Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Margem de Lucro e Preço venda

nmcbs84

Recommended Posts

Boa Tarde,

Peço desculpa se este não é o local correcto para colocar esta duvida, agradecia se me pudessem ajudar.

Quero defenir o preço de venda de um produto.

O produto custou-me 1,69 € a produzir e pretendo uma margem de lucro de 48%

Qual o preço de venda?

A questão é: eu apliquei a seguinte formula Preço de venda = custo / (1 - 0,48) ou seja dá-me 3,25 € preço de venda.

No entanto alguém me apontou que estava errado e que deveria fazer da seguinte forma: custo x 1,48 ou seja dá 2,50 €, a semelhança do que se faz para determinar o IVA

Eu não sou da área de economia/finanças e este é o meu primeiro negócio, Quem está correcto e porque? É que os valores são consideravelmente discrepantes e não quero ser brutalmente enganado. Confesso que fui buscar a primeira formula depois de consultar sites de economia.

Muito obrigado

Miguel

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo depende da definição "margem".

Se for 48% de margem sobre o preço de venda, isto é, quando vende a 3,25 sabe que o seu lucro é de 0,48 x 3,25 = 1,56 (48% de 3,23), o cálculo do preço de venda está correcto: p venda = custo / (1-0,48)

Se for para acrescentar 48% ao preço de custo, então o cálculo é 1,69 x (1+0,48) = 2,5 euros. Neste caso a sua margem é (2,5 - 1,69) / 2,5 = 1 - (1,69 / 2,5) = 0,32 = 32%

Eu prefiro o cálculo1: a margem sobre o preço de venda.

Nota: A fórmula p venda = custo / (1-0,48) não apareceu por acaso, aqui vai a explicação:

dados: p custo = 1,69 ; margem = 48% = 0,48

seja pv = p venda

o lucro da venda é = p venda - p custo

ou seja, lucro = pv - 1,69    (1) 

mas o lucro também é = p venda x margem = pv x 0,48    (2)

de (1) e (2)

pv - 1,69 = pv x 0,48

pv - pv x 0,48 = 1,69

pv (1-0,48) = 1,69

pv = 1,69 / (1 - 0,48)

Editado por pfonseca
    acrescentei uma nota
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 22/07/2017 at 1:42 PM, nmcbs84 said:

Qual o preço de venda?

Eis a minha contribuição: Qual é o preço que o mercado está disposto a pagar (ou valoriza o produto)? 0? 1,69? 2,50? 3,25? 10€?

A definição de preço de venda tem que estar alinhada com o mercado. A margem pode subir ou descer de acordo com o preço de custo mas não é linear que o preço de venda suba só porque o custo subiu.

Boa sorte para o seu negócio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites