Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa de Poupança

Minimal

Recommended Posts

há 17 horas, Greedy disse:

Maior parte da malta mal vê mais uns euros no bolso e um aparente clima económico positivo começa a gastar em barda com esses euros + uns Créditos à mistura ...

É muito difícil fugir desta forma de agir; por um lado temos a nossa biologia que nos impulsiona à gratificação imediata dos nossos desejos quando existe essa possibilidade. Os nossos cérebros ainda têm um software primitivo que nos impele à satisfação das necessidades básicas logo que exista a oportunidade, recompensado-nos com boas sensações quando a alcançamos, pelo que é difícil dizer não ao consumo ou moderá-lo; por outro lado vivemos num mundo de abundância de tentações e os incentivos e pressões ao consumo são muitos. É dificil conseguir adiar o prazer imediato em troca de se poder obter mais prazer a longo prazo. O cérebro odeia ter de esperar quando a recompensa está próxima. Poupar/adiar gratificação não é natural para nenhum animal. Um animal passará o tempo a comer se tiver sempre comida disponível. Meter racionalidade neste assunto, onde as emoções, os instintos, as pressões sociais, etc, são tão fortes, não é para todos, eu diria mesmo que é apenas para aqueles que possuem determinadas caracteristicas genéticas e/ou que tiveram uma forte educação na infância muito fora do normal. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 150
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• 5coroas

36

• Greedy

28

• Cardoso24

17

• Minimal

15

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bom dia caro atlas, Tive a ler os seus exemplos, e acho acima de tudo está a confudir as coisas. Primeiro uma introdução, eu gosto bastante de aproveitar a vida e de fazer coisas... tenho mil pla

Parece que estamos a discutir uma "não questão".  Isto é muito simples: Quem começar a poupar mais cedo tem os juros compostos a seu favor e a taxa de poupança nos primeiros anos irá fazer t

Se juntaste capital que te permite concretizar ambições, então força. Também já viajei bastante e não me arrependo das viagens que fiz. O meu ponto anterior é sobre pensar-se que o lazer só se co

há 5 horas, Greedy disse:

Sim tens razão, eu estava a pensar no Imobiliário mas não o escrevi no post .. :)

Entrei no sector energia há 9 dias e estou a ganhar 8%. Há sempre aqui ou ali boas oportunidades.;) Mas cuidado que as commodities são material muito perigoso. Material impróprio para buy and hold de longo prazo.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em 2018 vou começar a fazer tracking das despesas para calcular a taxa real de poupança.

No entanto tendo em conta o aumento que tive no net worth este ano. consigo estimar a taxa de poupança nos 55% mas ainda estou a terminar algumas despesas com remodelação de uma habituação que daqui a algum tempo já não vão existir.

O meu objetivo de longo prazo está nos 75%, que é mais ou menos a realidade se não tivesse ainda essas despesas extraordinárias.

Tal como foi dito aqui, os pontos principais são:

- Redução de despesas -> habitação, carro, transportes, etc.. ao máximo.

- Utilização de alguns metodos para aumentar o cash flow -> Utilizar corretamente cartoes de crédito e afins, sem pagar qualquer juro, maximizar os cashbacks e maximizar o cashflow. Utilizar promoções para bens que queremos mesmo comprar.

- Ir fazendo um pé de meia e diversificando. Um dos meus maiores desafios hj em dia é que ainda tenho uma percentagem significativa do meu net worth em liquidez... mas não me parece ser a altura certa para investir grandes quantias... estou investido... mas não totalmente. Parece-me tudo muito caro. Tenho investido nos últimos tempos mais focado naqueles fundos de tendencia da Pictet (Security, Water, Timber, etc..) que apostam mais em tendencias de longo prazo em sectores com procura continua. Acho o global do SP500 muito alto. Outra opção são accoes europeias que não parecem tao caras como as do outro lado do atlantico.

Abraço,

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Entrei no sector energia há 9 dias e estou a ganhar 8%. Há sempre aqui ou ali boas oportunidades.;) Mas cuidado que as commodities são material muito perigoso. Material impróprio para buy and hold de longo prazo.

Sem dúvida que o setor de energia é daqueles que está em grande. Eu entrei numa accão que em poucos dias valorizou 20%, espero mais mas caso não aconteça o Stop está colocado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Cardoso24 disse:

Sem dúvida que o setor de energia é daqueles que está em grande. Eu entrei numa accão que em poucos dias valorizou 20%, espero mais mas caso não aconteça o Stop está colocado.

Nas commodities, comparativamente com o SP500, estamos neste momento num dos 3 períodos de grandes saldos que ocorreram nos ultimos 45 anos. Contudo nas commodities não há apenas a energia. Também não se sabe se os saldos ainda ficarão mais baixos. Mas sem duvida há que estar atento pois há aqui potenciais boas oportunidades à espreita.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, IceMan1910 disse:

Em 2018 vou começar a fazer tracking das despesas para calcular a taxa real de poupança.

No entanto tendo em conta o aumento que tive no net worth este ano. consigo estimar a taxa de poupança nos 55% mas ainda estou a terminar algumas despesas com remodelação de uma habituação que daqui a algum tempo já não vão existir.

O meu objetivo de longo prazo está nos 75%, que é mais ou menos a realidade se não tivesse ainda essas despesas extraordinárias.

Tal como foi dito aqui, os pontos principais são:

- Redução de despesas -> habitação, carro, transportes, etc.. ao máximo.

- Utilização de alguns metodos para aumentar o cash flow -> Utilizar corretamente cartoes de crédito e afins, sem pagar qualquer juro, maximizar os cashbacks e maximizar o cashflow. Utilizar promoções para bens que queremos mesmo comprar.

- Ir fazendo um pé de meia e diversificando. Um dos meus maiores desafios hj em dia é que ainda tenho uma percentagem significativa do meu net worth em liquidez... mas não me parece ser a altura certa para investir grandes quantias... estou investido... mas não totalmente. Parece-me tudo muito caro. Tenho investido nos últimos tempos mais focado naqueles fundos de tendencia da Pictet (Security, Water, Timber, etc..) que apostam mais em tendencias de longo prazo em sectores com procura continua. Acho o global do SP500 muito alto. Outra opção são accoes europeias que não parecem tao caras como as do outro lado do atlantico.

Abraço,

Boa estratégia, parabéns! Conseguir poupança na ordem dos 70%, não é para todos, e mais do cortar, o valor que se recebe faz toda a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

Sendo que os Cardoso24, os Greedy, os 5coroas, e os outros poupadores/investidores/frugalistas/minimalistas existentes neste mundo e que têm taxas de poupança anormalmente elevadas são (e continuarão a ser ) apenas uma gota no oceano, que pouco contam na definição da média das taxas (de poupança ou de consumo) ou mesmo para o estado geral da economia; não há razão para ficarmos preocupados ou com a consciência pesada por estarmos a ser egoisticamente prudentes e diferentes do resto do rebanho, porque no fundo, no fundo, cada um,(quer os gastadores quer  os poupadores), apenas faz aquilo que lhe parece ser o melhor para o si próprio. Se a economia beneficia ou não com o que fazemos ou não fazemos é algo que nos ultrapassa, sendo que é uma tolice preocuparmo-nos com aquilo que não controlamos.

Sem dúvida. Aliás até vemos por este fórum que apesar da "fama" e utilidade que tem é muito pouco usado/explorado. Só uma ínfima parte se interessa por estes assuntos de finanças pessoais. 

É raro ver pessoas que gostem de poupar e que se mantenham fiéis a um plano. Conheço muitas pessoas no trabalho e fora dele, para uns poupar é mentira, para outros poupam para algo e depois voltam ao "0". Poupar a pensar no futuro ou em "algo" é contra a nossa natureza é preciso ter uma capacidade mental muito elevada para conseguir-mos controlar a forma como o marketing e as pessoas próximas de nós nos bombardeiam com consumo/aquisição de bens supérfluos. É claro que não estou a aconselhar as pessoas a "não viverem" mas...

Também sou apologista que depois de um ano de trabalho + taxa de esforço para poupar + tempo dispensido a analisar mercados, que devem recompensar-vos pelo desempenho obtido (ainda que no meu caso eu seja muito exigente, talvez este ano abra uma excepção :p). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 9/22/2017 às 16:27, Cardoso24 disse:

Sem dúvida. Aliás até vemos por este fórum que apesar da "fama" e utilidade que tem é muito pouco usado/explorado. Só uma ínfima parte se interessa por estes assuntos de finanças pessoais. 

É raro ver pessoas que gostem de poupar e que se mantenham fiéis a um plano. Conheço muitas pessoas no trabalho e fora dele, para uns poupar é mentira, para outros poupam para algo e depois voltam ao "0". Poupar a pensar no futuro ou em "algo" é contra a nossa natureza é preciso ter uma capacidade mental muito elevada para conseguir-mos controlar a forma como o marketing e as pessoas próximas de nós nos bombardeiam com consumo/aquisição de bens supérfluos. É claro que não estou a aconselhar as pessoas a "não viverem" mas...

Também sou apologista que depois de um ano de trabalho + taxa de esforço para poupar + tempo dispensido a analisar mercados, que devem recompensar-vos pelo desempenho obtido (ainda que no meu caso eu seja muito exigente, talvez este ano abra uma excepção :p). 

Para "viver" não é preciso gastar muito dinheiro. Vou a imensos concertos, percursos e visitas guiadas por apenas o custo da deslocação. Consigo "viver" e poupar em simultâneo. Claro que depende do que cada um gosta de fazer e tem disponível na área de residência.

A sociedade "ensina-nos" que para ser feliz e realizado há que consumir, ter o que os outros têm ou queriam ter, fazer o que os outros fazem ou queriam fazer, ir onde os outros vão ou queriam ir. Mas isso vem apenas de uma estratégia de marketing. Depois de décadas de bombardeamento, não é fácil libertarmo-nos dessas ideias pré-concebidas.

Recordo como há uns bons anos gostava de passear num centro comercial, passar horas a ver os últimos CDs e DVDs editados, "salivando" pela minha próxima aquisição. Hoje parece-me um desperdício de tempo (e dinheiro) e prefiro de longe um passeio numa agradável zona verde. Não sei bem porquê, talvez devido a alguma saturação, dei um "clique" e comecei a ver a vida de outra forma. Uma forma bem mais saudável e que me possibilita viver com pouco e de forma natural poupar imenso.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha taxa de poupança mensal ronda os 60% em meses normais,

Nos meses de subsidio de férias,natal e reembolso de IRS consigo ultrapassar os 70%.

O meu salário não é nada de especial, mas as minhas despesas bastante baixinhas e controladas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos/as

Como já foi dito/escrito por aqui a taxa de poupança depende de vários factores, total de vencimento mensal do casal(caso seja casado/a), se tem filhos, a idade escolar dos mesmos, créditos para casa/carro/... , entre outros factores.

Se por exemplo não tivesse filhos, a minha taxa de poupança mensal seria muito elevada(talvez da ordem dos 70%), mas como planeei ter 2, a taxa de poupança mantém-se anualmente na ordem dos 45%(a este valor junta-se as mais valias dos investimentos).

Sou muito organizado/disciplinado com todas as despesas familiares e não dispenso a minha folha de Excel onde efectuo o registo(não ao pormenor) de todas as receitas e despesas efectuadas ao longo do mês/ano e só assim consegui ir aumentando o capital disponível nas instituições financeiras.

Mas não poupo somente por poupar, poupo a pensar no futuro da família e que a mesma tenha possibilidade de desfrutar de outras experiências além do trabalho, escola e universidade, no meu caso adoro viajar. Ter algum capital acumulado ao longo dos anos e não ir usufruindo dele em actividades de lazer não faz qualquer sentido, no meu ponto de vista. Poderia ter ficado em casa e não ter visitado várias capitais europeias, não ter feitos várias vezes férias do outro lado do Atlântico, mas a poupança serve também para isso.

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, JRJordao disse:

Se juntaste capital que te permite concretizar ambições, então força. Também já viajei bastante e não me arrependo das viagens que fiz.

O meu ponto anterior é sobre pensar-se que o lazer só se consegue com atividades pagas. Fazer uma ou duas viagens anuais, havendo capital próprio para isso, parece-me perfeitamente natural. Mas durante o resto do ano pode-se complementar com atividades locais ou regionais, e aí pode já haver alguma oferta gratuita ou de baixo custo.

O dinheiro possibilita muito lazer, mas nem todo o lazer requer dinheiro.

Além das necessidades financeiras concretas, penso que se deve em grande parte a falta de disciplina. Pessoas que conseguiam viver com uma redução de x% no vencimento mensal e ainda fazer frente às necessidades, mas não são capazes de poupar esses x% ("fingir que ele não chegou") e viver com o restante.

A poupança é um conceito relativamente abstrato. Quem a faz não vê no curto/médio prazo qualquer benefício concreto. Por outro lado, usar capital acumulado numas férias é uma vantagem imediata e concreta. Logo muito mais apelativo.

São opções pessoais. Só não venham com a conversa de que só quem gasta abundantemente em lazer "vive a vida". Para mim "vive-se a vida" quando se disfruta da vida que se tem, seja ela como for. Uns precisarão de mais capital para isso do que outros.

Concordo plenamente com a resposta aos 2 utilizadores ;)

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, JRJordao disse:

Além das necessidades financeiras concretas, penso que se deve em grande parte a falta de disciplina. Pessoas que conseguiam viver com uma redução de x% no vencimento mensal e ainda fazer frente às necessidades, mas não são capazes de poupar esses x% ("fingir que ele não chegou") e viver com o restante.

Acho que igualmente difícil ( se não mais ), é existir de repente um aumento considerável no vencimento ( constante nos meses / anos seguintes ) e a pessoa ter a disciplina mental de poupar >80% desse valor mensal ... pois a tentação do consumismo e ter de repente muito dinheiro "nas mãos" é praticamente irresistível para o ser humano ..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    36 minutes ago, Greedy said:

Acho que igualmente difícil ( se não mais ), é existir de repente um aumento considerável no vencimento ( constante nos meses / anos seguintes ) e a pessoa ter a disciplina mental de poupar >80% desse valor mensal ... pois a tentação do consumismo e ter de repente muito dinheiro "nas mãos" é praticamente irresistível para o ser humano ..

Exato. Tem-se mais, gasta-se mais. É como receber uma caixa de chocolates e não resistir a comer todos rápidamente, em vez de comer moderadamente e guardar o restante para o futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, JRJordao disse:

Exato. Tem-se mais, gasta-se mais. É como receber uma caixa de chocolates e não resistir a comer todos rápidamente, em vez de comer moderadamente e guardar o restante para o futuro.

Essa analogia simplista é um bom exemplo daquilo que dizia porque:

Se sei que tenho 5 baldas de Nutella na despensa / frigorífico custa-me muito mais estar em casa e não ir comer à lambão a Nutella do que simplesmente se não tivesse dinheiro para comprar Nutella, só a simples ideia de comer Nutella não existiria porque já sabia de antemão que não tenho Nutella na despensa / frigorífico. lol :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Minimal disse:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-sao-os-que-mais-querem-poupar-para-enfrentar-futuras-crises/

Será que nos países que foram mais afectados pela última crise a mentalidade está a caminho da mudança?

Nos próximos anos, 57% dos portugueses inquiridos asseguraram que estão a pensar fazer crescer as suas poupanças

Entre o estar a pensar em fazer e o começarem a fazer está uma grande diferença.

Quanto aos efeitos da ultima crise, penso que não têm grande peso na mudança das mentalidades, até porque desde que tenho memória, Portugal nunca deixou de estar em crise permanente e a atitude geral perante o consumo/poupança manteve-se com poucas oscilações.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/09/2017 às 16:06, JRJordao disse:

São opções pessoais. Só não venham com a conversa de que só quem gasta abundantemente em lazer "vive a vida". Para mim "vive-se a vida" quando se disfruta da vida que se tem, seja ela como for. Uns precisarão de mais capital para isso do que outros.

Concordo plenamente contigo, o grande problema está mesmo na mentalidade das pessoas(sociedade):

Uma pessoa que ganha 500€ diz não lhe chega o dinheiro para viver, no entanto outra pessoa que ganha 1000€ diz exactamente a mesma coisa, quem ganha 1500€ idem, ou seja para algumas pessoas nunca chega porque não têm aquela coisa que já foi inventada por antepassados longínquos, que é o travão :D não serve apenas para abrandar os BMW´s.

Mas isto pode-se ter tornado um problema de gerações, vejo pela maioria das pessoas por exemplo, o passeio normal é onde? Centro Comercial, estão as camaras a investir em parques e jardins e dizem que é para os turistas, está realmente a tornar-se um problema cultural.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/09/2017 às 11:06, Minimal disse:

Concordo plenamente contigo, o grande problema está mesmo na mentalidade das pessoas(sociedade):

Uma pessoa que ganha 500€ diz não lhe chega o dinheiro para viver, no entanto outra pessoa que ganha 1000€ diz exactamente a mesma coisa, quem ganha 1500€ idem, ou seja para algumas pessoas nunca chega porque não têm aquela coisa que já foi inventada por antepassados longínquos, que é o travão :D não serve apenas para abrandar os BMW´s.

Mas isto pode-se ter tornado um problema de gerações, vejo pela maioria das pessoas por exemplo, o passeio normal é onde? Centro Comercial, estão as camaras a investir em parques e jardins e dizem que é para os turistas, está realmente a tornar-se um problema cultural.

Também é uma questão de perspetiva e cada um sabe de si.

Não me levem a mal, mas eu leio aqui algumas formas de estar na vida que me parecem ser desequilibradas. Ou então, como não são ideias completas, eu poderei também poderei estar a ver mal.

Para quem tem um ordenado decente (de 2000 limpos para cima), não é difícil poupar. Para quem ganha 500 euros mensais, todos os euros mensais poupados custam horrores. Portanto, a taxa de poupança é totalmente condicionada por este factor.

No demais, é muito fácil poupar. Basta privarmo-nos de algumas despesas que não são essenciais.

No meu caso, se:

- em vez de comprar três casas, comprasse só uma, mais pequena e mais afastada do centro;

- em vez de ter dois carros, não tivesse nenhum;

- em vez de gastar 1/2 hora (ida e volta) de carro para o trabalho, fosse de transportes públicos pagando o passe (mesmo demorando 2 horas, ida e volta);

- em vez de gastar dinheiro no ginásio, não fosse ao ginásio;

- em vez de gastar dinheiro em coisas que me dão prazer (ipad, iphone, go pro, gps de bicicleta, bicicleta de €2000, etc.), não tivesse nada disso;

- em vez de instalar um sistema de ar condicionado cá em casa, usasse uma ventoinha ou até mesmo nada, e se tivesse de suar como um suino, paciência;

- em vez de colocar o miúdo num bom infantário privado, o colocasse numa ama manhosa;

- em vez de pagar as atividades extras do miúdo, não pagasse nada disso;

- melhor ainda, nem sequer tivesse nenhum filho;

- em vez de comprar roupa nova, só comprasse roupa em 2ª mão aqui para casa;

- nunca fosse comer fora;

- não fizesse férias ou então fizesse as figuras tristes do turista do pé descalço, a contar tostões e a dormir onde calha;

- se bebesse sempre água, e nunca abrisse uma garrafa de vinho como deve ser;

- se nunca provasse Whisky, Whiskey ou Conhaque;

- se em vez de tomar banho 2 vezes por dia, tomasse só uma por semana e assim poupar água (se bem que tomando banho no ginásio, pouca gasto agora em casa...);

- se em vez de usar um bom perfume, usasse dos chineses;

- se em vez de ter internet, não tivesse;

- se em vez de ter um pacote de canais de tv, não tivesse sequer televisão, nem desktop ou portatil;

- se fizesse racionamento de horas de eletricidade;

- se não tivesse telemóvel;

- se me alimentasse maioritariamente a batatas com cebola, com um fio de azeite em cima (e do mais manhoso...);

- e se fizesse assim mais uns quantos ajustes (que eu agora não me estou a lembrar, mas com o tempo lá chegaria)

se fizesse isto tudo, a minha taxa de poupança seria brutal. 500 euros chegavam e sobravam.

E lá está, se um dia tiver mesmo necessidade, terei de me resignar e terei mesmo de colocar em prática algumas destas poupanças.

Mas não estou para isso.

Eu gosto de poupar. Gosto de investir. Mas não estou disponível para tudo. Nem preciso, graças a Deus. 

Pode parecer um cliché, mas eu vivo para ser feliz. Em abstrato, um tipo que tenha carro pago, casa paga, um bom emprego e uma reserva de, pelo menos, €100.000 no banco (não estou a dizer que é o meu caso, porque eu ainda preciso de pagar as casas ao banco), precisa de se sacrificar exatamente para quê? E mesmo que não tenha tamanha quantia, desde que possua o suficiente para se aguentar uns 2 anos sem entrar novo rendimento, precisa de fazer tantos sacrifícios como aqui apregoam?

Não me parece. Respeito a vossa opinião, mas não pensem que é isenta de críticas ou que inexistem opiniões alternativas (e que até me parecem muito mais equilibradas) tão válidas como as vossas. Mas tudo bem... sigam o vosso caminho, que eu seguirei o meu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@atlas

Todos esses exemplos que deste, são o extremo dos extremos. Isso para mim não é poupar é mais um "não viver". Não li aqui neste tópico o incentivo de ideias tão extremas, o que li foram ideias de como poupar em determinadas áreas através de truques (no caso a alimentação) que não me pareceram de forma alguma extremos. Não vi ninguém a incentivar o isolamento e tristeza xD

Eu sou da opinião que deve existir um "meio-termo", contudo isso depende dos objectivos que cada pessoa/família tenha para si. Já aqui disseram e corroboro essa opinião, a % de pessoas que poupa acima de 40% é ínfima, é contra a nossa natureza não gastar ou consumir algo. Portanto os que conseguem arranjar formas de poupar e aumentar a taxa de poupança estão no bom caminho para atingirem os seus objectivos. Mais, quem vem aqui falar neste tópico fala de aumentar a taxa de poupança, para investir esse valor. Não estamos a falar de simplesmente em poupar, quanto mais se poupar e mais se aplicar (investir), mais os juros compostos trabalharão a nosso favor.

Existem muitas pessoas a adoptarem um estilo "ultimate frugal living", mais nos USA onde a realidade salarial é completamente diferente.

O exemplo que dás de alguém com carro/casa paga e uma reserva de 100.000€, não é um exemplo de alguém que ande neste tópico preocupado em arranjar formas para aumentar a poupança, se ainda fossem formas de investir/rentabilizar o seu capital...mas isto sou eu a pensar...

É claro que existem alternativas e tudo o que é dito neste tópico e fórum será apenas uma opinião/visão de vários intervenientes, que no fundo é isso mesmo uma visão/opinião própria.

Editado por Cardoso24
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites