Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa de Poupança

Minimal

Recommended Posts

Investidor_casual
    A 02/01/2018 às 17:05, 5coroas disse:

Investimento para quem? em que sentido?

Um Investimento para mim e para a sociedade....

Ou pensas que quando tiveres 80 anos...(espero que chegues la e os ultrapasses)....so ter dinheiro chega....de certeza q não!

Claro que pode correr mal...e os meus filhos virem a tornar-se uns deliquentes...mas isso é um risco como qualquer outro!

E para a sociedade tb....quando bem integrados, socializados, formados e uteis.....com os devidos riscos, claro!

Como é obvio....o retorno do investimento nem sempre é financeiro!

Editado por Investidor_casual
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 150
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• 5coroas

36

• Greedy

28

• Cardoso24

17

• Minimal

15

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bom dia caro atlas, Tive a ler os seus exemplos, e acho acima de tudo está a confudir as coisas. Primeiro uma introdução, eu gosto bastante de aproveitar a vida e de fazer coisas... tenho mil pla

Parece que estamos a discutir uma "não questão".  Isto é muito simples: Quem começar a poupar mais cedo tem os juros compostos a seu favor e a taxa de poupança nos primeiros anos irá fazer t

Se juntaste capital que te permite concretizar ambições, então força. Também já viajei bastante e não me arrependo das viagens que fiz. O meu ponto anterior é sobre pensar-se que o lazer só se co

há 10 minutos, Investidor_casual disse:

Um Investimento para mim e para a sociedade....

Ou pensas que quando tiveres 80 anos...(espero que chegues la e os ultrapasses)....so ter dinheiro chega....de certeza q não!

Claro que pode correr mal...e os meus filhos virem a tornar-se uns deliquentes...mas isso é um risco como qualquer outro!

E para a sociedade tb....quando bem integrados, socializados, formados e uteis.....com os devidos riscos, claro!

Como é obvio....o retorno do investimento nem sempre é financeiro!

Eu também tenho filhos, mas não foi um investimento para o meu futuro ou para o futuro da sociedade; foi um investimento emocional egoísta tendo em vista a minha felicidade presente.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Eu também tenho filhos, mas não foi um investimento para o meu futuro ou para o futuro da sociedade; foi um investimento emocional egoísta tendo em vista a minha felicidade presente.

Presente e futura...... se for assim estamos de acordo!

Por isso não deixam de ser um investimento.!

Foi até agora, a decisão mais acertada na minha vida!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se for um investimento para que depois vos ajudem quando forem mais velhos também é ser egoista/interesseiro de quem o faz.. e tambem um investimento de risco, nada garante que quando precisarem os filhos vão lá estar. :P

Sobre outra perspetiva, mais on-topic e de ambito financeiro, será que o investimento financeiro nos filhos compensa, mesmo para os que estejam la quando os pais precisarem? Ou será que o capital gasto ao longo do tempo, se tivesse sido aplicado e fosse aumentando, não seria suficiente para pagar o apoio na velhice..  :)

Editado por lowfin
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, lowfin disse:

se for um investimento para que depois vos ajudem quando forem mais velhos também é ser egoista/interesseiro de quem o faz.. e tambem um investimento de risco, nada garante que quando precisarem os filhos vão lá estar. :P

Sobre outra perspetiva, mais on-topic e de ambito financeiro, será que o investimento financeiro nos filhos compensa, mesmo para os que estejam la quando os pais precisarem? Ou será que o capital gasto ao longo do tempo, se tivesse sido aplicado e fosse aumentando, não seria suficiente para pagar o apoio na velhice..  :)

Eu não conto com o apoio dos filhos pois acho que não é dever dos filhos apoiarem os pais. Se o quiserem livremente fazer tudo bem, mas se não o quiserem fazer, respeito a decisão e não lhes levarei a mal. Por outro lado, acho sim que é meu dever, zelar pelo meu bem-estar futuro. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Investidor_casual disse:

Presente e futura...... se for assim estamos de acordo!

Por isso não deixam de ser um investimento.!

Foi até agora, a decisão mais acertada na minha vida!

Ainda bem para ti.

Acho que não faz é sentido tentar comparar ter filhos e poupar menos com não ter filhos e poupar mais. Equiparar filhos a dinheiro parece-me um disparate, tanto para quem os tem como para quem não os tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, quim disse:

O quê?? não estou a compreender...tens de explicar melhor

Um adulto deve sim ter liberdade para decidir se quer apoiar ou não outro adulto. O "apoio" não deve ser uma imposição moral, social ou cultural. Eu não gostaria que os meus filhos me ajudassem apenas por terem esse "dever"; mas eu apreciaria imenso se eles o fizessem porque ficariam felizes por ajudarem alguém que amam, ou seja como um incondicional acto de generosidade.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, 5coroas disse:

Eu não conto com o apoio dos filhos pois acho que não é dever dos filhos apoiarem os pais.

Mas o Código Civil não acha o mesmo. Por exemplo:

Citação

Artigo 1874.º (Deveres de pais e filhos)

1. Pais e filhos devem-se mutuamente respeito, auxílio e assistência.
    2. O dever de assistência compreende a obrigação de prestar alimentos e a de contribuir, durante a vida em comum, de acordo com os recursos próprios, para os encargos da vida familiar.

----

Artigo 2009.º (Pessoas obrigadas a alimentos)

1. Estão vinculados à prestação de alimentos, pela ordem indicada:
    a) O cônjuge ou o ex-cônjuge;
    B) Os descendentes;
    c) Os ascendentes;
    d) Os irmãos;
    e) Os tios, durante a menoridade do alimentando;
    f) O padrasto e a madrasta, relativamente a enteados menores que estejam, ou estivessem no momento da morte do cônjuge, a cargo deste.
    2. Entre as pessoas designadas nas alíneas B) e c) do número anterior, a obrigação defere-se segundo a ordem da sucessão legítima. 
    3. Se algum dos vinculados não puder prestar os alimentos ou não puder saldar integralmente a sua responsabilidade, o encargo recai sobre os onerados subsequentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    há 41 minutos, JRJordao disse:

Ainda bem para ti.

Acho que não faz é sentido tentar comparar ter filhos e poupar menos com não ter filhos e poupar mais. Equiparar filhos a dinheiro parece-me um disparate, tanto para quem os tem como para quem não os tem.

Nao equiparei,.....apenas disse q filhos para mim tb são investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, JRJordao disse:

Ter filhos, casar, viajar, etc, são coisas completamente diferentes. 

No casar já é mais relativo; pois geralmente algum dos dois fica a ganhar financeiramente com o casamento, logo não deixa de ser um investimento financeiro. No caso das mulheres é ainda mais evidente, pois embora o "amor" seja o motivo essencial, o certo é que poucas se casam com "sócios" muito mais pobres do que elas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual
    há 44 minutos, JRJordao disse:

Isso para mim, no âmbito deste fórum, é equiparar, pois o investimento de que aqui se fala é aquele que absorve capital para posteriormente devolver (se tudo correr bem, mais) capital. Ter filhos, casar, viajar, etc, são coisas completamente diferentes. São escolhas de vida. Têm impacto nos investimentos que se fazem, mas não são em si um investimento.

Se apresentares o teu ponto de vista à tua companheira e (daqui a uns anos) aos teus filhos, será que vão concordar? Eu, enquanto filho, se o meu pai se referisse a mim como um investimento, sentir-me-ia magoado. Parece pressupôr uma decisão tomada com vista à obtenção futura de algum tipo de retorno.

O ponto 2.2 dá-me razao.

"a fim de obter algo"

Na verdade eu pretendo obter algo, tal como, deixar no mundo algo geneticamente meu.....só assim a espécie se manterá..... contribuir para a sociedade, seja de que forma for....

Não posso deixar de concordar contigo quando dizes que o retorno não é meramente monetário! Mas não deixa de ser um investimento...como a própria definição que deixaste o comprova!

Editado por Investidor_casual
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, 5coroas disse:

No casar já é mais relativo; pois geralmente algum dos dois fica a ganhar financeiramente com o casamento, logo não deixa de ser um investimento financeiro. No caso das mulheres é ainda mais evidente, pois embora o "amor" seja o motivo essencial, o certo é que poucas se casam com "sócios" muito mais pobres do que elas.

Percebo o teu ponto de vista. E mesmo ao viajar pode-se obter formação e contactos que proporcionem uma melhoria na carreira profissional e respetivos rendimentos. Será mais correto dizer que ter filhos, casar, viajar etc não são investimentos estritos, como os produtos financeiros.

A segunda frase talvez seja uma perspetiva um pouco antiquada, não? Politicamente correta não é de certeza. ;)

há 5 minutos, Investidor_casual disse:

O ponto 2.2 dá-me razao.

"a fim de obter algo"

Na verdade eu pretendo obter algo, tal como, deixar no mundo algo geneticamente meu.....só assim a espécie se manterá..... 

Não posso deixar de concordar contigo quando dizes que o retorno não é meramente monetário! Mas não deixa de ser um investimento...como a própria definição que deixaste o comprova!

Pessoas no mundo não faltam. Recursos naturais para as sustentar é que em breve escassearão. Esperemos que os teus fihos contribuam para uma utilização mais racional e/ou recuperação dos mesmos.

Essa perspetiva, de ter filhos para deixar herança genética, parece-me algo medieval. E novamente algo que a maioria dos filhos não gostaria de ouvir. ;)

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

A segunda frase talvez seja uma perspetiva um pouco antiquada, não? Politicamente correta não é de certeza. ;)

A antiguidade de uma perspectiva não é necessariamente uma prova da sua falsidade.^_^

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Investidor_casual disse:

Até pode ser medieval, mas não deixa de ser necessária. É o ciclo da vida, incontornável!

O valor da necessidade de uma boa escolha de um macho capaz de assegurar a sobrevivência da mulher e da sua prole (hipergamia), que durante milhares de anos aconteceu, não desapareceu de um momento para o outro só porque os gurus do esquerdapoliticamente correcto assim o pregam. A biologia está-se cagando para o politicamente correcto. A biologia só percebe 2 coisas: reproduz e sobrevive; no caso das mulheres isso implica escolher o melhor "investimento-homem" que poderem conseguir (mais forte, mais esperto, mais saudavel, mais rico, mais status). Pronto, crucifiquem-me.-_-

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Investidor_casual disse:

O ponto 2.2 dá-me razao.

"a fim de obter algo"

Na verdade eu pretendo obter algo, tal como, deixar no mundo algo geneticamente meu.....só assim a espécie se manterá..... 

Seguindo a tua lógica, também casares/juntares-te com a mãe dos teus filhos foi um excelente investimento, certo? Ora explica-lhe isso no próximo dia dos namorados e depois conta como correu. ;)

Resumindo e (da minha parte) concluíndo, podemos deixar o termo "investimento" para os investimentos estritamente financeiros (põe dinheiro, retira dinheiro)?

Acho que ninguém te vai convencer, mas também poucos aqui serão convencidos pela tua explicação. Concordemos em discordar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Visitante PJA disse:

Mas o Código Civil não acha o mesmo. Por exemplo:

É uma legislação que eu considero violadora das liberdades do individuo, logo, eu nunca a utilizarei em meu proveito. Solidariedade forçada é algo que eu abomino. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Não foi meu propósito afastar-me do tópico.

E concordo, será melhor considerar aqui o investimento com retorno monetário, apenas.

E claro que o investimento com retorno apenas monetário é um assunto que me interessa...e muito!

Ando nos 15%, mas pretendo mais....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigaram-me a fazer umas contas :P

Sem contar com ganhos de investimentos (DP, P2P, etc) e olhando apenas para dinheiro que poupei no ano de 2017 a taxa de poupança anual ronda os 30%.

Considero positivo esta percentagem, dado que tive gastos ainda avultados este anos (viagens principalmente). Na verdade a minha poupança mensal ronda os 45-50% (pormenor importante, sou solteiro com carro pago e o meu principal gasto é a renda da casa, pelo que não estou a pagar qualquer tipo de empréstimos).

Editado por FredCunha
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites