Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas a um crédito consolidado não aprovado

virneto

Recommended Posts

• Respostas 55
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• virneto

25

• pauloagsantos

5

• ruicarlov

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Continue no bom caminho para o desendividamento e elimine logo que possa os cartões, é muita fruta gerir juros de 3 cartões.... 

É inspirador ver alguém tão empenhado em resolver os problemas em vez de se vitimizar. Boa sorte e coragem.

Ainda bem que lhe baixaram as taxas. O wizink parece esquizofrénico, mas o que interessa é que agora paga menos.

Não vou alinhar em nenhuma solução com este tipo de exposição. Não conheço a senhora mas este tipo de soluções não faz o meu estilo.

Vou aguardar resposta das empresas do cartão de crédito e encaminhar a mesma reclamação para o regulador.

Vou vender o carro.

Se não conseguir, parto para a insolvência e vou confiar no gestor de insolvência.

Obrigado pelas sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há um par de meses entrou em vigor o Processo Especial para Acordo de Pagamento: https://ind.millenniumbcp.pt/pt/geral/fiscalidade/Pages/atualidades_legais/2017/abr/Novo-processo-especial-.aspx

Não sei bem em que difere do processo de insolvência (ou mesmo se é simplesmente uma alteração/adição ao mesmo), mas certamente terá todo o interesse em investigar mais sobre o assunto.

Já agora, se precisar de aconselhamento legal (o que será o caso, quer siga para a insolvência quer possa tirar partido disto), poderá ver se o consegue gratuitamente junto da Segurança Social: http://www.seg-social.pt/protecao-juridica

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem-me custado ler isto porque o virneto parece ser uma pessoa com cabeça e hombridade.

Antes de passar já para insolvências e vender o carro que, apesar de ser um custo, também pode ser um bem necessário para, por exemplo, arranjar um partime noutro local ou fazer horas extra... já tentou contactar o Gabinete de Apoio ao Sobrendividamento da DECO - http://gasdeco.net/

Podem dar-lhe informações que julgo serem imparciais e, pela experiência acumulada dos últimos anos, conseguir renegociar alguns dos créditos.

Uma instituição assim terá, julgo eu, um peso diferente de um "mero" individuo face às várias entidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Visitante PJA, não conhecia o PEAP. Justiça seja feita à Sr.ª Florbela que, independentemente do modus operandi, é com certeza perita no assunto.

A proteção Jurídica também poderá ser uma hipótese a recorrer, sem dúvida. Obrigado.

@Visitante manji, também não conhecia a gasdeco. Obrigado pela sugestão. Não sei se recorro a eles. Estou determinado a aguardar por uma resposta das empresas dos cartões de crédito e, de seguida, encaminhar a exposição ao regulador. O carro vai mesmo andar. Já o pus à venda. Espero vendê-lo e reduzir os custos com transporte.  Mas agradeço as suas sugestões.

PS.: E quanto às suas primeiras palavras, não se preocupe que eu não vou morrer disto. ;-) A negra custa, mas estou convencido que vou ultrapassar esta fase. Com maior ou menor angústia.

No geral já me sinto bastante ajudado com os conselhos e sugestões que aqui deixaram. Desde logo com a sugestão do @ruicarlov fiquei a saber da existência de taxas máximas trimestrais emanadas pelo banco de portugal e constatei que as minhas taxas são o dobro. E de resto tenho reunido várias boas sugestões, das quais umas já estou a implementar e outras ficam em StandBy para possível implementação futura.

Obrigado e melhores cumprimentos a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Independentemente da via a tomar, assim que conseguir amortizar o montante da venda do carro a um dos cartões, deve passar a reduzir a prestação do mesmo. Mas em vez de amealhar essa pequena diferença, vá-a amortizando todos os meses - quanto mais amortizar para lá do mínimo a pagar, mais depressa a dívida desaparece (claro) mas sobretudo menos juros paga e mais depressa pode começar a amealhar para o próximo cartão...

Só mais uma nota - a resposta do Banco de Portugal provavelmente será algo no sentido de que as empresas de cartões estão a operar dentro da lei e de que nada pode fazer. O BdP não tem poderes para mudar a lei, apenas para a fazer cumprir (e como as taxas de usura apenas se aplicam aos novos contratos... nada poderá fazer). Daí eu ter sugerido também enviar uma cópia para o Provedor de Justiça e para os partidos políticos - esses sim, podem fazer sugestões para mudar alguma coisa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se venho tarde mas ao ler todad as sugestões, lembrei-me de uma, ainda que careça de muito boa vontade familiar.

Tendo em conta que não teve culpa dessa situacão (foi fiador e correu mal), não tem pais, padrinhos, 2 ou 3 pessoas que dividam esse valor e você lhes pagues, limpando a folha e aliviando a carga brutal psicológica que está e passará?

É que pagando a familiares, eu sei que o valor é elevado...seria muito melhor do que tentar evitar a falência pq sinceramente não vejo solução mesmo vendendo o carro.

Tem a seu favor o facto de ganhar bem e ter uma situação estável. Pode e deve fazer trabalhos extra, use o facebook ou através de amigos.

Eu sei que esta solução é algo improvável mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá @Cardoso24

obrigado pela sugestão. Não me parece que seja muito viável e não colocarei mesmo ninguém nesta posição.

Como ainda não recebi resposta das empresas dos cartões de crédito tenho vindo a criar alguma expetativa sobre uma possível redução dos juros. Aí já teria uma folga. Parece-me que o click mais importante seria mesmo inverter o estado atual e começar a reverter o montante em dívida. E isso eu (acho) que conseguia convertendo o carro em dinheiro e encaminhando o valor da redução dos juros para reduzir no montante em dívida...

A questão do part-time tem sido uma área em que tenho vindo a investir. Estou à espera de uma resposta para dar formação, resposta esta que deve chegar agora em setembro. Se não chegar parto para outra.

Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, SABRE disse:

Uma pergunta. Continuas a usar os cartões de crédito?

Apenas um, muito pontualmente quando chego ao fim do mês curto. No mês passado, por exemlo usei €40. Este mês não vou usar. Uso-o para por combustível. Não para levantar que aí têm comissões enormes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Virneto,

Tens hipotese de aumentar a receita? Um part-time, uma atitvidade remunerada.. algo que te conseguisse alargar a verba de ativos para reduzir o passivo e te diminuisse a pressão e a dependencia de decioses bancárias? Tenta focar nos dois vectores... redução passivo e aumento activos. Mantem-te atento às oportunidades de aumentar rendimentos.

Estabelece alguns objectivos de aumento de rendimentos mensalmente, mesmo que pequenos. Passo a passo. Traça objectivos e foca-te neles.

Tu já fizeste a primeira parte com grande humildade e coragem e tens isso muito bem feito, já reduziste as tuas despesas e demonstras-te que tens capacidade de por em prática o que decides. Mantém-te atento as oportunidades de aumentar receitas, se te focares também nisso, vais estar atento e começar a ver oportunidades.

Editado por FMartins
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@FMartins, muito obrigado. São bons conselhos e uma excelente forma de encarar as coisas!

Para aumentar a receita eu tenho atividade aberta em informática mas os rendimentos têm sido muito pontuais. Ainda assim, é uma atividade que mantenho e que julgo poder dar-me oportunidades no futuro.

A outra hipoótese foi ter-me registado para dar formação numa escola profissional. Estou a aguardar resposta com alguma expetativa uma vez que poderia permitir um aumento interessante e estável de receitas ao longo de um ano letivo.

Creio que, reduzindo a despesa do combustível vou mesmo, como aconselhas, concentrar-me em aumentar as receitas.

Melhores cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos,

recebi hoje o tão esperado telefonema da escola profissional com oferta de eu dar 3 horas semanais de formação. São excelentes notícias!!!

Com esta hipótese conseguirei um encaixe mensal na ordem dos €150 (contas por alto) o que é fantástico.

Tenho de dar a formação numa tarde, todas as semanas durante o ano letivo. 

Agora tenho de negociar isto com a minha entidade patronal. Apesar de estar hoje todo dia com a minha chefe, só lhe falo nisto amanhã. Vou organizar o discurso em casa e amanhã proponho-lhe autorização para realizar part-time (uma tarde por semana) e compenso em horas nos restantes dias da semana. Se sair mais tarde 1 hora todos os dias para além do dia que tiro a tarde compenso exatamente as 4 horas. 

A minha chefe não é a entidade patronal mas já sei que se a conseguir convencer é meio caminho andado. 

Se conseguir avançar com esta hipótese abdico de vender o carro (também ainda não houve um único interessado no meu chaço.. ;/). Vou aumentar um pouco os gastos de combustível porque me desloco 1 x por semana para dar as aulas mas em compensação tenho um acréscimo de €150~ mensais e passo a dormir muito mais descansado.

ps.: Continuo sem qualquer resposta das duas entidades do cartão de crédito relativamente às taxas que penalizam clientes com mais antiguidade (eu). Vou aguardar e ao 10.º dia (sem resposta) encaminho para o Banco de Portugal. 

Cumprimentos a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante PJA disse:

Quando conseguir pagar um dos cartões, cancele-o e tente pedir outro logo a seguir outra vez - se lhe for concedido, pague um dos outros cartões com o novo: ficaria a dever o mesmo mas a uma taxa de metade do valor!

Boa ideia, sim. Mas primeiro, amanhã de manhã vou falar com a minha chefe.

Vou-lhe propor abdicar de 30 minutos à hora de almoço e trabalhar mais uma hora por dia para, em contrapartida, ficar com as terças à tarde para dar formação.

Se ela aceitar vou canalisar o valor das aulas para um dos cartões e, assim, reverter a situação atual...

Vamos a ver se é desta..

Obrigado pela sugestão @Visitante PJA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E plataformas fintech para consolidação dos créditos... já tentas-te explorar esta opção?

Não percebo quase nada disto... mas uma pesquisa rápida e saltam estas:

https://e-loan.pt/

https://www.credijet.pt/

https://www.linhavalor.com/

E há plataformas de peer to peer lending que permitem que se faça lá crédito pessoal se a memoria não me falha.

O activo bank tem um crédito pessoal multiusos que seria perfeito para ti:

Com o Crédito Pessoal Multiusos poderá concretizar todos os seus sonhos.

• Taxa de 6% - fixa para toda a vida do empréstimo
    • Flexibilidade de prazo - de 6 a 84 meses
    • Montante entre os 1.000€ e os 75.000€
    • Pode pagar o crédito antes do fim do prazo sem ter que pagar mais por isso.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva @IceMan1910,

Obrigado, antes de mais pelas sugestões.

Dos três links que colocas aí experimentei avaliação na e-loan e credijet. Todos com o mesmo desfecho. Em ambos os casos com a agravante do desgaste que causam porque dão imensas hipóteses de início e, após entrega de documentação diversa, informam não ser possível, o que me causou imenso desgaste.

De qualquer modo não vou, para já, voltar a tentar crédito. neste momento tive, felizmente, a oportunidade de dar formação. Estou a preparar aulas e aguardar autorização escrita da entidade patronal.  

Vou, assim, aproveitar o aumento de liquidez para reduzir ao máximo. 

Quero agora é dar as aulas com sucesso e ter força e determinação para conseguir levar este plano avante.

Cumprimentos e obrigado pelas dicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Update:

Caríssimos, relativamente a esta situação venho atualizar-vos:

A entidade patronal aprovou-me o part-time. Compenso as horas saindo mais tarde 4 dias por semana.

Já dei duas aulas. Ainda não recebi mas é dinheiro que está certo e entrará direitinho para abater os cartões.

Relativamente aos cartões de crédito e taxas praticadas, tinha submetido uma exposição a cada uma das empresas argumentando que estão a penalizar fortemente os clientes com antiguidade, como eu.

Ao 10.º dia, sem resposta de ambas as entidades, encaminhei reclamações para o Banco de Portugal.

Anteontem recebi uma resposta por escrito da Wizink dizendo que não podem alterar as taxas dos cartões, por as mesmas terem sido definidas em 2011. Ou seja, nem responderam à minha questão. A resposta não me satisfaz minimamente.

Hoje recebi um telefonema da Cetelem dizendo que me vão enviar um novo contrato de adesão a um cartão Black (é o cartão atual com as taxas por metade das minhas) e transferem a dívida, passando a mesma a estar sujeita às novas taxas de juro. São excelentes notícias ;-)

Fico na expetativa da resposta que possa chegar do banco de Portugal, pois se a Wizink seguisse o exemplo da Cetelem, a minha situação mudava radicalmente, já.

Mas de qualquer forma tenho a felicidade de poder dizer que neste momento o meu quadro está com boas perspectivas.

Obrigado a todos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, virneto disse:

Update:

Caríssimos, relativamente a esta situação venho atualizar-vos:

A entidade patronal aprovou-me o part-time. Compenso as horas saindo mais tarde 4 dias por semana.

Já dei duas aulas. Ainda não recebi mas é dinheiro que está certo e entrará direitinho para abater os cartões.

Relativamente aos cartões de crédito e taxas praticadas, tinha submetido uma exposição a cada uma das empresas argumentando que estão a penalizar fortemente os clientes com antiguidade, como eu.

Ao 10.º dia, sem resposta de ambas as entidades, encaminhei reclamações para o Banco de Portugal.

Anteontem recebi uma resposta por escrito da Wizink dizendo que não podem alterar as taxas dos cartões, por as mesmas terem sido definidas em 2011. Ou seja, nem responderam à minha questão. A resposta não me satisfaz minimamente.

Hoje recebi um telefonema da Cetelem dizendo que me vão enviar um novo contrato de adesão a um cartão Black (é o cartão atual com as taxas por metade das minhas) e transferem a dívida, passando a mesma a estar sujeita às novas taxas de juro. São excelentes notícias ;-)

Fico na expetativa da resposta que possa chegar do banco de Portugal, pois se a Wizink seguisse o exemplo da Cetelem, a minha situação mudava radicalmente, já.

Mas de qualquer forma tenho a felicidade de poder dizer que neste momento o meu quadro está com boas perspectivas.

Obrigado a todos!

Boas Noticias, 

Agora o desafio é mesmo eliminar o cartão da Wizink ou substituir lo por outro com taxas mais baixas mas numa perspectiva de desendividamento....

Boa sorte para o futuro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/10/2017 às 18:06, gustaferra disse:

Boas Noticias, 

Agora o desafio é mesmo eliminar o cartão da Wizink ou substituir lo por outro com taxas mais baixas mas numa perspectiva de desendividamento....

Boa sorte para o futuro :)

Nem mais @gustaferra :)

a partir de agora, confirmando-se a alteração de condições no cartão cetelem, concentro todos os esforços no desendividamento dos cartões wizink.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, pauloagsantos disse:

fico contente por começar a ver a luz ao fundo do tunel. no entanto ainda tem um longo percurso a fazer.

já conseguiu aumentar os rendimentos. agora é começar a abater as dividas. boa sorte.

Verdade @pauloagsantos!

É um passo positivo mas tenho de me manter muito determinado para inverter a situação atual.

Muito Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites