Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 17 horas, Capital disse:

Queres partilhar aí os resultados?

image.png.231683ab2bbf93fe8c13d9c434729eec.png

No do H2, PIE criada por mim e sem seguir nenhum ETF,  é onde tenho a maior percentagem de ganho (222%). 

Tenho cerca de 15 PIEs, umas ainda não foram carregadas mas os stocks já foram escolhidas, como exemplo a #D Printing que é uma replica aproximada do ETF da ARK (irei lá colocar uns 100 euros).

A minha ideia é com o tempo ir eliminando os stocks menos atraentes, com perdas superiores a 30% ou que a informação ao longo do tempo mostrem que o seu crescimento terminou.

Neste momento tenho duas PIEs com resultados negativos, uma criada para o cobre e outra de utilities. A do cobre é recente e a ideia é acompanhar o crescimento da procura mundial do cobre e da prata nos próximos anos por causa do EVs e Solar. O das utilites vou deixar correr, stocks que se dão bem com períodos de recessão.

As PIEs é para stocks que eu considero que grande risco mas de potencial de crescimento elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

18 hours ago, Capital said:

Lá fui eu perceber o que são SPAC's! Parece viável realmente! das 20, segundo pareto, 4 delas devem explodir e compensar as perdas das outras 16 ahahah

Queres partilhar aí os resultados?

De que formas escolheste essas empresa?

Escolhi principalmente pelo que fui vendo essencialmente no reddit, tradingview, stocktwits.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Resultado de analise das ~700 acções (large, mid, small) da Zona Euro.

Top 20 nas duas categorias seguintes, estão nomeadas pelos seus tickers.

Total Volatility representa uma ponderação da volatilidade a 1, 3, 6 e 12 meses ao dia de hoje. (valor mais baixo, melhor)

Total Momentum representa uma ponderação do momentum a 1, 3, 6 e 12 meses ao dia de hoje (valor mais alto, melhor) tendo como referencia euribor 3m (risk free rate). Basicamente uma forma alterada por mim de como a MSCI/Stoxx ou outros o calculam para os indices. Valores são os Z_score do momentum.

imagem.jpg.18a9ed18641ad9f5ec6d925f99e37250.jpg

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Resultado de analise das ~1000 acções do indice USA Russell 1000.

Top 20 nas duas categorias seguintes, estão nomeadas pelos seus tickers.

Total Volatility representa uma ponderação da volatilidade a 1, 3, 6 e 12 meses ao dia de hoje. (valor mais baixo, melhor)

Total Momentum representa uma ponderação do momentum a 1, 3, 6 e 12 meses ao dia de hoje (valor mais alto, melhor) tendo como referencia T-bill a 3 meses (risk free rate). Basicamente uma forma alterada por mim de como a MSCI/Stoxx ou outros o calculam para os indices. Valores são os Z_score do momentum.

image_2.jpg.23fcb6ebc938aef2a180c3a7c45ee5d1.jpg

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/02/2021 às 08:57, rui_marreiros disse:

image.png.231683ab2bbf93fe8c13d9c434729eec.png

No do H2, PIE criada por mim e sem seguir nenhum ETF,  é onde tenho a maior percentagem de ganho (222%). 

Tenho cerca de 15 PIEs, umas ainda não foram carregadas mas os stocks já foram escolhidas, como exemplo a #D Printing que é uma replica aproximada do ETF da ARK (irei lá colocar uns 100 euros).

A minha ideia é com o tempo ir eliminando os stocks menos atraentes, com perdas superiores a 30% ou que a informação ao longo do tempo mostrem que o seu crescimento terminou.

Neste momento tenho duas PIEs com resultados negativos, uma criada para o cobre e outra de utilities. A do cobre é recente e a ideia é acompanhar o crescimento da procura mundial do cobre e da prata nos próximos anos por causa do EVs e Solar. O das utilites vou deixar correr, stocks que se dão bem com períodos de recessão.

As PIEs é para stocks que eu considero que grande risco mas de potencial de crescimento elevado.

Também uso a Trading212, e até agora não tenho razão de queixa!!

Não tenho investido valores na casa dos milhares, mas sim das centenas, mas neste momento e com duas PIES, estou com um retorno de 28,58%.

E sinceramente, não me preocupo com o investimento que lá está.......muito raramente abro a aplicação para ver o ganhos.

O que me agradou na Trading212, é o facto de realmente se poder comprar frações de ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Francisco_ disse:

tudo programado de raiz

Pk escolheste R?

Recomendação: Usa Plotly para os gráficos 😉

https://plotly.com/r/pie-charts/

Já fizeste um backtest aos teus índices momentum vs o mercado ou a índices momentum da indústria?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Virtua said:

Pk escolheste R?

Recomendação: Usa Plotly para os gráficos 😉

https://plotly.com/r/pie-charts/

Já fizeste um backtest aos teus índices momentum vs o mercado ou a índices momentum da indústria?

Aprendizagem de um novo ambiente, usei os indices como pano de fundo.

Exacto, ainda tenho a parte visual para fazer com isso.

Não, mas está na agenda fazer esse tipo de comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 2/19/2021 at 9:28 PM, Virtua said:

newplot.thumb.png.b9203a990cd159b5955cb914f892f4c1.png

O "Parent Index" é o MSCI EMU (net return). O "Other Momentum Index" é o MSCI EMU Momentum (net return).

Vou começar a seguir isto diariamente, no primeiro rebalanceamento é que vai ser interessante ver o que acontece. Só lá para Junho deste ano, por agora foi começar com o indice conforme aqueles pesos das tabelas que estavam no rpub e deixar seguir.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito curioso. Quando testares no EUA diz. Acho a Europa relativamente ineficiente.  Não consegues mais histórico?

há 1 hora, Francisco_ disse:

no primeiro rebalanceamento é que vai ser interessante ver o que acontece

Sim. O out of sample vai ser super importante. Vamos seguindo e vendo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Virtua said:

Muito curioso. Quando testares no EUA diz. Acho a Europa relativamente ineficiente.  Não consegues mais histórico?

Sim. O out of sample vai ser super importante. Vamos seguindo e vendo.

Ver se nos próximos dias faço o mesmo para os EUA.

Sim, completamente de acordo quanto à Europa ser relativamente mais ineficiente, por esse motivo é que acho que existe mais espaço de manobra.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    21 hours ago, Virtua said:

Quando testares no EUA diz.

newplot.thumb.png.65d9778ef11de9992ed73c04ced5b1fd.png

O "Parent Index" é o Russell 1000 (net return). O "Other Momentum Index" é o Russell 1000 Momentum Focus (net return). Bastante volátil, também não esperava outra coisa com um índice concentrado calculado para puro momentum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Francisco_ Acho que isso precisa de muito mais histórico e out of sample. Parece-me bom demais para acreditar. Não estamos a falar de uma outperformance de 5 pontos percentuais ao ano. São 20 pontos percentuais em pouco mais de meio ano. Sei que foram 8/9 meses anormais para muitas ações. Se calhar estás a beneficiar do efeito "ARK". Estar no local certo no momento certo. Que é que precisas para ter mais histórico?

Está super interessante. Qualquer coisa que precises daqui apita. Se bem que já não programo em R há uns tempos!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    17 hours ago, Virtua said:

@Francisco_ Acho que isso precisa de muito mais histórico e out of sample. Parece-me bom demais para acreditar. Não estamos a falar de uma outperformance de 5 pontos percentuais ao ano. São 20 pontos percentuais em pouco mais de meio ano. Sei que foram 8/9 meses anormais para muitas ações. Se calhar estás a beneficiar do efeito "ARK". Estar no local certo no momento certo. Que é que precisas para ter mais histórico?

Está super interessante. Qualquer coisa que precises daqui apita. Se bem que já não programo em R há uns tempos!!

Ah! Sim, sem dúvida, é mesmo uma questão de estar a focar em puro momentum e ter coincidido com estar numa altura certa de subida de acções que já antes tinham subido bastante e por isso tinham sido identificadas pelo algoritmo (no caso dos EUA o exemplo claro é a Tesla, entre outros titulos). num índice feito para ser mais concentrado.

Em termos de histórico, o problema é arranjar a informação dos exactos constituintes e respectivo market cap em cada altura do passado do índice/grupo "pai", porque o algoritmo que uso necessita dessa informação. Os dados históricos de preço diário ajustado de cada título é fácil arranjar e nisso não existe problema de maior. O valor diário dos índices para comparar também é fácil arranjar.

Por isso é que agora vou seguindo deste ponto para a frente, dado que o código mantém a informação em 'cache'. Em todo o caso isto é meramente lúdico e utilizado como forma de experimentar o ambiente R, nada demais.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Francisco_ disse:

Por isso é que agora vou seguindo deste ponto para a frente, dado que o código mantém a informação em 'cache'. Em todo o caso isto é meramente lúdico e utilizado como forma de experimentar o ambiente R, nada demais.

Aprende python masé :D

A grande vantagem de R para mim é o ecossistema da RStudio, principalmente para apresentações devido aos RNotebooks/knitr. E depois como é tudo a mesma empresa ainda há excelente integração entre o shiny e o knitr. Em termos de ecossistema é muito bom. Agora a linguagem em si fica um pouco a dever a python, principalmente na área financeira. O Pandas foi desenhado especificamente com isso em mente, já que o criador estava num hedge fund quando o criou, e isso nota-se...

Vai dando novidades. Ainda vou fazer uma pie no trading 212 com os teus "índices" ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 minutes ago, Virtua said:

Aprende python masé :D

A grande vantagem de R para mim é o ecossistema da RStudio, principalmente para apresentações devido aos RNotebooks/knitr. E depois como é tudo a mesma empresa ainda há excelente integração entre o shiny e o knitr. Em termos de ecossistema é muito bom. Agora a linguagem em si fica um pouco a dever a python, principalmente na área financeira. O Pandas foi desenhado especificamente com isso em mente, já que o criador estava num hedge fund quando o criou, e isso nota-se...

Vai dando novidades. Ainda vou fazer uma pie no trading 212 com os teus "índices" ;)

Ahah! Sim, pyhton já uso/usei, inclusivamente essa e outras bibliotecas. Eu queria aprender especificamente um pouco de R e do ecossistema (Rstudio, knitr, etc), só isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reforcei a Teixeira Duarte a 0.09.

Não acredito que no final deste ano, centenário da empresa, não esteja perto dos 100M de Market cap.

Eu e a minha saga com as empresas portuguesas!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites