Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Horas extras e prémios de produtividade?

FGonçalves

Recommended Posts

Bom dia. 

Penso ser esta a secção correcta para a minha questão. 

É o seguinte o meu horário é de segunda a sexta recebo o salário mínimo e é hábito pedirem para trabalhar no sábado penso que conta como horas extras. No recibo de ordenado o sábado aparece como prémio de produtividade. E gostaria de saber se é assim que deve aparecer, ou seja, se as horas extras contam como prémio de produtividade.

Obrigado

Editado por FGonçalves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Teoricamente não, no entanto existem muitas empresas a pagar horas extra como prémio de produtividade para permitir ao trabalhador fazer mais horas extra do que aquelas que deveria.

Ex, um funcionário, por lei só deveria fazer no máximo 150 horas anuais se a empresa tiver mais de 50 pessoas ou 175 se > 50.
    Pagando como prémio de produtividade, a hora extra sai off the record  e não conta como tal.

É mais uma marosca que as empresas portuguesas utilizam :) 

EDIT:Como prémio de produtividade também podem pagar a mais ou a menos ou definir um valor arbitrário para o pagamento de cada hora extra. Tanto pode ser 1€ por "hora extra" como 15€. Não têm que seguir a lei das horas extra, nem dar um dia de folga caso as horas extra sejam a um domingo,etc.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É exactamente isso que aqui acontece há pessoas a fazer 16 horas ao sábado e domingo já á muitos anos e sempre achei isso estranho. 

Mas apenas o facto de poderem estar a pagar as horas extras abaixo do valor é a única coisa em que isso me pode prejudicar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FGonçalves disse:

É exactamente isso que aqui acontece há pessoas a fazer 16 horas ao sábado e domingo já á muitos anos e sempre achei isso estranho. 

Mas apenas o facto de poderem estar a pagar as horas extras abaixo do valor é a única coisa em que isso me pode prejudicar?

Se pagarem abaixo, estás claramente a ser prejudicado. Pode-te prejudicar também caso não queiras fazer mais horas extra, não o podes alegar que já ultrapassaste o limite porque não existem horas extra oficialmente registadas.

Para o teu caso, que ganhas o ordenado mínimo (557€) as contas são as seguintes (admitindo que trabalhas 40h semanais):

Hora normal: 557€ x 12 / (52*40) = 3,21€
    Primeira hora extra: 3,21€ * 1,25 = 4,01€
    Seguintes horas extra: 3,21€ * 1,375 = 4,41€
    Hora extra em feriado ou folga/domingo: 3,21€ * 1,5 = 4,81€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entendi. Fazendo as contas até estou a receber acima do valor das horas extras. Uma última questão quando faço algumas horas depois tenho de descontar 5% para IRS. De que forma é isso benéfico para mim? Mais vale fazer só algumas horas de modo a não levar com o desconto de IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, FGonçalves disse:

Entendi. Fazendo as contas até estou a receber acima do valor das horas extras. Uma última questão quando faço algumas horas depois tenho de descontar 5% para IRS. De que forma é isso benéfico para mim? Mais vale fazer só algumas horas de modo a não levar com o desconto de IRS?

Nunca ficas a perder de uma forma ou de outra. O que tens de pagar/receber de IRS é ajustado no final de cada ano com a declaração anual de IRS.
    Se fizeres mais horas, recebes sempre mais independentemente de já começares ou não a descontar. Talvez mensalmente achas que não compense, mas será tudo ajustado anualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é exactamente isso por exemplo se trabalhar 

1 sábado/mês recebo 531.34

2 sábados/mês recebo 535.08

porque com 2 sábados já levo com os 5% IRS. Recebo sempre mais mas penso se vale a pena trabalhar o segundo sábado por 4€. Mas assim já sei que quando fizer o IRS acabo por receber. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante Teresa

Bom dia

No  contrato de trabalho está salário 600 por 40h de trabalho, mas estou trabalhando 42h gostaria de saber como devo calcular o meu salário por 42h?

Pago ss 11 e irs 3

E gostaria de saber se para achar o valor trabalhado por mês é 4 semana ou 5 semana que deve calcular?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites