Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• 1.ª VEZ preenchimento ANEXO G - AJUDA

ana_rita_maia

Recommended Posts

Visitante Jorge Alberto Santos

Boa Tarde,

Aqui fica um pedido de ajuda.

Em 2012 vendi um apartamento e em 2013 declarei no meu IRS respeitante a 2012 a alienação com a intenção de reinvestir x euros. Até á data ainda não reivesti as mais valias,  agora não consigo preencher o anexo G pois aparece montes de erros. Preenchi o campo 4 com os dados do imovél que vendi em 2010 e no campo 5 preenchi o 501, 502 e 509 e quando finalizo diz-me que existem erros.

Se alguém me conseguir ajudar agradeço, é que está a terminar o prazo de entrega.

Cumprimentos,

Jorge Santos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em 2012 vendi um apartamento e em 2013 declarei no meu IRS respeitante a 2012 a alienação com a intenção de reinvestir x euros. Até á data ainda não reivesti as mais valias,  agora não consigo preencher o anexo G pois aparece montes de erros. Preenchi o campo 4 com os dados do imovél que vendi em 2010 e no campo 5 preenchi o 501, 502 e 509 e quando finalizo diz-me que existem erros.

Se alguém me conseguir ajudar agradeço, é que está a terminar o prazo de entrega.

Talvez seja o facto de estares a tentar declarar uma venda de 2010 na declaração de 2013? ;D No quadro 4 só preenches os imóveis vendidos no ano passado. Tenta ler a ajuda ao preenchimento dos dois quadros, está lá mais ou menos isso explicado...

Se disseres que valores estás a pôr em cada campo ou, pelo menos, quais os erros que dá, consegues ajuda mais rápida... as mensagens de erro costumam ser mais ou menos auto-explicativas.

Mas se não foi no ano passado que vendeste o imóvel nem reinvestiste nada do que tencionavas durante esse ano, o que queres tu declarar no anexo G?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Desde já, agradecia a vossa ajuda no preenchimento do anexo G. Estou a tentar preencher o IRS da minha mãe,mas estou com alguma dificuldade no preenchimento deste anexo.

A minha mãe e o meu pai(casados) em 1992, adquiriram uma moradia por 60 000€, mas infelizmente em 2005 divorciaram-se, e posteriormente (2010) a minha mãe comprou a parte do meu pai por 110 000€, tendo ela ficado como proprietária do imóvel 

Em 2013 a moradia foi vendida por 135 000€.

Que campos devo preencher no quadro 4 e 5 e como?

Obrigado,

Nuno Palma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Desde já, agradecia a vossa ajuda no preenchimento do anexo G. Estou a tentar preencher o IRS da minha mãe,mas estou com alguma dificuldade no preenchimento deste anexo.

A minha mãe e o meu pai(casados) em 1992, adquiriram uma moradia por 60 000€, mas infelizmente em 2005 divorciaram-se, e posteriormente (2010) a minha mãe comprou a parte do meu pai por 110 000€, tendo ela ficado como proprietária do imóvel 

Em 2013 a moradia foi vendida por 135 000€.

Que campos devo preencher no quadro 4 e 5 e como?

Deves meter 2 linhas no quadro 4: uma delas, referente à metade que comprou em 92 por 30.000€; a outra referente à metade que comprou em 2010 por 110.000€; Cada uma delas foi vendida agora em 2013 por 67.500€.

O quadro 5 precisarias de preencher se ela quisesse reinvestir as mais-valias para não as ver tributadas. Teria que ter vendido a sua habitação própria e permanente para reinvestir noutra habitação própria e permanente. Mas com esses valores ela teve foi um prejuízo de todo o tamanho, nem vale a pena o esforço...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Desde já agradeço a rapidez na resposta ás minhas duvidas.

Segundo entendo da sua resposta, visto que ainda não reinvesti as mais valias até á data  eu não tenho que entregar o anexo G, mas sim no ano em que reinvestir, certo.

Caso não tenha que entregar o anexo G, se assim for já estou em atraso com a entrega do meu IRS, Caso esteja em atraso terei alguma multa.

Grato pela atenção dispensada

Jorge Santos

Em 2012 vendi um apartamento e em 2013 declarei no meu IRS respeitante a 2012 a alienação com a intenção de reinvestir x euros. Até á data ainda não reivesti as mais valias,  agora não consigo preencher o anexo G pois aparece montes de erros. Preenchi o campo 4 com os dados do imóvel que vendi em 2012 e no campo 5 preenchi o 501, 502 e 509 e quando finalizo diz-me que existem erros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Segundo entendo da sua resposta, visto que ainda não reinvesti as mais valias até á data  eu não tenho que entregar o anexo G, mas sim no ano em que reinvestir, certo.

Caso não tenha que entregar o anexo G, se assim for já estou em atraso com a entrega do meu IRS, Caso esteja em atraso terei alguma multa.

Sim, é isso. Ainda tentei preencher o quadro 5 do anexo G com os valores a zero mas ele queixa-se que não há valores declarados no anexo G.

Portanto, se esse era o único motivo pelo qual achavas que tinhas de entregar a declaração na segunda fase já vais tarde, sim. Para além da multa perdes ainda alguns benefícios que são dados só a quem entregar a declaração dentro do prazo, como a dedução do IVA das faturas de restaurantes e reparações automóveis, por exemplo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde

Gostava de saber uma coisa caso me queiram informar.

em 2013 vendi um apartamento herdado

a herança foi dos meus pais

a minha mão faleceu em 2005 e meu pai em 2011,

tenho que declarar no campo 4 , 25% do valor patrimonial e declarado em imposto de selo pela morte da minha mãe e mais 75 % do valor declarado na morte de meu pai, ou só declaro o ultimo valor, ou seja 75% do valor patrimonial e declarado em imposto de selo?

Obrigado pelas respostas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    tenho que declarar no campo 4 , 25% do valor patrimonial e declarado em imposto de selo pela morte da minha mãe e mais 75 % do valor declarado na morte de meu pai, ou só declaro o ultimo valor, ou seja 75% do valor patrimonial e declarado em imposto de selo?

Declaras as duas linhas, uma com os 25% e a outra com os 75%
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

O ano passado vendi os meus 50% de um apartamento à outra co-proprietária, deixando de ser titular do empréstimo bancário que tínhamos.

A escritura original (no total) era de 100.000€, o valor "nas finanças" é de 62.000€ e a escritura foi por 22.500€ (50% do empréstimo à data).

Estou confuso com os valores escritura Aquisição e Realização: devo colocar 50% dos valores totais envolvidos e 50% na "quota-parte %" - Aqui: 50.000€ / Real.: 11.250€...? Ou os totais e a indicação de 50%...?

Nas "despesas e encargos" posso colocar (50% ou 100%?) da despesa escritura na aquisição ou...?

Na pior das hipóteses a AT pode considerar como valor de realização 50% de 62.000€...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...

Bom tarde

A minha esposa herdou pela morte de seu pai, falecido em 2014, este, viúvo já lá vão 25 anos (nessa data não se fez partilhas), uma habitação (única herança).
    A venda da herança (um único imóvel) foi realizada em 2016 pelo valor total de 40.020¤ que se dividi-o pelos herdeiros (6 filhos). Deu 6.670¤ a cada herdeiro (filho). Na altura da venda, por desconhecimento não se declarou nas finanças. Julgo que se tem que anexar o anexo G ao IRS desse ano (2016).

Tenho duvidas quanto ao preenchimento do anexo (G)

* O que coloco nesse anexo (G), no campo: "nº linha"? será 4001?

* No campo: "realização" qual o valor a colocar e qual a data? É do total da venda ou da parte que a esposa (herdeira ) recebeu?

*E no campo da "Aquisição" qual o valor e a data a colocar?

P.F. Ajudem-me.

Obrigado

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, tens que entregar o anexo G, Mais Valias

Relativamente aos valores só te posso ajudar no primeiro caso, na linha 4001 :

1. Realização : deverás colocar os valores da venda ( o valor da quota da tua esposa que indicas ) e a data da venda , é fácil
    2. Aquisição : neste caso é mais complicado pois terás que saber os valores de aquisição , ou seja os valores à data de falecimento da tua sogra e depois do teu sogro, pois são esses os valores pelos quais a tua esposa "adquiriu" a sua parte nessa propriedade.
    3. Eu já tive um problema exatamente igual ao teu e quem me determinou os valores de aquisição foi um notário pois tem que ir ver os valores matriciais às datas referidas.
    4. Aconselho-te a das duas uma : ou vais às Finanças e pedes ajuda ( pode ser difícil e normalmente não querem ) ou vais a um notário ou contabilista, levas todos os elementos e pedes que te preencha isso, não gastas muito dinheiro e ficas com isso bem preenchido.
    5. É a ajuda que te posso dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/05/2014 às 16:22, Visitante Jorge Alberto Santos disse:

Boa Tarde,

Aqui fica um pedido de ajuda.

Cumprimentos,

Jorge Santos

Bom dia,

Adquiri um imovel em 2006 por €135.000, vendi em 2018 por €150.000,--. O problema é que o imóvel pertencia a duas pessoas, agora separadas! A minha duvida é a seguinte, ambos colocamos no anexo G estes valores ou apenas declaramos metade cada? por ex: (15000,00 : 2= € 75.000  cada). 

Agradeço informação se cada um de nós preenche com os valores inteiros! 

Grato,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Sergio Vieira

Bom dia,

No segundo de isenção de mais valias, temos de preencher novamente o anexo G em como nao fizemos reinvestimento ou podemos submeter a automática? Na simulação automática tenho mais valia a receber. Daí deduzir que o sistema assume os 3 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Marisa

Boa tarde, é a primeira vez a preencher o anexo G, vendi a minha casa por 167.000€, pagamos 65.730€ do valor ainda em dívida do empréstimo, eu paguei 5000€ a Remax e o meu ex companheiro outros 5000€, eu ainda ando a ver casas para adquirir e o meu ex companheiro pelos vistos não vai investir o valor, uma vez que já não estamos juntos como devo de preencher o anexo g?! 
    Agradecida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Majuaze

Boa tarde,

Tenho uma questão relativamente à declaração de mais valias obtidas da venda de um apartamento. Eu e o meu marido adquirimos um apartamento em Maio de 2018 por 70500€, que decidimos vender em Dezembro de 2020 por 115000€, acontece que somos não residentes, tendo em conta que residimos na Alemanha, pagamos impostos lá e não em Portugal. 
    Uma vez que temos de submeter o IRS este ano em Portugal devido às mais valias obtidas pela venda do apartamento surgem algumas dúvidas. Acontece que ao colocar que quero fazer a tributação em conjunto não posso escolher a opção número 9 da parte da Residência Fiscal, Opção pelas taxas gerais do art.º 68.º do CIRS - Relativamente aos rendimentos não sujeitos a retenção liberatória - art.º 72.º, n.º 14, do CIRS, segundo indica para este regime não podemos fazer a declaração de impostos em conjunto. E aqui surgem as dúvidas de como fazer, uma vez que somos casados com comunhão de bens adquiridos, terei de fazer uma declaração de impostos para cada um e como no anexo G em relação ao valor de aquisição, encargos, quota parte, etc? 
    Outra questão é que em Fevereiro deste ano adquirimos um terreno também em Portugal onde reinvestimos o valor das mais valias, esse terreno visa a ser usado para construção de uma moradia para ambos voltarmos a Portugal e será de facto a nossa morada fiscal no futuro. Podemos considerar esta compra como reinvestimento uma vez que somos não residentes? 
    Agradeço desde já a ajuda que me possam dar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante Boa tarde necessito anexo G

Herdei junto com o meu filho por óbito do meu marido em 2021, 6 pequenos terrenos rústicos, ao preencher o anexo, depois de preencher todas as linhas no quadro 4, ele dá-me o seguinte erro.

Será que me podem ajudar por favor?

Erros

Anexo G > Quadro 4
    Por favor preencha a linha vazia. (450G)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites