Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Readmissão após despedimento por mútuo acordo

Visitante Prelimpim

Recommended Posts

Visitante Prelimpim

Olá a todos,

Saí de um empresa (multinacional) para qual estava a trabalhar com "contrato sem termo" em Dez/2014 e para não fazerem extinção de posto de trabalho, pediram-me para aceitar a o resolução de contrato por acordo mútuo.

Uma vez que é uma área onde existe muita rotatividade de funcionários surgiu uma vaga este mês e o meu antigo manager quer readmitir-me. Ss Recursos Humanos (centralizados em Inglaterra) dizem-lhe que não é possiível pois terão de esperar o mínimo de 1 ano, para poder readmitir-me.

Eu fui ver ao Código do Trabalho as readmissões mas só encontro para "contratos a termo" (artigo 143º), em que diz q tem de esperar 1/3 do tempo da duração de contrato (no meu caso trabalhei 21 meses, logo só teria de esperar 7 meses). Alguém sabe como se processa esta situação para contratos sem termo e após mútuo acordo? Sempre terei de esperar 1 ano para ser re-admitido?

Obrigado desde já!  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O posto de trabalho era cá em Portugal ou não? Não sendo, não faz sentido olhar para o Código de Trabalho. Mesmo sendo, como a empresa tem sede noutro país, pode haver outra legislação que seja preciso ter em linha de conta. Não perdes nada em perguntar qual a fundamentação para essa espera de 1 ano...

Seja como for, acho que disposições desse género fazem sentido no sentido de proteger o trabalhador de ser despedido para se meter outra pessoa a trabalhar no seu lugar. Não é este o caso, talvez isso possa ser tido em conta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado Paulo!

O trabalho era para Portugal claro, e o contrato é sempre seguindo o Código do Trabalho português. Embora a sede da empresa não seja cá, como todas as multinacionais existe um NIF da empresa português, um representante legal cá etc... portanto penso que é equiparavel a uma empresa nacional em tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites