Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Costumam "poupar" quando vão ao restaurante?

Pipocas

Recommended Posts

poie eu tenho a sorte de morar numa zona que tem de tudo ao pé, tenho supermercados, praça, frutaria, lojas, tudo pertinho de casa, não preciso do carro para ir ás compras  :) só para comprar coisas volumosas ou em grande quantidade.

E que maravilhosa zona é essa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 58
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Pipocas

10

• luana

6

• Pedro Pais

6

• Fatima

5

Aqui o peixeiro passa pelas casas, o padeiro deixa o pão no saco, previamente colocado no portão e tenho um mercado municipal bem próximo de casa onde compro a fruta, que concordo quando dizem que é mais barata que no hipers.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

Que fixe  ;D

Se não tiveres de pegar no carro para ir ao café, mercearia, etc, eu diria : Isso é que é qualidade de vida! ;)

Agora quanto ao tema do tópico, quando vamos ao centro comercial fazer compras, costumamos comer fora.

O meu marido adora os hamburguers do Burguer King, eu vou mais para as pastas. Já aprendi, como ele compra sempre um Menú, eu já não compro bebida quando compro a minha pasta. 1,05eur por uma garrafinha de água de 0,33, "vai lá vai"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pipocas, como forma de poupar, comer fast food regularmente não é nenhum exemplo. Eu faço hamburgueres espectaculares em casa, em 5 minutos. Posso deixar a receita, se quiserem.

Experimentem comer um hambúrguer fast food simples, sem molhos, nem pão nem alface ou tomate. Não sabe a nada...

O meu hambúrguer leva pão ralado, cebola, 1 ovo, sal de especiarias, pimenta, noz-moscada e mais algumas ervas que tiver à mão. Mas eu não compro a hambúrguer já moldada no talho, mando picar a carne como para bolonhesa, depois numa taça misturo todos os ingredientes (a cebola e picada bem fina, o ovo é batido) e levo a uma frigideira anti-anderente com um fio de azeite.

Devido ao ovo e ao pão ralado, fica um super-hambúrguer, muito grande e forte, portanto coloquem menos carne que o habitual. 100grs deve chegar. Nunca carne de porco, seca muito. Deve dar para fazer com frango e perú, é uma questão de experimentar. Até agora só usei vaca.

Eu gosto de comer hambúrguer no prato com arroz, no pão nem por isso, porque ensopa muito o molho. A não ser que comprem pão de hambúrguer no super, mas é pão fraco que não tem nada a ver com pão caseiro. Uma alternativa pode ser pão caseiro de fatia, ensopa menos que as bolas.

Como vêm, ir jantar fora a centros comerciais é mau porque:

- gasta-se dinheiro no combustível

- enventualmente vai-se comprar coisas desnecessárias, devido ao marketing agressivo e ao apelo ao consumismo (quer sejamos fortes ou não, acabamos sempre por cair).

- come-se geralmente mal e geralmente caro

Eu vou aos centros às compras (como todos), mas faço o possível para comer sempre em casa (não só quando vou aos centros, mas todo o ano). Por questões de higiene (em casa sei o que como), de qualidade, de dinheiro, etc... Como fora quando vou passar férias "à grande", para o cozinheiro/a ter folga.

Normalmente são as mulheres que cozinham, e de facto para elas ir jantar fora é um alívio. Mas os maridos podem e devem dar cada vez mais uma ajuda nesse campo. E lembrem-se as fitas que os míudos pequenos fazem à mesa.

Sábios conselhos...  ;)

PS: Se quiserem mais receitas, é só pedirem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Já tinha colocado este comentário:

Hertista  :)

Então não?

A comidinha que fazemos é de longe a melhor, pode não ser no preço mas na qualidade é de certeza (sabemos sempre o que lá colocamos).

Arroz de bacalhau? ...nham...nham... ;)

Quando se detesta cozinhar, não se tem jeito, nem tempo, a comida já confeccionada é uma solução, seja em hamburguerias, pizzarias, cantinas, etc, etc. Pode é não ser a solução mais saudável. :-\

O meu marido é que é maluco pelos hamburguers do Burguer King, se forem triplos, ainda melhor. Eu já vou mais para as pastas, saladas, sopas.

Mas uma coisa é certa, já vi comida, nestes estabelecimentos, mais saudável do que certas comidas gordurentas e salgadas que algumas pessoas fazem em casa.

Curiosamente, ultimamente, só como fora quando vou às compras ao hiper. A churrasqueira tem dado um jeitaço...

Ainda ontem comi umas espetadas de peixe, acompanhadas de legumes e salada. Almoço divinal ;D

O teu hamburguer parece ser delicioso. Venham de lá mais receitas baratas, espectaculares e rápidas. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De vez em quando faço uma receita que “brilha” sempre; mesmo quando há convidados lá em casa, faço um figurão.

•1 pacote de lombos ou tranches de pescada (daqueles congelados, costumo comprar marca Pingo Doce)

•1 sopa instantânea de marisco

•2 pacotes de natas para culinária

•Camarão descongelado

Passar a pescada pela sopa (como se fosse para panar).

Colocar num pyrex, deitar as natas e o camarão por cima.

Levar ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC

Para mais gente, é só ir multiplicando……

Atenção: não deitar sal pois a sopa já tem que baste

É Uma delícia !!!! :P :P :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal eu sei que vivo numa zona em que os preços, regra geral, são mais baratos quer em alimentação como em tudo o resto, uma vez que sou do minho. No entanto, penso que também seria uma boa ideia, fazerem como eu: por vezes vou ao restaurante e trago a comida para casa, e não gasto dinheiro nas bebidas, pão, saladas e eventualmente na sobremesa.

Só para terem uma ideia durante a semana, por vezes trago uma dose (que chega perfeitamente para 2 pessoas) e pago apenas 5,40eur.Que gaste mais um 1,5/3eur em casa no pão, bebidas e etc, fica por uma pechincha. Isto obviamente se for durante a semana, devido aos restaurantes fazerem as diárias.

Assim aqui deixo mais esta sugestão.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

moz  :)

Como eu a compreendo! ;)

o problema que mais afecta a conta dos restaurantes é eles, indevidamente, nos cobrarem o que vem na conta como 'couvert', sem de facto nós o pedirmos! E muitas vezes, cobram um preço fixo pelo mesmo, seja ele consumido ou não na sua totalidade! >:(

Reclamem sempre que isto suceder!

O que eu aconselho é rejeitar o 'couvert' da refeição, (que normalmente é aqueles queijinhos e manteiguinhas e patezinhos i sei lá mais.. que só nos faz mal!) e optar por uma bela sopa, que muitas das vezes é mais barata, sabe melhor, e ainda é consideravelmente mais saudável!  :) ( claro que isto aplica-se a pessoas como eu que, efectivamente, gostam de sopa! ;D )

8)

Uma vez tive uma contenda com um empregado/dono (?) de um restaurante porque queria "à força toda" que eu pagasse o pão que não consumi. :P

Desde essa altura que, se prevejo que não vou consumir o couvert, rejeito-o logo quando o querem trazer para a mesa. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal eu sei que vivo numa zona em que os preços, regra geral, são mais baratos quer em alimentação como em tudo o resto, uma vez que sou do minho. No entanto, penso que também seria uma boa ideia, fazerem como eu: por vezes vou ao restaurante e trago a comida para casa, e não gasto dinheiro nas bebidas, pão, saladas e eventualmente na sobremesa.

Só para terem uma ideia durante a semana, por vezes trago uma dose (que chega perfeitamente para 2 pessoas) e pago apenas 5,40eur.Que gaste mais um 1,5/3eur em casa no pão, bebidas e etc, fica por uma pechincha. Isto obviamente se for durante a semana, devido aos restaurantes fazerem as diárias.

Assim aqui deixo mais esta sugestão.

Cumprimentos

Esta é também uma excelente ideia.

Em relação às receitas já fiz mal em abrir a boca. Costumo tirar muitas ideias de programas de TV, como o www.entrepratos.come outros.

Eu tenho gosto em cozinhar porque me foi incutido, para certas pessoas é um sacrilégio, para mim não. É como tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

De vez em quando faço uma receita que “brilha” sempre; mesmo quando há convidados lá em casa, faço um figurão.

•1 pacote de lombos ou tranches de pescada (daqueles congelados, costumo comprar marca Pingo Doce)

•1 sopa instantânea de marisco

•2 pacotes de natas para culinária

•Camarão descongelado

Passar a pescada pela sopa (como se fosse para panar).

Colocar num pyrex, deitar as natas e o camarão por cima.

Levar ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC

Para mais gente, é só ir multiplicando……

Atenção: não deitar sal pois a sopa já tem que baste

É Uma delícia !!!! :P :P :P

Fátima, vou usar a sua receita como base, desde já as minhas desculpas! ;)

A embalagem de tranches de pescada, vários legumes ( sugiro courgette, cenoura, pimento, cebola, alho. assim cortados finamente, tipo laminados), broa, alho e coentros.

passando à preparação,

Num tabuleiro coloca-se os legumes, uma camada generosa, só temperados com um fio de azeite sal e pimenta, de seguida colocam-se as tranches de pescada já descongeladas e temperadas (sal e pimenta). por fim faz-se uma 'espécie de pasta' com a broa (ou pão), um dente de alho e os coentros, com sal e azeite, mistura-se tudo, coloca-se no triturador ( vulgo 1,2,3), tritura-se e coloca-se sobre o peixe, vai ao forno, pouquissímo tempo, 5-10min (mais que isto, a pescada parece papa, os legumes perdem a textura e sabor característicos), a 180ºC et voilá! ;)

Esta receita torna-se muito barata, prática e acima de tudo saborosa, sendo também muito rápida de executar com a vantagem de se poder aproveitar os restos de pão que vão lá por casa! E para quem faz confusão não conter batatas ou outro tipo de acompanhamento, não se preocupem porque o pão ali substitui na perfeição esse papel! Por último, não abusem no sal, já que os coentros frescos tendem a acentuar o salgado dos alimentos!;)

enjoy it! 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Já que estamos numa de receitas faceis e baratas que tal arroz de feijão com frango? é bom barato e delicioso.

Num tacho coloca se um pouco de azeite cebola e alho a refugar , depois junta se tomate bem picadinho e deixa se refugar mais um pouco junta se o frango e pouco de vinho e deixa -se estufar o frango. depois de pronto retire o frango para um prato junte agua e deixe aquecer depois é só juntar o arroz e quando este tiver quase cozido juntar o feijão encarnado de lata e o frango. como especiarias pode juntar um pouco de sal ( pouco por causa do feijão) tomilho ,cravinho e louro. fica excelente e agrada a todos e se formos fazer contas ...

4 peitos frango media 4 euros

Arroz agulha é barato e ainda sobra muito para usar em outras refeições

Feijão encarnado de lata uso marca e e gosto  0.38 centimos por 250g

ou seja com menos de 5 euros faz se uma refeição que dá a vontade para 4 pessoas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 embalagem de massa fresca com queijo e espinafres, continente = 1,49€

1 embalagem de natas = 0,49€

1 cebola = 0,20€

1 vinho rosé continente (acreditem q é bom) = 2,40€

refogar a cebola e cozer a massa ao mesmo tempo, à cebola juntar manjericão, pimenta e sal ao gosto. Juntar a massa à cebola e salteá-la um pouco, juntar as natas e deixar apurar em lume brando durante 10 minutos, mexendo pontualmente. Et voilá!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2 a 3 latas de atum em agua 0.89 da ultima vez que comprei ou então em oleo que é mais barato.

1 pacote de polpa de tomate marca continente a cerca de 0.38

e massa penne ou outra a escolha .

1 cebola

alhos azeite e especiarias a gosto ( eu uso tomilho)

REfoga se a cebola com os alhos e junta se depois o atum deixa se refogar um pouquinhoi e junta se a polpa de  tomate com uma pinga de vinho mexe se tudo e deixe reduzir o molo ate uma consistencia desejada. entretanto a massa cozeu al dente escorre-se e coloca se no prato e deita se o molho por cima. facil economica deliciosa.

Nota: se sobrar molho e massa não o deitem fora .... guardem no no frigorifico e se não quiserem repetir a refeição sempre podem fazer uma omolete com tudo misturado...

Ou seja duplamente economico... e fica deliciosa a omelete... testado e aprovadissimo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 embalagem de massa fresca com queijo e espinafres, continente = 1,49€

1 embalagem de natas = 0,49€

1 cebola = 0,20€

1 vinho rosé continente (acreditem q é bom) = 2,40€

refogar a cebola e cozer a massa ao mesmo tempo, à cebola juntar manjericão, pimenta e sal ao gosto. Juntar a massa à cebola e salteá-la um pouco, juntar as natas e deixar apurar em lume brando durante 10 minutos, mexendo pontualmente. Et voilá!

essa das natas e que não me agradou muito... não aprecio nata :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há natas para todos os gostos :D light, de soja com sabores (alternativa aos problemas com lacticínios), questão de experimentar

ps: eu não gosto de atum :P mas a sua sugestão é também muito boa para outro tipo de substitutos (fiambre, lulas, chouriço, restos de bifes, etc...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a questão e mesmo não gostar de maneira nenhuma de natas. mas isso é uma questão qde gosto pessoal. rsrsr

a mesma base q faço para o arroz de frango pode ser feita para o arroz de bacalhau ou de atum ou lulas peixe em geral e ate marisco. fica bom e barato dependendo do que se quer por no arroz.

para a massa experimentei com atum e bacalhau a do atum é boa mas a de bacalhau é divinal.

só não falei muito em receitas de carne porque actualmente não consigo comer carne de porco ( enjoei) a de vaca muito pouco e a frango so sabe a farinha infelismento é o que da a produçaõ massiva de aves.

As galinhas das nossas avós eram sem duvida bem melhores.rsrsr

Outra receita economica e bem fresquinha para o verão é uma salada de bacalhau ( para quem gosta de comer bacalhau demolhado e cru)

em que 1 posta media de bacalhau dá para duas pessoas.

desfia se o bacalhau mete se numa travessa, coze se 2 ovos e junta se , adiciona se 1 lata de atum , cebola, tomate as meias luas, salsa, hortela 1 ou duas folhas bastam ( esta confeço que foi um toque pessoal que deu excelentes resultados), alho, azeite vinagre e pmenta qb mistura se tudo e come-se. é uma delicia e fica baratinho.

Venham mais ideias de refeições baratas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para quem pensava que não sabia cozinhar tenho me safado muitissimo bem, não sigo receitas faço tudo a olho e a gosto. sobretudo invento... rsrsr conheço o site mas prefiro o gastronomias. mas é como te digo não sigo receitas tipo acho que nunca dão certo.

Vai de instinto mesmo! rsrsr

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Olá a todos , sou nova aqui por estas bandas mas fui logo pesquisar na parte do poupar  :P, já que concordo plenamente que "no poupar é que está o ganho" ;D.

Relativamente às "sobras" aqui faladas lembrei-me que existe um site onde podemos colocar os ingredientes que temos na dispensa e dá-nos exemplos de receitas que podemos confeccionar.

Práctico.

http://kitchenet.aeiou.pt/index_prato_dia.php

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites