Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Melhor escolha - Electricidade / Gás 2017

Luizi

Recommended Posts

Fui cliente Gold Energy durante alguns anos, até fim de 2017 quando mudei para a Endesa tarifa aniversário (que é para mim mais económica).

Na altura, os preços da tarifa "+ Cliente", disponível apenas para novos clientes, eram bastante bons para perfis de consumo reduzido. O site de cliente era decente (inclusivé para enviar leituras) e não exigiam fatura eletrónica ou débito direto para se ter os preços mais baixos.

O maior problema era a dificuldade em comunicar com o apoio ao cliente. Um problema que foi piorando ao longo dos anos, talvez devido ao aumento do número de clientes. Demoravam muito tempo a atender o telefone, quando a chamada não chegava a cair. Mensagens escritas, chegava às duas semanas até receber resposta.

Quando me ligaram no âmbito da mudança para a Endesa, atirei-lhes com isso à cara. Deram o braço a torcer e disseram que estavam a trabalhar para resolver esse problema.

É o que te posso dizer sobre a Gold Energy.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 114
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

38

• 5coroas

13

• quim

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá, Todos os anos pretendo poupar dinheiro e um dos grandes gastos mensais cá em casa é a Eletrecidade e o Gás. Este ano resolvi compilar todas as comercializadoras de energia, aplicar os descon

1.º mandamento do bom aforrador: Nunca assinarás um contrato de aquisição de serviços sem consultares primeiro o forumdasfinanças.

Irei fazer o pedido de adesão em Janeiro para ganhar as futuras faturas de Janeiro, as mais altas do ano, de oferta.

Também eu fui cliente GoldEnergy até ter mudado para a Endesa. Faço minhas as palavras do JRJordao - o atendimento ao cliente precisava de ser melhorado. Desconfio que com a fuga de clientes que mudaram para a Endesa talvez estejam melhor (que mais não seja, porque perderam muitos clientes). Outro ponto era o facto de cobrarem ainda a taxa de direitos de utilização do solo, mas como isso andou recentemente nas notícias, provavelmente já corrigiram isso...

Tenho duas histórias que ilustram bem algum nível amadorista que demonstram:

1. Há uns anos atrás, estive quase um ano sem dar leituras. De repente, chegou-me uma fatura com valores negativos (que me foram creditados na conta, quanto a isso dou-lhes o crédito porque outras empresas sempre o deixaram para deduzir em faturas seguintes, nunca me creditaram o dinheiro). Julgando tratar-se de algum acerto, resolvi enviar uma leitura dos contadores. No mês seguinte veio uma fatura de uns 200 ou 300 €. Quando fui perceber o que se tinha passado, descobri que já não havia leitura (minha ou deles) há um ano, e que os consumos tinham sido sempre calculados por estimativa. A primeira leitura que aparece como real depois disso, foi supostamente feita por eles e é em tudo igual à última leitura que eu tinha dado no ano anterior. Como o acerto de contas estava bem, e como até me tinham pago o dinheiro, nem estive para me chatear e simplesmente passei a mandar as leituras de vez em quando.

2. Uns dias depois de ter pedido para mudar para a Endesa, ligaram-me da goldEnergy (aqui já foram relativamente rápidos) a saber porque queria mudar e a tentar convencer-me a ficar. A senhora do outro lado do telefone tentou convencer-me que, como os meus consumos eram relativamente baixos, um desconto no consumo não me ia ser particularmente útil. Eu respondi-lhe que tinha feito as contas com base no meu perfil de consumo do último ano e que ficava alguns euros mais barato, ainda assim. Ela perguntou se me podiam enviar uma contraproposta ao que eu anuí (não sem antes ter referido estar muito insatisfeito com o facto de ser preciso mudar de operadora para me apresentarem outra proposta, em vez de cuidarem dos clientes que já têm; ao que ela respondeu "É assim que funciona o mercado"). Quando recebi a proposta, era pior ainda do que o que tinha atualmente contratado com a GoldEnergy, mas em toda a linha - não havia uma parcela, fosse gás ou electricidade, consumo ou factor fixo, que fosse mais barata. Quando a senhora me ligou novamente, atirei-lhe que se era assim que estavam à espera de conseguir reter os clientes, sem sequer fazerem as contas ou olharem para os dados do cliente antes de lhe fazerem uma proposta, então o mercado ia funcionar muito mal para eles; e que parassem de tentar empatar o processo e dessem seguimento à mudança de operador o quanto antes)...

Enquanto escrevia isto lembrei-me de outra situação em que tive contacto com o atendimento ao cliente. Quando mudei o gás para a GoldEnergy, houve uma factura que não correspondeu a um mês completo. No entanto, foi-me cobrado nessa mesma factura um mês de direitos de passagem do solo (ou já me tinha sido cobrado do outro lado também, já não tenho bem a certeza, já passaram uns anos). Quando questionado o apoio ao cliente, pediram-me a factura do outro prestador, para confirmar que eu tinha efectivamente pago alguns dias duas vezes e depois creditaram-me a diferença na factura do mês seguinte. E aqui nem sequer demoraram muito a responder...

Mas no que diz respeito ao fornecimento não tenho nada a apontar. E o site era jeitosinho (nada de espetacular, mas servia o seu propósito). Se uma pessoa tiver paciência para algumas eventuais fífias aqui e ali, e desde que o preço compense, recomendo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui cliente Energia Simples durante 1 ano e meio. Por ser uma empresa pequena e com poucos clientes, o atendimento comercial era imediato e os preços muito apelativos. Por terem crescido no mercado, em Janeiro de 2018 aumentaram o preço para novos clientes e em Agosto de 2018 vão aumentar os preços para os antigos clientes. Está na hora de sair desta comercializadora, deixando a minha experiencia com esta empresa:

Positivo

- Numero gratuito para apoio ao cliente

- Leituras por estimativa dentro dos valores aceitáveis

- Área de Cliente organizada e de fácil intepretação

Negativo

- Realizam dois débitos diretos (um para a eletrecidade e outro para o gás)

- Cobram o serviço de gás de 2 em 2 meses

- O atendimento ao cliente está lastimável com o crescimento da empresa, simplesmente ignoram os emails.

- Realizam os débitos diretos no dia da emissão da fatura :angry:

Recolhi em Julho 2018 preços em todas as comercializadoras a operar em Portugal. Perfil de eletrecidade (3,45 kw) bi-horário e gás (escalão 2).

Irei mudar para a comercializadora Gold Energy por ter os preços para economicos para o meu perfil. Principal desvantagem desta comercializadora antes mesmo de ser cliente, é o numero de apoio ao cliente ser pago (808). Com a nova APP para comunicar as leituras, acredito que não tenha problemas com as estimativas altas que a empresa é normalmente alvo no Portal da Queixa.

jhcypa8.png

Download do ficheiro .exel em anexo para que possam alterar para o vosso perfil.

Porque não escolhi o preço mais baixo: Elusa + Endesa ?

Pesquisei um pouco sobre a Elusa e eles tem uma prática comercial abusiva e pouco ética. A Elusa é uma comercializadora que foi adquirida pela Elygas (empresa espanhola). A Elygas funcionou em Portugal durante o ano de 2017, mas foi "banida" pela ERSE nos finais de 2017, por não "reunir as condições necessárias para assegurar a sua atividade". A empresa apenas disponibiliza o numero 707 para apoio ao cliente e responde com ironia aos comentários de clientes insatisfeitos na página de facebook.

Editado por Luizi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Sou Energia Simples desde Fevereiro de 2017. Em Janeiro, os preços desceram (mais de 4%) mas entretanto vão aumentar. 

"- Cobram o serviço de gás de 2 em 2 meses"

"- Realizam os débitos diretos no dia da emissão da fatura"

Não é a minha experiência. Envio as leituras do gás todos os meses pelo número de telefone e fazem a factura.

Já o débito é sempre bastante tempo (semanas) após a emissão da factura.

Editado por Falconet
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante alex neves disse:

boa tarde! Enquanto a tarifa aniversario nao regressa estou a pensar trocar da edp comercial para a endesa 12%.. alguém que queira fornecer um nif para ambos usufruirmos do desconto adicional de 1€? R

Se te registares no fórum, envio-te o meu NIF por mensagem privada. Ou se preferires indica um email para onde enviar.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13 de agosto de 2018 às 17:24, Visitante alex neves disse:

boa tarde! Enquanto a tarifa aniversario nao regressa estou a pensar trocar da edp comercial para a endesa 12%.. alguém que queira fornecer um nif para ambos usufruirmos do desconto adicional de 1€? R

Viva

podes tu e quem precisar entrar em contacto via e-mail comigo, que eu dou o meu nif, sem problema

beterrabaaaa@gmail.com

cumprimentos

Editado por dsd ded
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, C.Magalhães disse:

Fiz simulação, no meu caso não compensa mudar.

Mesmo com o 1€ de desconto do "plano amigo" em cada fatura?

No meu caso valeu a pena mudar para a tarifa aniversário (não disponível atualmente para novas contratações), pois deixei de pagar a fatura de Janeiro, a mais alta do ano. Deverá corresponder a um desconto de cerca de 10%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, JRJordao disse:

Mesmo com o 1€ de desconto do "plano amigo" em cada fatura?

Não mudo pela razão de ouvir pessoas amigas que mudaram, e depois regressam outra vez, há empresa que estavam antes.

Na simulação que fiz, dava uma poupança anual de 10,46 €.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, C.Magalhães disse:

Não mudo pela razão de ouvir pessoas amigas que mudaram, e depois regressam outra vez, há empresa que estavam antes.

Na simulação que fiz, dava uma poupança anual de 10,46 €.

Com mais os 12€ do "plano amigo", seria uma poupança anual total de 22,46€. Então não é que não lhe compense, mas sim porque desconfia da empresa.

Sabe as razões concretas pelas quais as pessoas suas amigas sairam da Endesa? Eu até agora não tenho razão de queixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/08/2018 às 16:57, JRJordao disse:

Com mais os 12€ do "plano amigo", seria uma poupança anual total de 22,46€. Então não é que não lhe compense, mas sim porque desconfia da empresa.

Sabe as razões concretas pelas quais as pessoas suas amigas sairam da Endesa? Eu até agora não tenho razão de queixa.

Eu também não; tenho pago desde que aderi sempre menos do que antes com a EDP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites