Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Livros sobre Finanças Pessoais

Smat25

Recommended Posts

Boa ideia!  ;D

Tenho alguns livros para a troca, se alguém estiver interessado, se bem que são mais literatura feminina...

Existe uma literatura feminina? A mim parece-me que a literatura não tem sexo. E gostei tanto, tanto da Agatha Christie como do Arthur Conan Doyle. Fantásticos... os dois.

Pipocas, se as grandes escritoras te ouvem dizer isto...!  :)

Os livros (tenho muitos) não se devem trocar nem emprestar. Eles não gostam disso. É uma desconsideração. E é por isso que muitos dos que são emprestados jamais regressam ao lar. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa ideia!  ;D

Tenho alguns livros para a troca, se alguém estiver interessado, se bem que são mais literatura feminina...

http://www.bookcrossing-portugal.com/index.htm

Existe uma literatura feminina? A mim parece-me que a literatura não tem sexo. E gostei tanto, tanto da Agatha Christie como do Arthur Conan Doyle. Fantásticos... os dois.

Pipocas, se as grandes escritoras te ouvem dizer isto...!  :)

Acho que ela se referia mais a literatura para mulheres e não de mulheres ;)

Os livros (tenho muitos) não se devem trocar nem emprestar. Eles não gostam disso. É uma desconsideração. E é por isso que muitos dos que são emprestados jamais regressam ao lar. :)

Os livros gostam é de ser lidos. Se forem mais felizes na nova casa, tanto melhor :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vai ser lançado hoje o livro "O seu primeiro milhão, como poupar e fazer crescer o seu dinheiro". de Pedro Queiroga Carrilho, fundador da Kash.

É o primeiro guia de finanças pessoais escrito por um português e para portugueses.

Gostei bastante desde livro :)

É de facil leitura, muito objectivo no conteúdo, e com a abordagem dos problemas comuns dos portugueses...

Recomendo-o como primeira leitura para finanças pessoais!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Mais alguem tem esse livro (" o seu primeiro milhão")? Hoje tive com ele na mão, mesmo para o trazer, mas acabei por não trazer, para pesquisar um pouco mais sobre o livro ou se haveriam melhores alternativas. Do que desfolhei do livro, pareceu-me até bom e com tudo bem explicado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais alguem tem esse livro (" o seu primeiro milhão")? Hoje tive com ele na mão, mesmo para o trazer, mas acabei por não trazer, para pesquisar um pouco mais sobre o livro ou se haveriam melhores alternativas. Do que desfolhei do livro, pareceu-me até bom e com tudo bem explicado...

Prenda standard para os primos todos... esse livro mesmo :P

Eu gostei dele.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tb comprei o livro é até agora o ke eu li está bastante interessante pois foca os problemas actuais e sempre é mai uma ajuda para a nossa educação financeira e tem um extra que é um codigo para acederes a algumas ferramentas de gestão financeira/doméstica no site da kash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas ! Esta e a minha primeira vez que respondo num forum!

Pois em tempo de crise e sempre bom trocar umas ideias!

O meu primeiro livro de finaças pessoais foi( O seu Primeiro Milhão)

Achei pouco aprofundado em cada materia (mas e um bom guia para começar a poupar) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Olá a todos!

Eu comprei ontem este livro:

"A economia lá de casa", de João Martins, presidente da Apefi (Associação para o Posicionamento Estratégico e Financeiro)

E já o li todo ;D

Para mim que não sou nada do meio da Economia/Finanças, achei simples de ler e bastante prático.

Alguns dos tópicos:

- Para que não serve um cartão de crédito

- Consolidação inteligente

- Poupar ou pagar os cartões de crédito?

- Pagar a nós mesmos primeiro e como

Elucidativo! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Eu li "O seu primeiro milhão" e gostei bastante. Apesar de muitos dos conhecimentos que o livro transmite se encontrarem neste forum e no blog, o autor tem uma escrita intelígivel e transmite uma ou outra ideia nova, que para mim foram de grande utilidade.

Um outro livro que achei bastante interessante e já li e reli é "Seja mais esperto que a crise - Estratégias para organizar as suas finanças" de Luís Ferreira Lopes. Achei-o diferente de todos os livros de finanças pessoais que li até agora porque explica de forma bastante acessível o processo pelo qual se instalou o "monstro da crise", para além de abordar de forma extensa modos de cortar despesas e poupar dinheiro, nomeadamente nas despesas com habitação, gastos com energia, formas de poupar e reduzir o endividamento, dicas de gestão do orçamento. Tem um último capítulo que aborda a gestão de empresas e de talentos durante a crise.

Particularmente, achei este livro bastante útil e motivador. Talvez não traga nada de muito novo a "veteranos" das finanças pessoais, mas a forma dinâmica como está escrito, de alguma forma, conseguiu cativar a minha atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Livros de finanças pode ser que sejam uma boa ajuda mas eu trabalho muito à moda antiga...

O meu único livro de finanças é um caderno pautado onde aponto mensalmente que despesas efectuei, quando e com o quê e quanto dinheiro entra...assim, tipo um balanço. E dicas para poupar também se encontram umas quantas bem boas cá no site. Como o meu pai diria, o importante é nós conhecermos os nossos limites e não queremos viver acima das nossas possibilidades. Pode haver quem ache que isso é muito básico, mas pelo menos para mim funciona ;)

Mas não me interpretem mal, estou sempre aberta a melhoras, nada contra os tais referidos compêndios!

Cmptos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    • 2 years later...
    • 1 month later...
    Visitante Natasha

Pessoal, bom dia. É a primeira vez que participo do fórum. Um canal de enriquecimento intelectual.

Faz tempo que pesquiso sobre o tema, pois é algo que me interessa bastante, porém é escasso de conteúdo didáticos.

Estou em uma incessante busca sobre a evolução das finanças pessoais e conceitos. Conceitos mesmo. A maioria dos livros que li não diz os conceitos, apenas traçam metodologias para lidar com as finanças. Se algum de vocês conhecerem livros, artigos ou algo que mostre mais conceitos e evolução das finanças pessoais, eu agradeceria muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Boas, 

Acho que ainda não vi estes livros por cá : 

1 - "Analise Financeira de Empresas" de José António Cardoso Moreira; 

2 - "Investir e Ganhar mais" de Miguel Gomes da Silva; 

3 - "Dinheiro á Vista - Plano de Acção"  de João Branco Martins; 

4 - "A Bolsa para iniciados" de Fernando Braga de Matos; 

5 - "Ganhar na Bolsa" de Fernando Braga de Matos 

6 - "Futuros e Outros Derivados" de Domingos Ferreira; 

7 - "A Gestão do Risco da Taxa de Juro - Empresas não financeiras" de Ricardo Valente, 

Tenho outros mais técnicos e em inglês, mas do 1 ao 5 recomendo vivamente....  

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, gustaferra disse:

2 - "Investir e Ganhar mais" de Miguel Gomes da Silva; 

Procurei este livro na fnac, mas diz "Edição antiga, indisponível".

Será que foi substituído pelo livro "Bolsa - Investir nos Mercados Financeiros", que já vai na 5ª edição? Descrição da Fnac:

"... Está dividido em três grandes áreas: 
    - Conceitos basilares dos mercados bolsistas e restantes mercados financeiros, constituindo uma ferramenta essencial para investir. 
    - Produtos: abordagem em detalhe da negociação em ações, ETF’s, CFD’s, Forex, Commodities, Obrigações, Fundos de Investimento... 
    - Estratégias e alertas para negociar com segurança nas novas plataformas de trading, em produtos simples ou alavancados.

Principais temas: Fiscalidade; conhecer os ativos financeiros; segredos para negociar na bolsa; o mercado de obrigações; os ETF’s; as plataformas de trading; os derivados; investir com fundos; Forex; crises financeiras; conselhos para uma carteira de longo prazo. Prefácio de Nicolau Santos."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, pfonseca disse:

Procurei este livro na fnac, mas diz "Edição antiga, indisponível".

Será que foi substituído pelo livro "Bolsa - Investir nos Mercados Financeiros", que já vai na 5ª edição? Descrição da Fnac:

"... Está dividido em três grandes áreas: 
    - Conceitos basilares dos mercados bolsistas e restantes mercados financeiros, constituindo uma ferramenta essencial para investir. 
    - Produtos: abordagem em detalhe da negociação em ações, ETF’s, CFD’s, Forex, Commodities, Obrigações, Fundos de Investimento... 
    - Estratégias e alertas para negociar com segurança nas novas plataformas de trading, em produtos simples ou alavancados.

Principais temas: Fiscalidade; conhecer os ativos financeiros; segredos para negociar na bolsa; o mercado de obrigações; os ETF’s; as plataformas de trading; os derivados; investir com fundos; Forex; crises financeiras; conselhos para uma carteira de longo prazo. Prefácio de Nicolau Santos."

O Autor é o mesmo mas é uma versão mais técnica talvez para investidores mais experientes e o indice que mencionaste vai em conta ao outro autor da 6 alternativa que dei ( 6 - "Futuros e Outros Derivados" de Domingos Ferreira; )

O indice que tenho ( capitulo 1 - entender a crise actual ; 2 - Conhecer o mercado de capitais 3 , Para ganhar é preciso dominar funcionamento  das bolsas e indice ; 4 . Ganhar em bolsa, um acto natural ; 5 Ganhar sempre, mesmo com o mercado em queda , 6 instrumentos financeiros de investimento indiecro e FI; 7 , Dentro da mente de um trader, mitos e sucessos e erros da historia dos mercados accionistas, 8 A importancia das tx de juro no comportamento do mercado accionista , 9 A carteira ideal existe ) 

Se  encontrares um livro com  este índice melhor, (não vou as livrarias a algum tempo por isso não sei o que anda no mercado)  mas tenho substituído  a pesquisa por artigos ou sites com conteúdos interessantes fica aqui esta dica : 

https://bastter.com/Mercado/

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Olá!! 

Eu tenho algumas indicações de livros: 

- Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

- Me poupe! (Nathalia Arcuri)

- O investidor inteligente (Benjamin Graham)

- Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi)

- Do mil ao milhão (Thiago Nigro)

Estou já a algum tempo pesquisando sobre investimentos... estava buscando rendas extras para ter mais dinheiro mensalmente para investir e obter resultados mais rápidos... um dos sites que me ajudou muito foi o vida hacker... encontrei dicas muito boas que já estou colocando em prática e estão rendendo bons resultados para o meu objetivo. :)

Espero ter ajudado!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites