Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Superação de bens e repúdio de herança

Visitante Juvelina Franco

Recommended Posts

Visitante Juvelina Franco

Bom dia.

Casei recentemente em regime de separação de bens, mas tomei conhecimento que qualquer regime de casamento apenas vigora em vida, razão pela qual o meu marido é legítimo herdeiro do meu património. Este facto obriga-nos a repensar o casamento, atendendo que qualquer um de nós quer deixar o respetivo património ao filho que cada um, respetivamente, tem de outro casamento. As doações estão fora de hipótese, pois, pelo que sei, incidem apenas numa parte da percentagem a que cada um tem legítimo direito, além de que o meu prédio de habitação está hipotecado, porque foi construído com recurso a um crédito à habitação (em caso da minha morte, fica liberto da dita hipoteca, já que tem segur

Assim sendo, e para evitar o divórcio, pergunto o seguinte, agradecendo, desde já, os esclarecimentos que me puderem dar:

1. O repúdio de herança pode ser feito quando ambos os cônjuges estão vivos ou apenas no ato da habilitação de herdeiros?

2. Se houver repúdio da herança  do cônjuge, o direito de herdeiro transita para o respetivo descendente?

2.1 Se o cônjuge e respetivo herdeiro direto (o filho de outro casamento), repudiarem a herança, o herdeiro direto do cônjuge cuja herança foi repudiada por aqueles torna-se o único herdeiro do seu património?

3. O repúdio de herança inclui o não recebimento da pensão por morte do cônjuge cuja herança foi repudiada? 

3.1 Se assim for, o que fazer para evitar esse facto?

Grata

Juvelina Franco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites