Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa de Poupança

Minimal

Recommended Posts

Percebi o cenário que o Atlas referiu e sim, maior parte das pessoas iria estar mais descontraída nessa situação admito .. :)

Num cenário desses iria também estar descontraído, mas iria estar descontraído mas sempre focado no objectivo de aumentar essa poupança rapidamente ... até porque todos nós aqui já sabemos o poder de ter bastante dinheiro para gerar ainda mais dinheiro .... outros se calhar relaxavam e não se preocupariam em aumentar a poupança e poderiam cair no engodo do consumismo ( exemplo que referi anteriormente )

Pois 5Coroas o que não falta por esse Mundo fora são exemplos de malta que teve "muito" e depois viu-se sem nada .... quantos jogadores famosos da NBA ( ganham muito mais que os futebolistas na Europa ) já não declararam insolvência ...

Outro caso recente é do Johnny Depp ... o padrão desta malta quando começa a estoirar o dinheiro todo é acusar os seus agentes de lhes terem roubado no passado ... depois quando se vai a ver eles andam é a viver ali no limite ... facturam 60 milhões de dólares em 1 ano mas nesse mesmo ano compram não sei quantas mansões em LA, Beverly Hills, apartamentos de luxo em Central Park e Londres, uns carros superdesportivos ... umas mega-festas aqui e ali e de repente estoiraram 55 ou 58 milhões nesse ano que facturaram 60 ... lol

Outro exemplo, do Denis Rodman ( NBA ) .. o David Hasselhoff ( KIT e Marés Vivas ) que foi a tribunal recentemente dizer que não podia pagar a pensão de alimentos dos filhos que ficaram com 1 das ex-mulheres porque argumentava que ganhava 100 000$ / mês mas que gastava 110 000$/mês .....

Malta que ganha Lotarias / Euromilhões e que passados poucos anos estão na penúria ... tudo se resume a falta de literacia financeira

Depois com divórcios litigiosos em tribunal acabam por ter que arrotar milhões para a mulher ir à sua vida descansada ... isso delapida o património de uma pessoa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 150
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• 5coroas

36

• Greedy

28

• Cardoso24

17

• Minimal

15

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bom dia caro atlas, Tive a ler os seus exemplos, e acho acima de tudo está a confudir as coisas. Primeiro uma introdução, eu gosto bastante de aproveitar a vida e de fazer coisas... tenho mil pla

Parece que estamos a discutir uma "não questão".  Isto é muito simples: Quem começar a poupar mais cedo tem os juros compostos a seu favor e a taxa de poupança nos primeiros anos irá fazer t

Se juntaste capital que te permite concretizar ambições, então força. Também já viajei bastante e não me arrependo das viagens que fiz. O meu ponto anterior é sobre pensar-se que o lazer só se co

Cada um encara a vida da forma que considera melhor. Neste tipo de coisas não há receitas universais.

Eu sinto-me muito mais inclinado a concordar com o Atlas, não tanto na questão dos montantes, do que se tem no banco e do que se tem pago, porque tudo isso é também muito subjectivo, mas no estilo de vida.

Não gosto de extremismos. Acho que como tudo, a virtude estará mais ou menos no meio. Evidentemente não concordo com quem gasta mais do que ganha, ganhe 500 ou 50000 por mês. Mas também não me revejo (absolutamente) em quem tem taxas de poupança de 80/90%. Sem querer ofender ninguém, uma vez que esta é a minha visão muito pessoal, considero tanto um exemplo como o outro comportamentos muito desviantes. Quem tem a sorte / mérito de ter ordenados muito elevados, também se deve permitir outro nível de gastos, e acho que isso nada tem a ver com consumismo extremo. É óptimo podermo-nos dar ( a nós e aos nossos) certos tipos de mordomias de vez em quando. Uma viagem melhor, um hotel melhor, uma refeição num restaurante com melhor qualidade. Um melhor colchão, um melhor sofá, enfim, coisas que melhorem a nossa experiência por cá. O tempo passa muito rápido, e são as nossas experiências que vão construindo a nossa existência.

E isso não significa que não se encontre prazer nas outras pequenas coisas, que não custam absolutamente nada, como por aqui já foi referido. Fazer desporto ao ar livre, ler, etc.

Enfim, cada um é que sabe. Mas uma coisa é certa, quem tem melhores ordenados, tem melhores condições e tem a possibilidade de liberdade de escolha. Gasto mais, poupo mais? Quem ganha pouco debate-se com outro tipo de problemas muito diferentes, muito mais penalizantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Moedinha disse:

Quem tem a sorte / mérito de ter ordenados muito elevados, também se deve permitir outro nível de gastos

Deve ou pode? ;)

A minha maior objeção a essa abordagem é acharem que quem ganha mais tem "obrigação" de mais gastar. E que no geral só não gastamos mais porque não ganhamos para isso ou nos privamos em demasia.

Na minha opinião, cada um gasta (ou devia gastar) em função do que ganha sim, mas também (com semelhante peso) em função do estilo de vida que gosta de seguir. Não é por receber um aumento de 10% que "naturalmente" irá passar a gastar mais 10%. Ora e se já era perfeitamente feliz com o nível de despesa anterior ao aumento? Muito feliz é aquele que se satisfaz plenamente com menos do que tem disponível. Amen! :D

Isto assumindo que há um objetivo para a poupança. Seja alcançar autonomia financeira, deixar uma boa herança, ... também esta é uma escolha muito pessoal.

Divergências à parte, estou muito feliz por este tema suscitar tanto interesse. E por vários membros do fórum terem uma perspetiva a longo prazo relativamente à poupança. :)

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Greedy disse:

Percebi o cenário que o Atlas referiu e sim, maior parte das pessoas iria estar mais descontraída nessa situação admito .. :)

Num cenário desses iria também estar descontraído, mas iria estar descontraído mas sempre focado no objectivo de aumentar essa poupança rapidamente ... até porque todos nós aqui já sabemos o poder de ter bastante dinheiro para gerar ainda mais dinheiro .... outros se calhar relaxavam e não se preocupariam em aumentar a poupança e poderiam cair no engodo do consumismo ( exemplo que referi anteriormente )

Totalmente de acordo! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/10/2017 às 14:29, Greedy disse:

... até porque todos nós aqui já sabemos o poder de ter bastante dinheiro para gerar ainda mais dinheiro ....

Exacto! mesmo não se buscando ou não se podendo sonhar com a independência financeira - reforma antecipada, colocar o dinheiro a trabalhar para nós é algo que nos pode trazer muitas coisas boas no futuro (e que de outra forma seriam improváveis de se conseguir)...mas para isso é preciso primeiro ter esse dinheiro, pelo que o ser-se extremamente frugal, pelo menos durante algum tempo, para muitos, é o  remédio mais acessível para se conseguir acumular o tal dinheiro que, se tudo correr bem, irá trabalhar para nós. A  nossa esperança de vida anda na casa dos 80; após a reforma, e com imenso tempo livre para queimar, não será excelente ter imenso capital para gozar ainda a vida sem preocupações à cerca da falta de dinheiro? 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Greedy disse:

E o último motivo é amealhar o máximo para que na próxima crise ( ela irá surgir ) investir "low-cost" ..

E qual será a % de descida em que irás entrar? é que tem sido muito comum que muitos investidores nessas situações "paralisam" na expectativa de que ainda caia mais e perdendo frequentemente os fortes ressaltos que têm acontecido quando o crash termina...e depois ainda há a hipótese da próxima crise só surgir daqui a 1 ou 2 ou ...anos e entretanto tiveste o dinheiro a não trabalhar para ti.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é a tal história ... há quem seja muito optimista e vê sempre os que anunciam uma crise como " Profetas da Desgraça " ....

Há outros que são realistas, sabem analisar os acontecimentos, estão informados e lêem o que se passa um pouco por todo o Mundo e percebem que há algo que está para vir ( Winter is comming ? )

Infelizmente hoje em dia, os portadores de más notícias ou de maus presságios são vistos com a tal conotação negativa ... prefiro estar preparado de antemão e saber o que aí vem, do que achar que se vive num Mundo Cor de Rosa e que nada vai acontecer e depois quando acontece, a "cacetada" é muito dolorosa porque não se tomaram as decisões prévias para precaver ou salvaguardar o património ..

Basta ler as notícias das 2 últimas semanas ( esta inclusivé ) relativamente a indicadores / estatísticas sobre os Créditos concedidos em Portugal .. por exemplo desde 2006 que o nível de Crédito fornecido às famílias não estava tão alto ... a malta anda outra vez a viver o Carpe Diem / hoje .. cada vez chego mais à conclusão que para além das crises cíclicas serem um facto ( registados na História passada ), que o ser humano consegue ser muito burro ao ter memória curta relativamente ao passado .. lol

O falecido Medina Carreira desde 2009 até Fevereiro 2011 que participava no programa Plano Inclinado da SIC Notícias ( foi suspenso por lobbies políticos ) com o Mário Crespo e ele sempre foi 1 dos que anteveu a crise .. toda a gente o apelidava de profeta da desgraça etc ... depois em 2011 estoirou a crise em Portugal ... mas raras são as pessoas que depois se lembram do que dizia o Medina Carreira naquela altura .. :)

A malta prefere ter mais uns tostões nos bolsos no imediato, do que pensar a médio-longo prazo e ter uma vida sustentável ..

Ainda há pouco estava a ouvir um comentador fiscal / finanças na RTP a comentar o OE 2018 relativamente aos escalões do IRS e ele deu um exemplo " For Dummies " que achei bastante interessante, ele disse ironicamente que o IRS em Portugal está tudo progressivo por algo do género:

" Imaginemos um autocarro de transporte público, estão 10 pessoas nele:

- 5 pessoas não pagam bilhete ( não pagam IRS )

- 4 pessoas pagam 1€ de bilhete ( IRS baixo )

- 1 pessoa paga 7€ de bilhete ( IRS altíssimo ) "

Se isto é progressividade, vou ali e já venho ... é mesmo a promover a mediocridade e tudo a ganhar pouco para que ninguém seja taxado .. porque quem ganha muito já sabe que >50% do seu rendimento é taxado e vai servir para alimentar as " Tetas da Grande Porca " ..

Editado por Greedy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Greedy disse:

Isto é a tal história ... há quem seja muito optimista e vê sempre os que anunciam uma crise como " Profetas da Desgraça " ....

Há outros que são realistas, sabem analisar os acontecimentos, estão informados e lêem o que se passa um pouco por todo o Mundo e percebem que há algo que está para vir ( Winter is comming ? )

Infelizmente hoje em dia, os portadores de más notícias ou de maus presságios são vistos com a tal conotação negativa ... prefiro estar preparado de antemão e saber o que aí vem, do que achar que se vive num Mundo Cor de Rosa e que nada vai acontecer e depois quando acontece, a "cacetada" é muito dolorosa porque não se tomaram as decisões prévias para precaver ou salvaguardar o património ..

Basta ler as notícias das 2 últimas semanas ( esta inclusivé ) relativamente a indicadores / estatísticas sobre os Créditos concedidos em Portugal .. por exemplo desde 2006 que o nível de Crédito fornecido às famílias não estava tão alto ... a malta anda outra vez a viver o Carpe Diem / hoje .. cada vez chego mais à conclusão que para além das crises cíclicas serem um facto ( registados na História passada ), que o ser humano consegue ser muito burro ao ter memória curta relativamente ao passado .. lol

O falecido Medina Carreira desde 2009 até Fevereiro 2011 que participava no programa Plano Inclinado da SIC Notícias ( foi suspenso por lobbies políticos ) com o Mário Crespo e ele sempre foi 1 dos que anteveu a crise .. toda a gente o apelidava de profeta da desgraça etc ... depois em 2011 estoirou a crise em Portugal ... mas raras são as pessoas que depois se lembram do que dizia o Medina Carreira naquela altura .. :)

A malta prefere ter mais uns tostões nos bolsos no imediato, do que pensar a médio-longo prazo e ter uma vida sustentável ..

Ainda há pouco estava a ouvir um comentador fiscal / finanças na RTP a comentar o OE 2018 relativamente aos escalões do IRS e ele deu um exemplo " For Dummies " que achei bastante interessante, ele disse ironicamente que o IRS em Portugal está tudo progressivo por algo do género:

" Imaginemos um autocarro de transporte público, estão 10 pessoas nele:

- 5 pessoas não pagam bilhete ( não pagam IRS )

- 4 pessoas pagam 1€ de bilhete ( IRS baixo )

- 1 pessoa paga 7€ de bilhete ( IRS altíssimo ) "

Se isto é progressividade, vou ali e já venho ... é mesmo a promover a mediocridade e tudo a ganhar pouco para que ninguém seja taxado .. porque quem ganha muito já sabe que >50% do seu rendimento é taxado e vai servir para alimentar as " Tetas da Grande Porca " ..

O IRS altíssimo não anda de transporte público.

Depois podias clarificar o que é um IRS altíssimo porque é normal que quem tenha mais, pague mais (contra mim falo). Agora o que eu não concordo é que a taxa liberatória seja de 28%, quando o risco está todo do lado dos investidores. 

Salvo erro (pode estar desatualizado):

Letónia 10% sobre os dividendos. 15% sobre os ganhos.

Polónia 19%

Roménia 16%

Espanha "In Spain the first €6,000 of a capital gain is taxed at 21%, gains from €6,000 to €24,000 will be taxed at 25% and above this at 27%."

Alemanha 28%

Estónia 21%

Républica Checa 15%

Isto faz algum sentido?

EDIT: A fonte é de 2013 :P

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Cardoso24 disse:

Depois podias clarificar o que é um IRS altíssimo porque é normal que quem tenha mais, pague mais (contra mim falo). Agora o que eu não concordo é que a taxa liberatória seja de 28%, quando o risco está todo do lado dos investidores. 

Esse exemplo que o comentador deu não foi sobre o autocarro público em si

O que ele queria transparecer era algo do género:

Citação

Vão 10 amigos passar um fim-de-semana prolongado ao Algarve, alugam uma Mercedes Vito na EuropCar por 350€:

• 5 dos amigos não pagam despesa nenhuma ( aluguer, combustível )
    • 4 dos amigos pagam apenas 15€ cada = 60€
    • 1 dos amigos paga 290€

Se fosses tu a pessoa que ia pagar os 290€, ias gostar ? ;)

Os teus outros amigos iriam dizer:

" Epá, mas oh Cardoso24, tu como ganhas tanto por mês e nós não, podes pagar-nos isso na boa .... " B)

Estás a ver onde quero chegar ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Cardoso24 disse:

Depois podias clarificar o que é um IRS altíssimo porque é normal que quem tenha mais, pague mais (contra mim falo).

Normal sim, mas será que tirar a uns (contra a sua vontade) para dar a outros é justo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Cardoso24 disse:

Espanha "In Spain the first €6,000 of a capital gain is taxed at 21%, gains from €6,000 to €24,000 will be taxed at 25% and above this at 27%."

Espanha, em 2017: 

Nas ações: " que va desde el 19% hasta el 23% con tres tramos: hasta los 6.000 euros, la ganancia de capital tributa al 19%; entre 6.000 y 24.000 euros, al 21%; y desde los 24.000 euros, un 23%".

Quanto aos dividendos e aos Fundos de investimento 19%. Penso que haverá ainda uma penalização para quem resgate antes de se perfazer 1ano, mas não tenho a certeza.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Espanha, em 2017: 

Nas ações: " que va desde el 19% hasta el 23% con tres tramos: hasta los 6.000 euros, la ganancia de capital tributa al 19%; entre 6.000 y 24.000 euros, al 21%; y desde los 24.000 euros, un 23%".

Quanto aos dividendos e aos Fundos de investimento 19%. Penso que haverá ainda uma penalização para quem resgate antes de se perfazer 1ano, mas não tenho a certeza.

@5coroas

Já viste a diferença? É que até 24.000€ taxam-te a 21%, aqui é 28% faças 100 ou 1M. Eu acho esta questão dos intervalos muito mais justa. 

Acima de 24.000€ a diferença para Portugal é de 5%, faz toda a diferença!! Nos outros países as diferenças podem chegar a 10%. Não sei como um País tão pequeno como este taxa desta forma os capitais.

há 4 horas, Greedy disse:

Esse exemplo que o comentador deu não foi sobre o autocarro público em si

O que ele queria transparecer era algo do género:

Se fosses tu a pessoa que ia pagar os 290€, ias gostar ? ;)

Os teus outros amigos iriam dizer:

" Epá, mas oh Cardoso24, tu como ganhas tanto por mês e nós não, podes pagar-nos isso na boa .... " B)

Estás a ver onde quero chegar ?

Eu sei onde é que estás a chegar e percebi. Não acho de todo justo mas eu sou um investidor, preocupo-me mais como me taxam o capital do que nas despesas do dia-a-dia, que posso cortar de um lado para compensar no outro. A disciplina é fundamental.

Respondendo directamente: Não iria gostar nada.

Mas o que tens a dizer sobre a diferença em termos de taxar o capital? Se ainda fossemos uma superpotência (ainda dava de barato :P), agora assim não percebo esta discriminação com quem investe para rentabilizar as poupanças. No final o risco é somente nosso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Cardoso24 disse:

@5coroas

Não sei como um País tão pequeno como este taxa desta forma os capitais.

Dou-te uma pista: tem a haver com quem tem estado a governar Portugal;)...e sim o PSD no que diz respeito à cobrança de impostos também é arraçado de esquerda-agrada-ao povo-eleitor-para-se-perpetuar-no-poder.:angry:

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Cardoso24 disse:

@5coroas

Já viste a diferença? É que até 24.000€ taxam-te a 21%, aqui é 28% faças 100 ou 1M. Eu acho esta questão dos intervalos muito mais justa. 

Acima de 24.000€ a diferença para Portugal é de 5%, faz toda a diferença!! Nos outros países as diferenças podem chegar a 10%. Não sei como um País tão pequeno como este taxa desta forma os capitais.

Eu sei onde é que estás a chegar e percebi. Não acho de todo justo mas eu sou um investidor, preocupo-me mais como me taxam o capital do que nas despesas do dia-a-dia, que posso cortar de um lado para compensar no outro. A disciplina é fundamental.

Respondendo directamente: Não iria gostar nada.

Mas o que tens a dizer sobre a diferença em termos de taxar o capital? Se ainda fossemos uma superpotência (ainda dava de barato :P), agora assim não percebo esta discriminação com quem investe para rentabilizar as poupanças. No final o risco é somente nosso. 

Também não concordo ... em Portugal a carga fiscal é brutal e no caso de juros sobre rendimentos do Capital é um abuso porque:

• Uma Poupança é resultado de um sacrifício retirado de um Rendimento 
    • Essa Poupança já foi taxada ( Retenção na Fonte, SS etc sobre o teu Vencimento mensal )
    • Essa Poupança num DP / Acções / Obrigações etc leva com 28% sobre os Juros

No fundo, estamos a falar de Dupla Tributação directa do Estado com Impostos e uma terceira "Tributação" que é o sacrifício / vontade própria de colocar de parte X para uma poupança ..

Mas o Estado como precisa de dinheiro como pão para a boca, vai taxar tudo e mais alguma coisa ... basta ver que agora no OE 2018 eles aclamam com o alívio no IRS com os escalões mas com a outra mão vão buscar o dinheiro com os Impostos Indirectos ( aumento ISV, IUC, ISP, taxa sobre Junk Food / Sal / Açúcar / Cervejas / Licores ) ... ou seja, tudo coisas que o comum cidadão por norma não consegue escapar porque:

• ISP afecta todos os veículos, seja automóvel / mota próprio ( combustível no depósito ) ou o preço dos bilhetes dos autocarros públicos derivado ao aumento do preço do depósito cheio
    • IUC e ISV na compra / venda de carros e no pagamento do selo, muita gente tem carro / mota, logo não pode fugir a isso
    • Junk Food / Sal / Açúcar / Cervejas / Licores, toda a gente come desse género de coisas, bolachas, batatas fritas, molhos, cervejas, licores e afins ...
    Editado por Greedy
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Greedy disse:

Também não concordo ... em Portugal a carga fiscal é brutal e no caso de juros sobre rendimentos do Capital é um abuso porque:

• Uma Poupança é resultado de um sacrifício retirado de um Rendimento 
    • Essa Poupança já foi taxada ( Retenção na Fonte, SS etc sobre o teu Vencimento mensal )
    • Essa Poupança num DP / Acções / Obrigações etc leva com 28% sobre os Juros

No fundo, estamos a falar de Dupla Tributação directa do Estado com Impostos e uma terceira "Tributação" que é o sacrifício / vontade própria de colocar de parte X para uma poupança ..

Mas o Estado como precisa de dinheiro como pão para a boca, vai taxar tudo e mais alguma coisa ... basta ver que agora no OE 2018 eles aclamam com o alívio no IRS com os escalões mas com a outra mão vão buscar o dinheiro com os Impostos Indirectos ( aumento ISV, IUC, ISP, taxa sobre Junk Food / Sal / Açúcar / Cervejas / Licores ) ... ou seja, tudo coisas que o comum cidadão por norma não consegue escapar porque:

• ISP afecta todos os veículos, seja automóvel / mota próprio ( combustível no depósito ) ou o preço dos bilhetes dos autocarros públicos derivado ao aumento do preço do depósito cheio
    • IUC e ISV na compra / venda de carros e no pagamento do selo, muita gente tem carro / mota, logo não pode fugir a isso
    • Junk Food / Sal / Açúcar / Cervejas / Licores, toda a gente come desse género de coisas, bolachas, batatas fritas, molhos, cervejas, licores e afins ...

Boas,

Não querendo defender o estado nem a cobrança de impostos porque não ganho nada com isso :) devo apenas levantar aqui a questão de que estas coisas são muito dificeis de encontrar um meio termo.

Sem dúvida que todos nós que aqui estamos gostamos de investir e de acumular rendimentos e portanto o objectivo de cada um deve ser optimizar ao maximo os seus impostos para pagar o minimo possivel. 

Mas esta questão de tributar mais o capital ou menos é uma questão que tem de ser enquadrada no total do país, e o que acontece em Portugal é que existe para muita gente com pouco incentivo para trabalhar (ou seja, os rendimentos de quem não faz nada e faz uns biscates e ganha 300 euros por fora, ou de quem arranja um emprego no supermercado a ganhar 550 euros e que no final depois de descontos fica quase igual ao outro, são pouco dispares) e por isso muita gente argumenta que o que devemos fazer é baixar os impostos sobre o trabalho para tentar incentivar todos a trabalhar.

Obviamente que isto aplica-se a tudo, se o estado for mais eficiente a gerir os recursos então secalhar podiamos cobrar menos sobre o trabalho, sobre o consumo e sobre o capital e ter acesso aos mesmos serviços. Mas isso são discussões para outro lado :P

O que acontece é que a maioria das pessoas não acumula capital, e quem o acumula por normal são pessoas que veem de grandes familias e afins (que não é por norma o caso de quem anda por este forum), isto sempre fez com que fosse simpático aos olhos de todos tributar capital.

Porque como argumentou que esse capital já pagou imposto quando foi ganho pelo meio do trabalho, imagine agora uma pessoa que herdou 1 milhão de euros e agora apenas o investe. Merece pagar menos imposto do que quem se levanta todos os dias às 9 da manha para ir para a fábrica?

Estou apenas a fazer a advogado do diabo mas isto é uma questão bastante complexa.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, IceMan1910 disse:

Porque como argumentou que esse capital já pagou imposto quando foi ganho pelo meio do trabalho, imagine agora uma pessoa que herdou 1 milhão de euros e agora apenas o investe. Merece pagar menos imposto do que quem se levanta todos os dias às 9 da manha para ir para a fábrica?

Não sei se isto existe por justiça ou se é mais por populismo politico, uma vez que em Portugal quem tem um pouco mais que o outro é logo alvo de criticas, fica bem aos governos dizer que tributam os "capitalistas". Infelizmente ainda existe muito comunista em Portugal e a inveja não ajuda.

Sendo um país maioritariamente católico é outro ponto para este tipo de imposto existir, na minha opinião é porque rende aos cofres do estado e pelo populismo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/10/2017 às 16:01, Minimal disse:

Não sei se isto existe por justiça ou se é mais por populismo politico, uma vez que em Portugal quem tem um pouco mais que o outro é logo alvo de criticas, fica bem aos governos dizer que tributam os "capitalistas". Infelizmente ainda existe muito comunista em Portugal e a inveja não ajuda.

Sendo um país maioritariamente católico é outro ponto para este tipo de imposto existir, na minha opinião é porque rende aos cofres do estado e pelo populismo.

Basicamente é isto .. o Estado no fundo anda a fazer de conta que é o Robin Hood .. anda a "gamar" aos "ricos" para supostamente dar ( migalhas ) aos pobres .. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/10/2017 às 15:51, IceMan1910 disse:

E esse 1 milhão herdado foi obtido como ?

Imagina que esse milhão foi fruto de sacrifícios de toda uma vida a trabalhar no duro, a não gozar férias, tempo com a família sacrificado etc ...... quem herdar esse dinheiro depois ainda tem de ser tributado em 50, 60,  70% só porque estamos a falar de um valor absoluto de 1 milhão ???

Esse milhão herdado já foi alvo ao longo de décadas de tributações / impostos !!

Fizeste de advogado do diabo daquele que trabalha na tal fábrica .... tudo bem .... agora põe-te na pele da pessoa que iria herdar 1 milhão do pai / mãe / avó / avô que se sacrificou a vida inteira ( como referi em cima no exemplo ) ... imagina que eras tu que ias herdar esse milhão .. ias gostar da ideia do estado ficar com 500 000€ do teu milhão ... ?  :rolleyes:

Pensa que esses 500 000€ que o Estado iria teoricamente arrecadar da tua herança ( se fosse o tal imposto alto de 50% por exemplo ), dava para pagar salários de meio-dia (ou nem isso talvez ) de toda a Função Pública em Portugal .... no entanto esses 500 000€ líquidos herdados ( metade de 1 milhão herdado ) corresponde a metade de uma vida inteira de trabalho do tal familiar !!!! 

Quando colocamos as coisas nesta perspectiva acho que se muda de opinião não ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Greedy disse:

Basicamente é isto .. o Estado no fundo anda a fazer de conta que é o Robin Hood .. anda a "gamar" aos "ricos" para supostamente dar ( migalhas ) aos pobres .. ;)

Não esquecer que o próprio "Robin Hood" também retira para si uma parte do espólio saqueado. No fundo, no fundo, não passa de furto legalizado pela Lei. Lei essa que beneficia pessoalmente quem as faz e quem as executa. Virtude interessada. Para mim, o RobinHoodismo (socialismo/comunismo/social-democracia) é imoral (porque não respeita os direitos individuais, nomeadamente o direito à propriedade e o de cada um livremente dispor daquilo possuí).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites