Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Pedro Pais

Alteração estrutura do fórum: pedido de sugestões

Recommended Posts

Pedro Pais

Arranjar títulos transversais é complicado, porque temos tanta coisa como imostos, direitos dos trbalhadores, créditos.

Iniciante não vejo razão para alterar, mas para o resto talvez coisas como 'Organizado', 'Literado financeiro'....

.... ou Buffet júnior :P

Ok, vou pensar. Mais sugestões?

Mas faz-me mais confusão os títulos debaixo do avatar, nomeadamente parece que toda a gente o seu cão são utilizadores experientes, mesmo com 0 reputação e meia dúzia de mensagens. Ainda pensei que fosse algo que se mudasse no perfil de cada um, mas experimentei escrever no campo título pessoal (Conta-trocos :P), mas isso faz aparecer mais uma linha de texto abaixo do nº posts.

"Habitual" ao invés de "Experiente", seria melhor?

Nesse caso talvez fosse melhor chamar "Imóveis" a esse fórum? Eventualmente com os subfóruns "Arrendamento" e "Compra / Venda"

Não me parece má ideia, só não sei se terá o necessário dinamismo, mas não custa tentar.

• Upvote 1

Pedro Pais

Sim, será algo desse género. Nos temas em questão (sub fóruns) incluiria também a "Permuta" e a "Certificação Energética".

Penso que esses temas podem ficar dentro do quadro principal dos imóveis, porque não me parece que tenham assim uma abrangência muito geral.

ruicarlov

"Habitual" ao invés de "Experiente", seria melhor?

A minha questão não é o experiente ou habitual. São os critérios que atribuem essa classificação. Um utilizador com 10 mensagens no fórum e 0 de reputação não é propriamente o que eu chamo de habitual.

Pedro Pais

A minha questão não é o experiente ou habitual. São os critérios que atribuem essa classificação. Um utilizador com 10 mensagens no fórum e 0 de reputação não é propriamente o que eu chamo de habitual.

Ok. Neste momento os únicos critérios que consigo aplicar são o número de mensagens ou dias desde que se registou. Estes utilizadores têm algumas particularidades, porque deixam de ver anúncios, podem publicar mais posts, mensagens privadas e mais uma coisita ou outra. Dadas estas restrições, o que vês que possa ser feito?

pauloaguia

Ok. Neste momento os únicos critérios que consigo aplicar são o número de mensagens ou dias desde que se registou. Estes utilizadores têm algumas particularidades, porque deixam de ver anúncios, podem publicar mais posts, mensagens privadas e mais uma coisita ou outra. Dadas estas restrições, o que vês que possa ser feito?

As categorias que conheço (pode-me estar a escapar alguma) são:
    Administrador, Moderador, Utilizador Experiente, Utilizador e Visitante.

Se o que está em causa são as restrições à utilização do fórum, e se, pelo que me parece, basta publicar 2 ou 3 mensagens para mudar de Utilizador para Utilizador Experiente, que tal mudar os níveis de classificação para:
    Administrador, Moderador, Utilizador, Utilizador à Experiência e Visitante.
    Ou então, em vez de Utilizador à Experiência, chamar-lhe Novato ou algo do género...

• Upvote 1

pauloaguia

Sim, há. Tenho reparado que há uma série de tópicos que se debruçam sobre arrendamento, venda ou aquisição de imóveis. Mas, não têm lugar certo em cada um dos quadros/secções que existem. Já encontrei este tipo de tópicos em duas ou três secções - créditos, poupar dinheiro, impostos.... Creio que deveria haver um quadro relativo a estes temas, para que estes assuntos não andem tão "espalhados", e que se tornam por vezes difíceis de encontrar (por exemplo, para encontrar o tópico sobre certificação energética,  tem que se ir procurar à secção/quadro "diversos" ou efetuar uma pesquisa para o conseguir encontrar - também porque não está imóvel).

Nesse caso talvez fosse melhor chamar "Imóveis" a esse fórum? Eventualmente com os subfóruns "Arrendamento" e "Compra / Venda"

Sim, será algo desse género. Nos temas em questão (sub fóruns) incluiria também a "Permuta" e a "Certificação Energética".

Penso que esses temas podem ficar dentro do quadro principal dos imóveis, porque não me parece que tenham assim uma abrangência muito geral.

Eu acho que o tema da certificação energética é bastante abrangente - há imensas operações relacionadas com imóveis que a envolvem. O problema, a meu ver, é mesmo esse - a questão provavelmente vai aparecer vezes suficientes no contexto de questões sobre arrendamento ou sobre compra e venda para que valha a pena procurar nesses também. Acho que o facto de existir um fórum sobre Imóveis já vai ajudar a resolver em grande parte o problema inicialmente descrito. Mas estar a criar um subfórum especificamente para algo que é transversal aos outros subfóruns já não me parece boa ideia... E se houver questões só sobre este assunto especificamente, como diz o Pedro, podem sempre ser colocadas no fórum Imóveis...

• Upvote 1

Pedro Pais

As categorias que conheço (pode-me estar a escapar alguma) são:Administrador, Moderador, Utilizador Experiente, Utilizador e Visitante.

Se o que está em causa são as restrições à utilização do fórum, e se, pelo que me parece, basta publicar 2 ou 3 mensagens para mudar de Utilizador para Utilizador Experiente, que tal mudar os níveis de classificação para:
    Administrador, Moderador, Utilizador, Utilizador à Experiência e Visitante.
    Ou então, em vez de Utilizador à Experiência, chamar-lhe Novato ou algo do género...

Sim, parece bastante melhor. Gosto mais de Novato.

pauloaguia

Arranjar títulos transversais é complicado, porque temos tanta coisa como impostos, direitos dos trbalhadores, créditos.

Iniciante não vejo razão para alterar, mas para o resto talvez coisas como 'Organizado', 'Literado financeiro'....

.... ou Buffet júnior :P

Ok, vou pensar. Mais sugestões?

As categorias atuais são seis: Iniciado, Remediado, Poupado, Aforrador, Investidor e Super investidor.

Dado que estas categorias são determinadas pelo número de mensagens colocadas, e porque também concordo com o Rui em que é difícil arranjar títulos que sejam transversais a tanto tema que o fórum debate hoje em dia, que tal voltar ao básico e usar termos como "Participativo", "Muito participativo", etc?

Mas, se for para tentar ficar no tema do dinheiro, tenho uma sugestão a fazer - em vez de usar algo que possa qualificar o utilizador (porque vamos sempre cair na questão de que ele pode ser muito disto num tema mas pouco noutro), usar apenas substantivos que possam ser de alguma forma ordenados. Como, por exemplo:
    Real, Centavo, Tostão, Cêntimo, Escudo, Euro
    Alumínio, Cobre, Prata, Ouro, Platina, Diamante

• Upvote 1

ruicarlov

Sim, parece bastante melhor. Gosto mais de Novato.

Sim, também gosto mais.

Mas, se for para tentar ficar no tema do dinheiro, tenho uma sugestão a fazer - em vez de usar algo que possa qualificar o utilizador (porque vamos sempre cair na questão de que ele pode ser muito disto num tema mas pouco noutro), usar apenas substantivos que possam ser de alguma forma ordenados. Como, por exemplo:
    Real, Centavo, Tostão, Cêntimo, Escudo, Euro
    Alumínio, Cobre, Prata, Ouro, Platina, Diamante

Gosto mais da versão dos metais. Prefiro  Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante 

Edited by ruicarlov
    • Upvote 1

Pedro Pais

Gosto mais da versão dos metais. Prefiro  Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante 

Também prefiro.

Entretanto…

Actualizei o tópico inicial com as diversas sugestões que aqui foram propostas, podem pf dar uma vista de olhos, a ver se existe alguma coisa que me tenha escapado ou que tenha interpretado erradamente?

pauloaguia

Já que se está em maré de alterações, tenho um pequeno pedido a fazer: há alguma forma de fazer com que o B ) deixe de corresponder ao smile B)?

É que este editor é bastante diligente a fazer as substituições dos emoticons e de cada vez que se copia legislação, por exemplo, todas as alíneas b ) são automaticamente convertidas em B), a menos que se meta um espaço entre o 'b' e o parêntesis - bastante irritante.
    Seria possível que este smile em particular só aparecesse com B-), por exemplo?

• Upvote 1

Pedro Pais

Já que se está em maré de alterações, tenho um pequeno pedido a fazer: há alguma forma de fazer com que o B ) deixe de corresponder ao smile B)?

É que este editor é bastante diligente a fazer as substituições dos emoticons e de cada vez que se copia legislação, por exemplo, todas as alíneas b ) são automaticamente convertidas em B), a menos que se meta um espaço entre o 'b' e o parêntesis - bastante irritante.

Vou ver o que é possível fazer, entendo que seja irritante.

ABCD

Quando reparo, costumo substituir o parênteses por um ponto. Em vez de ter o "smile" derivado da alínea b seguida do parenteses, aparece b.

É a solução que encontro no imediato!...

Estrutura proposta para a organização dos quadros

Finanças

Créditos

Bancos

└ BPI, CGD, etc..., Outros bancos (para mais pequenos)

Seguros

└ Vida, Saúde, Auto, Habitação

Imóveis

└ Compra/Venda, Arrendamento

...

Diversos

└ Recursos

└ Classificados

Na secção imóveis, acrescentaria a "permuta". Deslocava o tópico sobre "certificação energética", que se encontra em diversos, para a secção imóveis.

• Upvote 1

FoxNinja

Outra sugestão é que não devia haver membros visitantes, seria melhor ser obrigatório o registo de todos os participantes do fórum.

Pedro Pais

Outra sugestão é que não devia haver membros visitantes, seria melhor ser obrigatório o registo de todos os participantes do fórum.

Embora compreenda que existem algumas desvantagens em possibilitar a participação de visitantes, é um assunto que temos ponderado face à acrescida participação e pertinência dos tópicos, e temos concluído manter activa essa opção. 

Há algo em particular que te desagrade?

pauloaguia

Seria melhor porque...?

(Nota: podes procurar "inspiração" para a resposta aqui e aqui :) )

FoxNinja

Embora compreenda que existem algumas desvantagens em possibilitar a participação de visitantes, é um assunto que temos ponderado face à acrescida participação e pertinência dos tópicos, e temos concluído manter activa essa opção. 

Há algo em particular que te desagrade?

É mais no sentido  de evitar que uma pessoa coloque uma questão ou abra um tópico escreva qualquer coisa e nunca mais se lembre de cá vir.

Ao registar existe um "compromisso" e também existe a preocupação de visitar o fórum novamente.

Já participei em muitos fóruns e sempre tive que me registar. Acho que é útil porque posso no painel de controlo rever o que escrevi e as participações que fiz... se fosse visitante não tinha este tipo de histórico.

Pedro Pais

É mais no sentido  de evitar que uma pessoa coloque uma questão ou abra um tópico escreva qualquer coisa e nunca mais se lembre de cá vir.

Ao registar existe um "compromisso" e também existe a preocupação de visitar o fórum novamente.

Nunca conseguimos um cenário perfeito, mas este fórum surgiu em grande parte para ajudar a população a esclarecer as suas dúvidas de finanças pessoais e queremos criar o mínimo de entraves possíveis à participação.  

Já participei em muitos fóruns e sempre tive que me registar. Acho que é útil porque posso no painel de controlo rever o que escrevi e as participações que fiz... se fosse visitante não tinha este tipo de histórico.

Tenho a mesma experiência. Nos fóruns em que participo habitualmente valorizo as funcionalidades que o registo me proporciona, mas quando a minha participação é mais pontual isso não compensa o "trabalho" de me registar.

Mas compreendo a tua posição e argumentos semelhantes. Acho que no final de contas é uma questão da forma de ver a coisa de cada um.

maj.lraep

1) Investir - Gestão Passiva

2) Investir - Gestão Activa

Algo que ficou pior neste fórum foi a ausência de uma hiperligação associada ao tópico que nos levava directamente para o último post.

pauloaguia

Algo que ficou pior neste fórum foi a ausência de uma hiperligação associada ao tópico que nos levava directamente para o último post.

O ícone à esquerda do título do tópico costuma mandar para a primeira mensagem não lida.

Para ir para a última mensagem do tópico é preciso clicar no último número de página e deslizar para o fundo da página, não conheço nada mais direto...

maj.lraep

O ícone à esquerda do título do tópico costuma mandar para a primeira mensagem não lida.

Para ir para a última mensagem do tópico é preciso clicar no último número de página e deslizar para o fundo da página, não conheço nada mais direto...

No anterior fórum havia algo mais directo ;)

pauloaguia

No anterior fórum havia algo mais directo ;)

Como assim? Havia um ícone, à frente do título da mensagem que saltava para a primeira não lida e links para as várias páginas. Tal como agora...

Nunca houve nada para ir diretamente para a última mensagem do tópico.

• Upvote 1

Pedro Pais

O @pauloaguia arranjou uma solução para ficar mais evidente o sítio onde carregar agora para ir para as mensagens são lidas. Aparece "Novo!" (é um link) antes do respectivo tópico.

1) Investir - Gestão Passiva

2) Investir - Gestão Activa

Humm, não sei se é bem essa a vertente dos tópicos. 

pauloaguia

O @pauloaguia arranjou uma solução para ficar mais evidente o sítio onde carregar agora para ir para as mensagens são lidas. Aparece "Novo!" (é um link) antes do respectivo tópico.

O link já lá estava... só foi acrescentado o texto ao ícone que servia de link.

O "hack" só funciona em browsers que suportem CSS 2 (hoje em dia será a esmagadora maioria). A única alternativa a isto seria o próprio ícone ter a palavra "Novo!" como antigamente - esse era mais óbvio. Só que como agora há um círculo e uma estrela teria que se mudar dois ícones (já agora, qual é a diferença entre os dois?)