Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Melhor escolha - Electricidade / Gás 2017

Luizi

Recommended Posts

• Respostas 114
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

38

• 5coroas

13

• quim

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá, Todos os anos pretendo poupar dinheiro e um dos grandes gastos mensais cá em casa é a Eletrecidade e o Gás. Este ano resolvi compilar todas as comercializadoras de energia, aplicar os descon

1.º mandamento do bom aforrador: Nunca assinarás um contrato de aquisição de serviços sem consultares primeiro o forumdasfinanças.

Irei fazer o pedido de adesão em Janeiro para ganhar as futuras faturas de Janeiro, as mais altas do ano, de oferta.

Ainda estou a pensar passar para a Endesa (porque continua a ficar mais em conta) mas descobri que a EDP aceita dar as condições de novos clientes aos clientes atuais desde que se ligue para lá.

Parece (mas nao tenho a certeza) que é necessario ter luz+gas com fatura eletronica e pagamento por débito direto. passei de 5% desconto em gas e 2% em eletricidade para 10% no gás e 5% em eletricidade, dura 6 meses mas nao há qualquer compromisso, posso sair quando quiser, portanto penso que não ha qualquer desvantagem a nao ser perder 5 mins ao telef.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, lowfin disse:

Ainda estou a pensar passar para a Endesa (porque continua a ficar mais em conta) mas descobri que a EDP aceita dar as condições de novos clientes aos clientes atuais desde que se ligue para lá.

Parece (mas nao tenho a certeza) que é necessario ter luz+gas com fatura eletronica e pagamento por débito direto. passei de 5% desconto em gas e 2% em eletricidade para 10% no gás e 5% em eletricidade, dura 6 meses mas nao há qualquer compromisso, posso sair quando quiser, portanto penso que não ha qualquer desvantagem a nao ser perder 5 mins ao telef.

Pelo mesmo tempo que perdes ao telefone com a EDP preenches online o contrato com a Endesa. Tens desconto até 12% no termo fixo e no termo de energia ou então 1 fatura grátis. E sem o prazo de 6 meses. Ainda podes juntar o Plano Amigo que dá mais 1€ por mês de desconto.

Vê qual o preço do kWh e do termo fixo em ambos os fornecedores e compara.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, hfilipe disse:

Tens desconto até 12% no termo fixo e no termo de energia ou então 1 fatura grátis

Atenção que o preço do termo de potência e da energia é mais alto na tarifa E-luz (a dos 12% de desconto) comparativamente à tarifa Aniversário. Compensa mais a tarifa Aniversário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Filip€ disse:

Atenção que o preço do termo de potência e da energia é mais alto na tarifa E-luz (a dos 12% de desconto) comparativamente à tarifa Aniversário. Compensa mais a tarifa Aniversário.

Podem sempre ver o que dizem os simuladores da ERSE para o vosso perfil de consumo.

No caso da tarifa aniversário da Endesa, os resultados assumem um desconto de 8,33% (1/12) referente à fatura oferecida. Coloquei-lhes essa questão por email.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 27 minutos, 5coroas disse:

Já alguém recebeu a notificação da EDP a avisarem que vão alterar o preçário? É que enquanto não o fizerem não me posso desfidelizar.

Recebi por email, já estou a espera da documentação da Endesa.

Só precisas de esperar se ainda estiveres no mercado regulado acho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Podem sempre ver o que dizem os simuladores da ERSE para o vosso perfil de consumo.

No caso da tarifa aniversário da Endesa, os resultados assumem um desconto de 8,33% (1/12) referente à fatura oferecida. Coloquei-lhes essa questão por email.

Teoricamente é um desconto de 8,33% mas aderindo nos meses de maior consumo vais ter um desconto superior.

O desconto dos 12% da tarifa E-Luz,não incidem sobre taxas e impostos enquanto que na tarifa Aniversário tens um factura totalmente grátis.

Além disso, como já referi, os preços são diferentes para ambas as tarifas... mais baixos na tarifa Aniversário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que já descobri o "gato" da tarifa aniversário da Endesa... 

Tenho electricidade e gás natural e aquecimento central. Por norma nos meses mais frios gasto cerca de 100 euros mês em aquecimento.

Se a Endesa me garantisse que tinha a factura de Janeiro Grátis para sempre seria um bónus óptimo (cerca de 150 euros gás + electricidade).

Mas como sei que não há "refeições grátis" decidi esmiuçar as condições gerais da oferta e encontrei isto: "O valor da fatura poderá ser calculado com base numa estimativa de consumo. Se, posteriormente à devolução, for feita uma leitura que se traduza num valor acima do valor estimado, o valor da diferença não será creditado."

Ou seja na factura grátis "podem" (devem) fazer uma estimativa que certamente será abaixo da realidade do consumo, e os acertos serão feitos na facturas seguintes...

Haverá maneira de na factura grátis os obrigar a utilizar uma leitura real? Se dermos a leitura do contador podem eles ignorá-la?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, DonGusto disse:

Acho que já descobri o "gato" da tarifa aniversário da Endesa... 

Tenho electricidade e gás natural e aquecimento central. Por norma nos meses mais frios gasto cerca de 100 euros mês em aquecimento.

Se a Endesa me garantisse que tinha a factura de Janeiro Grátis para sempre seria um bónus óptimo (cerca de 150 euros gás + electricidade).

Mas como sei que não há "refeições grátis" decidi esmiuçar as condições gerais da oferta e encontrei isto: "O valor da fatura poderá ser calculado com base numa estimativa de consumo. Se, posteriormente à devolução, for feita uma leitura que se traduza num valor acima do valor estimado, o valor da diferença não será creditado."

Ou seja na factura grátis "podem" (devem) fazer uma estimativa que certamente será abaixo da realidade do consumo, e os acertos serão feitos na facturas seguintes...

Haverá maneira de na factura grátis os obrigar a utilizar uma leitura real? Se dermos a leitura do contador podem eles ignorá-la?

Não estou a ver "gato" nenhum, é normal que as facturas se baseiem em estimativas... agora se eles vão estimar por baixo já não sei. Vou saber daqui a umas semanas. Acho que se dermos a leituras nos dias que eles pedem eles terão que usar esses valores na factura.

Deve haver no forum quem já tenha recebido a factura grátis e possa esclarecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/01/2018 às 17:06, Minimal disse:

Recebi por email, já estou a espera da documentação da Endesa.

Só precisas de esperar se ainda estiveres no mercado regulado acho.

Tens razão; só tenho que os notificar da cessação do contrato com 20 dias uteis de antecedência; mas se os mesmos me comunicassem a alteração do preçário, julgo que não tinha que esperar tantos dias. Vocês notificaram a EDP ou é a Endesa que trata disso?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Tens razão; só tenho que os notificar da cessação do contrato com 20 dias uteis de antecedência; mas se os mesmos me comunicassem a alteração do preçário, julgo que não tinha que esperar tantos dias. Vocês notificaram a EDP ou é a Endesa que trata disso?

Não tens que notificar, a Endesa trata disso. Comigo foi assim.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, 5coroas disse:

OK. É pena não terem a promoção Aniversário com tarifa bi-horário.

Verifica bem se te continua a valer a pena o bi-horário. Para mim desde o início do ano passado (na GoldEnergy) deixou de interessar, após mais de 10 anos nesse regime. No meu perfil de consumo os dois regimes passaram nessa altura a dar praticamente o mesmo custo, assim preferi a liberdade do regime simples. Mas por muito tempo o bi-horário valeu a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para mim tambem nao compensa o bi-horario (ou tri-horario). nunca tive mas sei que nao compensa porque com os contadores novos (ou penso que nos de quem ja teve bi-horário antes) podemos ver as varias contagens na mesma e tenho mais consumo no periodo mais caro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, lowfin disse:

para mim tambem nao compensa o bi-horario (ou tri-horario). nunca tive mas sei que nao compensa porque com os contadores novos (ou penso que nos de quem ja teve bi-horário antes) podemos ver as varias contagens na mesma e tenho mais consumo no periodo mais caro.

Antes, se tivesse a partir de 36% de consumo no vazio já compensava o bi-horário. Eu tenho cerca de 45%. Agora com os novos preçários/promoções é necessário fazer as contas. Assim por alto, talvez só pela fatura grátis é que me possa compensar a tarifa simples na Endesa. No portal da ERSE a simulação aconselha-me a Endesa bi-horário.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, lowfin disse:

E a quem nunca tem dinheiro na conta, também não compensa fazer um depósito a prazo. Mas se fizer um esforço por poupar algum dinheiro todos os meses a resposta já pode ser diferente.

Tipicamente o tarifário bi-horário só compensa se os comportamentos de consumo forem compatíveis (máquinas de lavar a funcionarem só no período de vazio, por exemplo). Se tem contadores que permitam aferir os consumos de forma discriminada e estiver interessado em ver se compensa ou não, faça a experiência - durante uma semana, ou mesmo um mês, comporte-se como se tivesse tarifário bi-horário. E aí sim, faça as contas (não quer dizer que vá compensar - mas sem adaptar o comportamento de consumo, a comparação não é justa).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, para quem usou os simuladores da ERSE, por acaso não vos deu a GoldEnergy "Dual Gás - Eletricidade + Cliente" como mais barata que a Endesa "Tarifa Aniversário Dual"? A mim dá-me menos 10€ no gás e menos 10€ na eletricidade (ao ano).

Mesmo assumindo que os resultados do simulador para a Endesa são um pouco acima do que se consegue tendo de oferta uma "boa" fatura (de valor acima da média), e que indicando um cliente atual se paga menos 12€ ao ano (se essa promoção se mantiver o ano todo), para mim estes 2 cenários parecem semelhantes.

[UPDATE: Voltando a correr os simuladores com consumos mais elevados, a diferença entre os cenários diminui. Portanto a GoldEnergy pode ser preferível apenas para consumos bastante baixos, por exemplo 130 kWh de eletricidade e 14 m3 de gás (médias mensais)]

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Quem for cliente Endesa no distrito de Lisboa, pode-me informar se na fatura do gás paga uma Taxa de Ocupação de Subsolo? Em caso afirmativo, qual o valor aproximado e já agora qual o escalão de gás em que se encontram?

Obrigado desde já.

P.S. Já coloquei a questão à Endesa por via telefónica, mas responderam-me com "talvez, é questão de aguardar pela primeira fatura para ver" :angry:

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites