Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Melhor escolha - Electricidade / Gás 2017

Luizi

Recommended Posts

• Respostas 114
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

38

• 5coroas

13

• quim

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá, Todos os anos pretendo poupar dinheiro e um dos grandes gastos mensais cá em casa é a Eletrecidade e o Gás. Este ano resolvi compilar todas as comercializadoras de energia, aplicar os descon

1.º mandamento do bom aforrador: Nunca assinarás um contrato de aquisição de serviços sem consultares primeiro o forumdasfinanças.

Irei fazer o pedido de adesão em Janeiro para ganhar as futuras faturas de Janeiro, as mais altas do ano, de oferta.

Olá!

Ainda no início deste mês, estive a fazer essas mesmas contas, mas em papel e só entre EDP, Galp e Endesa e o comercializador mais barato para mim era a Endesa.

Nessa tabela tens só os valores finais ou utilizaste fórmulas com os valores individuais por kWh e Termo Fixo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se quiseres acrescentar a Goldenergy, tens os preços de referência aqui: https://institucional.goldenergy.pt/pt/empresa/precos-de-referencia/

Para eletricidade (tarifa simples) + gás, há desconto de 20% na potência elétrica e isenção do termo fixo do gás. https://2020.goldenergy.pt/

Portanto no teu caso pelas minhas contas seria

• Eletricidade, potência: (1781 x 80%) 1425, consumo: 1654
    • Gás, potência: (isenção) 0, consumo: 611
    Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Assim de repente:

Edp comercial fica com termo fixo de 0,1584 na electricidade e 0,1001 no gás. Consumos de 0,1619 e 0,058 no gás.

Galp na energia3 fica com o termo fixo de 0,1324 na electricidade e 0,05994 no gás. Consumos de 0,1614 na electricidade e 0,0595 no gás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, bring_it_on said:

Assim de repente:

Edp comercial fica com termo fixo de 0,1584 na electricidade e 0,1001 no gás. Consumos de 0,1619 e 0,058 no gás.

Galp na energia3 fica com o termo fixo de 0,1324 na electricidade e 0,05994 no gás. Consumos de 0,1614 na electricidade e 0,0595 no gás.

Para que potência de eletricidade e escalão de gás?

Há umas semanas ligaram-me da EDP Comercial e alegaram que no Gás oferecem isenção do Acesso às Redes e da Taxa de Ocupação do subsolo. Também te disseram isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a mesma que o OP mencionou (3,45Kw e 2º escalão).

Não tenho conhecimento disso no caso da EDP comercial. Não tenho gás em casa neste momento de qualquer das formas. Essas taxas são variáveis? Correspondem a quanto +/-?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De Acesso às Redes pago 0,0321€/dia.

A Taxa de Ocupação do Subsolo varia por município, mas acabei de encontrar um artigo a indicar que a mesma deixa de ser suportada pelos consumidores: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fim-da-taxa-ocupacao-do-subsolo-familias-baixa-precos-do-gas-106098

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À volta de 1 euro por mês portanto. Pode fazer a diferença dado que não encontro diferenças muito significativas nalguns casos... Mas a EDP é de facto bastante mais cara do que a as demais no termo fixo (50% mais cara) pelo que esse "desconto" de 33% (30 dias a 10 centimos dão 3 euros...) não cobre a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Da minha experiência, as diferenças reais entre a maioria dos fornecedores andam na ordem dos 0,50€ a 1,50€ por mês.

Se ainda não o fizeste, vê o que dão para o teu caso os simuladores da ERSE e da DECO.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

Da minha experiência, as diferenças reais entre a maioria dos fornecedores andam na ordem dos 0,50€ a 1,50€ por mês.

No meu caso é mais, porque 1,50€ é o que eu poupo no termo fixo do gás, por ter mudado de comercializadora.

Mas tenho de fazer as contas todas, com calma.

Editado por Luizi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    • 3 weeks later...

Há muito pouco tempo andei a sondar o mercado por Lisboa, até com as ofertas de rua não achei que sequer valesse o trabalho de mudar, neste momento tenho edp tarifa simples e o máximo de diferença que arranjei para os meus consumos foi uma poupança de 1,1€ mensal.

A entrada dos players espanhois parece que não trouxe a dinâmica esperada no mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, as diferenças são pequenas. Mas em vez de pensar no período de um mês, pense antes no que pouparia num ano. Já são pouco mais de 12€ que, apesar de não ser grande coisa, já dá para uma ida ao cinema, por exemplo.

Além disso, se ninguém sair da EDP esta continua com a quase totalidade do mercado e não tem nenhum "incentivo" para baixar os preços. Se queremos que haja concorrência também temos que a fomentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Por diversas vezes já fui contactado pela Endesa. As condições propostas nunca justificavam mudar (da GoldEnergy).

No entanto esta nova edição da tarifa aniversário, disponível para contratações até 31 Janeiro 2018, parece-me muito boa!

Já telefonei para lá a tirar algumas dúvidas e, se bem percebi, os preços indicados no documento são os praticados, salvo atualizações gerais, durante 11 faturas. Depois a 12ª fatura é oferecida na totalidade, incluindo taxas e impostos. Portanto, para se ter uma aproximação do preços reais, pode-se multiplicar os valores do documento por 11 e dividir por 12.

Além disso, é acumulável com o plano amigo, em que tanto um cliente atual como o novo cliente recebem um desconto de 1€ todos os meses, até eventual final da campanha (data não anunciada).

Acumulando estas duas situações, assumindo que não me enganei nas contas, dá-me valores realmente bons

• Energia eletricidade: 0,1652€ x 11 / 12 = 0,1514€
    • Potência 6,90 kVA: 0,3063 x 11 / 12 = 0,2808€
    • Energia gás escalão 1: 0,0588€ x 11 / 12 = 0,0539€
    • Termo fixo escalão 1: 0,0582€ x 11 /12 = 0,0534€
    • -1€ (durante algum tempo) se aderir via cliente existente

Está-me a dar menos cerca de 4,50€ por mês (3,50€ sem o "amigo"), o que definitivamente justifica pensar em mudar!

A data de adesão parece-me importante para usufruir do melhor desconto. No meu caso, a fatura de Janeiro seria a ideal para receber de oferta. Dado que oferecem a 12ª fatura após ativação e demoram 15 a 30 dias desde o pedido a ativar o contrato, parece-me que devo fazer o pedido no final de Janeiro 2018, para que o contrato seja ativado em Fevereiro 2018 e a fatura oferecida seja de Janeiro 2019. ;)

Opiniões sobre este novo plano e o serviço da Endesa no geral?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aqui 3,45kva tem chegado. basta ter alguma disciplina e não ligar tudo ao mesmo tempo. se tivesse bi-horario podia ser mais dificil gerir mas tendo tarifário simples é mais facil ligar uma coisa depois da outra terminar sem ter o tema do horário ser mais caro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, IceMan1910 disse:

Basta ter uma placa electrica (o meu caso) e os 3.45kva não chegam.

Aqui também é trifasico.

Alguma vez te informaste sobre as possibilidades e custo para mudar para monofásico?

Há uns anos perguntei e fiquei com a sensação de que não seria barato. Mas talvez esteja na altura de fazer nova investigação.

Se conseguisse baixar para 3,45kva pouparia cerca de 4€ por mês. Resta saber quantos meses seriam necessários para amortizar o custo da mudança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

Alguma vez te informaste sobre as possibilidades e custo para mudar para monofásico?

Há uns anos perguntei e fiquei com a sensação de que não seria barato. Mas talvez esteja na altura de fazer nova investigação.

Se conseguisse baixar para 3,45kva pouparia cerca de 4€ por mês. Resta saber quantos meses seriam necessários para amortizar o custo da mudança.

No meu caso não compensa porque preciso mesmo de ter trifasico... bomba de agua para a rega... placas electricas que estão a trabalhar em duas fases... o trifásico aqui dá jeito :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando à minha questão, há por aqui algum cliente Endesa que queira ser o meu angariador? Ganhamos ambos um desconto de 1€ em cada fatura.

UPDATE: Já fui contactado por um voluntário. :)

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites