Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa de Poupança

Minimal

Recommended Posts

Após fazer os cálculos cheguei à conclusão que poupo cerca de 40% do meu vencimento mensal e após ler algumas noticias e fazer umas pesquisas cheguei à conclusão que poderá ser um valor exagerado dado os seguintes registos:

https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+poupança+das+famílias-2340

https://www.pordata.pt/Europa/Taxa+de+poupança+das+famílias-2692

https://pt.tradingeconomics.com/united-states/personal-savings

Qual a vossa taxa de poupança?

Tendo em conta que a taxa de poupança influencia bastante a economia, qual seria uma taxa de poupança óptima?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 150
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• 5coroas

36

• Greedy

28

• Cardoso24

17

• Minimal

15

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bom dia caro atlas, Tive a ler os seus exemplos, e acho acima de tudo está a confudir as coisas. Primeiro uma introdução, eu gosto bastante de aproveitar a vida e de fazer coisas... tenho mil pla

Parece que estamos a discutir uma "não questão".  Isto é muito simples: Quem começar a poupar mais cedo tem os juros compostos a seu favor e a taxa de poupança nos primeiros anos irá fazer t

Se juntaste capital que te permite concretizar ambições, então força. Também já viajei bastante e não me arrependo das viagens que fiz. O meu ponto anterior é sobre pensar-se que o lazer só se co

Com a tua idade, e com a taxa de poupança que consegues, no teu orçamento pessoal, tens em conta:
    - Casa própria, e despesas associadas de luz, água, gás, pacote TV.
    - Despesas alimentação, refeições e supermercado.
    - Roupa profissional.
    - Transportes e automóvel.
    - Despesas de Lazer e Férias.

Se estás satisfeito e confortável, com o nível de vida, prossegue o bom caminho.

Com o que te sobra, a tua idade, possibilidade de um horizonte temporal de investimento muito alargado, possibilidade de arriscar mais,
     com a capitalização de rendimentos, e desde que investido diversificadamente, pode assegurar um futuro mais risonho.
    - melhor preparado para algum imprevisto, doença, desemprego...
    - mais liberdade de escolhas profissionais;
    - mais possibilidades de lazer;
    - melhores condições habitacionais;
    - dar uma melhor condição de vida à família;
    - possibilidade de reforma antecipada;
    - possibilidade de melhor reforma.

Em termos gerais da economia e teoricamente, elevada poupança conduz a menor consumo, a menor produção, fazendo com que a economia não cresça.
    Mas a nível individual, uma boa taxa de poupança é desejável.
    Eu penso que a taxa de poupança nunca é de mais.
    Na minha opinião deve ser pelo menos 10%. Mas isto não deixa muito margem de manobra para um futuro risonho.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Minimal disse:

Tendo em conta que a taxa de poupança influencia bastante a economia, qual seria uma taxa de poupança óptima?

sempre ouvi os 10%, como o valor mínimo que as pessoas deveriam poupar do seu ordenado. No entanto se não se conseguir fazer poupança mensal, mas se conseguir colocar uma boa parte do sub. de férias, sub. de natal e IRS de lado, já não é mau.

no entanto a taxa de poupança depende, obviamente do vencimentos, mas ainda mais do nível de vida que se tem. Sempre ouvi os mais velhos dizerem que não é rico que ganha muito dinheiro, é rico quem não o gasta.... efectivamente existem casais com ordenados mais modestos, que fazem mais poupança que outro casais com ordenados melhores.

Por outro lado se fossemos todos forretas a economia não mexia, de vez em quando é preciso fazer uma extravagância, comprar uma peça de roupa, só porque si, ir ao cinema, ir jantar fora, etc, etc, se todos fôssemos maximizar a poupança ao máximo não ia acontecer nada de bom para o país.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, niceboy disse:

Com a tua idade, e com a taxa de poupança que consegues, no teu orçamento pessoal, tens em conta:
    - Casa própria, e despesas associadas de luz, água, gás, pacote TV.
    - Despesas alimentação, refeições e supermercado.
    - Roupa profissional.
    - Transportes e automóvel.
    - Despesas de Lazer e Férias.

Sim tendo em conta essas despesas todas - despesas de alimentação, refeição e supermercados pois utilizo cartão refeição para essas.

há 20 horas, niceboy disse:

Na minha opinião deve ser pelo menos 10%. Mas isto não deixa muito margem de manobra para um futuro risonho.

Sendo o mínimo não deixa margem nenhuma, e com um rendimento baixo é mais fácil de desistir de poupar a essa escala pois o retorno não se nota praticamente

há 7 horas, pauloagsantos disse:

no entanto a taxa de poupança depende, obviamente do vencimentos, mas ainda mais do nível de vida que se tem. Sempre ouvi os mais velhos dizerem que não é rico que ganha muito dinheiro, é rico quem não o gasta.... efectivamente existem casais com ordenados mais modestos, que fazem mais poupança que outro casais com ordenados melhores.

Já a minha avó dizia "Poupar é uma profissão, aprende-a". Sem dúvida o estilo de vida é o que mais influência, mas acima de tudo acho que educação financeira é o que faz mais falta a todos os níveis na sociedade. Enquanto o dinheiro for um assunto taboo, nunca se vai ultrapassar este problema.

há 8 horas, 5coroas disse:

É assunto que não me importa para nada. Cada um que se desenrasque. Não percebo a tua preocupação em sintonizar as tuas decisões individuais/estilo de vida com o que os outros fazem ou deixam de fazer...em vez disso analisa se a tua taxa de poupança te satisfaz (te permite viver com a qualidade de vida suficiente para ti bem como se te possibilita a concretização dos teus objectivos futuros) e em função disso baixa, mantêm ou sobe a mesma em conformidade com a tua situação individual.

Verdade, de certa maneira, caso invistas o teu dinheiro ele está a circular na economia e ainda tiras partido disso.

há 6 horas, Greedy disse:

75 - 80% do rendimento mensal

Teach me master :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Minimal disse:

Teach me master :D

Epá cada pessoa é um caso diferente .. há muitas variáveis a ter em conta ... se já tens casa / carro pago ou não ... se tens um bom vencimento ou não .. se trabalhas por conta de outrém ou por conta própria ... se tens outros créditos ou não ..o estilo de vida ... se és de sair à noite / bebidas / jantares / almoços fora ou não ...

Se a pessoa não aguenta estar 2 anos sem trocar de smartphone ou a comprar o último grito de gadgets ( Drones, Tablets, etc ) .... 

Se a pessoa não aguenta estar 4 anos sem trocar de automóvel ... e por aí fora ..

Não há 1 receita infalível .. tem que se adaptar às circunstâncias de cada pessoa

Eu consigo poupar essa % por mês, mas se calhar outras pessoas nas minhas circunstâncias provavelmente poupariam 30 - 50% ... são opções / escolhas

Editado por Greedy
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Verdade, se já tivesse casa paga conseguiria poupar cerca de 65% mas mesmo assim..

Depende maioritariamente do teu vencimento, com uma média de 10% deverá ser como a economia "idealmente" funcionará melhor no entanto ainda nao encontrei nenhuma justificação para este número.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Minimal disse:

Verdade, se já tivesse casa paga conseguiria poupar cerca de 65% mas mesmo assim..

Depende maioritariamente do teu vencimento, com uma média de 10% deverá ser como a economia "idealmente" funcionará melhor no entanto ainda nao encontrei nenhuma justificação para este número.

Os 10% é a média. Porque é que haveria de haver uma unica causa para justificar esse numero...uns poupam mais, outros menos, o resultado é 10% de média. O que é que o ideal funcionamento da economia tem a haver com isto?:o

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Minimal disse:

Por ser um indicador económico, alguma influência deverá ter.

Portugal em 2014 teve uma taxa de 5,5%; a Suécia em 2014 teve 20% e a Dinamarca 4,2%. Qual destas três taxas de poupança é aquela que melhor influencía o ideal funcionamento da economia?

Porque é que a Suécia e a Dinamarca tendo economias semelhantes têm taxas tão diferentes? Porque é que Portugal e Dinamarca tendo economias tão diferentes têm taxas tão parecidas?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/09/2017 às 12:32, Greedy disse:

75 - 80% do rendimento mensal

73% no meu caso ;)

Parabéns por essa taxa, quando me aumentarem a minha % será maior :P

há 16 horas, Minimal disse:

Por ser um indicador económico, alguma influência deverá ter.

Os 10% é o minimo que se considera para alguém que chegue aos 65 anos (reforma) com 40 anos a poupar, consiga ter um bom pé de meia nessa altura. Não é "10%" porque alguém se lembrou. É 10% porque nao exige tanto esforço e após 40 anos a reinvestir esse valor, evita se, que se um dia a SS estoire não se fique sem nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.dinheirovivo.pt/economia/familias-portuguesas-nunca-pouparam-tao-pouco-nos-ultimos-18-anos/

A poupança nao quer dizer que seja investida. Não vejo relação entre os dados dos 3 paises quanto a poupança, mas também talvez por terem diferentes ordenados e custos de vida, entre outros factores económicos relevantes, poupar 4,2 na Dinamarca é muito mais dinheiro do que poupar 5,5 em Portugal.

Digo isto porque é mais fácil gerir qualquer coisa quando há objectivos e neste momento estava a analisar se seria benéfico uma taxa de poupança maior ou se deveria reduzir um pouco. Reduzindo iria também entrar numa espiral de desperdicio dado que tenho as despesas ajustadas ás necessidades( não tão rigido como parece claro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há meses que consigo poupar ~90% ..

há 20 minutos, Minimal disse:

Digo isto porque é mais fácil gerir qualquer coisa quando há objectivos e neste momento estava a analisar se seria benéfico uma taxa de poupança maior ou se deveria reduzir um pouco. Reduzindo iria também entrar numa espiral de desperdicio dado que tenho as despesas ajustadas ás necessidades( não tão rigido como parece claro).

Falando por mim, sempre fui de poupar, mas agora ainda mais não só para fazer crescer o "bolo" mas também porque quando surgir a próxima crise, sei que irão surgir  oportunidades / bagatelas de investimento que agora simplesmente não existem .

É em tempos de crise que se fazem bons negócios / aquisições, é cruel pois parece que estamos a jogar com a desgraça alheia ...mas é a realidade dos factos ... isto é também escrito por vários autores em livros com questões relacionadas com Investimentos.

Exemplos disso foi na recente crise em Portugal com a vaga de privatizações ao desbarato ... os investidores compraram grandes empresas por "tuta e meia" ... aliás neste preciso momento há grandes empresas que estão em processo de venda por bagatelas de preços ... ( ainda não noticiadas )

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Minimal disse:

Digo isto porque é mais fácil gerir qualquer coisa quando há objectivos e neste momento estava a analisar se seria benéfico uma taxa de poupança maior ou se deveria reduzir um pouco. 

Benéfico para si, ou para a economia, ou para ambos? Gostava de compreender o seu ponto de vista, mas não consigo. 

Não acha que a escolha pessoal sobre que taxa de poupança usar tem mais a haver com a situação financeira/objectivos individuais do que com o que a "economia" tem a ganhar ou a perder com esta ou com aquela taxa?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Greedy disse:

É em tempos de crise que se fazem bons negócios / aquisições, é cruel pois parece que estamos a jogar com a desgraça alheia ...mas é a realidade dos factos ... isto é também escrito por vários autores em livros com questões relacionadas com Investimentos.

Seria cruel se tivéssemos a culpa da desgraça alheia e sacássemos daí proveitos...pelo contrário, tenho a consciência tranquila e investindo durante os tempos de crise, ajudamos a recuperação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Seria cruel se tivéssemos a culpa da desgraça alheia e sacássemos daí proveitos...pelo contrário, tenho a consciência tranquila e investindo durante os tempos de crise, ajudamos a recuperação.

Da perspectiva dos investidores é normal estarem de consciência tranquila pois não contribuíram para a crise e simplesmente estão a fazer aquisições a um preço melhor.

Mas na óptica dos "comprados" e dos que estão na mó de baixo, vão sempre achar que os investidores são uns abutres, uns porcos capitalistas, que se estão a aproveitar etc ... :/

Acho que não existe uma correlação directa entre o nível de poupança e o estado da economia, senão reparem, na Alemanha a taxa de poupança é bem mais elevada que em Portugal, no entanto a Economia alemã sempre foi e continua a ser pujante e anda constantemente com Superavit em vez de Deficits ....

Ou seja, os alemães para além de conseguirem poupar, consomem o suficiente mas principalmente, tem uma Indústria pesada que exporta brutalmente ...

A Dinamarca tem uma taxa de poupança baixa, no entanto a sua economia funciona bem e aparentemente ou tem Superavits ou Deficit perto de 0% ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Benéfico para si, ou para a economia, ou para ambos? Gostava de compreender o seu ponto de vista, mas não consigo. 

Benéfico para mim, apesar de gostar muito de economia, gosto um bocado mais de mim ehehe

Apenas citei a parte económica da taxa de poupança por parecer um indicador económico importante mas não perceber a relação, sendo que se a taxa de poupança é baixa, dizerem que é perigoso para a economia, se a taxa for alta dizem o mesmo. Queria perceber se havia algum argumento para uma taxa "óptima", pelos vistos parece não haver, pelo menos entre as pessoas que comentaram.

Outra relação muito importante que temos é o contrário do rebanho, que faz aumentar a taxa de poupança em momentos de crise e em momentos de crescimento a diminui, esta questão cria relações optimas de qualidade/preço de activos em tempos de crise. Estou também a preparar o bolo para a próxima crise, talvez a minha taxa de poupança durante a crise diminua eheheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois .. mas isso já tem a ver com a cultura, educação financeira e capacidade mental das pessoas para cumprir objectivos ...

Maior parte da malta mal vê mais uns euros no bolso e um aparente clima económico positivo começa a gastar em barda com esses euros + uns Créditos à mistura ...

Poupar em épocas boas ? Nah .. o dinheiro há de continuar a aparecer ..... até ao dia .. ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Minimal said:

Benéfico para mim, apesar de gostar muito de economia, gosto um bocado mais de mim ehehe

Apenas citei a parte económica da taxa de poupança por parecer um indicador económico importante mas não perceber a relação, sendo que se a taxa de poupança é baixa, dizerem que é perigoso para a economia, se a taxa for alta dizem o mesmo. Queria perceber se havia algum argumento para uma taxa "óptima", pelos vistos parece não haver, pelo menos entre as pessoas que comentaram.

Outra relação muito importante que temos é o contrário do rebanho, que faz aumentar a taxa de poupança em momentos de crise e em momentos de crescimento a diminui, esta questão cria relações optimas de qualidade/preço de activos em tempos de crise. Estou também a preparar o bolo para a próxima crise, talvez a minha taxa de poupança durante a crise diminua eheheh

Eu tentei explicar.

Mas aqui vai outra vez:

- taxa de poupança global demasiado elevada, leva a menor consumo, e por onsequência a menor necessidade de produção e menor necessidade de investimento, o que pode por em perigo o crescimento do PIB, que tem exactamente como componentes, o consumo e o investimento.

- taxa de poupança global demasiado reduzida, faz com que as empresas que necessitem de crédito para investimentos produtivos, tenham mais dificuldade de acesso a crédito, o que pode limitar investimento.... o que pode por em perigo o crescimento do PIB, que tem exactamente como uma das componentes o investimento.

Mas há Macroeconomia, e Microeconomia.

Editado por niceboy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Greedy disse:

Há meses que consigo poupar ~90% ..

Falando por mim, sempre fui de poupar, mas agora ainda mais não só para fazer crescer o "bolo" mas também porque quando surgir a próxima crise, sei que irão surgir  oportunidades / bagatelas de investimento que agora simplesmente não existem .

Exemplos disso foi na recente crise em Portugal com a vaga de privatizações ao desbarato ... os investidores compraram grandes empresas por "tuta e meia" ... aliás neste preciso momento há grandes empresas que estão em processo de venda por bagatelas de preços ... ( ainda não noticiadas )

Greedy isso não é verdade e se quiseres podes ver vários mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites