Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Unico Titular ou Dois Titulares

pilotinho

Recommended Posts

O meu namorado é trabalhador dependente.

Eu estou actualmente desempregada e sem acesso a subsidio de desemprego e a minha única fonte de rendimento é uma renda.

Gostaria de saber se caso optarmos por nos casar se o meu "marido" será considerado casado dois titulares ou casado único titular?

Até ao ano passado diria que depende do valor da renda.

Com as alterações deste ano, no entanto, diria que é melhor perguntar às Finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Vitor Alves

Estou casado, tenho um dependente e a minha esposa tem um trabalho temporário (trabalha 1 mês, não trabalha 2, depois trabalha mais 3.... e assim, mais ou menos.

Tenho que preencher o formulário para a empresa. Devo colocar casado 1 titular ou casado 2 titulares dado que a minha esposa não tem trabalho fixo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou casado, tenho um dependente e a minha esposa tem um trabalho temporário (trabalha 1 mês, não trabalha 2, depois trabalha mais 3.... e assim, mais ou menos.

Tenho que preencher o formulário para a empresa. Devo colocar casado 1 titular ou casado 2 titulares dado que a minha esposa não tem trabalho fixo?

Eu diria casado 2 titulares, uma vez que ela tem rendimentos.

Quando muito, podes ir atualizando a informação alternando entre casado 2 titulares e casado 1 titular conforme ela tenha ou não rendimentos nesse mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Patricia Almeida

Boa tarde,

sou casada e titular de rendimentos dependentes. o meu marido é titular de rendimentos independentes.

Nos dados fiscais a apresentar na empresa onde trabalho, devo colocar, casada 1 titular de rendimentos (visto as tabelas de IRS de retenção se referirem a titulares de rendimento dependente)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    sou casada e titular de rendimentos dependentes. o meu marido é titular de rendimentos independentes.

Nos dados fiscais a apresentar na empresa onde trabalho, devo colocar, casada 1 titular de rendimentos (visto as tabelas de IRS de retenção se referirem a titulares de rendimento dependente)?

Não, são dois titulares - há duas pessoas com rendimentos, quer dizer que o imposto pago vai ser maior do que se fosses só tu a receber pelos dois.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa Tarde,

precisava de um exclarecimento!

Sou casada e com 2 dependentes. Durante praticamente 3 anos o meu marido esteve desempregado e eu passei a unico titular. no final do ano passado trabalhou por uma empresa de trabalho temporario 15 dias. recebeu cerca de 100 euros que foram declados normalmente no IRS. pela apresentação da declaração e devidos calculos tive direito a reembolso

Este ano ele começou a trabalhar em fev ou março mas eu nem me lembrei da alteração de unico titular. Fiz agora o pedido de alteração, mas deparei-me com a situação de a empresa me dizer que provavelmente iriam que ter de fazer acerto de retoactivos de iRS desde que o meu marido começou a trabalhar.

Ou seja eu ficaria com menos de metade do meu ordenado.

Isto é mesmo assim?

Não pode no final do ano na declaração ser feito o acerto? Ou este acerto ser feito entre mim e as finanças sem ser atravez da entidade patronal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Este ano ele começou a trabalhar em fev ou março mas eu nem me lembrei da alteração de unico titular. Fiz agora o pedido de alteração, mas deparei-me com a situação de a empresa me dizer que provavelmente iriam que ter de fazer acerto de retoactivos de iRS desde que o meu marido começou a trabalhar.

Ou seja eu ficaria com menos de metade do meu ordenado.

Isto é mesmo assim?

Não pode no final do ano na declaração ser feito o acerto? Ou este acerto ser feito entre mim e as finanças sem ser atravez da entidade patronal?

Não me parece que tenhas de indicar à entidade patronal em que data ele começou a trabalhar, só que já não estás na situação de último titular.

Em caso de dúvida, podes colocar a questão às Finanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Helena Santos (V)

Boa tarde,

O meu marido está dado como único titular na empresa dele. Resolvi abrir atividade no mês passado como feirante, e ainda não tive rendimentos.

A minha questão é: - Mesmo com atividade aberta como independente, não tendo rendimentos declarados, o meu marido tem que alterar a titularidade na empresa para 2 titulares? ou só deve fazê-lo quando eu tiver rendimentos superiores a 5% do rendimento dele?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Marcio (visitante)

Alguém me pode esclarecer a seguinte duvida?

Qual o significado para cada um destes tópicos?

1 - O declarante é o único titular do rendimento

2 - Ambos os cônjuges são titulares de rendimentos mas um deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado

3 - Ambos os cônjuges são titulares de rendimentos e nenhum deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado. 

A minha esposa começou a trabalhar, e na entidade patronal disseram-lhe para preencher na declaração o campo Nº2.

Ao fazer a minha alteração da declaração a minha entidade patronal disse para preencher o campo Nº3.

Quem é que está Certa?

Sem mais assunto, o meu obrigado

Márcio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 - O declarante é o único titular do rendimento

2 - Ambos os cônjuges são titulares de rendimentos mas um deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado

3 - Ambos os cônjuges são titulares de rendimentos e nenhum deles aufere 95% ou mais do rendimento englobado. 

A minha esposa começou a trabalhar, e na entidade patronal disseram-lhe para preencher na declaração o campo Nº2.

Ao fazer a minha alteração da declaração a minha entidade patronal disse para preencher o campo Nº3.

Quem é que está Certa?

Uma vez que não disseste quanto é que cada um ganha é difícil responder com certeza. Mas admitindo que o salário de um não é mais de 20 vezes superior ao do outro, diria que ambos devem preencher a opção 3.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    há 1 hora, Guest disse:

No ano passado a minha mulher ficou desempregada e fiz alteração para único titular, junto da minha entidade patronal. Quando entregar a declaração de IRS é necessário algum comprovativo de como ela continua desempregada? 

Não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Bom dia, um trabalhador cujo conjugue é deficiente 72%, apesar de ambos trabalharem, deve usar a tabela casado 2 titulares normal certo? E o seu conjugue deficiente é que usará a tabela casado 2 titulares deficiente, será que é assim?
    Agradecia resposta,Obrigado

Editado por caspinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    Visitante Caio Chagas

Ola,

• Sou casado com 2 titulares, porém só depois de 3 meses percebi que a minha empresa me enquadrou como único titular pois não percebia nada sobre impostos pois sou brasileiro. Quais são as consequencias disto para minha e para a empresa que me contratou.
    Obrigado,
    Caio
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não te preocupes com isso, basta que rapidamente peças à tua empresa a alteração e que te passe a considerar "casado 2 titulares" corrigindo o erro.

O que não convém é continuar com o erro muito tempo, um ano inteiro por exemplo,  pois se isso fôr detetado nas Finanças quando entregares a declaração de IRS poderá dar origem a multas, portanto manda corrigir e não te preocupes muito com o assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Boa tarde. Alguém me pode esclarecer quanto ao cálculo que é feito no caso da tabela 2 titulares? Eu li que devem ser somados os ordenados dos dois cônjuges, deve-se ver qual é a taxa correspondente a esse valor e cada um descontará metade dessa taxa.

Por exemplo:

O primeiro ganha 1.000

O segundo ganha 600

1.000+600=1.600

Na tabela de irs 2019 para casados 2 titulares --> Até 1705,00 são 19,2%

19,2% / 2 = 9,6%

O primeiro descontará 1.000 * 9,6% e o segundo 600 * 9,6%

Isto está correto?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, não é assim que se faz.

A situação "casado 2 titulares" apenas indica à vossa entidade patronal a % de desconto que deve fazer no salário de cada um de vocês de acordo com a tabela de retenções na fonte do IRS que sai anualmente do ministério das finanças : as % são diferentes de acordo com cada salário.

para saberes a tua % e a da tua mulher basta ir à tabela de retenção na fonte "casados, 2 titulares" e ver PARA CADA VENCIMENTO o que cada um vai descontar, e não para a média dos vencimentos, isso não interessa: o desconto mensal é assim que se processa e depois na liquidação anual do IRS é que se acertam as contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante L. Gomes

Boa tarde, agradecia o esclarecimento caso saibam responder. Li atentamente todos os comentários e acho que não li nenhum semelhante ao que coloco:

Estou desempregada e recebo subsídio cujo valor é o máximo atribuído ( 2,5 o IAS)

O meu marido deve informar a sua empresa que é único titular, ou mantém-se a informação de 2 titulares uma vez que recebo subsídio?

Muito obrigada pelo esclarecimento.

L. Gomes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Boa noite!

Recebo o ordenado mínimo e Não faço descontos mensais de irs, meu marido recebe por volta dos 1,200€ e faz retenção mensal de IRS.

Nesse caso ele é unico titular de rendimentos?

Gostaria de esclarecer essa duvida sff.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/06/2022 às 00:55, Visitante Suzana disse:

Boa noite!

Recebo o ordenado mínimo e Não faço descontos mensais de irs, meu marido recebe por volta dos 1,200€ e faz retenção mensal de IRS.

Nesse caso ele é unico titular de rendimentos?

Gostaria de esclarecer essa duvida sff.

Não, ele não é o único titular de rendimentos!

Apesar de ser "apenas" o salário mínimo, conta como rendimento como outro qualquer...

Editado por m--m
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Eu e a minha mulher sempre auferimos rendimentos de trabalho dependente, pelo que descontámos sempre como "casado, 2 titulares".  Contudo, desde o final de 2024 que passei a receber apenas rendimentos prediais (categoria F). Ou seja, neste momento só a minha mulher recebe rendimentos da categoria A. Será que, para efeitos de retenção na fonte, a minha mulher pode (ou deve) informar a sua entidade empregadora que pretende ser tratada como "casada, 1 titular"?

Há quem diga que sim (por exemplo, o ChatGPT), mas não me agrada muito a ideia porque no código de IRS o conceito de "rendimento total do agregado" para efeito da definição do número de titulares não parece distinguir a natureza do rendimento, desde que seja englobável. Além disso, o código de IRS só parece penalizar quem se declarar indevidamente como "casado, 1 titular". Por isso, parece-me mais seguro manter a atual situação "casado, 2 titulares" e depois esperar pelo reembolso (que irá ocorrer se eu englobar os rendimentos do casal).

Neste contexto a minha questão também pode ser expressa desta maneira: ao manter a situação de "casado, 2 titulares", apesar de só a minha mulher auferir rendimentos de trabalho (eu recebo apenas rendimentos prediais), estou a cometer alguma infracção? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites