Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• 1º Investimento

Recommended Posts

Boa tarde

Concluída a apresentação peço agora algum do vosso conhecimento.

Tenho algum dinheiro que quero investir a curto prazo. São só 5K mas foi necessário muito esforço para lá chegar.

Para o poupar o que tenho feito é todos os finais dos meses pegar no saldo excedente desse mês e colocar para uma conta-poupança que é um DP com uma taxa baixissima. Dessa forma tiro o saldo da C.O. e acho que com isso o lado consumista é forçadamente retraído porque nunca tenho grande liquidez para consumismos. Não sei se é um bom ou mau hábito mas foi desta forma que consegui juntar o meu "pé de meiazito"

Até agora tenho colocado os 5k em depósitos a prazo no meu banco (AB) por periodos de tempo muito curtos. (90dias) .

Procuro um forma de investir que me dê segurança, alguma rentabilidade e que não seja por períodos muito longos nesta fase. (talvez um ano renovável por iguais períodos ou não)

Ja vi, no blog, alguns depósitos a prazo e embora as taxas sejam um pouco melhores na banca on-line, são tão baixinhas na generalidade dos bancos que aliado ao capital igualmente baixo quase que desmotiva.

Leio que uma das asneiras tipicas é colocar os ovos todos no mesmo cesto mas olhando ao capital que tenho disponível e ás taxas dos depósitos a prazo fará sentido não colocar tudo no DP? Tenho um outro DP a vencer-se dentro de 2 meses com 1500.00€. Também tenho a dúvida se espero e junto tudo no mesmo cesto na tentativa de ganhar mais um bocadinho de juros (se optar por um).

Estarei a pensar bem ou existem outros produtos que podem ser melhores no meu caso?

PS: quando refiro que não quero por períodos de tempo alargados tem um motivo, o meu carro já está a acusar o peso da quilometragem e é expectável que precise de o substituir, quando não sei vou adiar o mais possivel, e nessa altura dará jeito ter liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Se esses 5k são as únicas poupanças que tens e planeias usá-las na aquisição de um carro (ainda que os motivos sejam válidos), pessoalmente acho que deverias ler sobre finanças pessoais, e assim definir um rumo financeiro para a tua vida. Actualmente é extremamente importante que as pessoas definam objetivos, através da criação de um plano financeiro.

Em 1º lugar deves ter um fundo de emergência, correspondente ao valor de 12 meses das tuas despesas mensais, que servirá para fazer face imprevistos como o desemprego e saúde. Se tiveres 500,00€ de despesas mensais, esse fundo deve ter um valor mínimo de 6.000,00€.

Em 2º lugar poupar uma % do teu orçamento todos os meses, tendo em vista a rentabilização da tua poupança.

Em 3º lugar ler sobre finanças. É fulcral que estejas ciente dos riscos que podes correr. Ninguém vai rentabilizar as suas poupanças em DP´s. Lê sobre fundos de investimento para começar. Acredita que não é difícil, e hoje em dia é muito mais fácil investir do que há 10 anos atrás. A vantagem que os fundos de investimento tem face a outros produtos é que não é preciso muito conhecimento para "ganhar" dinheiro. Nota: Atenção que não quero passar a ideia que é fácil ganhar "10%" actualmente, mas a verdade é que se leres o tópico "Fundos de Investimento" perceberás que os fundos que estão na 1ª página, te permitirão atingir esse patamar. Apenas uma ressalva, antes de investires, deves ler e ter conhecimento, afinal de contas, se foi através do teu esforço que conseguiste poupar, quando fores investir deves garantir que o teu esforço na procura de informação foi ainda maior ;) 

Relativamente à tua questão e tendo em conta que não referiste um horizonte temporal, apenas disseste que não querias períodos alargados, presumo + 12 meses já seja muito. Não vejo grandes opções, esses DP´s com capacidade mobilização antecipada ou um fundo de tesouraria.

Bons Investimentos e Boas Leituras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites