Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empresária em nome individual

anaritapaula

Recommended Posts

Sou médica veterinária e trabalho como empresária em nome individual ou trabalhadora independente (não sei se há alguma diferença) com regime simplificado e ainda estou isenta de pagar o IVA, e ao ler uma noticia no Jornal de Noticias fiquei com uma enorme duvida:

Sei que nao posso deduzir muitas coisas no IRS no ambito da minha actividade profissional mas será que posso colocar as despesas que tenho com medicamentos com IVA a 4% (entenda-se os medicamentos que compro no exercicio da minha profissão).

Já agora disseram-me que podia deduzir algumas despesas nomeadamente despesas de formação. Se alguém me pudesse dizer exactamente que despesas posso deduzir (gasoleo, livros, telemovel, equipamento, medicamentos, etc) agradecia.

ARP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No âmbito do regime simplificado não pode deduzir qualquer custo com a sua actividade. A grande diferença entre o regime da contabilidade organizada e o regime simplificado é exactamente essa. Neste último, o Estado considera como custos da sua actividade 30% do seu volume de facturação, quer tenha muitos ou poucos custos reais.

Se quiser deduzir os custos suportados pela sua actividade como independente terá de optar pelo regime da contabilidade organizada. Teria que fazer uma simulação (junto de um TOC) para escolherem o regime mais vantajoso financeiramente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou médica veterinária e trabalho como empresária em nome individual ou trabalhadora independente (não sei se há alguma diferença) com regime simplificado e ainda estou isenta de pagar o IVA, e ao ler uma noticia no Jornal de Noticias fiquei com uma enorme duvida:

Sei que nao posso deduzir muitas coisas no IRS no ambito da minha actividade profissional mas será que posso colocar as despesas que tenho com medicamentos com IVA a 4% (entenda-se os medicamentos que compro no exercicio da minha profissão).

Já agora disseram-me que podia deduzir algumas despesas nomeadamente despesas de formação. Se alguém me pudesse dizer exactamente que despesas posso deduzir (gasoleo, livros, telemovel, equipamento, medicamentos, etc) agradecia.

ARP

Ana,

é como o J.Pinto diz, outro utilizador ja tinha colocado aqui uma duvida semelhante, ao que o Paulo esclareceu devidamente e creio que também se possa aplicar ao teu caso, vê aqui:

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1388.msg13184.html#new

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites