Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pagar CH com PPR

paizinho

Recommended Posts

Boas pessoal,

Pondero liquidar prestações de crédito com PPR que possuo, no entanto tenho o banco a referir:

"Sendo o seu PPR uma poupança sua individual e o imóvel ser propriedade de 2 pessoas adquirido enquanto solteiras, bem como o Cred.Hab. é titulado por ambos, poderá utilizá-lo para pagar apenas 50% da prestação, a sua quota-parte."

Pedem ainda:

" Certidão de Nascimento que atesta o estado civil."

Já alguém utilizou PPR para pagar CH, passou por isto? Faz sentido...é que não encontro nada disto na documentação do banco, ASF, etc...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei responder à pergunta colocada mas posso acrescentar alguma informação sobre a certidão de nascimento.

Existem algumas operações (algumas compras e vendas) em que é necessário confirmar o estado cívil porque caso seja casado, terão que assinar os dois.

Sobre poder pagar apenas a sua quota-parte, é algo que faz sentido, dado que é o PPR é individual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, parm disse:

Não sei responder à pergunta colocada mas posso acrescentar alguma informação sobre a certidão de nascimento.

Existem algumas operações (algumas compras e vendas) em que é necessário confirmar o estado cívil porque caso seja casado, terão que assinar os dois.

Sobre poder pagar apenas a sua quota-parte, é algo que faz sentido, dado que é o PPR é individual.

parm, obrigado pela resposta.

Concordo e faria todo o sentido o pedido da certidão se eu pedisse que daqui em diante pretendia liquidar a totalidade da prestação e não apenas a minha parte. Não é o que pretendo, apenas pretendo usar o meu PPR nas condições em que o subscrevi!

Desta forma, não compreendo o pedido do Banco BBVA. Quando é pedido ao banco documentação válida autenticada, legislação sobre o tema etc...o banco nada apresenta...

Verifico ainda a seguinte informação no site do regulador,

http://www.asf.com.pt/NR/exeres/9902C76D-4ACE-4324-AE69-740E3632DD00.htm

Qual a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por aquilo que já li sobre este tema, penso que não pode usar a totalidade do PPR para amortizar o CH. pode é usar o PPR para pagar cada mês a prestação do CH. 

se o PPR for do mesmo banco que o CH, a coisa ainda se gere enviado todos os meses o email ao gestor de conta ou ao gerente do balcão a pedir isso, agora se forem de bancos diferentes, é uma coisa bastante burocrática.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/08/2017 às 16:47, pauloagsantos disse:

por aquilo que já li sobre este tema, penso que não pode usar a totalidade do PPR para amortizar o CH. pode é usar o PPR para pagar cada mês a prestação do CH. 

se o PPR for do mesmo banco que o CH, a coisa ainda se gere enviado todos os meses o email ao gestor de conta ou ao gerente do balcão a pedir isso, agora se forem de bancos diferentes, é uma coisa bastante burocrática.

Sim, é correto. Vamos lá ver como corre...os bancos são muito traiçoeiros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Minimal disse:

Tens que garantir que 50% do montante que possuis no PPR foi colocado lá na primeira metade de tempo desde que foi criado com um mínimo de 5 anos caso tenhas declarado no IRS e recebido o beneficio. Caso contrário podes utilizar o PPR sem penalizações

Minimal, não são 50% mas sim 35%.

"... desde que tenham decorrido cinco anos sobre a primeira entrega e desde que o montante das entregas na primeira metade da vigência do contrato represente, pelo menos, 35% da totalidade das mesmas..."

E caso contrário o PPR é resgatado com penalizações. Apenas é possivel o resgate sem penalizações nas condições previstas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Minimal disse:

É 35% exacto.  Apenas é possível pagar a parte da prestação correspondente á amortização certo? Penso que o PPR não poderá pagar os juros do CH

Minimal, imagina que a tua prestação mensal é de 100€, o PPR paga a totalidade da tua prestação.

Os PPR resgatados podem ser aplicados tanto para pagar:
    - prestações vencidas e não pagas (incluindo capital, juros remuneratórios e moratórios, comissões e outras despesas conexas);
    - prestações vincendas, sendo que os fundos resgatados são aplicados à medida e na data em que as prestações se vencem.

O resgate não pode ter como finalidade o reembolso antecipado, parcial ou total, do crédito.

Surge-me uma dúvida, quando é referido despesas conexas, pois todos os seguros que somos "obrigados" a possuir junto do banco são conexos ao crédito, caso não fossem não seriamos penalizados se os cancelássemos. Também estes estarão abrangidos?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites