Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida de gestão de despesas

a_silva89

Recommended Posts

Bom dia camaradas,

estou com uma dúvida irritante há algum tempo e como não consigo decidir sozinho a melhor estratégia, venho perdi-vos ajuda.

Dentro de 2.5 anos, eu e a esposa tencionamos aumentar o agregado familiar para 1 filho, esperamos nós que não calhe outro na rifa em forma de brinde :P

Ora como casal prevenido que somos, já estamos a fazer poupanças para o dia, contudo o nosso carro é pequeno, um Hyundai i10 de 2014 e andei a fazer umas medições à merceeiro e não me parece que o carro do bebe caiba la dentro, ou se couber será meio na diagonal e não metemos la mais nada..

Isto levanta-me uma red flag, se calhar é melhor arranjar um carro maior, porque se às vezes só os 2 já sentimos falta de espaço para andar com malas e sacos, com 1 zé pequeno se calhar ainda vamos sentir mais esta falta.

Feito este enquadramento, a minha dúvida prende-se com os 2 seguintes cenários:
    1 -Devemos aproveitar estes 2,5 anos em que ainda não temos despesas com um filho e atualizar o carro, pagando o máximo possível dele até ao dia (sem eliminar a poupança mensal que fazemos, apenas diminuiria), porque assim não ficamos depois com  2 despesas mensais, carro+criança.
    2 - Ou devemos aguardar, continuar a poupar e depois quando ele/a vier trocar logo o carro? Aqui tenho receio de estar com 2 despesas avultadas ao mesmo tempo.

Malta veterana com filhos e experts em orçamento familiar prenunciem-se! Um obrigado desde já pela ajuda.

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu aguardaria, mas constituiria um fundo de poupança para a aquisição do automóvel. Basicamente não precisam de carro novo hoje, só daqui a 2,5 anos, o que vos permite comprar um carro semelhante ao que comprariam hoje, mas usado e mais barato. Contudo, isto não funciona se estoirarem esse dinheiro que deviam poupar E depois queiram comprar carro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro,

o que vos permite comprar um carro semelhante ao que comprariam hoje, mas usado e mais barato.

Sim, é o que tencionamos fazer ou faríamos agora, adquirir 1 com 2 ou 3 anos.

Contudo, isto não funciona se estoirarem esse dinheiro que deviam poupar E depois queiram comprar carro.

Só se formos obrigados por motivos de saúde, de outra forma não acontecerá.

Se comprar então daqui a 2.5 anos, é verdade que o carro de 20k vai estar mais barato do que se comprasse hoje, mas fico com o problema inicial que é:
    Ter de pagar a prestação do carro no início da compra, mais a "prestação" de ter um rebento.
    Versus
    Já ter pago 2.5 anos de prestação do carro e este já estar pago ou praticamente pago, mais a "prestação" de ter um rebento.

A longo prazo não saio mais prejudicado por ter pagar um carro durante 3~4 anos e paralelamente ter 1 filho do que "já só" ter de pagar 1~2 anos e paralelamente ter 1 filho?
    Não é menos liquidez com que fico para o filho?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, a_silva89 disse:

Obrigado Pedro,

Sim, é o que tencionamos fazer ou faríamos agora, adquirir 1 com 2 ou 3 anos.

Só se formos obrigados por motivos de saúde, de outra forma não acontecerá.

Se comprar então daqui a 2.5 anos, é verdade que o carro de 20k vai estar mais barato do que se comprasse hoje, mas fico com o problema inicial que é:
    Ter de pagar a prestação do carro no início da compra, mais a "prestação" de ter um rebento.
    Versus
    Já ter pago 2.5 anos de prestação do carro e este já estar pago ou praticamente pago, mais a "prestação" de ter um rebento.

A longo prazo não saio mais prejudicado por ter pagar um carro durante 3~4 anos e paralelamente ter 1 filho do que "já só" ter de pagar 1~2 anos e paralelamente ter 1 filho?
    Não é menos liquidez com que fico para o filho?

Não. Em princípio até terá mais, visto que andou menos tempo a pagar juros (se for a crédito) e até pode ter ganho alguns trocos ao investir as poupanças. No limite, quando estiver quase a ter o seu rebento pode até comprar o carro como o faria hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Além de que se só comprar o carro daqui a 2 ou 3 anos, à partida serão depois mais 2 ou 3 anos antes de ter que trocar de carro outra vez...

Ainda mal amortizaram o carro que têm agora e já querem trocá-lo? Só vale a pena se acham que nos próximos 2.5 anos aquilo que ele vai desvalorizar (ou seja, o que vão "perder" por não vender agora) é mais do que o rendimento que vão conseguir pondo a poupança atual (e dos próximos 2.5 anos) a render somado ao que o carro novo vai desvalorizar... isto sem contar, caso vivam na cidade, com os kms a mais durante 2.5 anos por não conseguir encontrar lugar de estacionamento para o carro maior quando até há aquele cantinho onde o carro "antigo" caberia ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Visitante PJA tem um ponto interessante no entanto concordo com o Pedro Pais na sua maioria.
    Eu sou sempre a favor de constituir poupanças para compras de carros, comprar carros a empréstimos é sempre um desperdício. Nunca o fiz e enquanto puder nunca o irei fazer.

Se poupar durante 2.5 anos e somar o valor que o seu carro actual vier a valer na altura (arredonde sempre para baixo), não consegue comprar o carro que necessita a pronto?
    Se conseguir, na minha opinião seria a melhor estratégia e não teria 2 despesas em simultâneo (criança + prestação do carro) e ainda poupava em juros. Tem é que estar disposto a poupar todo o montante que iria pagar por uma prestação.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons pontos, fazem sentido.

O carro atual está pago, e sendo realista, em 2-3 anos o valor que ele desvaloriza é maior do que o valor que eu consigo obter se colocar o dinheiro num fundo.
    Em 2 - 3 anos creio que não conseguimos poupar o valor de 20k, mesmo sendo os dois todos os meses a por dinheiro de parte... Mas já ficaria um grande montante de entrada inicial de facto.

Eu também prefiro pagar um carro usado com 3 anos a pronto do que comprar um novo ou usado a crédito.

Vou optar por poupar o máximo até lá e só depois adjudico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, a_silva89 disse:

Bons pontos, fazem sentido.

O carro atual está pago, e sendo realista, em 2-3 anos o valor que ele desvaloriza é maior do que o valor que eu consigo obter se colocar o dinheiro num fundo.
    Em 2 - 3 anos creio que não conseguimos poupar o valor de 20k, mesmo sendo os dois todos os meses a por dinheiro de parte... Mas já ficaria um grande montante de entrada inicial de facto.

Eu também prefiro pagar um carro usado com 3 anos a pronto do que comprar um novo ou usado a crédito.

Vou optar por poupar o máximo até lá e só depois adjudico.

Sem querer estar a sugerir algo, até porque cada pessoa tens os seus gostos, mas a não ser que queira comprar algo topo de gama, com 20k consegue uma boa carrinha espaçosa e praticamente nova (6 meses - 1 ano).

Se pretende um carro usado com 3 anos, então 20k é demasiado a não ser claro que seja topo de gama. Ai já se sabe que os preços são inflaccionados. Mas lá está é meramente a minha opinião e não quero estar a sugerir nada porque cada pessoa tens os seus gostos e as suas prioridades no que toca a carros.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    19 minutes ago, Wakka said:

Sem querer estar a sugerir algo, até porque cada pessoa tens os seus gostos, mas a não ser que queira comprar algo topo de gama, com 20k consegue uma boa carrinha espaçosa e praticamente nova (6 meses - 1 ano).

Se pretende um carro usado com 3 anos, então 20k é demasiado a não ser claro que seja topo de gama. Ai já se sabe que os preços são inflaccionados. Mas lá está é meramente a minha opinião e não quero estar a sugerir nada porque cada pessoa tens os seus gostos e as suas prioridades no que toca a carros.

100% Válido Wakka ;)
    E seguindo a questão base do tópico, vou poupar o dinheirinho e o montante que tiver daqui a 2,3 anos é o que será aplicado ao carro. É também o cenário que mais me agrada, sou muito tio patinhas e gosto de dormir bem  à noite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu esperava.

são 2 anos e meio + 9 meses ou os 9 meses estão incluídos nos 2 anos e meio?

fora isso, o i10 é pequeno, mas nos primeiros 8 a 10 meses a criança anda no ovo e não na cadeirinha, pelo que os 2 anos e meio, transformam-se em mais de 3 anos.

depois nem todas as mulheres engravidam à primeira, pode ser logo no primeiro mês, mas também podem ser no segundo ou no terceiro mês, isto se não existirem problemas de fertilidades, que infelizmente são cada vez mais comuns.

eu ia fazendo a poupança e depois via. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites