14% é que... (e atenção eu digo isto mas eu também quero investir nessas casas) alguma coisa tem de correr mal ou vai correr mal no futuro.

Não consigo bem visualizar 10% de retorno em divida.. pah... posso estar a ser pessimisma mas continuo bastante desconfiado.

Eu, se for uma empresa, eu consigo ir buscar à banca a 6%... mais os seguros e tal, fica prai nos 8% e portanto eu vou à raize e peço a 7, e não preciso de tar a aturar os gajos do banco. Eu consigo comer isso. Plataformas online são mais eficientes.. ok.

Nesta Lendix tens o staff a dizer que os custos de financiamente ficam 20% abaixo para quem pede do que ir à banca. E os investidores ficam com uma fatia muito maior.

É esse o modelo de negócio, eu sei que o custo total para uma empresa ir à banca é 8%, meto a 7% na minha plataforma, dou 6% aos investidores e fico com 1%.  Todos ganhamos e perde a banca tradicional.

Retornos como na Mintos, Viventor e essas que poes ai (mais uma vez, eu no futuro quero experimentar) mas continuo bastante desconfiado. Se o negócio fosse meu e eu soubesse que dava sempre 10% investia tudo eu e não pedia nada a ninguem. A única classe de ativos que eu consigo ver a ter 10% consistentes é equity (accções), 10% em divida... epa... alguma coisa ainda não consegui apanhar. Cheira-me muito a subprime.

Já tive grandes discussões sobre as taxa de juro anuais 10 , 12 , 14 % e a sua respectiva rentabilidade liquida  e o método de amortização.... 

Resumidamente: Taxa de 10% a 1 ano é excelente dá uma Xirr ( rentabilidade liquida ) perto de 10% 

Taxa a 10% a 2 anos é razoável dá te uma Xirr perto de 5% 

A Raize dá te uma taxa media de ativos 8% ( meu caso) e a Xirr anda nos 5% porque andei a vender ativos longos com taxas baixas 

Por exemplo: 1 Dp a a 2 anos se desse 12% o Xirr é superior do que nas P2P na mesma taxa.... o método de amortização (taxa anua12% / 12 ) = 1%, ou seja, ganhas sempre 1% sobree o capital em divida.... Nos Dp o juro é acumulado pelo tempo decorrido.... oXirr é superior;

Depois certos países bálticos as taxas são mais elevadas mas é sempre a 3 a 4 anos que se traduz numa taxa muito baixa se mantiveres o ativo esse tempo todo....

Isto é, ativos a 1 mes podes comparar com 1 dp a prazo com taxas idênticas o xirr é igual .....

isto tudo para dizer, as P2P não estão a fazer nenhum favor aos investidores quando apresentam taxas de 10 , 12 , 14 % com ativos de 3 ou 4 anos....

Países bálticos c altas taxas de inflação e de juro é normal taxas altas.... Se procurares empresas de crédito lá fora, vê como anda as taxas de juros para quem pede financiamento....

Nós aqui é que está tudo instrumentalizado o governo orgulha-se que vendeu divida a taxas negativas.... Não sou eu que pago para perder dinheiro certamente, são os institucionais tipo CGD que vai lá comprar divida e perde dinheiro a pedido do estado, para depois os contribuintes injectarem depois lá capital.... 

Isto das P2P é uma forma clara onde os beneficiários são os investidores, até o estado meter o bedelho e regulamentar tudo e sacar ao investidor e as empresas que gerem os ativos a sua parte; e posteriormente  começamos a ter taxas próximas dos bancos perto de 0% e com grandes riscos para o investidor e estes não poderem deduzir as menos valias quando geram mais valias....

É aproveitar enquanto dura....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Já tive grandes discussões sobre as taxa de juro anuais 10 , 12 , 14 % e a sua respectiva rentabilidade liquida  e o método de amortização.... 

Resumidamente: Taxa de 10% a 1 ano é excelente dá uma Xirr ( rentabilidade liquida ) perto de 10% 

Taxa a 10% a 2 anos é razoável dá te uma Xirr perto de 5% 

A Raize dá te uma taxa media de ativos 8% ( meu caso) e a Xirr anda nos 5% porque andei a vender ativos longos com taxas baixas 

Por exemplo: 1 Dp a a 2 anos se desse 12% o Xirr é superior do que nas P2P na mesma taxa.... o método de amortização (taxa anua12% / 12 ) = 1%, ou seja, ganhas sempre 1% sobree o capital em divida.... Nos Dp o juro é acumulado pelo tempo decorrido.... oXirr é superior;

Depois certos países bálticos as taxas são mais elevadas mas é sempre a 3 a 4 anos que se traduz numa taxa muito baixa se mantiveres o ativo esse tempo todo....

Isto é, ativos a 1 mes podes comparar com 1 dp a prazo com taxas idênticas o xirr é igual .....

isto tudo para dizer, as P2P não estão a fazer nenhum favor aos investidores quando apresentam taxas de 10 , 12 , 14 % com ativos de 3 ou 4 anos....

Países bálticos c altas taxas de inflação e de juro é normal taxas altas.... Se procurares empresas de crédito lá fora, vê como anda as taxas de juros para quem pede financiamento....

Nós aqui é que está tudo instrumentalizado o governo orgulha-se que vendeu divida a taxas negativas.... Não sou eu que pago para perder dinheiro certamente, são os institucionais tipo CGD que vai lá comprar divida e perde dinheiro a pedido do estado, para depois os contribuintes injectarem depois lá capital.... 

Isto das P2P é uma forma clara onde os beneficiários são os investidores, até o estado meter o bedelho e regulamentar tudo e sacar ao investidor e as empresas que gerem os ativos a sua parte; e posteriormente  começamos a ter taxas próximas dos bancos perto de 0% e com grandes riscos para o investidor e estes não poderem deduzir as menos valias quando geram mais valias....

É aproveitar enquanto dura....

Lol,

Que grande confusão que vai no teu comentário lol. Sabes que a taxa de juro é sempre anualizada certo?

Esplica lá como é que uma taxa de 10% a 2 anos te dá uma xirr de 5% (vamos testar um emprestimo de 1000 euros a 2 anos, com 10% de taxa):

xirrr.JPG.ac21f3c0c7c5d9f2d3350ffe90130e78.JPG

A XIRR de um investimento com taxa a 10%, dá a dois anos 10.5% Sendo que, a Interal Rate of Return por si, nao te diz nada... o que tu queres é saber a tua taxa de retorno real.

E essa taxa de retorno real não é pegar nos cash flows futuros e retirar ao investimento inicial... porque esses cash flows futuros podem também eles ser emprestados na plataforma a 10%. E portanto quando xegas ao fim de um projecto com 10% de taxa se fores re investindo o capital chegas ao fim dos 2 anos com 220 euros de retorno. O que dá uma taxa de juro real de 11% (deviamos ainda fazer o compouding effect ao contrário mas acho que não vale a pena complicar, anda perto dos 11%). Ou seja, para teres um deposito a prazo que iguala-se esse investimento tinhas de ter uma taxa perto dos 11% porque eles só te pagam os juros 1 vez por ano normalmente, e aqui recebes capital todos os meses que podes ir re investindo.

Portanto, volto a dizer... eu quero emprestar em plataformas como a Viventor e a Mintos e vou emprestar no futuro certamente. Mas continuo a desconfiar de retornos de 10% em divida e portanto agora para começar nisto do p2p vou emprestar em plataformas que parecem mais transparentes em relação aos ativos que estão por trás dos emprestimos como a Raize ou a Lendix. 

Se quiseres mando-te o excel para veres as formulas. Até agora as plataformas que parecem mais crediveis são as que dão retornos inferiores como a Lendix, Raize, Housers, etc.. O que é normal. Menos risco, menos retorno. As plataformas mais maduras no UK parecem ter retornos medios à volta dos 6, 7% como estas. Funding Circles e afins.

Adicionalmente conheces mais alguma plataforma sem ser esta de Lendix que aceite carregamentos por cartão de crédito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, IceMan1910 disse:

Lol,

Que grande confusão que vai no teu comentário lol. Sabes que a taxa de juro é sempre anualizada certo?

Esplica lá como é que uma taxa de 10% a 2 anos te dá uma xirr de 5% (vamos testar um emprestimo de 1000 euros a 2 anos, com 10% de taxa):

A XIRR de um investimento com taxa a 10%, dá a dois anos 10.5% Sendo que, a Interal Rate of Return por si, nao te diz nada... o que tu queres é saber a tua taxa de retorno real.

E essa taxa de retorno real não é pegar nos cash flows futuros e retirar ao investimento inicial... porque esses cash flows futuros podem também eles ser emprestados na plataforma a 10%. E portanto quando xegas ao fim de um projecto com 10% de taxa se fores re investindo o capital chegas ao fim dos 2 anos com 220 euros de retorno. O que dá uma taxa de juro real de 11% (deviamos ainda fazer o compouding effect ao contrário mas acho que não vale a pena complicar, anda perto dos 11%). Ou seja, para teres um deposito a prazo que iguala-se esse investimento tinhas de ter uma taxa perto dos 11% porque eles só te pagam os juros 1 vez por ano normalmente, e aqui recebes capital todos os meses que podes ir re investindo.

Portanto, volto a dizer... eu quero emprestar em plataformas como a Viventor e a Mintos e vou emprestar no futuro certamente. Mas continuo a desconfiar de retornos de 10% em divida e portanto agora para começar nisto do p2p vou emprestar em plataformas que parecem mais transparentes em relação aos ativos que estão por trás dos emprestimos como a Raize ou a Lendix. 

Se quiseres mando-te o excel para veres as formulas. Até agora as plataformas que parecem mais crediveis são as que dão retornos inferiores como a Lendix, Raize, Housers, etc.. O que é normal. Menos risco, menos retorno. As plataformas mais maduras no UK parecem ter retornos medios à volta dos 6, 7% como estas. Funding Circles e afins.

Adicionalmente conheces mais alguma plataforma sem ser esta de Lendix que aceite carregamentos por cartão de crédito?

Como te disse anteriomente já tive discussões sobre o tema da taxa de juro troca de excel etc...., eu só invisto a curto prazo 1 a 3 meses, ou em ativos que paguem só juros, ou seja, capital não seja amortizado.... 

O concelho é este quanto mais  o prazo alargado exige uma maior taxa de juro....  

As P2P exigem sempre uma 1º transferência SEPA para controlo... deixa ver se encontro uma que tenha aberta com essa modalidade mas tenho ideia que tem comissão...

São todas por transferência a única que tenho e não são poucas a Linked Finance é a única que dá mas pagas comissão....

Linked Finance.png

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, IceMan1910 disse:

Lol,

A discussão com as taxas de juro que o @gustaferrafalou foi comigo. A minha opinião coincide com a tua e, por isso, tenho investimentos tanto de curto como de médio/longo prazo.

Quanto às taxas de juros oferecidas pelas plataformas, vai a www.twinero.es/ , que é uma das empresas que trabalha com a Viventor, e vê qual as taxas de juros que eles cobram aos clientes. Não te assustes!

Muitas empresas trabalham em países com setores financeiros menos "maduros" e onde as taxas de juro são maiores. Até em Portugal um cartão de crédito cobra juros de 16% e empresas como a Cofidis ou Cetelem cobram mais de 13%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, hfilipe disse:

A discussão com as taxas de juro que o @gustaferrafalou foi comigo. A minha opinião coincide com a tua e, por isso, tenho investimentos tanto de curto como de médio/longo prazo.

Quanto às taxas de juros oferecidas pelas plataformas, vai a www.twinero.es/ , que é uma das empresas que trabalha com a Viventor, e vê qual as taxas de juros que eles cobram aos clientes. Não te assustes!

Muitas empresas trabalham em países com setores financeiros menos "maduros" e onde as taxas de juro são maiores. Até em Portugal um cartão de crédito cobra juros de 16% e empresas como a Cofidis ou Cetelem cobram mais de 13%.

Ja não me lembrava com quem tinha sido @hfilipe lollo fica aqui um balanço da subida do Xirr após a redução dos prazos para curto prazo....

Raize andava nos 3% agora anda nos 5,16% ver link:  http://prntscr.com/gvrs7g

Mintos andava nos 8/9% salvo erro... agora nos 10,77% http://prntscr.com/gvrslk

Twino andavas nos 7/8% agora anda nos 9.98%  ver link:  http://prntscr.com/gvrt61

E podia continuar por ai fora.... 

O ajustamento que fiz foi desfazer me de ativos de medio e longo prazo

Na raize se houver ativos por ex: 9% a 2 anos entro abaixo disso estou fora..... 

Se todos nos aqui com capital se nos juntássemos abríamos uma empresa financeira tipo  "cetelem" financiadora de crédito as taxas iam até 11,21% ver link http://prntscr.com/gvrvc4

já acharíamos normal as taxas que recebemos lá fora .... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, hfilipe disse:

O meu XIRR na Twino também subiu, de 10,14 em julho para 10,44 agora.

A média do prazo dos empréstimos está em 11,66 meses e 40% deles são com prazo superior a 12 meses.

E tens só buyback (T)  ou PG ( Fundo Compensação) ? na Twino ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, IceMan1910 disse:

O problema é que a maioria das pessoas se esquece que os loans são feitos a empresas/pessoas de outros países, com taxas diferentes, onde o risco devido a esses fatores implica outras taxaas. Certamente que na Geórgia, Cazaquistão, Polónia, etc...as taxas que a banca cobra, não são os mesmos 7-8% que aqui cobram no crédito pessoal, por exemplo.

Se nestas plataformas temos taxas de 9 a 12%, dependendo do país, certamente que ninguém está a perder. As plataformas (P2P) ganham uma % por terem os loans na sua plataforma, logo o risco é muito menor, "reduzido", a não ser que tenham de se chegar à frente numa reestruturação de um loan originator, como aconteceu recentemente com a Mintos. Os loan originators, se colocam a 10, 11% também ganham e são os que ganham mais neste processo.

Para quem investe nestas plataformas há mais de 2 anos, reparou que as taxas tem vindo gradualmente a "baixar", por isso é que sou contra a concorrência nas P2P :P. Eu ainda sou do tempo em que na Twino tive taxas de 13/14%, o que neste momento é mentira para loans com BB. Aliás neste momento na Twino para loans com BB, dificilmente se encontra com taxa superior a 11%. Na Mintos ainda tive taxas de 13%, ainda à pouco tempo havia Geórgia até 30 dias - 12%, agora temos 11%. Portanto nas P2P tivemos um ajuste

há 1 hora, hfilipe disse:

Bem não tinha ideia que na Twinero cobrassem estas taxas a 30 dias! Portanto pode-se concluir que eles ganham muito dinheiro com a colocação de BB em todos os loans, claramente que os defaults compensam aqueles que pagam!

Eu acrescento que o mesmo se passa no Robo.Cash, eles comunicaram que as taxas de 14% com BB por parte do loan originator compensam largamente o número elevado de defaults. Assim percebe-se porque é que dizem isto.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@IceMan1910

Podes ver um exemplo (Mintos):

Fui eu que tive esta conversa com o gustaferra que só me pode agradecer por este alerta. Por isso é que eu faço sempre, salvo excepções, loans até 30 dias.

• Date Principal Interest Total Payment Received Payment Date Status
      06.11.2017 € 10.24 € 1.77 € 12.01     Scheduled
      06.12.2017 € 10.84 € 1.61 € 12.45     Scheduled
      06.01.2018 € 11.47 € 1.55 € 13.02     Scheduled
      06.02.2018 € 12.14 € 1.43 € 13.57     Scheduled
      06.03.2018 € 12.85 € 1.18 € 14.03     Scheduled
      06.04.2018 € 13.61 € 1.17 € 14.78     Scheduled
      06.05.2018 € 14.40 € 1.00 € 15.40     Scheduled
      06.06.2018 € 15.24 € 0.89 € 16.13     Scheduled
      06.07.2018 € 16.14 € 0.70 € 16.84     Scheduled
      06.08.2018 € 17.08 € 0.56 € 17.64     Scheduled
      06.09.2018 € 18.08 € 0.38 € 18.46     Scheduled
      06.10.2018 € 19.14 € 0.19 € 19.33     Scheduled
    • Loan Details

Loan Type Personal Loan
      Loan Amount € 171.23
      Remaining Principal € 171.23
      Interest Rate 12.0%
      Initial LTV -
      LTV -
      Initial Term 12 m. 5 d.
      Remaining Term 12 m. 0 d.
      Amortization Method Full
      Listing Date 06.10.2017
      Date of Issue 06.10.2017
      Closing Date 06.10.2018
      Status Current
      Loan Originator Lendo

Valor do loan: 171,23€

Prazo: 12 Meses

Achas que a taxa é anualizada? Se fosse não havia dúvidas no valor do juro a receber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Cardoso24 disse:

@IceMan1910

Podes ver um exemplo (Mintos):

Fui eu que tive esta conversa com o gustaferra que só me pode agradecer por este alerta. Por isso é que eu faço sempre, salvo excepções, loans até 30 dias.

• Date Principal Interest Total Payment Received Payment Date Status
      06.11.2017 € 10.24 € 1.77 € 12.01     Scheduled
      06.12.2017 € 10.84 € 1.61 € 12.45     Scheduled
      06.01.2018 € 11.47 € 1.55 € 13.02     Scheduled
      06.02.2018 € 12.14 € 1.43 € 13.57     Scheduled
      06.03.2018 € 12.85 € 1.18 € 14.03     Scheduled
      06.04.2018 € 13.61 € 1.17 € 14.78     Scheduled
      06.05.2018 € 14.40 € 1.00 € 15.40     Scheduled
      06.06.2018 € 15.24 € 0.89 € 16.13     Scheduled
      06.07.2018 € 16.14 € 0.70 € 16.84     Scheduled
      06.08.2018 € 17.08 € 0.56 € 17.64     Scheduled
      06.09.2018 € 18.08 € 0.38 € 18.46     Scheduled
      06.10.2018 € 19.14 € 0.19 € 19.33     Scheduled
    • Loan Details

Loan Type Personal Loan
      Loan Amount € 171.23
      Remaining Principal € 171.23
      Interest Rate 12.0%
      Initial LTV -
      LTV -
      Initial Term 12 m. 5 d.
      Remaining Term 12 m. 0 d.
      Amortization Method Full
      Listing Date 06.10.2017
      Date of Issue 06.10.2017
      Closing Date 06.10.2018
      Status Current
      Loan Originator Lendo

Valor do loan: 171,23€

Prazo: 12 Meses

Achas que a taxa é anualizada? Se fosse não havia dúvidas no valor do juro a receber.

171,23 x 12% = 191.77€ ( 20.54€ de juros ) típico deposito a Prazo  Xirr = 20.54/171.23 = 12% 

Método de amortização em juros rende : Somar no esquema dá 12,43€ xirr = 12.43 / 171.23 = 7.25% 

Vão usar os argumentos que todos os meses reinvestem capital + juros no esquema cerca de 12€ ? tb a 12 meses ? lololo

Obrigado @Cardoso24 pela esquema acima ..... 

Na Twino realmente os ativos andam entre 10 a 11%  fico surpreendido que conseguem ter  um  xirr: 10,44% com ativos de longo prazo.... após a explicação do Xirr  acima.... Mas cada um sabe de si.... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, hfilipe disse:

Em minha opinião a pergunta que se deve fazer não é a taxas de 10% 11% 12% ou mais como já mencionaram mas a seguinte:

O que tem a Twinero a ganhar em dividir lucros com as empresas p2p e com seus investidores?
    Porquê não ficarem com os 30% de lucro em vez de permitirem que  p2p lucrem a sua % + 10% aos investidores.
    Tem de existe um ou mais motivos com lógica para dividirem a "galinha dos ovos de ouro da empresa".

1- Poderia se a liquidez! Mas uma empresa com uma margem destas tende a ter sempre liquidez.
    2- O risco do investimento ser apenas nosso! Pois pelo facto de receberem o nosso investimento, passa a ser o nosso dinheiro a estar emprestado, recuperando desta forma o dinheiro sobre o empréstimo já realizado. Restando-lhes colher os frutos do empréstimo com o nosso dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, IceMan1910 disse:

Boas, para começar obrigado pela ajuda a perceber algumas questões das p2p.

Em segundo lugar... epa.. voces podem tentar convencer quem quiserem como se calcula taxas de juro e podem até pensar que estão a calcular bem, mas voces faltaram às aulas de finanças da faculdade lol. Então vamos lá ver se vos consigo convencer de como se calcula isto.

Tás no periodo 1, e tens um capital que emprestaste (que está em divida) de 171.23€, a uma taxa de 0.12 por ano.

Passa o primeiro mês, e no final do mês eles teem de te pagar juros sobre o capital que te devem, que é 171.23 * (0.12/12) = 1.71€ (aproximadamente = a 1.77 que tens na lista, porque no primeiro mês tens mais uns dias). E eles adicionalmente aos 1.77 devolvem-te 10.24€ de capital investido. A partir deste momento, tu já não tens um emprestimo de 171.23, tens um empréstimo de 171.23 - 10.24 que eles já te devolveram. Que é = a 160.99€.

Passa mais um mês (periodo 2) e eles vão-te pagar juros de 160.99 * (0.12/12) = 1.61€. E voltam a pagar-te capital de 10.84. Agora só ja te devem 160.99 - 10.84 = 150.15€.

Mês 3. 150.15 * (0.12/12) = ..... etc... tu percebes o conceito.

Não sei se a taxa nessa casa é calculada ao mês, se é com base 365 dias, com base 360. Podem existir n metodos de calculo. Este que eu fiz aqui foi a dividir pelo numero de meses mas podes contar o numero de dias e dividir por 365, ou 360, depende do metodo.

Não podes comparar isto com um deposito a prazo em que no mês 1 tens lá 1000€, no mês 2 tens os 1000€ na mesma, etc... eles aqui estão-te a devolver capital todos os meses, e portanto eles só te pagam juro sobre o capital que está em divida naquele mês. Mas isso não deixa de ser uma taxa anual de 12%. Se tiveres um emprestimo da casa, é igual... pagas o juro anual dividido por 12 com base no capital que tens em divida no inicio do periodo.

Obviamente que o que acontece é exatamente isso com que estavas a gozar.. se quiseres ter uma taxa anual de 12% sobre o total desse valor então à medida que vais recebendo capital vais voltando a re investir e quando chegas ao final do ano tens a tua taxa de + de 12% devido aos juros compostos que eles vão gerar. Para quem anda forte nisto do p2p perceber as formulas mais basicas de taxas de juro dá algum jeito lol deviam investir nisso.

Cumps.

Como ja disse cada um sabe de si... 

Ate da me imenso jeito adquirirem arivos de longo prazo sobra mais para min... 

Como tens jeito a cálculos, faz um exercício de comprar um ativo a 1 mes e reinvisir lo tb a um mês e ves o juro que dá.... depois faz as contas para um ativo a 2 meses qto da de juros? Valores idêntico e taxas idênticas... se me disseres que o método amortização é mais lucrativo... vou ficar maravilhado os ativos de curto prazo ficaram mais disponíveis para min... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, gustaferra disse:

Como tens jeito a cálculos, faz um exercício de comprar um ativo a 1 mes e reinvisir lo tb a um mês e ves o juro que dá.... depois faz as contas para um ativo a 2 meses qto da de juros? Valores idêntico e taxas idênticas... se me disseres que o método amortização é mais lucrativo... vou ficar maravilhado os ativos de curto prazo ficaram mais disponíveis para min... :)

Voute dizer é que é exatamente a mesma coisa...

Depende sempre do capital que tens investido num determinado projecto... emprestares a 1000 euros a 1 mes, todos os meses, ou 1000 euros a 1 ano e irem devolvendo parte do capital e tu fores sempre re investindo, se for à mesma taxa e se todos os meses reinvestires o capital em ambas as opções dá exactamente a mesma coisa :) 

A única questão é que por normal os emprestimos de longo prazo são mais ariscados porque quanto mais longe vem o último cash flow, maior é a probabilidade de existir default. E por isso é que normalmente os emprestimos de longo prazo são melhor remunerados do que os de curto prazo, é só olhares para um deposito a prazo, ou uma obrigação, ou para uma casa de p2p e quanto mais longincuo vem o último cash flow, por norma melhor a taxa.

Cumps,

Mas estamos a fugir um bocado do assunto... ninguem tem experiencia com esta casa portanto :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, IceMan1910 disse:

Boas, para começar obrigado pela ajuda a perceber algumas questões das p2p.

Em segundo lugar... epa.. voces podem tentar convencer quem quiserem como se calcula taxas de juro e podem até pensar que estão a calcular bem, mas voces faltaram às aulas de finanças da faculdade lol. Então vamos lá ver se vos consigo convencer de como se calcula isto.

->Isso até faria sentido caso fizesses loans com valores "elevados" lol ficarias com liquidez para investir em novos loans porque o mínimo para investir em algumas P2P oscila e senão tiveres 10€, por exemplo, não consegues fazer novos loans.

Tás no periodo 1, e tens um capital que emprestaste (que está em divida) de 171.23€, a uma taxa de 0.12 por ano.

Passa o primeiro mês, e no final do mês eles teem de te pagar juros sobre o capital que te devem, que é 171.23 * (0.12/12) = 1.71€ (aproximadamente = a 1.77 que tens na lista, porque no primeiro mês tens mais uns dias). E eles adicionalmente aos 1.77 devolvem-te 10.24€ de capital investido. A partir deste momento, tu já não tens um emprestimo de 171.23, tens um empréstimo de 171.23 - 10.24 que eles já te devolveram. Que é = a 160.99€.

Passa mais um mês (periodo 2) e eles vão-te pagar juros de 160.99 * (0.12/12) = 1.61€. E voltam a pagar-te capital de 10.84. Agora só ja te devem 160.99 - 10.84 = 150.15€.

Mês 3. 150.15 * (0.12/12) = ..... etc... tu percebes o conceito.

-> Essas contas que tu estás a fizer já nós fizemos...senão poderes reinvestir noutro loan não terás 12%. Então mas se a taxa é anualizada, conforme referido para todo os efeito o valor a receber no final dos 12 meses deveriam ser apenas 1. O que eles não explicam é que as pessoas tem de reinvestir à mesma taxa para obter os tais 12% (faz o cálculo reinvestindo o capital que vai libertando para perceberes quando é que terás os "12% efetivamente")

Não sei se a taxa nessa casa é calculada ao mês, se é com base 365 dias, com base 360. Podem existir n metodos de calculo. Este que eu fiz aqui foi a dividir pelo numero de meses mas podes contar o numero de dias e dividir por 365, ou 360, depende do metodo.

Não podes comparar isto com um deposito a prazo em que no mês 1 tens lá 1000€, no mês 2 tens os 1000€ na mesma, etc... eles aqui estão-te a devolver capital todos os meses, e portanto eles só te pagam juro sobre o capital que está em divida naquele mês. Mas isso não deixa de ser uma taxa anual de 12%. Se tiveres um emprestimo da casa, é igual... pagas o juro anual dividido por 12 com base no capital que tens em divida no inicio do periodo.

-> O problema é que não estamos a comparar isto a um DP. A questão é que se fizeres loan para 1 mês tens 1%, este é o único caso em que garantes efetivamente que tens 12% ao final de um ano porque para prazos maiores senão reinvestires não consegues ter 12% e é isso que estamos aqui a discutir. (aliás até mais pelo efeito JC).

Obviamente que o que acontece é exatamente isso com que estavas a gozar.. se quiseres ter uma taxa anual de 12% sobre o total desse valor então à medida que vais recebendo capital vais voltando a re investir e quando chegas ao final do ano tens a tua taxa de + de 12% devido aos juros compostos que eles vão gerar. Para quem anda forte nisto do p2p perceber as formulas mais basicas de taxas de juro dá algum jeito lol deviam investir nisso.

-> Só para terminar:
    Faz uma simulação reinvestindo o capital que te vão libertando e no final de 1 ano, vem aqui dizer se tiveste efetivamente 11 ou 12%. É que isto de falar que quem anda forte nisto das p2p deveria perceber de fórmulas básicas, então eu digo-te para que quando tiveres efetivamente 1 ano numa P2P, apareças aqui com os juros sobre o capital e não a taxa de juro que eles te põem na página principal lol

Cumps.

há 14 minutos, gustaferra disse:

Não vale a pena Gustaferra, os entendidos são aqueles que começaram agora nas P2P, quem começou em 2013/2014, não percebe nada lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Cardoso24 disse:

Não vale a pena Gustaferra, os entendidos são aqueles que começaram agora nas P2P, quem começou em 2013/2014, não percebe nada lol

Eu não estou a duvidar dos vossos conhecimentos de p2p.

Eu estou apenas a tentar explicar como se calculam taxas de juro e porque é que essa taxa é anual e como aparecem ai esses valores de pagamento. 

Sendo que a minha formação é em finanças acho que posso explicar isto. Estou aqui para aprender mais sobre p2p e por isso é que começei este tópico.

Não me digam é que essa taxa não é anual :) de resto estou aqui com toda a humildade.

Cumps

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, IceMan1910 disse:

Voute dizer é que é exatamente a mesma coisa...

Depende sempre do capital que tens investido num determinado projecto... emprestares a 1000 euros a 1 mes, todos os meses, ou 1000 euros a 1 ano e irem devolvendo parte do capital e tu fores sempre re investindo, se for à mesma taxa e se todos os meses reinvestires o capital em ambas as opções dá exactamente a mesma coisa :) 

A única questão é que por normal os emprestimos de longo prazo são mais ariscados porque quanto mais longe vem o último cash flow, maior é a probabilidade de existir default. E por isso é que normalmente os emprestimos de longo prazo são melhor remunerados do que os de curto prazo, é só olhares para um deposito a prazo, ou uma obrigação, ou para uma casa de p2p e quanto mais longincuo vem o último cash flow, por norma melhor a taxa.

Cumps,

Mas estamos a fugir um bocado do assunto... ninguem tem experiencia com esta casa portanto :(

Diz me uma coisa a qto tempo andas neste conceito das p2p ? 

Ja chegaste a ter empréstimo de longo prazo e dp reduziste para curto prazo?

há 8 minutos, Cardoso24 disse:

Mais fica para nós :)

E nem fomos gajos das finanças nem nada....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, gustaferra disse:

Diz me uma coisa a qto tempo andas neste conceito das p2p ? 

Ja chegaste a ter empréstimo de longo prazo e dp reduziste para curto prazo?

Estou nas p2p à cerca de 6 meses.

E tenho tanto ativos de longo prazo e de curto prazo. E estou dentro do meu retorno esperado até agora.

Não preciso de experimentar reduzir nem deixar de reduzir porque a matematica não engana lol. Aquilo que eu espero receber é aquilo que eu recebo desde que não existam defaults. É facil fazer as contas antecipadamente, a questão do periodo é uma não questao o que interessa é a diversificação do risco.

O periodo só é uma variavel caso precises de liquidez no curto prazo, ou se achares que há uma grande probabilidade de dafult no longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, IceMan1910 disse:

Estou nas p2p à cerca de 6 meses.

E tenho tanto ativos de longo prazo e de curto prazo. E estou dentro do meu retorno esperado até agora.

Não preciso de experimentar reduzir nem deixar de reduzir porque a matematica não engana lol. Aquilo que eu espero receber é aquilo que eu recebo desde que não existam defaults. É facil fazer as contas antecipadamente, a questão do periodo é uma não questao o que interessa é a diversificação do risco.

O periodo só é uma variavel caso precises de liquidez no curto prazo, ou se achares que há uma grande probabilidade de dafult no longo prazo.

Estas a pensar bem no conceito de diversificar nem toda a gente pensa assim.... o meu conceito de diversificação é trabalho com 13 p2p sempre a curtissimo prazo... com algumas exceções na raize e linked finance anda nos 1 a 3 anos mas seletivo na taxa de juro...

Geograficamente tb diversifico tanto nas várias p2p tanto, na origem dos mesmo.

Boa Sorte sorte para essa estratégia mista se esta dentro das tuas expectativas contínua

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, quirino disse:

Quando é que criamos um tópico geral para as p2p em vez de andarmos a dispersar as bochechos a informação por vários tópicos?

Faz-me mais sentido termos um tópico por casa... como temos um tópico por banco, etc... A Mintos nada tem a ver com a Raize por exemplo. São negócios completamente diferentes apesar de cairem ambos na categoria p2p.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, IceMan1910 disse:

Faz-me mais sentido termos um tópico por casa... como temos um tópico por banco, etc... A Mintos nada tem a ver com a Raize por exemplo. São negócios completamente diferentes apesar de cairem ambos na categoria p2p.

mas não estou a dizer para acabar com os tópicos de cada uma cadas casas para as questões mais especificas de cada.

A questão é que 80% do que se fala nos tópicos é p2p geral e não se enquadra apenas na plataforma em questão no nome do tópico. 

Mas também a atividade não é assim tanta portanto acabo por seguir todos os tópicos, mesmo aqueles de plataformas em que não estou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites