Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante total imputado ao consumidor

Manuel Jero

Recommended Posts

Boas,

Tenho um crédito pessoal a 72 meses, e quero amortizar parcialmente. No entanto reparei que o valor total imputado ao consumidor na FIN é diferente do valor no contrato. Eu acho que a pessoa que processou o meu contrato se enganou e colocou o valor do crédito + seguro em vez de incluir também os juros. No entanto a FIN inclui os juros ou seja o montante total que é superior ao do contrato. Tenho 2 questões:

- A FIN tem valor legal sobre o contrato?

- Legalmente sou obrigado a liquidar o montante total imputado ao consumidor presente no contrato*, ou é o da FIN que conta?

*O contrato especifica: O montante total imputado ao consumidor corresponde à soma do montante total e do custo total do crédito para o consumidor, nos termos da lei.

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Bem, depois de ter contactado o bando de portugal foi-me dito que eles só podem verificar se a lei foi cumprida. Em termos de contrato isto será mais uma questão juridica ou de mútuo acordo, alguém me pode ajudar nesta matéria?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o único que pode ajudar-te é um advogado que conheça as leis dessa área e te aconselhe e se a coisa tiver pernas para andar chegas junto da entidade financeira e expões a situação. Tenho aqui um contracto com um valor X e vocês estas a levar-me Y, como é? não estão a cumprir o contratado. Se eles se mostrarem irredutíveis, resta-te os tribunais. Em que tens que ver se o que poupas no crédito paga-te os honorários de um advogado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    On ‎05‎/‎10‎/‎2016 at 11:16 AM, pauloagsantos said:

o único que pode ajudar-te é um advogado que conheça as leis dessa área e te aconselhe e se a coisa tiver pernas para andar chegas junto da entidade financeira e expões a situação. Tenho aqui um contracto com um valor X e vocês estas a levar-me Y, como é? não estão a cumprir o contratado. Se eles se mostrarem irredutíveis, resta-te os tribunais. Em que tens que ver se o que poupas no crédito paga-te os honorários de um advogado.

O MTIC está errado, mas as prestações indicadas no contrato estão de acordo com a FIN. Eu diria que é uma situação traiçoeira porque:

1 - O valor das prestações está de acordo com o plano da FIN e de acordo com a TAEG estipulada no contrato.

2 - O propósito para que eu usei o crédito é diferente do especificado no contrato. É um crédito pessoal mas eu pedi para tirar cursos, no entanto acabou por me ajudar a emigrar e estar agora numa posição bastante boa em termos de emprego do que estaria em PT.

Não sei se eu perderia o caso por causa do ponto 2. No entanto, é verdade que o valor das prestações dá bem mais que o MTIC estipulado no contrato. Outro problema é que até o caso ser resolvido pelo tribunal eu tenho que continuar a pagar as prestações.

Se houver aqui algum advogado agradecia uma dica geral antes de eu entrar em contacto com um advogado formalmente e ter que começar a pagar por isso.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...