Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 12 horas, Kaosxxi disse:

Bom dia tendo uma conta de serviços minimos bancários num banco poderei investir em certificados do tesouro poupança mais?

Os clientes que acedam aos serviços mínimos bancários podem contratar outros produtos ou serviços bancários não incluídos no conjunto de serviços mínimos, nomeadamente depósitos a prazo, contas-poupança, transferências interbancárias, transferências internacionais, produtos de crédito, entre outros.

Os produtos ou serviços contratados que não integram os serviços mínimos bancários estão sujeitos às comissões e despesas em vigor na respetiva instituição de crédito.

As contas de serviços mínimos bancários não podem ter saldo negativo. As instituições de crédito não podem contratar facilidades de descoberto, nem permitir tacitamente a movimentação da conta para além do seu saldo (ultrapassagem de crédito) aos clientes que acedam aos serviços mínimos bancários.

Fonte:
    http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ContasdeDeposito/SMB/Paginas/SMB.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não estou talvez a perceber a questão. O produto não tem custos fixos (nem variáveis), logo parece-me que vale tanto a pena investir 1100 como 5000 ou 10000.

Tencionas manter o investimento durante os 5 anos? Se resgatares mais cedo, aí sim pode-se alegar que vale menos a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OK já tou a entender se for é para manter até ao final dos 5 anos e ainda tou a pensar em subscrever uma 2a vez só tenho mais uma dúvida quando for subscrever os certificados do tesouro poupança mais numa loja dos CTT posso entregar o dinheiro em numerário no momento em que tiver a fazer a subscrição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deverás poder pagar em numerário.

Depois dessa primeira subscrição nos CTT podes-te inscrever em aforronet.igcp.pt e nesse site acompanhar o teu portfólio e efetuar novas subscrições (via pagamento de serviços no multibanco).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Caros foristas,

Pretendo alterar a conta de depósitos à ordem associada ao IGCP para efeitos de pagamento dos juros de CTPM.

Alguém me sabe dizer quanto tempo leva até que a alteração seja consumada?

Em relação ao documento a preencher creio que não seja necessário inserir toda a informação pessoal novamente, correcto?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Eu tive de alterar a conta esta semana, foi necessário ir a um balcão dos ctt (nao da para fazer online), e preencher o formulário (não foi preciso preencher os campos todos tipo morada e email).

Disseram-me que levava alguns dias a efetuar a alteração.

Caso já tenham caido alguns juros e a antiga conta à ordem ja nao estivesse válida, os juros ficam em saldo (pode-se ver no aforronet) e, quando receberem o novo iban vão tentar transferir.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era sabido que a recuperação económica iria mais cedo ou mais acabar com este produto. Afinal de contas o estado estava a pagar mais neste produto que pelas obrigações que emite para o mercado.

Foi só chato terem avisado com antecedência de um dia, impossibilitando muitos de conseguir subscrever as últimas unidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho aqui sentimos muito mistos a tender para o negativo.

Por um lado todos queremos que o estado portugues diminua a endividamento... e se pode baixar a despesa emitindo divida no mercado internacional a taxas perto de 0 como tem acontecido... eu percebo que o faça.

Por outro lado, o estado português devia incentivar os portugueses a pouparem mais, e, mesmo que para isso tivesse alguma despesa adicional, era preferivel pagar taxas melhores aos portugueses mas incentivava a poupança.

Deveria até existir algum tipo de beneficio no IRS ou na tributação pelo facto de ajudar poupar e a ajudar o país a diminuir o endividamento externo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, IceMan1910 disse:

Deveria até existir algum tipo de beneficio no IRS ou na tributação pelo facto de ajudar poupar e a ajudar o país a diminuir o endividamento externo.

O estado aqui ainda retira IRS dos juros que paga, portanto poderia beneficiar com taxas um pouco mais altas para captar investimento nacional.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Minimal disse:

O estado aqui ainda retira IRS dos juros que paga, portanto poderia beneficiar com taxas um pouco mais altas para captar investimento nacional.

Certo. 

No limite até podia ser aumentado a poupança nacional sem beneficiar quem tem muito capital. Por exemplo... existir um tipo de certificado de aforro em que o máximo de subscricao por pessoa era .. 50K por exemplo. Mas os juros eram 5%.

Assim quem tem vários milhões não podia fazer fortuna à conta do estado mas todos os portugueses podiam ter ou tentar ter um pé de meia de 50K a render a 5% junto do nosso estado. Ganhavamos todos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, IceMan1910 disse:

Certo. 

No limite até podia ser aumentado a poupança nacional sem beneficiar quem tem muito capital. Por exemplo... existir um tipo de certificado de aforro em que o máximo de subscricao por pessoa era .. 50K por exemplo. Mas os juros eram 5%.

Assim quem tem vários milhões não podia fazer fortuna à conta do estado mas todos os portugueses podiam ter ou tentar ter um pé de meia de 50K a render a 5% junto do nosso estado. Ganhavamos todos.

O estado quer é ter menos despesas com juros e incentivar os portugueses a poupar menos e a consumir mais para sacar mais do IVA. Se o estado pode financiar-se pagando cerca de 0% porque iria continuar a pagar 5%? Só porque está a ser financiado pelo "seu querido povo"? Não acreditem nisso. Nunca vi o estado a se preocupar em enriquecer o povo, mas sim em empobrece-lo e escraviza-lo para que não tenham muitas poupanças e que trabalhem e descontem bem ganhando apenas o suficiente para as suas despesas básicas. Aqueles que queiram enriquecer são taxados severamente com novos e mais pesados impostos sobre o seu património. Com 50k acho que já és considerado rico para os "gerigonceiros" e vão te querer ir ao teu bolso sacar mais alguns impostos....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Greentrader disse:

O estado quer é ter menos despesas com juros e incentivar os portugueses a poupar menos e a consumir mais para sacar mais do IVA. Se o estado pode financiar-se pagando cerca de 0% porque iria continuar a pagar 5%? Só porque está a ser financiado pelo "seu querido povo"? Não acreditem nisso. Nunca vi o estado a se preocupar em enriquecer o povo, mas sim em empobrece-lo e escraviza-lo para que não tenham muitas poupanças e que trabalhem e descontem bem ganhando apenas o suficiente para as suas despesas básicas. Aqueles que queiram enriquecer são taxados severamente com novos e mais pesados impostos sobre o seu património. Com 50k acho que já és considerado rico para os "gerigonceiros" e vão te querer ir ao teu bolso sacar mais alguns impostos....

Não és o único que o diz claro: http://rr.sapo.pt/artigo/96929/poupanca-em-baixa 

Estavamos a pensar numa maneira lógica de tratar o financiamento do estado e beneficiar o povo claro, não estavamos a dizer que isso iria acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Minimal disse:

Não és o único que o diz claro: http://rr.sapo.pt/artigo/96929/poupanca-em-baixa 

Estavamos a pensar numa maneira lógica de tratar o financiamento do estado e beneficiar o povo claro, não estavamos a dizer que isso iria acontecer.

Mas aqui então, estamos a dizer que os unicos instrumentos de valorização de poupança que existem são DP e certificados do estado. Isso é mentira

Nos estados unidos os juros também estão nos 0%, as contas poupanças também não dão nada, e os certificados do estado americado também dão perto de 0... mas continuam a existir ETFs, Fundos, Obrigações, Accções.. etc... Com risco 0 e bons retornos só quando os juros estão altos... o a taxa do ECB perto dos 0 é isto que acontece.

Também não acredito que tenha de ser o estado a ensinar às pessoas onde devem meter o dinheiro... nos outros paises civilizados também não é isso que acontece. Se o estado dá 0, então há outros produtos onde investir. Tanto que esses outros produtos também teem divida do estado. Basta compra um ETF de obrigações soberanas do euro e investimos não só em Portugal mas nos outros estados também.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Kaosxxi disse:

Não invisto nada nesses certificados que lançaram agora acho que se é um produto de poupança disso não deve ter é nada.

Vou esperar que haja alguma coisa para investir dentro do meu banco.

As taxas são inferiores à inflação prevista. Os bancos também não oferecem muito melhor a nível de depósitos. A alternativa são investimentos de risco médio a elevado para quem esteja disposto a correr esses riscos. Esta redução dos juros está a fazer aumentar o consumo e a subir a inflação que para ser controlada vair obriga o BCE a fechar a torneira e aumentar os juros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites