Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupar todos os meses

Beatriz_P

Recommended Posts

• 3 weeks later...
    • 2 weeks later...
    A 08/03/2017 at 23:52, Visitante Juliano disse:

O correto seria poupar pelo menos 10% dos seus ganhos, mas não são todos que conseguem.

abs

Juliano

Agradeço ao Sr. Eurico (sou "senhora"), ao Sr. Jordão e aos restantes senhores que responderam ao meu pedido de ajuda.

Eu tenho uma vida estabilizada e, felizmente, consigo poupar um pouco todos os meses. A minha dificuldade tem sido saber onde aplicar o que vou conseguindo poupar. Tenho deixado esse dinheiro na minha conta bancária à ordem, mas isso é um risco grande e não é uma forma de fazer render esse dinheiro. Precisava de saber onde posso colocar aquilo que eu poupo, de 3 em 3 meses, por exemplo, onde o dinheiro rendesse alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Beatriz_P disse:

Agradeço ao Sr. Eurico (sou "senhora"), ao Sr. Jordão e aos restantes senhores que responderam ao meu pedido de ajuda.

Eu tenho uma vida estabilizada e, felizmente, consigo poupar um pouco todos os meses. A minha dificuldade tem sido saber onde aplicar o que vou conseguindo poupar. Tenho deixado esse dinheiro na minha conta bancária à ordem, mas isso é um risco grande e não é uma forma de fazer render esse dinheiro. Precisava de saber onde posso colocar aquilo que eu poupo, de 3 em 3 meses, por exemplo, onde o dinheiro rendesse alguma coisa.

Como o @scpuser indicou, a educação financeira deverá ser o seu primeiro investimento. Existe bastante literatura ac€ssivel (livros, artigos etc). Depois das primeiras leituras, dúvidas mais concretas surgirão e o pessoal aqui do fórum terá todo o gosto em ajudar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, vrosa disse:

Como o @scpuser indicou, a educação financeira deverá ser o seu primeiro investimento. Existe bastante literatura ac€ssivel (livros, artigos etc). Depois das primeiras leituras, dúvidas mais concretas surgirão e o pessoal aqui do fórum terá todo o gosto em ajudar.

Agradeço a si e a "Scpuser" a recomendação, mas ela não se ajusta ao meu caso específico. Infelizmente, já não tenho idade nem conhecimentos para essas leituras, muito técnicas. Mas obrigada na mesma pela resposta.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Beatriz_P said:

Agradeço a si e a "Scpuser" a recomendação, mas ela não se ajusta ao meu caso específico. Infelizmente, já não tenho idade nem conhecimentos para essas leituras, muito técnicas. Mas obrigada na mesma pela resposta.  

Uma solução simples, baseada nas anteriores sugestões do Eurico,

1. Abrir conta no Banco CTT e (opcional) domiciliar o vencimento ou 3 débitos diretos
    2. Ir colocando o que poupa mensalmente numa Conta Poupança Livre
    3. Ao atingir 1000€, aplicar em Certificados de Tesouro Poupança Mais

Não vai ganhar muito, mas terá o dinheiro a render. Tem que abrir apenas uma conta bancária (que é gratuita), e trata de tudo no mesmo local (balcão CTT).

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/03/2017 at 11:29, JRJordao disse:

Uma solução simples, baseada nas anteriores sugestões do Eurico,

1. Abrir conta no Banco CTT e (opcional) domiciliar o vencimento ou 3 débitos diretos
    2. Ir colocando o que poupa mensalmente numa Conta Poupança Livre
    3. Ao atingir 1000€, aplicar em Certificados de Tesouro Poupança Mais

Não vai ganhar muito, mas terá o dinheiro a render. Tem que abrir apenas uma conta bancária (que é gratuita), e trata de tudo no mesmo local (balcão CTT).

Muito obrigada pelo seu conselho. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/03/2017 at 11:04, gfaseed disse:

O banco CTT também parece-me uma boa solução.

Fui ontem aos correios, ao mais perto da minha residência, com a intenção de abrir conta bancária. No entanto, acabei por me vir embora sem o fazer. Era tanta a gente na estação dos correios, tanta a falta de privacidade (eu sou do tempo antigo, em que um banco tinha de cumprir um certo formalismo, um certo resguardo), que resolvi sair, incomodada com o ambiente. Talvez tivesse escolhido um dia errado (muitas pessoas a receber as suas merecidas reformas), o certo é que eu não estava preparada para aquele quadro, pouco adequado para um "banco" no meu modesto entendimento.

Vou experimentar outra agência de correios, talvez uma mais ampla e central, onde o espaço do banco tenha maior área e seja respeitada uma maior privacidade. Os senhores têm conhecimento se existe, na zona da baixa (Praça da Figueira ou perto), algum banco dos correios com boas condições para o atendimento de clientes?

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, gfaseed said:

Pois os que conheço têm um espaço à parte.

Pois, e senhas de atendimento diferenciadas.

Penso até que não se podem tratar de assuntos do Banco nos balcões clássicos. 

Em https://www.bancoctt.pt/home/onde-estamos.html pode ver os balcões que existem.

Na zona velha de Lisboa

• Praça dos Restauradores, 58
    • Rua de Santa Justa, 17
    • Praça Luís de Camões, 20
    • Praça do Município, 6
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 08/03/2017 at 23:52, Visitante Juliano disse:

O correto seria poupar pelo menos 10% dos seus ganhos, mas não são todos que conseguem.

abs

Juliano

Em 1º lugar cada família é um caso diferente, se para uns poupar 10% é muito, para outros 10% é muito pouco. Pessoalmente acho incorrecto que se fale de poupar 10% como se fosse uma "regra", o correto deve ser, aumentar a taxa de poupança, sempre! Eu sei que o que está escrito é que as pessoas devem poupar 10% do seu rendimento, mas isso é uma regra "base", que foi criada para definir o limite mais "baixo".

A 21/03/2017 at 11:16, scpuser disse:

Cara Beatriz, assim sendo só tem uma solução, que é contratar alguém para investir o seu dinheiro.

Como compreende, vir ao fórum sempre que o dinheiro fica disponível e alguém lhe dar uma solução mágica para aplicar o seu dinheiro não é sustentável no longo termo. Eu digo sempre isto: as pessoas tomam decisões sobre-racionais, vendo tudo o que é cupões e descontos, para poupar 1€ no supermercado mas estão à espera de investir as poupanças de uma vida num conselho de alguém. É irracional!

Estes fóruns servem para tirar dúvidas na aprendizagem, não para alguém investir por si. Para isso tem que contratar um profissional.

Boa sorte.

Boas @scpuser,

Grande verdade que aqui disseste! Eu também tenho dito isso a várias pessoas. É para mim um "fenómeno" que não faz qualquer sentido. Usar cupões, ver os descontos nos supermercados para no fim poupar alguns €s. Reclamar que os produtos estão caros, mas na hora de investir, a preocupação é um décimo da que usam com os descontos nos supermercados, eletricidade, internet, etc... Para mim isto é resultado da iliteracia financeira que este país tem, infelizmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Guia Do investidor De sucesso
    A 14/04/2017 às 13:19, Cardoso24 disse:

Temos diversas formas de poupar dinheiro, E dentre elas temos a poupança, Mas a poupança é algo tão comum, que muitas pessoas não sabem indicar outra modalidade de investimento melhor que ela. Mas calma, existem muitas outras  formas que podem ser melhores que a poupança, basta pesquisar e estudar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites